Dicas de livros “além da dieta”!

Já faz um tempinho desde que eu escrevi um post (clica aqui!) com algumas recomendações de livros que vão muito além da dieta. Demorei um pouco, mas hoje eu volto com mais opções de leitura! Espero que gostem!

anticancer capa

1.  LIVRO: “Anticâncer” Autor: David Servan-Schreiber Editora: Objetiva

Ao ler “Anticâncer” a gente entende o porquê de tanto sucesso. Num misto de autobiografia e um compilado de pesquisas, o livro é fácil de ler e traz gráficos e diagramas simples, que nos ensinam a fazer pequenas, mas essenciais mudanças no nosso estilo de vida para lutar contra a mais temida doença da atualidade. Segundo o autor Servan-Schreiber, nosso corpo sabe como combater o câncer, nós só precisamos ajudá-lo com uma nutrição balanceada, exercícios físicos, controle do estresse e evitar toxinas ambientais.

Dentre os militantes da filosofia #COMACOMIDA, Servan-Schreiber é do tipo “moderado” e admite que ainda pouco se sabe sobre o real efeito “anticâncer” de alguns alimentos. Mesmo assim, ele se preocupa em trazer – para cada um desses alimentos – as evidências científicas descobertas em grandes pesquisas. Já na discussão sobre como a nossa mente pode influenciar no surgimento da doença, Schreiber não é nada moderado. Ele é um entusiasta da teoria da “personalidade cancerígena”passiva e reprimida – que permite que os tumores prosperem. Vale MUITO a leitura!

2. LIVRO: “A Coragem de Ser Imperfeito” Autor: Brené Brown Editora: Sextante

Num mundo onde os nossos parâmetros de comparação são editados em photoshop para não terem POROS, CICATRIZES, PINTAS E NENHUM FIO DE CABELO FORA DO LUGAR fica difícil se sentir bonita ou plena, né? Essa constante enxurrada de imagens irreais nos ensinam que ser imperfeito é sinônimo de ser inadequado e fazem com que busquemos o impossível: a perfeição. Assim, aprendemos a esconder nossas lutas e a nos proteger da vergonha, gastando muito tempo e energia criando versões cuidadosamente editadas de nós mesmos para mostrar ao mundo.

No livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, a pesquisadora Brené Brown apresenta o resultado de 12 anos de pesquisa sobre como aceitar a própria vulnerabilidade e ousar sem quem somos, pode nos levar a ter uma vida mais plena no trabalho e nos relacionamentos. Uma das partes que mais me chamou atenção no livro foi a de como os pais podem ajudar seus filhos a serem adultos cheios de autoestima e seguros de ser quem que são. Mamães de primeira viagem, essa é uma ótima leitura para vocês!

Capa O poder do habito.indd

3LIVRO: “O Poder do Hábito” Autor: Charles Duhigg Editora: Objetiva

 “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg, repórter investigativo do jornal The New York Times, não é um livro de auto-ajuda, mas um olhar sério e ao mesmo tempo divertido sobre a ciência da formação e mudança de hábitos. Aqui o autor apresenta principalmente cases de empresas que conseguiram transformar seus produtos em hábitos para os consumidores. Mas antes disso, Duhigg se dedica a explicar de forma simples o que são, como surgem e como podemos mudar nossos hábitos. E muitos dos exemplos utilizados no livro fazem parte do dia a dia de quem está de dieta, como eu e você! ;-)

Embora não exista uma fórmula que funcione para todo mundo, Duhigg é otimista sobre como podemos colocar em prática as pesquisas apresentadas no livro. “Depois que você compreende que os hábitos ruins podem ser mudados, você tem a liberdade – e a responsabilidade – de refazê-los” – conclui ele.

4. LIVRO: “Os Desafios à Força de Vontade” Autor: Kelly McGonigal Editora: Fontanar

“Os desafios à força de vontade” é, como o próprio nome já diz, um livro sobre a força de vontade – essa coisa misteriosa e mágica que nos ajuda a resistir bravamente diante de um pedaço de bolo de chocolate. ;-) Ao longo do livro, a autora Kelly McGonigal dissipa inúmeros mitos sobre a força de vontade e nos apresenta as mais recentes pesquisas sobre o tema nos campos da psicologia, neurociência, medicina e até mesmo da economia. Ela fala sobre “como e por que” a força de vontade é uma força finita (sim, ninguém consegue tem força de vontade 100% do tempo, sabia?) e explica que a força de vontade não é um traço de caráter, ela está mais para um músculo que fica cansado com o uso constante.

