Alimentos com Calorias Negativas

Contar calorias nunca foi meu forte. Reza a lenda que jornalistas não sabem matemática e eu sou a prova viva desta teoria. Por isso, nunca consegui seguir a famosa “Dieta dos Pontos”. Eu achava aquilo tudo muito chato. Um simples prato de almoço com arroz, feijão, bife e salada poderia se tornar um martírio: arroz 10 pontos + feijão 12 pontos + bife de 150 gramas 19,75 pontos + alface…. peraí me perdi!!!! Talvez seja esse o objetivo da dieta: tornar o processo de comer tão enfadonho que a pessoa desiste, não come e emagrece!

A única coisa legal que aprendi nisso tudo foram os tais alimentos com “calorias negativas”. Não se anime: os alimentos com calorias negativas têm calorias sim, mas a digestão deles queima mais energia do que eles possuem. Em última instância, seria dizer que você emagrece comendo (!) através de um processo conhecido como termogênese.

Baixo valor calórico e alto teor de fibras são dois determinantes para classificar o alimento como negativo quanto ao efeito térmico no processo de digestão. Desta forma, a lista é basicamente composta por frutas, legumes e verduras. Quanto mais fibra, mais difícil a digestão e mais energia consumida. Mas como todas as dietas do mundo, essa também “não tem milagre“! Não dá para sair comendo só alface, ou só comer frutas (até mesmo elas podem engordar se consumidas em grandes quantidades). Então, fique atento às porções e se jogue!

 

 

28

Nov

  1. Carol Mitidieri 28/11/2012 às 09:19

    Vanessa!
    Adorei essa dica! :) Aliás – todas!
    bjs

    • Vanessa Musskopf 28/11/2012 às 09:25

      Carol!!! Que legal te ver por aqui e que bom que tu gostou!!! Volta sempre!!! <3

  2. Luciana Priami 28/11/2012 às 09:31

    Amei Van! Eu tô na loucura de contar calorias de tudo que coloco na boca.

    • Vanessa Musskopf 28/11/2012 às 09:37

      Oba!!! Eu não me adaptei com esse método, mas aprendi um pouquinho. Tudo é válido! Coragem aí, Lu e calculadora sempre na mão! hahaha Bjooo

  3. Taissa 28/11/2012 às 10:20

    OBA!!! Gosto de tudo que está aí na lista!!!
    Super dia Vanny!!!

  4. Elisia 28/11/2012 às 10:36

    Vanessa! Parabéns pelo site. Ideia incrível.
    Vc conseguiu juntar as duas atividades que gosta.
    Desejo bons frutos… E muitas frutas tbem, de preferência
    as que ajudem a emagrecer. Rs bjaum

    • Vanessa Musskopf 28/11/2012 às 11:30

      Hahaha! Amei, Elisia! Muitas “frutas” para todas nós!!! Obrigada pelo carinho e volta sempreee!!! Bjao

  5. Priscila Grandesi 19/02/2013 às 17:33

    Esses alimentos são os que podemos comer sem problemas? Por que são os que estão no meu dia-a-dia rs. Uma coisa que me ajudou mt quando mudei pro EUA foi o aplicativo Myfitnesspal q é basicamente contar caloria, mas a gente consegue escanear o codigo de barras ai vc so ajusta a quantidade. É super simples, meu esposo perdeu 27 quilos e eu 10. Além de a mulher perdem peso com mais dificuldade eu saia da dieta as vezes por um docinho rs. Mas o q isso nos ajudou foi a ler os rotulos dos alimentos e ir substituindo os habituais por mais saudaveis, a manteiga menos calorica, itens com menos sodio e assim por diante. Hj nao usamos mais o app mas nos acostumamos tanto que olhar rotulo estamos ate hj rs. Ja se passaram um ano e nao voltamos ao peso anterior entao acho q esta funcionando rs. Estou adorando seu blog e as dicas viu. Bjs Deus te abençoe

    • Vanessa Musskopf 20/02/2013 às 14:28

      Oi Pri! Podemos entre “aspas”, pois se você tem uma intolerância ou alguma doença tipo intestino irritável, alguns deles podem ser ruins! Nada é 100% certo em nutrição neh. O que eh bom pra mim, pode nao ser pra vc e vice-versa!

      Carambaaa que sucesso vocês tiveram!!! Parabéns!!! Eu adoro e já testei alguns apps, mas confesso que esse eu não conhecia. Obrigada pela dica. Eu uso o TecnoNutri. Ele fica avisando a hora de comer e de beber água. Achei mto legal e fácil de usar tb.

      E é bem o que tu disse… a gente se acostuma com esse novo estilo de vida, fica natural! Continuem firmes! Tamo junto!
      Um mega beijo pra ti!