Detox para começar o ano bem!

Sábado foi dia de DETOX!

Não, não fiz a detox para emagrecer, os 15kg que eu perdi já foram de bom tamanho! Resolvi fazer a detoxificação para “resetar” o organismo e começar 2014 bem! Mas aqui não tem milagre, lembram? Antes de embarcar numa DETOX, você precisa encarar um novo estilo de vida. E essa mudança de hábitos já é meio caminho andado para a limpeza natural do organismo. Procure em qualquer livro que aborde o tema ou pergunte a um especialista e ele irá confirmar a tese de que “um corpo saudável e equilibrado, em homeostase, vai se purificar perfeitamente, com pouca ou nenhuma ajuda externa”.

Mas se as nossas células são capazes de fazer essa eliminação de toxinas, por que precisamos fazer uma detox? Quem responde é a super nutri Carol Morais, do blog Fale com a Nutricionista:

“Infelizmente sobrecarregamos o nosso “sistema” por entrarmos em contato com tipos de “substâncias” para as quais o nosso metabolismo não está preparado. Além dos alguns produtos alimentícios como adoçantes, corantes, aditivos, agrotóxicos, proteínas alimentares não digeríveis, coloca aí na conta da “intox”, os produtos que entramos em contato como cremes, perfumes, desodorantes, além da própria poluição”. #paraepensa

Então por que não dar uma ajudinha pro nosso organismo? Afinal, estamos acostumados a comer diversas vezes por dia (um beijo para as marmiteiras!) e o nosso aparelho digestivo está constantemente trabalhando. Aliás você sabia que cerca de 70% da nossa energia é gasta somente com a digestão? Por isso, quando damos ao nosso sistema digestivo “uma pausa”, o nosso corpo tem mais energia para se dedicar na liberação de toxinas. É por isso que os especialistas recomendam fazer uma detox pelo menos duas vezes por ano.

kit-detox

Depois de pesquisar muito, eu escolhi a Detox Market (#nãoéjabá!!!) porque ela tem mais a ver com a linha de pensamento aqui do blog.  E o mais legal é que cada suco contém quase 1kg de frutas e legumes orgânicos e aqueles que não são, passam por um processo de higienização especial que elimina grande parte dos agrotóxicos. Incrível!

Como funciona a tal detox?

O dia começou cedo às 7h com o primeiro suco: abacaxi, erva doce e pepino. E já foi amor no primeiro gole. O suco é super fininho devido ao processo de extração a frio que mantém todas as enzimas, vitaminas e minerais. Embora a gente precise de fibras na nossa alimentação, tirá-las durante a detox líquida é importante. Isso dá ao nosso corpo uma chance de gastar menos energia na digestão e usá-la na eliminação de toxinas.

A parte da manhã foi super tranquila, segui minha rotina “sabática”: fiz faxina e lavei roupa… Só não fui a academia, nem correr no parque, pois fiquei com medo de ficar tonta, afinal estava me alimentando só a base de líquidos. #bomsenso

Além disso, é super comum durante a detox sentirmos alguns sintomas adversos como dor de cabeça, náuseas, diarréia e até vômitos. É o nosso corpo respondendo à esse faxinão!

photo 5

Segui tomando os sucos e os leites vegetais de 3 em 3h. Somente no fim da tarde que a coisa começou a apertar e eu senti um pouco de fome. Mas as meninas da Detox Market deram a dica de bater uma banana junto com os sucos, pra dar uma “sustância”. E foi o que eu fiz: matei quem estava me matando! ;-)

detox

Na companhia da Martha Medeiros e de um suquinho de beterraba!

Aproveitei o restinho do sábado para resolver uns pepinos em casa e ler. Fazer detox também é bom para a cabeça. Alguns sentimentos que a gente vai acumulando também são tóxicos para o nosso organismo. Pensamentos e emoções negativas, além do stress do dia a dia, podem provocar sintomas físicos! Ler, meditar, escutar música ou ficar quietinha é um super detox da alma também! ;-)

A noite, comi uma sopa de abóbora deliciosa que veio junto com o kit e mais uns sucos incríveis como o de maçã com especiarias e um leite de amendôas, macâdamia, castanha do pará, baunilha, tâmara, alfarroba e canela. *suspiros*

No mesmo dia eu já pude notar a diferença no inchaço e já sai espalhando a notícia prazamigue:

whatsapp

A arte de acordar as amigas com assuntos aleatórios!