Esse é um livro leve, cheio de boas histórias e mais importante: é prático. No final de cada capítulo é feito um resumo com alguns exercícios que você pode fazer em casa e tem também vários macetes para termos uma vida mais produtiva espalhados por todo o livro. (Quero aprofundar algumas dessas dicas do livro aqui! #aguardeeconfie! ;-))

Eu li o livro inteiro em uma semana, ignorando o conselho da autora de ler apenas um capítulo por semana. Por isso recomecei a ler mais uma vez. A autora sugere esse método para que a gente REALMENTE faça os exercícios e com isso absorva as informações e aprendizados.

E a editora Fontanar me encaminhou um exemplar para sortear entre as leitoras!! O sorteio é válido em todo o território nacional e vai acontecer no dia 14/07, segunda-feira que vem! Bora participar?

09

Jul

  1. Mirian 10/07/2014 às 08:45

    Parente pode participar?
    Hahahahahah
    Eu querooooo
    Beijos mamae

    • Vanessa Musskopf 10/07/2014 às 12:09

      HAHAHAHA!
      Pode, mas se tu ganhar vão dizer que é marmelada!!!
      Te amo! Bjos

  2. Carolina 10/07/2014 às 12:15

    Participando do sorteio entusiasmadíssima! Adoro livros que contenham esses exercícios cognitivos ;)

  3. Eline 10/07/2014 às 13:50

    Adorei as dicas!!
    Eu queroooo muito ganhar o livro!

  4. Manuela 10/07/2014 às 18:57

    Van, já quero manipulação de resultados!!! Preciso ganhar esse sorteio e dar um up na minha força de vontade!!!!! ;)

    • Vanessa Musskopf 15/07/2014 às 16:28

      Hahahaha! Ai Manu infelizmente não deu! O Random.org não me deixa manipular em favor dazamigues!! hahahaha
      Bjaooo

  5. Ligia Domene 15/07/2014 às 10:11

    Vanessa e o resultado do sorteio…. to ansiosaaaaa rsrsrsr

  6. Eline 15/07/2014 às 14:18

    E aí? ganhei??? hehehe

  7. Ligia Domene 22/07/2014 às 17:06

    e afinal quem ganhou o livro? não vi o resultado do sorteio
    bjux

  8. Camilla 24/07/2014 às 15:58

    Van, queria te agradecer profundamente por ter me sugerido o livro anticancer para ler. Te mandei uma mensagem uma vez perguntando de um livro que falasse de alimentacao em geral mas também sobre outros males para a saúde também como os tóxicos dos plásticos, o uso do celular, etc. E voce me indicou o Anticancer. Realmente é um livro apaixonante (tem um capítulo que quase dormi, porque era muito teórico, mas só esse, hahahaha). Te faz refletir sobre algumas pequenas mudancas que podemos fazer no nosso dia-a-dia e te dá um pouco de esperanca quanto a essa doenca da atualidade (e do futuro!) que nos está devorando. Moro no Chile e tenho muita pena de que aqui nao se dá tanto importancia ao meio ambiente e a alternativa dos produtos organicos.

    Enfim, queria te agradecer MESMO! pela indicacao, pois amei ler esse livro!!!!! Sublinhei ele todinho, hahahahah!

    Beijinhos!

  9. Nanda 15/09/2014 às 20:05

    Nossa, estou MESMO precisando ler esses livros. Eu não sei o que acontece comigo que eu fico tão desmotivada. Eu sou uma pessoa muito ansiosa e não consigo continuar as coisas se não vejo RESULTADOS. Acho que por isso é tão difícil pra mim. Sei que nada disso é desculpa e sei que estou como estou porque eu me deixei chegar nesse ponto, mas às vezes só parece que as coisas não são pra ser de determinado jeito pra mim. Eu sei que emagrecimento é lento, mas eu queria tanto algum resultado rápido pra pelo menos me dar o primeiro gás. Só que sou totalmente contra remédios. Não tomo de jeito nenhum, nem vivo só de suco igual nessas dietas loucas.
    Esses livros vão me ajudar não só na questão de emagrecimento, mas na vida. To precisando sacudir a poeira e dar a volta por cima!
    Obrigada pelas dicas que você dá sempre. Apesar de nunca comentar, estou sempre por aqui lendo. :D

    • Vanessa Musskopf 15/09/2014 às 20:54

      Oi Nanda!!!
      Tenho certeza que vão te ajudar sim!!! Ler é sempre bom e nos abre a cabeça pra muitos insights que demorariamos muito para termos sozinhas!!!
      Espero que te ajudem como me ajudaram tb!!!
      Bjaoo