Ano Novo de novo!

Sai ano, entra ano e uma coisa permanece a mesma: as resoluções de Ano Novo. Listas e mais listas de promessas que juntas dariam uma volta e meia na Terra e que muitas vezes (na maioria das vezes) nem chegamos perto de cumprir.

photo (8)

E quando o assunto é perder peso a história se repete:

• Ir TODOS OS DIAS na academia.

• Perder 15 kg em 1 mês para entrar naquele vestido de madrinha.

• NUNCA mais na minha vida comer chocolate, pão de queijo e sorvete.

Quem nunca? Já fiz muitas dessas listas e nem preciso dizer que elas foram a receita perfeita… perfeita para o fracasso. Mas em 2014 a gente vai “fazer algo de diferente”. Vem comigo!

metas

“Em 2014 quero me exercitar mais e comer melhor”. Legal, mas será que dá pra ser um pouquinho mais específica? Quais são seus hábitos alimentares hoje e o que pode fazer para melhorar? Trocar o refrigerante pelo suco? Comer 5 porções de frutas e vegetais por dia? Perder meia horinha preparando a marmita e assim não cair em tentação por aquele pão de batata do bar da esquina?

E o que é “se exercitar mais” pra você? Para quem está completamente parada, se exercitar 3x por semana, por exemplo, vai ser uma super evolução. Para quem corre 5k, se exercitar mais talvez seja se preparar para correr 10k. O que vale aqui é traçar metas realistas e motivantes que foquem no DESEMPENHO. O resto é consequência! 

Outro dia estava falando com minha melhor amiga justamente sobre isso. Cansada de correr na esteira, ela entrou para um grupo de corrida e começou intercalando ciclos de 3 minutos correndo a 8km/h e 2 minutos de caminhadas a 6,5km/h. Em seis meses ela já estava correndo 30 minutos direto a 9.6km/h e completou sua primeira prova de 5k na elegância. Os exames de sangue melhoraram muiiiiito e ela perdeu 13kg!! Agora ela já está se preparando para correr os primeiros 10k da vida! Vai, Flavinhaaaa!!!!

realista

Se você só consegue tempo para ir 3x por semana na academia, porque você insiste em se inscrever em 325 mil aulas de kickboxing, pilates, hot yoga, pump, jump e hidroginástica? A gente tem a mania de querer abraçar o mundo e depois se sente frustrada por não conseguir dar conta do recado. Sejamos realistas! Se você só tem tempo para ir 3x por semana, faça valer essas 3 vezes e VÁ!

E se lá pra frente no ano, surgir um tempinho a mais: perfeito! Se não conseguir, tente fazer pequenos ajustes no seu dia a dia, como ir a pé para o trabalho, trocar a escada pelo elevador. Nós subestimamos o poder das pequenas mudanças, mas elas fazem verdadeiros milagres. 8 lances de escada por dia, durante um ano equivalem a escalar o Monte Everest, sabia?

tempo

99,9% das pessoas que iniciam uma dieta querem se ver livre das gordurinhas e querem isso pra ontem! É aí que as dietas e suas promessas milagrosas surgem para “trazer o peso amado em 3 dias”! Mas cuidado: existem uma série de problemas relacionados a rápida perda de peso. Além de perder gordura, nós também podemos perder músculos e perder massa magra reduz nossa capacidade de queimar calorias e até mesmo de regular o nível de açúcar no sangue. Sem contar na perda óssea, no desequilíbrio de vitaminas e minerais, na desidratação e no risco maior de desenvolver distúrbios alimentares.

Pois é, leva um tempinho até o nosso organismo entrar nos eixos novamente. Eu demorei um ano para entrar na minha antiga calça preta – aquela que a gente guarda no fundo do armário, sabe? 365 dias. 52 semanas. 8.766 horas. 525.960 minutos. Um ano. Mas valeu a pena ter PACIÊNCIA! Não deixe o tempo ser um fator desestimulante para você. Seja CONSISTENTE e aproveite a jornada. É aí que entra a outra dica:

atividade

Fala sério…você vai acordar cedão ou ainda vai encarar a academia depois de um dia cansativo de trabalho para fazer algo que você acha um porre? De chata já basta sua sogra, fia! Escolha uma atividade que te dê prazer! Dance, aprenda uma arte marcial, jogue squash, pratique salto com vara… sei lá! Tem tanto esporte legal pra se experimentar. Eu mesma gosto é de correr e fazer meu trote paquera pelo Ibirapuera e adoro jogar vôlei. Mas também vou para academia e faço musculação, apesar de não achar muita graça em ficar puxando ferro. Faço isso porque sei que é importante ter músculos saudáveis. Eles não existem apenas para ostentar um abs trincado, mas são fundamentais no metabolismo das proteínas e até mesmo na manutenção dos nossos ossos.

comacomida

E quando o assunto for nutrição mantenha as coisas simples: coma comida! Você não precisa comer arroz do Himalaia colhido no sereno da madrugada em noites de lua cheia para ter saúde e um corpão. Claro que os famosos “super alimentos” tem propriedades bacanas para nossa saúde e alguns até auxiliam no emagrecimento, mas você pode ter saúde e corpo em dia comendo arroz e feijão. Mantendo as coisas simples, você não corre o risco de “fugir da dieta” simplesmente porque foi almoçar na casa da sua avó.

