Tortinha de limão com biomassa de banana verde

Domingo é dia testar receitinhas “mais elaboradas” aqui em casa… Sem pressa, sem compromisso e com tempo de sobra para lavar a louça depois! ;-) Fui pra cozinha com um exemplar da Revista Dieta Já (sabia que eu sou colunista lá também?) louca para adaptar uma torta de limão funcional sem glúten, que segundo a matéria tem só 120 calorias por fatia! Isso sem falar nos benefícios dos ingredientes, com destaque para a biomassa de banana verde.

Mas o que é que a biomassa tem?

- Tem amido resistente, meu bem! Nem todo carboidrato é o vilão das dietas, nesse caso ele é até bom pra saúde. O amido resistente não é digerido pelas enzimas gástricas e é usado pelas bactérias “do bem” do nosso intestino como alimento, mantendo assim o deliciado equilíbrio da nossa flora intestinal (já falei nesse post aqui a importância disso!)

- A biomassa ainda auxilia no funcionamento intestinal e atua na prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.

- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e, claro, potássio. Incluir alimentos ricos em potássio na nossa dieta pode ajudar no controle da pressão arterial. No entanto, alimentos com alto teor desse mineral não são seguros para todo mundo. Se você tem doença renal, precisa conversar com seu médico antes de consumir a biomassa de banana verde.

ingredientes santa dieta
Aqui em Porto Alegre tenho encontrado muitos ingredientes bacanas no Reino Saudáveltipo a biomassa e a farinha de arroz integral AND orgânica! Outro dia uma amiga mineira me falou que correu atrás da bendita farinha em 3 supermercados diferentes. Precisa correr mais não, porque o pessoal do Reino Saudável entrega em todo Brasil! ;-)

 

Tortinha de limão com biomassa de banana verde
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MASSA
  1. 2 colheres de sopa de manteiga (ou ghee)
  2. 1 ovo
  3. 1/2 xícara de açúcar mascavo
  4. 1 xícara de farinha de arroz integral
  5. 1 xícara de quinoa em flocos (Pode substituir por aveia em flocos finos, se você não tiver problemas com glúten!)
  6. 1/2 xícara de leite vegetal (eu usei leite de arroz, mas você pode usar de coco, de amêndoas...)
  7. 1 colher de sopa de canela em pó
  8. 100g gramas de castanha triturada
  9. 1 colher de sopa de chia (não precisa hidratar!)
RECHEIO
  1. 50 ml de água
  2. 4 colheres de sopa de mel ou açúcar mascavo
  3. 2 colheres de sopa de ágar-ágar diluído em 2 colheres de sopa de água quente
  4. 1 xícara de biomassa de banana verde
  5. Suco de 2 limões
  6. 350g de Tofu -> SANTA DICA: se você não está acostumada com o gosto de Tofu e não tem nenhuma intolerância/alergia a lactose, minha dica pra você é: use cream cheese light ou ricota fresca light. O Tofu deixa um gosto residual forte e muitas pessoas não gostam. Portanto... quem avisa amigo é!! ;-)
MODO DE FAZER
MASSA
  1. Triture as castanhas no mixer.
  2. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes com as mãos.
  3. Forre as laterais de uma forma com fundo removível.
  4. Leve a massa ao forno a 140 graus por 25 minutos ou até dourar.
RECHEIO
  1. Bata todo os ingredientes no liqüidificador.
  2. Distribua na forma e leve a geladeira por pelo menos uma hora.
Santa Dieta | Porque aqui não tem milagre! http://santadieta.com.br/
Se você está se perguntando WTF é o ágar-ágar, calma que eu já ia chegar lá! É uma espécie de gelatina vegetal muito mais saudável do que as gelatinas comuns. Ela ajuda a regular o intestino, por ser quase totalmente composta de fibras alimentares (94,8%).Não altera o sabor dos alimentos, podendo ser usado em doces ou salgados. Tem melhor custo-benefício (rende muito mais). Não derrete à temperatura ambiente e é livre de corantes e aditivos químicos. Tá bom ou quer mais? ;-)

Ahh… e se você fizer a receitinha e postar foto no insta não esquece de marcar a hashtag #santadieta! Vou adorar! E me segue lá @santadieta! <3

10

Nov

Receita de Pudim de Chia

Muitas pessoas já me escreveram pedindo dicas de cafés da manhã rápidos e práticos. “Tamo junto” galera do botão soneca!!! Aí eu lembrei de uma receita que eu faço há tempos, mas nunca tinha dividido aqui no blog, só no instagram (me segue lá? @santadieta) e é tão simples que dá até vergonha de chamar de receita! É #CulináriaIntuitiva pura e aplicada! ;-)

Eu faço a noite e deixo na geladeira. A chia precisa de um tempinho até soltar um gel que dá a consistência de “pudim”. Este gel (ou gelatina) é criado a partir da fibra solúvel que ela contém e que contribui para o trânsito intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade. Daí que vem a fama de que a chia é ótima para quem quer emagrecer!

E fica assim: 

pudim de chia

Ingredientes:

8 colheres de sopa de chia

200 ml (1 copo) de leite de coco ou leite de amêndoas

1 colher de chá de essência natural de baunilha

Preparo:

Num vidro, coloque a chia, o leite de coco e a essência de baunilha. 

Com uma colher misture bem!!

Tampe e leve a geladeira para descansar até o outro dia.

#SANTADICA: Não precisa adoçar! A baunilha já faz esse serviço, como a gente aprendeu nesse post aqui.

De manhã é só fazer a festa com as frutas que você tiver em casa: manga, morango, banana, frutas vermelhas, mamão… o que quiser!

Eu sou fã dessa micro-sementinha, porém é preciso lembrar que sozinha ela não faz milagres. Na verdade, a chia é até calórica: uma colher de sopa tem 70 calorias. Mas aqui no Santa a gente não conta calorias e sim VALOR NUTRICIONAL dos alimentos. Só pra gente ter uma ideia um copo suco de laranja natural, por exemplo, tem 113 calorias enquanto a mesma medida de um refrigerante de limão, tem 115. Quase nada de diferença, né? Agora dá uma olhadinha na quantidade de fibras, vitaminas e, no caso do refri, quantos aditivos químicos ele tem??? Pois é… 

Com a Chia é a mesma coisa. Apesar de calórica, essa pequena notável tem:

 

mais cálcio que o leite.

 

 

 mais ômega-3 que o salmão.

 

 

mais magnésio que o brócolis.

 

 

 mais ferro que o espinafre.

 

 

Além de 9% da proteína recomendada (por dia) para um adulto e 95% do fósforo, em apenas 1 colher!

 

30

Oct

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