Adorei a experiência e achei o resultado super positivo: desinchei muito, cerca de 600g!! Mas é bom lembrar que detox não é uma panacéia. De nada adianta morrer comendo pizza e sorvete no domingo e na segunda-feira começar o dia com um copão de suco de couve! Não usem a detox como uma solução rápida para a perda de peso porque ela não é. Ela é parte de um novo estilo de vida!

Outra coisa super IMPORTANTE: algumas pessoas acham que porque eu como alguma coisa isso significa que se elas fizerem ou comer XYZ vão ter o mesmo resultado. Quem me segue há algum tempo sabe que acredito que cada organismo é único, cada pessoa tem o seu metabolismo, rotina, paladar… – ou seja – o que funciona para mim, pode não funcionar para você. E vice-versa! ;-) Converse com a sua nutri sempre!

Para maiores informações sobre a Detox Market, valores e entrega, acessem o site deles: www.detoxmarket.com.br. Provado & Aprovado!

12

Jan

  1. Pollyanne Sales 12/01/2014 às 22:59

    Querida Van, o santa está entre as páginas favoritas no meu note… acompanho você a cada novidade que posta. Mais eu preciso de um impacto maior na minha vida. Eu preciso emagrecer e não sei como começar vejo você levantar a bandeira de que não faz dieta e tals, afinal como você emagreceu? como começou e como é um dia de sua rotina normal? você fez academia no inicio?

    • Vanessa Musskopf 13/01/2014 às 00:06

      Oi Polly! Só emagreci depois que eu me livrei da “mentalidade da dieta”. Antes eu fazia “dieta” perdia peso que eu queria e logo em seguida engordava tudo de novo.
      Tive que trabalhar o lado psicológico também. Fiz terapia por um tempo e passei a levar a minha alimentação como um estilo de vida, sem nóias. Procuro fazer substituições saudáveis e passei a me exercitar DIARIAMENTE, coisa que eu não fazia antes da reeducação.
      Faço academia pelo menos 3x na semana (4x ou 5x se sobra tempo), vou e volto a pé para o trabalho todos os dias (são 40 minutos de caminha intensa pra ir e para voltar).
      Milagres não existem! É mais simples do que parece, mas a gente adora complicar. E a indústria do emagrecimento é quem lucra com isso, colocando na nossa cabeça que precisamos da cápsula XYZ ou do alimento ABC para emagrecer, senão nada feito. BESTEIRA! Até feijão com arroz emagrece se inserido num plano especifico para sua necessidade e seu gasto diário.
      Hoje eu como muita fruta, muito legume, diminui o glúten e a lactose, mas de vez em quando como um pãozinho na chapa sim! Isso funcionou para mim, mas não existe uma fórmula que funcione pra todo mundo, se existisse a Gisele Bundchen tava cheia de concorrentes, né? ;-)
      Acredito que emagrecer e viver uma vida mais saudável depende muito do nosso auto-conhecimento e da nossa força de vontade para que a mudança seja de dentro pra fora. Demorou um ano para eu perder 15kg, mas cada passo foi consciente e cada hábito foi criado de forma consistente também. Poderia ter sido mais rápido? Poderia. Mas só fiz aquilo que eu conseguia conciliar com a minha rotina e eu só como/tomo aquilo que eu gosto e minhas receitas são simples, pq na verdade eu sou um desastre na cozinha! hehehe <3
      Enfim! É isso!!
      Segue firme: um passo de cada vez!!!! Não te compara com o resultado de ninguém, busca o teu melhor sempre! É ele que importa!

  2. Mara Oliveira 13/01/2014 às 00:28

    E quem não mora em SP, como consegue esse monte de sucos maravilhosos?
    Beijos.

  3. Aline Canteiro 13/01/2014 às 00:51

    Gostei! Quanto capricho! E não é muito salgado o preço… Pena que não entrega no interior de SP…rsrs.

    Beijão!

    • Vanessa Musskopf 13/01/2014 às 09:28

      Um amor né? Já estou bolando uma campanha para eles abrirem filiais em todo o Brasil! hahaha <3

  4. Pollyanne Sales 13/01/2014 às 00:52

    Obrigada, suas palavras me fez um bem enorme!

