Receita de pãozinho de inhame

Na próxima vez que você for a feira ou ao supermercado, dê uma chance ao inhame! Ele é uma fonte saudável de carboidratos (do tipo “complexo”. Aqueles que são digeridos lentamente e que por isso evitam picos de glicose no sangue). E tem mais… 

  • O inhame fornece cerca de 30% da recomendação diária de vitamina C, que tem papel fundamental no nosso sistema imune. 
  • Destaque também para as vitaminas do complexo B: niacina (vitamina B3) que estimula a memória e em tiamina (vitamina B1) fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos. 
  • O inhame ainda tem uma substância chamada de  “diosgenina” que impede que as moléculas de gordura sejam absorvidas pelo intestino e estocadas na forma de pneuzinhos. Além disso, ele possui alto teor de fibras e garante saciedade por mais tempo. Esse fito-hormonio (diosgenina)  também facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino. Com isso, diminuem-se as chances do LDL entrar na corrente sanguínea e os riscos de doenças cardíacas.

E já que INHAME significa “comer” em idioma africano…  chega de papo e bora fazer essa receitinha! Anota aí!!

receita pãozinho inhame

Pãozinho de Inhame (versão sem glúten e sem lactose!)
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Ingredientes
  1. 1 inhame médio cozido
  2. 6 colheres de sopa de polvilho doce
  3. 6 colheres de sopa de polvilho azedo
  4. 2 colheres de sopa de Azeite de Oliva
  5. 2 colheres de sopa de água (se necessário)
  6. 1 colher de sopa de Chia
  7. 2 colheres de sopa de Alecrim
  8. Sal e pimenta a gosto!
Santa Dieta | Porque aqui não tem milagre! http://santadieta.com.br/
Pãozinho de Inhame (versão com lactose!)
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Ingredientes
  1. 1 inhames médio (em purê)
  2. 6 colheres de sopa de polvilho doce
  3. 6 colheres de sopa de polvilho azedo
  4. 2 colheres de sopa de Azeite de Oliva
  5. 2 colheres de sopa de água (se necessário!)
  6. 1 colher de sopa de Chia
  7. 50g de queijo parmesão
  8. Sal a gosto
Santa Dieta | Porque aqui não tem milagre! http://santadieta.com.br/

O “modo de preparo” das duas receitas é idêntico. Então fiz um geralzão para vocês se guiarem! Vem comigo:

1. Descasque e cozinhe o Inhame em uma panela com água até ficar mole. (Para acelerar o processo, corte em pedaços ou faça na panela de pressão!)
2. Depois de pronto, coloque o inhame numa vasilha e com a ajuda de um Mixer faça um purê.
3. Coloque o sal e vá acrescentando aos poucos o polvilho azedo e doce. (Se fizer a versão com lactose acrescente o queijo ralado!)
4. Acrescente o azeite, o alecrim e vá misturando bem com a ajuda de uma colher (ou coloque a mão na massa!).
5. O ponto correto é quando a massa não grudar nas mãos. Até chegar no ponto, você pode usar da #culináriaintuitiva e ir colocando mais ou menos polvinho/água para dar a liga.
6. Faça bolinhas e coloque numa assadeira untada com um fio azeite.
7. Asse a 200ºC por 30-40 minutos ou até dourar.

#SANTADICA: A massa crua pode ser guardada na geladeira por até 3 dias e/ou congelada por 15 dias. Faça as bolinhas antes de congelar pra facilitar sua vida! ;-)

pãozinho de inhame

15

Oct

Seu corpo não é um projeto…

Sua vida é!!!

Numa sociedade que oprime, reprime e trata as mulheres como simples objetos, o reconhecimento da luta de Malala, estudante paquistanesa, que se tornou nesta sexta-feira a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, me fez pensar muito sobre o papel da mulher na sociedade.

Ao ligar a tv, ao abrir uma revista e até mesmo no Instagram somos bombardeadas com milhares de mensagem de que nossos corpos são PROJETOS. Mas eles não são projetos. Nossas vidas são. Nosso trabalho é. Nossos sonhos são… Passamos muito tempo obcecadas e obsessivas com o nosso corpo como se ele fosse a única coisa que temos a oferecer ao mundo. Então lembrei de uma frase da escritora Glennon Melton, em que ela diz que:

“Nosso CORPO não é uma obra-prima, é o pincel. Se o seu pincel é grande ou pequeno, com cerdas duras ou macias, isso é completamente irrelevante. A verdade é que todas as FORMAS podem pintar quadros lindos – e se alguém disser algo diferente está tentando te vender algo. Não compre. Apenas continue pintando! O que importa é que você tem um pincel e que ele pode ser usado para transferir a sua ALMA para a tela da sua vida – onde outras pessoas possam vê-la e ser inspiradas por ela”. 

Não, por favor, não pensem que eu estou dizendo que não devemos cuidar dos nossos corpos. Conformismo é muito diferente de auto-aceitação. Mas é que hoje eu sei que o corpo não tem qualquer efeito sobre nossa capacidade de oferecer ou receber amor, de realizar sonhos ou de concretizar projetos.  Mas muitas de nós ainda vão continuar por muito tempo limitadas a essa crença, pois como bem frisou Naomi Wolf, no livro “O Mito da Beleza”:

frasenaomiwolf

 

 

O dilema da comida para as mulheres é hoje, o que foi o dilema da sexualidade há tempos atrás. Se antes o controle do corpo feminino era exercido através de regras quanto a sexualidade, agora o mesmo controle se dá através da comida e no verdadeiro terror das mulheres em relação ao seu peso e suas medidas. O antigo “dar ou não dar” equivale ao “comer ou não comer” nos dias atuais.

Uma energia e um tempo sem fim são desperdiçados em dietas. Você sabe – de cor e salteado – a tabela de índice glicêmico de todos os alimentos, mas não tem saco de começar aquele livro que há muito tempo está na sua cabeceira. Perdeu o controle do cartão de crédito, mas calcula mais rápido que a velocidade da luz as calorias do seu prato. 

Pois é… mesmo podendo dominar novos campos jamais imaginados por nossas mães ou avós, a gente continua presa a um espartilho mental que reduz e desqualifica nosso potencial, nos fazendo sentir inseguras, inadequadas e infelizes com a gente mesma. Que a história e a luta de Malala sirvam pra nos lembrar que os nossos sonhos são os nossos verdadeiros projetos, não o nosso corpo.

malala nobel da paz

11

Oct

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