De repente, trintei!

Balzac, cheguei!!! Hoje completo 30 anos. T-R-I-N-T-A anos! Número cabalístico, que põe medo em muita gente, principalmente em nós mulheres. A verdade é que aos 30 anos, eu continuo sendo quem eu era há uns dez anos atrás, a diferença é que agora eu me sinto mais confortável sendo pessoa que eu sou e não quero ser mais ninguém além de mim mesma.

Sim, eu continuo comendo chocolate e às vezes trapaceando na contagem da musculação. Continuo sem paciência e com medo do mar, mas não tenho mais medo das oportunidades que a vida me dá. Ainda não fiz o caminho de Santiago de Compostela, não pulei de para-quedas, não escrevi um livro. Mas tudo que trago comigo é MEU… meus tropeços, meus sonhos, minha história e minhas vitórias.

Longe da família e dos amigos, hoje não vai ter festa ou bolo. Mesmo assim eu queria deixar essa data registrada de uma forma especial. Resolvi fazer algo que estava há muito tempo querendo e nunca tinha “tempo”: me cadastrei como doadora de medula óssea. Um gesto simples, mas foi a maneira que eu encontrei de agradecer por esses 30 anos de vida.

Como é feito o cadastro?
Funciona como um exame comum, no qual é retirada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. O sangue será tipificado por um exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste para identificar nossas características genéticas e será incluído no cadastro de doadores.

A partir daí nossos dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Se a compatibilidade for confirmada, seremos consultados para confirmar que desejamos realizar a doação e faremos um check-up. A doação pode ser feita de duas formas: como se fosse uma doação de sangue comum ou através de uma pequena cirurgia com anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Não há corte, nem pontos, mas nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto na região da bacia, de onde é retirada a medula. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades normais depois da primeira semana.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue e a chance de encontrar um doador fora da família é de UMA EM CEM MIL!!! Por que não doar??

No link abaixo você encontra um mapa com os endereços de Hemocentros de todo o Brasil. Ache o mais próximo de você e entre nessa corrente do bem!!

http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.aspx

photo (10)

06

Jan

  1. Mirian 06/01/2014 às 21:22

    Meu anjo , minha vida , meu orgulho.
    Tu es uma pessoa muito especial, sempre foi e com o passar dos anos esta ficando mais mulher , resolvida e linda .
    Que Deus te acompanhe sempre te iluminando e protegendo .
    Teu trabalho no blog é um pequeno espelho de tua alma , alegre, inteligente, inspirador,
    Parabéns , pelo aniver , pelo blog, pela atitude humana e que leva esperanças para muitas pessoas .
    És uma doadora de sonhos e esperanças .
    Te amo
    Mamae

  2. Ana Paula 06/01/2014 às 22:21

    Sem palavras pra descrever o quão inspirador é o blog… Feliz aniversário Van. Desejo tudo de melhor pra você. Continue com esse trabalho maravilhoso, ele faz a diferença num mundo de tantas bundas duras e miolos moles.

  3. wilma 06/01/2014 às 23:44

    Meus Parabéns Vanessa!! essa é uma idade linda!! aliás acho essa década muito, muito linda, pena que passa tão rápido!! Penso que o sentimento de balzaca vem lá pelos 40, aí sim, começa a pesar um pouco,rsrsrs e Parabéns também pelo gesto, realmente, parece simples, mas eu ainda não doei, tenho medo de na hora H amarelar…Vejo que temos algo em comum, somos Capricornianas.

    • Vanessa Musskopf 08/01/2014 às 14:41

      Obrigada, Wilma!!!! Quanto a se cadastrar como doador não dói nada! É como tirar sangue para exames, um tubinho pequeno. E se caso um dia te chamem para doar a sensação de poder ajudar uma pessoa deve ser tão maravilhosa que o medo fica pequeninhooooo!!!
      Beijão!!!

  4. Carla 07/01/2014 às 14:48

    Feliz Aniversário querida!!!! Muitas e muitas vibrações positivas aqui do sul!!

  5. Simone 07/01/2014 às 20:08

    Linda atitude!! Parabéns atrasado, saúde e paz!!! Que sua vida seja linda como as suas atitudes!!! Vou me inspirar e fazer igual, meu niver tbm esta chegando…

    • Vanessa Musskopf 08/01/2014 às 14:42

      Super obrigada, Simone! Se puder vá mesmo doar! É um gesto simples, mas com um significado tremendo! Bjão

  6. Ana Taise 08/01/2014 às 10:05

    Feliz aniversário!!! Que Deus te abençoe sempre!!!

  7. Lara 08/01/2014 às 13:45

    Vanessa parabéns !!! Você é muito fofa. Adoro o seu blog.

  8. Daniela Vitor 09/01/2014 às 00:02

    Parabéns pelos 30 anos! Passei por essa experiência a pouco tempo e confesso que nada mudou na minha vida.
    Tb sou doadora de médula há uns 4 anos. Ainda mão encontraram um imãs precisando da minha por aí.
    Descobri seu blog na semana passada e gostei mto do estilo. Parabéns!

  9. Ana 09/01/2014 às 06:09

    Feliz Aniversário,Linda!Admiro vc e gosto muito do seu blog.Beijokas de Brigadeiro light.

  10. Cristiane 09/01/2014 às 10:57

    Parabéns atrasado, mas de coração!! Tudo de bom p/ vc. E sobre seu desejos, seu blog é muito melhor que livro!! Bjão!!

  11. Daniele 09/01/2014 às 11:30

    Adorei a referência à “A mulher de 30 anos”…adoro seu blog!
    Parabéns atrasadinho.

  12. Wânia 24/01/2014 às 04:14

    Olá, Feliz Aniversário(atrasado)!!! Sempre visito seu blog. Gosto de ficar uns dias off pra quando chegar ter mais novidades (rs). Nunca comentei, mas hj foi inevitável porque minha filha também nasceu no dia de Reis(tem 3 anos). Eu escolhi essa data para ela, é muito especial para mim. Admiro seus posts porque transmitem muita humanidade. Considero suas palavras sábias porque é notório que você só expoe seus pensamentos depois de muita reflexão. No popular você segue a máxima de dois ouvidos para ouvir mais e uma boca para falar menos…eu enxergo assim e, principalmente, acho bonito que é assim e cada dia tento esse crescimento na minha vida. Parabéns e que Deus te abençoe sempre!

  13. Marília 07/05/2014 às 21:18

    parabéns por essa iniciativa tão bonita da doação!! e parabéns pelo blog, tá muito legal, um ótimo incentivo à vida saudável! continue com esse trabalho! :)