10 dicas para voltar à rotina saudável

Era uma vez… uma pessoa determinada a mudar o seu estilo de vida, que se matriculou na academia e passou a comer saladas todos dias. Até que uma tragédia aconteceu. Uma tragédia chamada “FESTAS DE FIM DE ANO”. Era um happy hour ali… um amigo secreto da firma aqui… peru, farofa, panetone, tender, rabanada e pavê… 15 dias sem musculação. Só na rede, só no vidão!

É meu amigo… Se você está lendo esse post, é porque obviamente andou exagerando um pouquinho nessa época. Mas nada melhor do que uma segunda-feira e 10 dicas simples para começar a entrar nos trilhos novamente! Vem comigo!

20kgem1dia

1. DESLIGUE O “FODA-SE”!

Esse fenômeno muito bem documentado na literatura das dietas, acontece quando nos deparamos com os resultados das nossas indulgências e pensamos: FODA-SE! E é nesse momento que uma colherada de Nutella se transforma num ataque violento ao pote inteiro. #quemnunca?

Não preciso falar mais nada, né? Portanto comece a desligar o “foda-se” hoje. Uma dica é: pra cada jacada, você precisa comer duas refeições saudáveis. Tá lançado o desafio!

2. REGULE SEU SONO!

Final de ano é época de reunir a família, fazer festas com os amigos e dormir tarde, muito tarde! Antes de mais nada, comece a regular seu sono procurando deitar sempre no mesmo horário. Dormir bem é essencial para a nossa saúde como um todo.

3. MEXA-SE!

Até mesmo 10 minutos de exercício é melhor do que nada. Se você parou completamente com sua rotina, não perca mais tempo e volte hoje. Dê uma caminhada, pule corda, faça uns polichinelos… sei lá! Qualquer coisa pra que a endorfina volte a circular novamente.

4. APRENDA ALGO NOVO!

Às vezes simplesmente algo como a ler um artigo sobre nutrição, fitness ou de saúde pode mudar a sua mentalidade e te levar de volta aos trilhos.

5. ORGANIZE A GELADEIRA!

As festas de fim de ano costumam deixar um rastro de guloseimas na nossa geladeira e despensa. Embora possa parecer loucura comprar mais comida, mas uma geladeira cheia de besteiras é – literalmente – um pedaço de mau caminho. É claro que a gente não deve colocar lixo as coisas que estão boas, mas será que aquela fatia de torta vai realmente valer a pena? Abra espaço e vá as compras!! Mas antes dê uma olhadinha no post de COMO LER A TABELA NUTRICIONAL, clicando aqui! 

6. COMA MAIS FRUTAS! 

Aproveite que o verão traz centenas de opções maravilhosas e se jogue! A recomendação é que a gente coma PELO MENOS 5 porções de frutas diferentes por dia. Isso pode ser difícil no começo ou até impossível para o estilo de vida de algumas pessoas, mas se você começar a comer pelo menos uma fruta por dia, já tá de bom tamanho! 

7. BEBA ÁGUA!

A primeira recomendação que você escuta quando vai ao médico ou ao nutricionista é sempre a mesma: “Beba 2 litros de água todos os dias”. Não é a toa… Minha gastroenterologista me explicou uma vez de forma bastante didática e direta o porquê de beber 2 (ou mais) litros de água:

“Grosso modo funciona assim: o corpo vai usar cerca de 1 litro de água para o transporte de nutrientes através do sangue. Os orgãos vão usar o restante para desempenhar suas funções e se manterem lubrificados. Já os rins e o intestino ainda vão utilizar parte dessa água para eliminar resíduos inúteis para o organismo. Ahh… Quer cabelo e unhas bonitas? Então beba mais alguns copinhos!”

Tente manter a meta de beber 8 copos por dia, você vai sentir a diferença! Nesse post aqui tem dicas de como conseguir isso de forma bem simples!

8. FIQUE DE OLHO NAS PORÇÕES!

Controlar as porções é uma das maneiras mais eficazes de poder comer de tudo sem parecer um ogro. ;-)

9. COMECE O DIA BEM!

O café da manhã é a refeição mais importante – ainda que muita gente não tenha se dado conta disso… – e prepara o terreno para o resto do dia, portanto comece com o pé direito: retome a rotina do suco verde, da tapioca… As chances de você se manter fazendo escolhas saudáveis ao longo do dia, são muito maiores quando você começa a manhã saudável.

10. E por último, mas não menos importante: NÃO TENTE EMAGRECER DO DIA PRA NOITE! Até porque você já sabe: “milagres não existem”. Se você espera a perfeição (e muitas de nós esperamos), você está no caminho para a decepção e culpa. Volte aos poucos, sem pressa, mas de forma consistente mesmo que seja devagar, você já vai estar indo na direção certa! ;-)

12

Jan

  1. ☾ LUA ☾ (@EuCrioModa) 12/01/2015 às 17:28

    Amei esse post, como sempre arrasando!

  2. Tatiana 13/01/2015 às 10:36

    hahahahahaha Adorei esse post. Rachei de rir no início. Muito bom.

  3. CLAUDIA 21/01/2015 às 12:55

    Vanessa, adoro o teu blog, já falei isso uma vez que vim aqui! É o único blog que consigo me inspirar! As vezes a gente acaba esperando a perfeição e admirando pessoas que já mudaram totalmente o foco do blog!
    Continue sendo real e autentica com és! Bjs