  5. Biessa 13/01/2014 às 10:09

    Legal Van! Tb fiz detox esse fds, orientada pela minha nova nutri. Tinha bibu com isso de detox, achava que o corpo se limpava sozinho (rs) mas entendi melhor a explicação! Legal!
    Até falei sobre isso aqui, mas vou me retratar :)
    http://chezbiessa.blogspot.com.br/2014/01/sopa-detox.html

    Não senti fome, senti um pouco de fraqueza no inicio de domingo (foram dois dias) mas fiquei impressionada pq ´parecia que estava lavando tudo por dentro mesmo! :-O

    E tb aproveitei pra meditar um pouquinho, cuidar de mim e da cabeça! :)

    • Vanessa Musskopf 13/01/2014 às 10:17

      A gente sente super a diferença, né?
      Uau! 2 dias é um ato de fé e coragem! hehehe Quero ver se me programo para fazer pelo menos uma vez por mês, esse esquema de um dia. Vou conversar com minha nutri!
      Bjão

      • Biessa 13/01/2014 às 18:02

        haha foi tenso, mas sobrevivi. E sem fome!

        Minha nutri deixa uma refeição off por semana DESDE QUE seguida de um dia de detox. Ou seja, sentiu o clima né? Dá até preguiça de dar aquela saída da dieta… hahahaha

  6. Cristiane 13/01/2014 às 14:55

    Boa tarde Vanessa!
    Faz campanha mesmo!! Porque moro em Sorocaba e não vem para cá também!! Os preços estão ótimos e deu água na boca…

  7. barbara 13/01/2014 às 17:58

    Pede para eles virem para o Rio;-)

  8. Carolina 14/01/2014 às 11:07

    Vanessa,
    Simplesmente amei esse post! Há um bom tempo venho pesquisando sobre o assunto em sites gringos e você conseguiu, de uma forma super didática, informar e esclarecer sobre o assunto.
    É uma pena que aqui em Brasília não exista nada parecido… Vou tentar fazer algo similar por conta própria mesmo…
    E assino embaixo da campanha de espalhar filiais do Detox Market pelo Brasil todo… ;)
    Um beijo grande

  9. Dani 14/01/2014 às 11:40

    Oí Vanessa, super legal vc ter compartilhado sua “detox”. Eu assim como vc e muitas outras Divas Poderosas tbm entendi que dieta é furada. Eu comesei uma alimentação voltada para comida: arroz, feijão, frutas, legumes, leguminosas, nozes etc ainada como carne, mas muito pouco assim como derivados de leite, só leite leite e iogurte natural ecologicos. E tbm experimentieren suco verde: “AMEI” tó misturando tudo! Hoje são 10 dias. E já emagreci 1,2g sem passar fome ao contrário fiquei super satisfeita. Minha pela está melhor, meu intestino está em paz

    • Vanessa Musskopf 15/01/2014 às 10:34

      Isso aí, Dani!!! Comendo comida!!! Segue nesse ritmo que é que você vai ver: não tem erro!!
      Bjão e tamo junto!!

  10. Marília 14/01/2014 às 12:20

    Seu detox foi de um dia?
    Isso é uma idéia muito boa! porque fico morrendo de vontade de fazer, mas fico com dó de ficar uma semana toda sem me exercitar ou fico com medo de ficar sem energia pro trabalho…

    • Vanessa Musskopf 15/01/2014 às 10:33

      Sim, um dia só! Bom né?
      Pois é… escolhi o sábado justamente pra não ficar mole no trabalho e aproveitei que não fui malhar pra meditar mesmo! hehehe
      Bjão

  11. natalia 14/01/2014 às 19:39

    Vanessa! Acompanho o blog há algum tempo e agora resolvi comentar… adoro ler teus relatos e receitas! O blog transmite uma verdade muito legal sobre o drama das dietas, porque aqui as coisas acontecem sem o drama que envolve perder uns quilinhos. Parabéns, viu! :)

  12. Paula Del Ponte 15/01/2014 às 16:44

    Oi Van!! Fazer uma detox de um dia é muitoo bom! Esses tempos tentei fazer uma semana inteira, mas fiquei mega irritada e quase comi o pé da mesa com a falta do glúten e da lactose (não sou um ser evoluído ainda, sigo beem apegada aos dois! Hahaha). Me senti lá na época que eu comprava revistas com as dietas do momento e me atirava #quemnunca

    Depois dessa experiência resolvi conversar com a minha nutri e ela incluiu no meu programa um dia de detox (oh a importância da orientação ne?), com suco verde pela manhã, arroz integral, ovo, verduras, legumes no almoço e janta e frutas nos intervalos. Escolhi hoje pra fazer e por enquanto os pés da mesa estão intactos! hahahaha.
    Beijoo

