Desafio #stopthebeautymadness: contra os padrões de beleza

O #stopthebeautymadness (tradução livre: Pare a loucura da beleza) é uma campanha de origem norte-americana que tem como objetivo questionar os padrões de beleza valorizados pela mídia e pela sociedade em geral. “Estamos aqui para criar uma nova cultura em torno de beleza”, afirma a escritora Robin Rice, criadora do projeto.

A ideia se espalhou pela internet. Não é de se espantar… afinal, ela é uma tentativa de mostrar que, por debaixo de camadas e mais camadas de base, rímel e corretivo, existe um fator em comum a todas nós: uma mulher que merece ser feliz sem paranóia. E eu não só aceitei o desafio da minha querida amiga Erika, do blog Brigadeiro de Alface como ainda resolvi botar lado a lado minhas duas versões! 

santa dieta sem make

A primeira foto é do book que eu fiz logo depois que levei um pé na bunda do meu ex. Foi tirada pelo super fotógrafo Vladi Fernandes após 2 horas de “cabelo e make “, 30 minutos para fazer luz perfeita e eu acho que tenham sido gastas umas 26 horas de photoshop SOMENTE nas minhas olheiras! ;-) A outra foto foi feita esta manhã, logo depois de ver o post da Erika.

A primeira Vanessa é uma ilusão, dessas que a gente vê todo dia nas revistas, no instagram e na TV (até eu tenho vontade de parecer comigo naquela foto! Hahaha!)! Porque a realidade, a que eu vejo todo dia é a da segunda foto… Mas mesmo parecendo uma fugitiva do Afeganistão todas as manhãs, posso falar que do auge dos meus 30 anos, eu me sinto cada dia mais bonita. Ser ”bonita” é qualidade daquele que “TEM BELEZA”.

E o que é beleza pra você??

Depois de ter lutado mais da metade da minha vida contra o meu peso, posso dizer que finalmente eu entendi o que é “beleza”. Para mim,  “beleza” está nos bordados que minha vó faz , na risada da minha afilhada, nas lambidas do Guri, na guitarra e na voz rouca do Felipe, na fé da minha amiga Vanessa, no chimarrão do meu avôÉ com essa beleza que eu me visto todos os dias. É com essa beleza – a que eu carrego dentro de mim – que eu encaro o mundo lá fora. Até porque batom, rímel e blush NÃO são armaduras resistentes, eles saem com água…

E se tem uma coisa que minha mãe sempre me disse é que ROSTINHO BONITO tem prazo de validade… mas que a nossa MAIOR BELEZA VEM DAQUILO QUE A GENTE É e essa NUNCA vai embora.

Quem quiser saber mais sobre o projeto é só acessar o site http://www.stopthebeautymadness.com e refletir sobre o tema!

02

Sep

  1. Rita 02/09/2014 às 19:45

    Com todo o respeito, posso te falar uma coisa?
    Está muito mais bonita na foto de hoje pela manhã.
    Você, definitivamente, é muito linda

  2. Erika Elenbaas 03/09/2014 às 11:59

    Oi Van,

    Que linda você! Você não só aceitou o desafio, como fui muito além postando a sua versão clean e a produzida. Já te falei e repito… adoro as duas. Parabéns pelo post e por contribuir com a campanha trazendo mais conscientização sobre os padrões inatingíveis de beleza. Te admiro muito.

    Beijos
    Erika
    Brigadeiro de Alface

  3. Mirian 03/09/2014 às 13:06

    Sei que mãe é suspeita de qualquer elogio,
    mas não me canso de falar que te admiro,
    tenho muito orgulho da mulher , linda ,
    inteligente , amorosa e sensível que vejo agora
    Tua beleza e luz não tem igual
    Te amo
    Mamae

  4. Rafaela 04/09/2014 às 15:05

    Ahhh, eu te achei super, super bonita sem make mesmo!
    A maquiagem no seu caso, realça (em algumas pessoas transforma).
    Vc parece mto simpática!

  5. Natália 09/09/2014 às 08:07

    Oxe, você é linda! A maioria das que tão na revista não são ninguém sem maquiagem!

  6. Vanessa M. 09/09/2014 às 17:01

    Concordo em gênero, número e grau.
    Eu confesso que acho tudo natural muito mais bonito, exatamente por ser palpável sabe? Não acho que você tem tantas olheiras assim, mas tô achando essa campanha legal.
    Eu moro no Hell de janeiro, então a única coisa que uso pra ir pra rua é protetor solar, maquiagem? Só em casamento,formatura ou batizado hahhha

    Beijo Van!

  7. Fabi Fogliatto 12/09/2014 às 17:07

    Muito linda, com e sem make!!!!!
    A beleza a gente mede é pelo sorriso!
    Curto muito seu blog….

  8. Laerte JAN 17/09/2014 às 08:57

    Poxa, Vanessa! Só descobri o teu blog agora por indicação de uma amiga, mas já posso dizer: no teu caso, está fácil!
    Gata desse jeito, mesmo numa manhã de ressaca ou de gripe não teria problema em sair “in natura”.
    Mas confetes à parte, gostei do texto exaltando a beleza verdadeira e a cotidiana. A alegria e o belo estão na simplicidade.

    Parabéns e um beijo!

  9. Mô Bros 10/02/2015 às 20:10

    Vanessa, acabei de descobrir o seu blog: sensacional! A maneira que você discute assuntos complexos sobre mudanças e comportamento é ímpar. Um dom que Deus te deu. Parabéns pelo lindo trabalho. À propósito: amei as duas fotos. Com produção: bela equipe! Bela modelo. Sem retoques de produção: show! Lindo sorriso que dispensa adereços. Grande abraço!

  10. Viviane 02/05/2015 às 11:27

    Tu é muito linda! o teu blog é muito legal, tem informações úteis, receitas ótimas e reflexões que vão além! parabéns.

  11. 29/07/2015 às 09:05

    Vanessa, vc é linda mesmo!!! Mas concordo mto com vc: beleza está num olhar sincero, num sorriso que ilumina, numa alma feliz e positiva! Uma beleza que vc tem que eu acho mto legal é seu senso de humor! Morro de rir contigo! :D
    Eu adoro maquiagem mas costumo dizer que ela foi feita pra realçar a beleza da mulher, usar sem exageros. Eu já vi amigas sem maquiagem e dava vontade de perguntar: “Quem é vc? Cadê a minha amiga que estava aqui?” (Que maldade… rsrsrs!)
    Beijos!!!

  12. Iaciara 05/08/2015 às 15:46

    Você é uma gracinha e uma fonte de inspiração! Parabéns pelo Blog!Abraços fraternos