Receita de Caponata Funcional

Caponata é um prato clássico da culinária italiana e apesar das inúmeras receitas que existem por aí, uma coisa não muda nunca: a berinjela é a rainha do pedaço! Esses scicilianos sabiam das coisas, afinal a berinjela é praticamente zero sódio, zero gordura e ainda é uma ótima fonte de fibra! Porém, as receitas mais tradicionais costumam fritar a berinjela em quantidades estratosféricas de óleo. Na versão #SantaDieta, coloquei as berinjelas no forno com um tiquinho só de azeite, o que reduz e muito a quantidade de calorias do prato. 

Também não usei azeitonas devido ao seu alto teor de sódio (mentira, era porque não tinha em casa mesmo!), mas se você fizer questão do sabor pode usar um punhadinho só. E o toque especial: CACAU EM PÓ. O cacau, a gente já sabe, é rico em antioxidantes, ferro e magnésio que auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo e ainda é super importante para o desenvolvimento da estrutura óssea. Culináristicamente falando o cacau traz pra receita um leve sabor defumado e ainda deixa a cor do prato mais viva.

Geralmente a Caponata é servida como aperitivo, junto com torradinhas. Mas aqui em casa ela vai para o prato e acompanha divinamente peixes e frango! Bora colocar esse fogão pra funcionar? Vem comigo!

Caponata Funcional
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Tempo de Preparo
20 min
Cozimento
35 min
Tempo de Preparo
20 min
Cozimento
35 min
Ingredientes
  1. 1 berinjela grande picadinha em cubinhos
  2. 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  3. 2 tomates (usei o italiano) picadinho em cubinhos e com casca
  4. 1 cebola média
  5. 1 dente de alho espremido
  6. 1/3 pimentão vermelho
  7. 1/3 pimentão verde
  8. 1 colher de sopa de orégano
  9. 1 colher de sopa de manjericão picadinho
  10. 1 colher de sopa açúcar mascavo
  11. 1 colher de sopa de cacau em pó
  12. 2 colheres de vinagre balsâmico
  13. 1 xícara de molho de tomate (já ensinei aqui uma feita em casa!)
  14. 1 1/2 xícara de água
Modo de Fazer
  1. Unte uma forma com 1 colher de sopa de azeite de oliva. Coloque a berinjela picadinha e misture mais 1 colher de sopa de azeite de oliva. Leve ao forno (pré-aquecido) por cerca de 15 ou 20 minutos.
  2. Enquanto isso, coloque numa panela 1 colher de azeite de oliva, a cebola picadinha e o alho para dourar. Em seguida, acrescente os tomates, o orégano, o manjericão, os pimentões, o molho de tomate... mexendo bem por cerca de 8 minutos.
  3. Vá acrescentando as xícaras de água aos poucos.
  4. Diminua o fogo e acrescente o vinagre balsâmico, o açúcar e o pó de cacau e cozinhe por mais uns 20 minutos.
  5. Sal e Pimenta a gosto!
Santa Dica
  1. Se for possível, prepare a caponata um dia antes de consumir! Assim como sopas e molhos, ela fica ainda melhor um dia depois de feita, quando todos os sabores se misturam.
Santa Dieta | Porque aqui não tem milagre! http://santadieta.com.br/

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Jul

5 motivos para jogar tênis

Quem me acompanha no instagram (me segue lá @santadieta) sabe que há cerca de um mês eu comecei a praticar tênis. E apesar de passar ainda a maior parte do tempo procurando a bolinha (alô habilidade!), já posso dizer que eu estou AMANDO o esporte! 

Uma das melhores coisas sobre o tênis é que ele que pode ser jogado em quase qualquer idade e com qualquer nível de habilidade. Por ser um esporte de baixo impacto, crianças e adultos podem aprender sem medo! Seja para competir ou simplesmente para se divertir, o tênis traz diversos benefícios para a nossa saúde. Olha só!

NEURÔNIOS MAIS ESPERTOS!

Tênis é um jogo rápido que requer um cérebro atento! Envolve agilidade e coordenação de diferentes partes do corpo, logo quanto mais você joga, melhores e mais fortes ficam as conexões neurais envolvidas nessas funções. Além de melhorar essas conexões e de desenvolver de novos neurônios (estou precisando!), estudos mostram que exercícios que exigem pensamento tático - como o tênis – podem realmente ajudar o na memória e na aprendizagem.

MAIS FLEXIBILIDADE, COORDENAçÃO E EQUÍLIBRIO!

O tênis é um esporte de equipe. Isso mesmo: equipe, pois todo nosso corpo precisa trabalhar junto para a bolinha atravessar a rede!  Pés, pernas, tronco, braço e mãos – todo esse conjunto precisa estar em sincronia para simplesmente bater na bolinha e pra isso vamos precisar de flexibilidade, coordenação e equilíbrio.“Mas eu não tenho nada disso”! Não se preocupe, eu também não! O mais legal do esporte é que quanto mais a gente joga e treina, melhor a a gente vai ficando. E no tênis isso é visível em poucas aulas.

benefícios de jogar tenis

TÁ ESTRESSADO? VAI CATAR BOLINHAS!

Todo mundo fala que fazer exercício aumenta a endorfina e faz você se sentir bem e blablablá. Mas aqui entre nós: você nunca sentiu essa tal sensação, que todo mundo descreve, sentada no leg press ou fazendo abdutores, não é? Amiga eu te entendo… eu também nunca senti esse prazer ao me exercitar na academia. Mas na quadra… A quadra tem desafio, tem corrida, tem força e tem endorfina de sobra! E mesmo quando eu não estou assim tão entusiasmada para jogar  (ninguém é 100% foco o tempo todo), eu chego lá e fico mais feliz. É tipo milagre! ;-) Esqueço dos problemas e tudo que eu quero é fazer a bolinha chegar do outro lado! E quando saio da aula, vou para casa e durmo melhor. Corpo e mente relaxados! 

OSSOS MAIS FORTES!

Jogar tênis não é bom apenas para os músculos, ele traz benefícios para os ossos também. A massa óssea atinge seu pico ao redor dos 30 anos e começa a diminuir depois disso. Desta forma, fazer exercícios físicos regularmente que trabalhem a coordenação, flexibilidade e força muscular, podem diminuir a taxa de perda de massa óssea ao longo do tempo. E o tênis reúne todos esses requisitos em um só exercício! 

E agora a pergunta que não quer calar…

beneficios jogar tênis

JOGAR TÊNIS EMAGRECE?

SIM! Jogar tênis pode ser uma boa maneira de queimas aquelas calorias extras.O número exato que você queima durante uma hora de jogo depende de vários fatores, mas em média dá pra deixar na quadra cerca de 600 até 1.300 calorias!! Um desses fatores é a intensidade da atividade e é por isso que meu professor não dá trégua e me faz correr pra lá e pra cá atrás da bolinha.

Quem quiser conhecer o tênis de perto, basta ligar lá na Tennis Lounge, parceiro aqui do Santa e marcar uma aula experimental. Ou corre lá no instagram e participa do sorteio de 1 mês de aula grátis!! Vem gente!!

calorias jogando tênis

 

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Jul

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