  13. Kessia Moraes 16/01/2014 às 18:42

    Oi Van! Acompanho tu pagina desde o ano passado quando eu começei a procurar modos de “começar a seguir” uma vida saudavel. Na verdade nunca fui fã de exercicios e nem tinha muito tempo pra eles também, meu foco era a universidade. Depois que eu passei na federal aqui do meu estado ( sou do Pará) as coisas só pioraram: tive cinco anos de uma rotina extremamente cansativa e até minha alimentação, que era boa, começou a desandar já que o que eu nao comia em casa (fritura, gordura, sódio em exagero…) passei a comer na universidade por falta de opção e tempo. Me formei em dezembro e tomei vergonha na cara pra conciliar estudos/carreira com cuidados ao meu corpo, afinal, além de estar 3kgs acima do meu peso “ideal” estou extremamente sedentaria e canso só de subir um lance de escadas ( sorte que moro no 1º andar hhaha).

    Adoro os textos e todo seu incentivo ao caminho de uma vida saudavel de corpo e alma, achei seu blog por acaso “gogleando” e virei sua leitora assídua seja no instagram, seja aqui. Como eu estou começando no maravilhoso mundo da vida, e ainda não encontrei uma nutri na qual eu sinta “confiança” aqui em Belém, queria lhe fazer uma pergunta ( quem sabe um dia, um post haha): Qual o melhor tipo de arroz? Se tem algo que eu não consigo deixar é o arroz. Ví um post seu falando sobre a quinoa, mas eu acho um pouco drastica pra mim haha quero ir aos poucos… é melhor substituir o arroz branco pelo integral? pelo parbolizado? Porque?

    Desde já feliz ano novo e parabéns pelo seu blog! És um exemplo!

    • Vanessa Musskopf 28/01/2014 às 18:25

      Oi Kessia!!! Gostei da tua dica, vou pesquisar e montar um post sobre o arroz!! Mas o que eu posso te dizer por agora é prefira o arroz integral!!!
      O arroz branco passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. Já, o arroz integral, não é polido, e portanto, preserva os nutrientes! Ele é rico proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras. Só demora um pouco mais pra cozinhar, mas dos males o menor não é mesmo!
      Beijão

  14. Patricia 16/01/2014 às 21:55

    Pena que eles só entregam em SP!!!! :'(

  15. Rachel 18/01/2014 às 23:53

    Passando pra conhecer e adorei o seu site! Parabéns!!! Bjs e mais sucesso

  16. Paula 20/01/2014 às 03:47

    Oi Van! Esses dias vi uma dessas ditas ”musas” fitness falando que não comia frutas, pq eram açucar puro e atrapalhavam a dieta. Achei loucura, pois é fruta né. O que tu achas sobre isso? Ah também no mesmo post vi algo sobre combinar a fruta com outro alimento. Mas não entendi muito! Eu como sempre alguma fruta/suco no café da manhã e nos lanches durante o dia. Beijão

    • Vanessa Musskopf 20/01/2014 às 10:01

      Oi Paula!!! Tem um nome pra isso… se chama “NEUROSE”. hahaha! Aposto que ela se entope de whey, mas fruta não pq fruta é “perigoso”. Afff… Cada caso é um caso, e se vc não tem nenhum problema de saúde, pode e deve comer frutas! São ricas em fibras, vitaminas, minerais e, claro, elas têm açúcar (frutose), mas isso não transforma elas em abomináveis seres do mal, sabotadores da dieta. Uma coisa que ninguém comenta é que elas produzem menor aumento na glicemia (glicose circulante no sangue) quando comparada a quantidades de outros carboidratos (como amido, por exemplo, que está presente em vááários suplementos vendidos por aí).
      O índice glicêmico da frutose é de 32 e o da Maltodextrina por exemplo 137. (fonte: Optimal Health)

      Já o lance de combinar fruta com uma proteína ou gordura eu até acho bacana e aprendi isso na reeducação. Essa combinação diminui um pouco o índice glicêmico da fruta, ou seja, a velocidade que ela vira açúcar na corrente sanguínea. Você pode combinar uma fruta com algumas nozes e castanhas por exemplo. Isso ajuda até controlar melhor a fome pq evita esses picos. Mas não precisa pirar com isso não! Se puder fazer, legal. Se não puder aproveita sua pera, sua maçã, seu abacaxi sem grilos! hehehe :-)

  17. Maria 20/01/2014 às 09:05

    Van sobre o suco verde, posso comprar a couve ja cortadinha e congela-la? Ou ela “em folha” é melhor na preparação de sucos? Beijos

  18. Karla Celli 23/01/2014 às 13:21

    Vanessa, primeiramente, Parabéns por sua página!!
    Fiquei tão empolgada com o seu post, que liguei para a Andrea. Pena que moro em Natal/RN!ehehe
    Queria saber oq vem nos sucos, você poderia mostrar as “etiquetinhas” de todos os que você tomou??
    Beijos e parabéns mais uma vez!!

