Mil e uma receitinhas com Grão-de-bico!

Ele não está nas capas de revistas como o novo super alimento da temporada, não seca barriga em 1 semana e também não é vendido em cápsulas, mas existem mil motivos para você pegar um saquinho de grão-de-bico na próxima vez que for ao supermercado! O grão-de-bico é uma fonte riquíssima de proteínas e carboidratos complexos (aqueles que são digeridos lentamente e que por isso evitam picos nos níveis de insulina), além de fibras e muitas vitaminas e minerais essenciais. Olha só!

graodebico

Estudos mostram que o consumo regular pode ajudar no controle do diabetes e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. E tem mais: o grão-de-bico ainda ajuda no desenvolvimento de bactérias “do bem” no intestino grosso — ele contém o tal de amido resistente (aquele que não sofre a ação das enzimas digestivas) e serve de “alimento” para essas bactérias. Dentro do intestino elas lutam contra as bactérias que fazem mal, diminuindo seu desenvolvimento e favorecendo nosso sistema imunológico. As bactérias boas também podem ajudar na absorção de certos nutrientes, como o cálcio, e oferecem proteção contra o câncer colo-retal.

Ahh.. e faltou falar do triptofano! Sim, o grão-de-bico é uma boa fonte desse aminoácido que no organismo se transforma em serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”. Mas por ser um primo próximo da soja, algumas pessoas tem o risco de desenvolver uma alergia, com sintomas como diarreias vômitos, náuseas, coceira, tosse, congestão nasal e até dores de cabeça. Consulte uma nutri!

Aqui em casa, o grão-de-bico é rei e vai para saladas (frio mesmo!), ou é servido quentinho, como sopa, hamburguer ou refogado com alguns legumes. Mas a receita mais versátil, na minha opinião, é o Hommus. Essa delicinha árabe é super prática para levar de lanche e servir de acompanhamento (ou “dip” para as phynas!) da cenoura, do pepino e do aipo/salsão. Fazer hommus é super fácil, basta saber pilotar uma panela de pressão #medo. Anotaí!

Ingredientes:

2 xícara (chá) de grão-de-bico

2 litros de água

½ colher (chá) de sal

1 dente de alho

1/3 xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)

1/3 xícara (chá) de suco de limão

Mas o preparo tem alguns outros segredinhos…

Segredinho nº 1: Deixe os grãos de molho no dia anterior. Algumas pessoas ao comer grão de bico podem ter dores abdominais e inchaço. Isso acontece porque o grão não foi fermentado, gerando os gases!  Todos os grãos contém fitatos (ácido fítico) na sua camada mais externa. Os fitatos impedem a absorção de minerais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e o zinco no trato intestinal. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a deficiências dessas substâncias e ainda causar problemas como a síndrome do intestino irritado, por exemplo.

Deixar os grãos de molho neutraliza a ação do ácido fítico. A dica é da super culinarista Pat Feldman, que recomenda um mínimo de 7 horas de molho em água com algumas gotinhas de limão para fermentar os grãos e de quebra aumentar seus benefícios nutricionais!

No dia seguinte, retire a água da fermentação e ponha o grão-de-bico numa panela de pressão com 2 litros de água e cozinhe por aproximadamente 1 hora ou – se você não tem (coragem de usar) panela de pressão – pode cozinhar até que ele esteja BEM macio.

Segredinho nº 2: Retire a casca do grão de bico. Depois de cozido, uma dica é retirar a casquinha do grão de bico. Esse processo dá um pouco de trabalho, mas o hommus fica com a textura muito mais cremosa. Eu raramente tiro… tenho pressa e tenho FOME! ;-)

Chegou a hora de bater num processador ou liquidificador o grão de bico + o alho, sal, tahine e o limão. Como eu não tiro a casquinha, uso a dica nº 3 para ele ficar mais cremoso….

