Como recuperar a flora intestinal?

Ahhh os antibióticos… maravilha da medicina! Antes deles, uma simples dor de ouvido poderia ser fatal. E disso eu entendo bem! Desde que voltei – de mala e cuia – para Porto Alegre, perdi a conta de quantas vezes tive que visitar o consultório do Otorrino na emergência do Hospital. Segundo uma amiga é porque ainda estou sem “anticorpos gaúchos” e por isso acabei num looongo tratamento com antibióticos para tratar uma infecção que resultou num tímpano a menos.  

Mas antibiótico não é bala de goma e entre todos os seus efeitos colaterais, um dos mais negligenciados é que ele não mata apenas as bactérias ruins do nosso organismo, mas as boas também. Estudos recentes mostraram que mesmo um curto período de tratamento com esses remédios podem alterar a flora intestinal por até quatro anos – ou mais. 

E qual o problema disso?

Há cerca de 2000 anos atrás, Hippocrates – um senhorzinho muito esperto e ninguém menos que o pai da medicina tradicional – disse que “TODA DOENÇA COMEÇA NO INTESTINO”. As 100 trilhões de bactérias que lá habitam participam da digestão, absorção e síntese de diversas vitaminas. Contribuem também na redução de moléculas de colesterol e exercem um importante papel no nosso sistema imunológico. Ou seja, a doença começa no intestino porque é lá que está a base da nossa saúde e por isso que é super importante manter a flora intestinal equilibrada.

Um desequilíbrio clássico que pode ser causado pelo uso de antibióticos, por exemplo, é a infestação por Candida albicans. Como as bactérias benéficas que revestem a parede do intestino foram eliminadas, a Candida (presente naturalmente no nosso organismo) têm a oportunidade de crescer e se tornar a rainha do intestino grosso. Uma vez que isso aconteça elas podem causar lesões nas membranas celulares, levando a uma doença chamada de Síndrome da Hiperpermeabilidade Intestinal. Nela, as células da parede do intestino se ampliam a ponto de possibilitar a passagem de substâncias tóxicas na nossa corrente sanguínea, como bactérias, fungos, toxinas e proteínas não digeridas. Há fortes suspeitas de que essa condição seria a causa direta de inflamações, intolerâncias alimentaresdoenças auto-imunes e até mesmo depressão.

Mas vale lembrar que não são apenas os antibióticos os vilões da flora intestinal: uma má alimentação e o uso indiscriminado de laxantes também tem um impacto muito importante nesse aspecto.

E o que fazer para recuperar a flora intestinal? 

comacomida

Item indispensável e conselho número 1 para uma vida verdadeiramente saudável. Afinal, uma dieta baseada em alimentos industrializados, processados e refinados não é saudável nem aqui, nem na lua. Mas ainda existem outras dicas que você seguir para restaurar a sua flora. Anotaí!

canja

Quando você ficava doente, sua avó não fazia uma canjinha de frango (aquelas com osso e tudo) por acaso. A sopa de galinha com osso, legumes e tudo o que a gente tem direito repõe no nosso organismo diversos minerais e outras substâncias benéficas a nossa saúde, incluindo a glutamina. A glutamina é um aminoácido super importante que atua na manutenção do sistema imunólogico.  Além disso, estudos têm mostrado que existe uma relação significativa entre a glutamina e a reparação do revestimento epitelial do intestino. 

alimentosfermentados

É o caso do picles, dos chutneys, do chucrute, do kefir, do iogurte caseiro… e todos aqueles alimentos que foram obtidos através da ação de bactérias ou fungos. Não precisa fazer cara feia não, porque os benefícios são inúmeros! A fermentação além de aumentar o teor de vitaminas e enzimas dos alimentos, ainda os deixa repletos de microorganismos probióticos que auxiliam não só na digestão, mas na defesa do organismo.  

probioticos

Os probióticos são microrganismos vivos – que se consumidos em quantidades adequadas – trazem benefícios à nossa saúde. Converse com uma nutricionista! Existem muitas opções no mercado e uma delas pode ser a mais adequada para você.

próbioticos

24

Sep

  1. Cristina 24/09/2014 às 16:04

    oi flor….seu post veio a calhar….estou tomando antibiótico por conta de uma infecção urinária e domingo já termino. Não sabia que era preciso repor os bichinhos da flora intestinal. Adorei as dicas. A princípio vou providenciar uns Yakults na geladeira. Sei que lá tem bichinhos as pampas! beijos querida! Sucesso sempre!

    • Vanessa Musskopf 24/09/2014 às 20:06

      Oi Cris!
      Que bom que esse post veio em boa hora!!! Eu ainda tenho mais 10 longos dias de antibiótico, mas já comecei a reforçar a bicharada desde já!! hahaha
      Beijão e melhoras pra ti!!

  2. Fernanda Moncks 25/09/2014 às 10:23

    Amada, espero que logo tu fique 100% do ouvidinho e todas esses contratempos da vida gaúcha.
    Como eu te disse, viver aqui é para os fortes (em termos climáticos). hahaha
    Mas tenho certeza que já estás adquirindo os anticorpos gaúchos!
    hahahah
    beijooo

    • Vanessa Musskopf 25/09/2014 às 16:15

      Amaadaa! Obrigada!!!
      Realmente tem que ter uma saúde de ferro, mas agora depois dessa acho que recuperei todos meus anticorpos dos pampas! hahahaha
      Beijãoo

  3. Erika 25/09/2014 às 14:21

    Passei por isso recentemente, tomei 7 dias de antibióticos para uma sinusite e assim que acabei começou o inferno da Candida. E esses médicos que não avisam pra gente se prevenir logo, gente? Que custa?

