10 maneiras de adoçar sem açúcar!

Imagine comer um doce que não engorda e que não deixa aquela sensação de culpa depois? Foi com essa promessa – que há mais um século – surgiram os adoçantes artificiais e que logo viraram os “melhores amigos” da dieta. Isso até o mês passado… quando  um grupo de cientistas divulgou uma nova pesquisa que relaciona o uso dessas substâncias a um maior risco de desenvolver diabetes. 

E agora? O que fazer para adoçar do cafezinho ao bolo sem prejudicar nossa saúde? A #santadica de hoje é um TOP 10 dos meus adoçantes naturais favoritos! Vem comigo:

como adoçar sem açúcar

 1. Baunilha

Se o céu tivesse um sabor, ele seria o da baunilha! Basta acrescentar um tiquinho no iogurte natural e parece que você está comendo um sundae! #gordices Sim, a fava não é barata, mas você não vai precisar de muito para adoçar bolos, cafés, chás e outras receitinhas. Além disso, ainda existe a opção de usar o extrato natural de baunilha, procurando bem é possível encontrar em supermercados ou em lojas de produtos naturais.

2. Canela

Não resiste a um cafezinho, mas precisa manter a cinturinha e não quer se render aos adoçantes artificiais? Que tal um pouco de canela? Basta uma pitada ou um pedacinho dentro da xícara para deixar o cafezinho rico em sabor e ainda pode ajudar a emagrecer! A canela é comprovadamente um termogênico natural, além de ter diversas propriedades funcionais.

3. Purê de Maçã

Pra mim, esse é o substituto ideal de açúcar em bolos e cupcakes, pois traz um toque de “doce” sem alterar muito o sabor. Se você optar por substituir o açúcar por purê de maçã nas suas receitas minha dica é: diminua um pouco o líquido (menos leite, óleo ou ovos…) ou adicione uns minutos a mais no tempo cozimento. #culináriaintuitiva A proporção é 1 para 1.  Sim, vai ser menos doce do que a versão original, mas esse é o ponto! ;-)

4. Tâmaras

As tâmaras são excelentes substitutos do açúcar em bolos, pães, smoothies e outras receitas que normalmente levariam açúcar como ingrediente. Embora, obviamente, as tâmaras contenham açúcares naturais, eles são uma forma saudável de adoçar e, além disso, elas deixam uma textura super macia às receitinhas. Também pode ser usadas na proporção de 1 para 1.

5. Coco

Não há nada tão doce como uma polpa de coco fresquinho. Mas se for difícil encontrar essa opção na sua cidade, você também pode se render ao coco ralado, mas só se for SEM adição de açúcar, né? Eu utilizo muito no chá de hibisco: acrescento uma colher de sopa de coco ralado (sem açúcar) e fica uma delííícia! Experimente!

6. Leite de amêndoas

Amêndoas contêm pouquíssimo açúcar, mas o seu óleo de sabor adocicado engana as nossas papilas gustativas. Utilizo muito em chás (sim, chás!), smoothies ou até mesmo no suco verde para deixar mais docinho. Ahh… tenha cuidado com os leites de amêndoas vendidos em supermercados, muitos tem açúcar na composição. Eu faço o meu próprio leite vegetal em casa, é muito simples e 100% natural!

7. Óleo de coco

Experimente cozinhar couve (ou outras verduras) no óleo de coco e qualquer gosto amargo vai embora. Nosso cérebro associa  “sabor doce” ao cheiro de coco e mesmo quando não há açúcar presente (como no caso do óleo de coco) a boca sente o gosto. É incrível!

8. Mel

O mel é uma excelente alternativa ao açúcar refinado ou aos adoçantes artificiais. Rico em enzimas, componentes antibacterianos, vitaminas, minerais, aminoácidos e fitonutrientes, o mel orgânico é um alimento alcalinizante que adoça naturalmente sem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Ao cozinhar com mel, o ideal é substituir apenas cerca de um terço do açúcar pelo mel. Para os outros dois terços, você pode usar outras formas saudáveis como açúcar de coco, que também é rico em nutrientes e com baixo índice glicêmico .

9. Sal Rosa do Himalaia

Acredite ou não, mas acrescentando um pouco de sal marinho não refinado ou sal rosa do Himalaia no seu smoothie ou salada de frutas, ele pode realçar ainda mais o sabor doce dos alimentos. O sal aumenta a capacidade do nosso cérebro de processar a “sensação de doce”, o que significa que podemos utilizar menos açúcar. Mas não vale exagerar né? O sal em excesso, assim como o açúcar, também é um veneno!

10. Stevia

Trezentas vezes mais doce do que o açúcar, a Stevia é uma das maneiras mais fáceis e saudáveis ​​para adoçar receitas e bebidas, sem ter que usar o açúcar. Rico em antioxidantes e com um índice glicêmico zero, os diabéticos também podem usá-lo de forma segura. Mas vale lembrar: dê preferência ao extrato de Stevia orgânico e fique de olho na embalagem para ver se ela não contém dextrose, pó de celulose e eritritol na sua composição.

07

Oct

  1. Patrícia 07/10/2014 às 11:48

    Oi Vanessa!! Adoro o teu blog e te sigo no instagram!! Estou louca pra fazer os cookies que postou no insta há algumas semanas… assim que fizer mando fotinho! Fiquei com uma dúvida: como fazer o purê de maçã? Basta assá-las e amassá-las?
    Bjinhusss
    Sucesso!!

    • Vanessa Musskopf 07/10/2014 às 12:10

      Oi Pati! Oba faz sim e depois me diz o que achou!!
      Pra fazer o purê e só cortar, tirar a semente e colocar elas no liquidificador com um pouquinho (pouquinho mesmo!) de água!! Simples assim!!
      Tem gente que tira a casca, mas eu não!
      Bjaoo

  2. Ana Farias 07/10/2014 às 15:24

    Comprei esse sal fresco aí do Himalaia e vou testar!

  3. Dani 10/10/2014 às 16:29

    Tem o xarope de agave também…. delícia. É só não usar muito.

  4. Carolina 14/10/2014 às 09:41

    Hummm vou testar a canela no café. Ótimas dicas, obrigada por compartilhar com a gente :)

  5. Eveline 04/11/2014 às 01:52

    Oi Vannnnn! Nossa, tenho usado o óleo de côco pra tudo nessa vida (ô maravilha). Gostei dessa dica do purê de maçã, fiz um bolo que além de meio sem sabor, ficou ressecado (sem farinha de trigo, sem leite…), acho que o purê vai encaixar direitinho! Obrigada pela dica! ;)

  6. Gabriel Corrêa 13/11/2014 às 22:09

    Quero aprender a fazer esse leite de amêndoas é muito difficile ?

  7. Ana Beatriz 30/03/2015 às 17:04

    Maltodextrina na Stevia não pode também?