Mas se na sua lista só tiver espaço para um item, então que seja ser a melhor versão de você mesma. São tantas as possibilidades, tanta coisa que a gente pode fazer, experimentar e se tornar… Escolha algo que te empolgue de verdade e não apenas para “consertar” uma parte do seu corpo. Escolha algo que te leve adiante e que te transforme na melhor-versão-de-você-mesma TODOS OS DIAS desse novo ano. Seja correr 5km, aprender ponto-cruz, praticar mais yoga ou aprender falar chinês! Ao fazer isso você pode até não conquistar um corpo de revista, mas vai descobrir que é capaz de alcançar coisas que nem imaginava antes e vai ganhar uma ferramenta super poderosa: a auto-confiança! Sem ela, até a bunda mais dura parece uma bunda mole! ;-)

E que venha 2014 com suas 365 chances pra gente ser melhor do que a gente era ontem! Feliz ano novo, pessoal! \o/

01

Jan

  1. Anna Camila 02/01/2014 às 11:19

    Cada dia maaais fã desse blog!
    Que 2014 seja um ano de muitas realizações e muuuitos posts!
    Vida longa ao Santa Dieta!!!

    • Vanessa Musskopf 02/01/2014 às 15:45

      Amém, Anna!!!!
      Super obrigada pelo carinho!!! Feliz 2014 pra você também! <3

  2. Janayna 02/01/2014 às 11:38

    Nossa Vanessa adorei o texto, metas realistas ajudam muito mais.

  3. THAIS LEAL 02/01/2014 às 13:19

    Oieeee…Feliz 2014 para vc tmb!!! Amo seu modo de ver a vida e escrever no blog…Sempre que posso eu entro e leio seus ultimos posts. Dá um up no humor quando eu leio seu blog. Não desista. Eu tenho um blog tmb, mas fiz pq estava estudando em Londres e agora não sei mais tomar, só não queria deixar morrer o blog…Vou pensar em algo…Enfim….parabéns e não esquece da ente que lê de verdade o seu blog. bjos e se cuida!!!!

    • Vanessa Musskopf 02/01/2014 às 14:23

      Volte a escrever sim, Thais! Mesmo que de vez em quando… Eu não consigo escrever todo dia também pq minha rotina às vezes não permite, mas sempre que posso eu escrevo. Faz um bem! Obrigada pelo carinho e um feliz 2014 pra você também! Super beijo!

  4. wilma 02/01/2014 às 13:52

    Falou e disse tu-do!! “ser a melhor versão de você mesma” é a meta. Adorei. Adoro seu Blog e seu jeito de escrever, muito interessante, quero ser assim quando crescer,rsrs Feliz 2014!!!

  5. Mirian 02/01/2014 às 14:21

    Amei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Um 2014 muito realizador e completo .
    Te amo

  6. Fernanda Dias 03/01/2014 às 11:29

    Adorei o post!! Tô me preparando para fazer a famosa lista de 2014 hoje, e seu post me inspirou, além de me incentivar mais a tentar aprender andar de skate e jogar tênis esse ano kkkkk
    Feliz 2014 Vanessa!!
    Vida longa ao Santa Dieta!!! (2)

    • Vanessa Musskopf 03/01/2014 às 17:35

      Que demais, Fer!!! Andar de skate é um baita desafio, hein? Arrasa!!! 2014 é nosso!
      Bjão!!

  7. Aline Vasconcelos 03/01/2014 às 14:49

    Eu amo seu blog! Estou ensaiando a reenducação alimentar e o SD me dá ânimo para correr atrás das minhas metas. Parabéns e tenha um excelente 2014!!!!

  8. Manu 03/01/2014 às 19:25

    Van, super me identifiquei com a parte da sogra…Ops!!!!!

  9. Natascha 03/01/2014 às 21:36

    Ano novo, metas novas!
    Vamos lá colocar metas realistas na listinha ;)

    Bjus e um ótimo 2014

  10. Angela B. 03/01/2014 às 22:04

    Olá, Vanessa. Esse post veio bem a calhar, porque a dieta ia muito bem, obrigada, até… Chegarem as festas de final de ano, com tentações gastronômicas mil. Agora, o jeito é ficar mais assídua da academia e maneirar na comida. Sem desânimo e sem lamentar o leite derramado.
    Beijos e um 2014 maravilhoso para você!

    • Vanessa Musskopf 09/01/2014 às 12:06

      Nada de desânimo, Angela!! Temos 300 e poucos dias ainda pela frente pra tudo voltar pro lugar! hehehe
      Bjão

  11. Vc Magra 05/01/2014 às 14:32

    ÓTIMAS dicas, matéria maravilhosa! Divulguei na nossa fanpage https://www.facebook.com/VcMagra … Abraço!

  12. JULIANA 06/01/2014 às 17:32

    Acabei de conhecer o blog e já estou viciada! Parabens!
    Adoreiiii essa materia! #taoeu
    Que em 2014 finalmente eu chegue lá!
    Tudo de melhor para você Vanessa!

  13. Glauciene 24/01/2014 às 14:26

    Me encontrei aqui! :) Falou e disse, Vanessa. E que venha 2014!!