    • Vanessa Musskopf 25/09/2014 às 16:11

      Pois é… e é algo tão simples né? Aí a gente trata uma coisa e piora outra!!! Mas espero que essas dicas te ajudem!!
      Melhoras pra você, Erika!!!
      Bjao

  4. Gisela 25/09/2014 às 15:58

    Vanessa
    Todas as vezes que fiz uso de antibiótico utilizei em paralelo o Yakult, mesmo sendo industrializado com pouquíssimos microorganismos vivo e contendo açúcar, que acaba alimentando os microorganismos do mal também! Meu ginecologista chegou a indicar para acabar com a candidíase até mesmo compressa nos lugares mais irritados com o próprio Yakult..
    Recentemente minha nutricionista indicou esses probióticos de farmácia, mas ainda não testei. Você está usou?! Gostou?
    E por fim, você já ouviu falar do Rejuvelac? E da Conceição Trucom?
    https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/422-rejuvelac.html
    https://www.youtube.com/watch?v=Ioj2ckwogok
    Dá uma olhada nesses sites.. quem sabe possam te ajudar também!
    Beijos

    • Vanessa Musskopf 25/09/2014 às 16:09

      Oi Gi!
      Pois é! Minha nutri não recomenda o Yakult, pois tem açúcar e como você bem disse alimenta as bactérias do mal!
      Eu estou tomando esses próbióticos da foto, aliás no início da reeducação a minha nutri já tinha incorporado eles no meu dia a dia. Eu gosto bastante!
      E morro de curiosidade de fazer o rejuvelac, mas nunca fiz! Adorei os links! Informação sempre é bom!!!
      Bjaooo

      • Gisela 29/09/2014 às 11:04

        Vanessa

        Acho que tudo depende do grau do estrago causado ao organismo!

        Minha nutricionista diz que o Yakult tem poucos “lactobacillus”, mas mesmo assim para mim ajuda muito!!! Ela manteve no meu cardápio um potinho todos os dias..

        Outra coisa que ajuda muito a fortalecer nosso organismo é a acupuntura! Sou apaixonada por essas agulhinhas, tão apaixonada que apesar de ser arquiteta acabei me formando em acupuntura também, precisava entender como as agulhas podem proporcionar tantas “alegrias” para nosso organismo .. ehehehe..

        Beijos e melhoras.

        • Vanessa Musskopf 29/09/2014 às 13:01

          Pois é, Gi! Por isso que sempre falo que nutrição não é ciência exata! hehehe! Cada nutri tem sua conduta e cada corpo reage de uma forma diferente, tem q ir testando o que funciona pra você!
          Genteee que máximo! Nunca fiz acupuntura, acredita? Mas já li muito sobre os benefícios!! Louca pra testar um dia!!
          Bjo bjo

  5. Andresa Trentini 27/09/2014 às 16:40

    Oi Van,
    Há mais de 15 anos, quando eu tinha 13 anos de idade e era bem gordinha, um endocrinologista me passou um remédio para emagrecer (sim, remédio para emagrecer para uma criança de 13 anos.) O tratamento só durou um mês (graças a Deus! Rs) pois eu tinha efeitos colaterais bem complicados para uma criança e ainda perdi a flora intestinal. Fiquei muito doente! O estrago foi tão grande que o tratamento para recuperar a flora durou 1 ano! Enquanto isso eu passei por muitas situações constrangedoras, pois nada do que eu comia “parava” em mim. Foi complicado! Não me adaptei ao remédio que eu tinha que tomar para recuperar a flora. Se não me engano, chamava Leiba. Então o médico me “receitou” yakult. Tomava yakult 3 vezes por dia. Tinha que levar para escola e acabava tomando em temperatura ambiente. Horrível! Rs Funcionou, mas hoje tenho pavor de yakult. Não posso nem ver que arrepio. Rs

  6. Carolina 27/10/2014 às 14:07

    Oi Vanessa, faz pouco tempo que encontrei seu site.

    Alguns episódios recorrentes de infecção urinária me levaram a muito antibiótico e pouco resultado. Faz quase um mes que entrei em uma dieta sem grãos, sem açúcar, sem leite, frutas e oleoginosas somente as da lista do médico. E probióticos. A ideia é fazer essa limpeza no organismo, recuperando a flora e as boas bactérias.

    Obrigada por falar sobre o assunto e pelas receitinhas que tem me ajudado bastante.

  7. Karisa Seabra 16/06/2015 às 13:35

    Descobri isso de um jeito bem dolorido e assustador. Tive uma inflamação no útero e meu ginecologista prescreveu 2 antibióticos. Logo que comecei tomar sentia uma dorzinha do lado direto em baixo da costela que ia e voltava, depois comecei perceber que a digestão estava cada vez mais difícil e eu estava arrotando muito… Pensei em comer coisas leves por um tempo pra ver se melhorava… Achei que tinha melhorado até que como umas besteiras e tive uma indigestão, no começo achei que poderia ser o fígado comecei tomar boldo direto!!! depois disso tive uma dor aguda que fui parar no pronto socorro e me disseram que era apendicite ou pedra na vesícula e talvez precisasse operar. Imagina o susto, fui correndo consultar um gastro!!! Fiz os exames mas ele ja me prescreveu probioticos em cápsulas e tudo melhorou como mágica!!!! Hoje fiz o exame de ultrassom e não tinha nada!!! Tudo perfeito!!! O problema msm era a falta dos bichinhos!!!!