    • Vanessa Musskopf 24/01/2014 às 17:05

      Obrigada, Karlinha!
      É uma pena mesmo que não tenha esse detox em todo o Brasil, né? Pq realmente é mto incrível! Me manda um email para blogsantadieta@gmail.com que eu te mando a fotinho das etiquetinhas!
      Bjs!

  19. Alexia Mendes 28/01/2014 às 15:59

    Oi Van!!!
    Que prazer enorme conhecer seu Blog. Esse post em especial…me identifiquei muitoo!!!
    Não sou de comentar nos Blogs que sigo, sempre fico no anonimato, mas senti a necessidade de compartilhar com você e com seus seguidores minha experiência.
    Faz 3 semanas que iniciei com o “dia detox”. Esse dia acontece uma vez por semana e nesse dia me alimento apenas de suco(escolhi sexta-feira). Não sinto fome, tontura, apenas uma leve dor de cabeça no finalzinho da tarde, mas logo passa. Os ingredientes utilizados são de acordo com meu gosto e após muita pesquisa sobre o assunto.
    2 fatias de abacaxi
    1 folha de couve
    meia maça
    1/4 de pepino
    água(não gosto de água de coco)
    hortelã e gengibre a gosto
    Sou totalmente contra radicalismos, não faço dietas nem regimes, até pq já fiz muito isso e foram tentativas frustradas, sempre passava mal e ficava depressiva depois.
    Aderi a reeducação alimentar + atividade física + dia detox : vida saudável.
    Obtive bons resultados nessas 3 semanas, já se foram 4 kilos e o principal é que estou me sentindo muito bem. Até consegui convencer meus pais, que moram no interior a aderir o dia detox e eles estão amando.
    Parabéns pelo Blog!Você é ótima ao passar sua mensagem.
    Beijo enorme de sua nova leitora. Fica com Deus.
    Ah, vou te seguir no instagram ;)

    • Vanessa Musskopf 28/01/2014 às 18:16

      Oi Alexia!! Bem vinda ao time da Santa Dieta!!! :-)
      Adorei saber da tua experiência e que tu conseguiu levar teus pais pro lado VERDE da força!! hehehe Ah adorei tua receitinha também! Sabe que eu não me dei mto bem com o pepino no suco… ai não sei, não me desce! Vou tentar tua receita pq eu adoro abacaxi!!
      A gente se vê lá pelo insta!
      Beijão!

  20. Cibeli 04/02/2014 às 21:33

    Tbm fiz a dieta Detox com o kit da Detox Market e é simplesmente sensacional! Vale muito a pena! os sucos são deliciosos, a sopa idem….só não curti muito o leite, mas ok…. dá para tomar!!!!

  21. Nossa parece muito bom mesmo, não tem a possibilidade de montar o próprio suco como nos sucos detox que fazemos em casa, mas não tem como dizer que não seja incrivelmente prático!Adorei :)

  22. Brenda 19/04/2014 às 15:12

    Oi, Vanessa.

    Conheci seu blog hoje e to adorando! Suas linhas de pensamento são muito parecidas com a minha: não acredito muito em dieta porque cada organismo é diferente do outro e você acaba sofrendo psicologicamente por dar mais vontade ainda de algo que é proibido. Comecei lendo a matéria da diferente entre nutri e endócrino, pois tive essa dúvida ontem.

    Estou tentando mudar meu pensamento para uma alimentação mais saudável (acredito que o primeiro passo é a mente, depois a boca), mas isso demora um pouquinho, né? :(

    To me exercitando mais, mas as tentações do fim de semana são difíceis… Espero encontrar aqui a motivação para diminuir os alimentos ruins da minha vida!!

    Bjs e parabéns <3

  23. Mayara 14/05/2014 às 20:45

    Boa noite, qual o nome do livro?Obrigadaa

  24. Bárbara 09/01/2015 às 12:45

    Olá, bom dia. daqui a 15 dias eu viajo e já tenho um corpo legal, só queria secar mais a barriga, afinal vou pro nordeste e quero está linda no biquini. Preciso de um help, oq posso fazer nessa reta final? Existe alguma possibilidade de salvação ? hahaha, beijo e adorei o blog :*