Segredinho nº 3:  coloque mais um pouco da água do cozimento. Você pode adicionar mais ½ xícara da própria água do cozimento para ajudar a dar uma cremosidade ao hommus. Bata até ficar bem homogêneo e pronto!!! Guarde na geladeira com filme plástico bem encostadinho no hommus para ele não “secar”.

Existem dezenas de receitas e as meninas do site Dedo de Moça fizeram esse esqueminha lindo com algumas delas e tomei a liberdade de dividir aqui no blog. Escolha uma e se joga!

hommus1

 

hommus2

16

Oct

  1. Jussara Tuma 16/10/2013 às 13:04

    Van, sabe o que anda ganhando a cena lá em casa feito de grão de bico? Nhoque!!! A receita é da Rita Lobo, facílima de fazer e MARAVILHOSA!
    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 16/10/2013 às 16:41

      Vou procurar, Ju!!! É difícil fazer as bolinhas?
      Bjs

      • Jussara Tuma 17/10/2013 às 15:22

        Nada, menina!!! Maior moleza!!! Só não dá pra decidir de última hora, porque o grão de bico tem que ficar de molho de um dia pro outro, depois demora um tequinho pra cozinhar na pressão, né?
        As bolinhas são a parte fácil!!!
        Procura e testa! É uma delícia!!
        Beijo

  2. Joana 16/10/2013 às 13:36

    grão de bico é o grande amor da minha vida. tenho uma receita de hamburger de grão de bico com abóbora. é de comer rezando! se quiser testar:
    http://vamos-emfrente.tumblr.com/post/62070532774/hamburger

    beijos!

  3. Jaque 16/10/2013 às 14:36

    Queria imprimir essa arte e colocar na parede da minha cozinha! Qts ideias ótimas!! =)
    Eu faço as vezes estilo “snack”, cozinha o grão-de-bico normalmente, mas não precisa deixar muito macio. Depois coloco numa assadeira, rego um azeite, ervas e tempeirinhos e levo no forno por uns 30 minutos.
    Depois de frio, coloco em saquinhos e carrego como lanchinho. =)

    • Vanessa Musskopf 16/10/2013 às 16:40

      Que ideia MARA, Jaque!!! Amei e vou fazer em casa!

    • Sabrina Accioly Corrêa 21/07/2014 às 17:04

      Bá, virei fã do grão de bico assado! Experimentei outras receitas e não gostei, mas assado com azeite e um pouquinho de sal ficou ótimo!

  4. Torradas 16/10/2013 às 15:24

    Achei seu Blog uma gracinha, parabéns!
    Grão de bico?! Passo!

    Beijos

  5. Ludmila 16/10/2013 às 16:36

    Menina, que site Ó-T-I-M-O!!! Aliás, megamente ÓTIMO!!! Sempre me pergunto: “será que existem sites úteis na net?” é TANTO LIXO NA REDE =( … Encontrei!!! Além de útil é super bonito, colorido, bem escrito, bem explicado. Olha, vc está de parabéns. Vou curtir no face e mostrar pra um monte de gente que se liga em alimentação.
    Um beijo =)

  6. Ludmila 16/10/2013 às 16:37

    Ah, e vc tá MUITO certa. Dieta não serve pra nada que preste; sou só mais uma na estatística. =)

  7. Débora Vasconcellos 16/10/2013 às 18:52

    Oi Vanessa,

    Encontrei seu site ontem por acaso, através de um link aqui, outro ali… e só tenho que dizer: Parabéns!

    Seu site é realmente S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!! Layout ótimo de ler, post muito bens escritos, informações REALMENTE úteis, e não CTRL+C & CTRL+V como costumamos ver muito na net!

    E me identifiquei também com o seu equilíbrio, de deixar o radicalismo das dietas malucas de lado e tentar equilibrar a alimentação! Ontem mesmo comecei a tomar o suco verde, e confesso que só me animei mesmo quando vi a sua dica de fazer o gelinho de couve e outras folhas. Nossa, agora não tenho desculpa para deixar de tomar toda manhã!

    Muito obrigada por compartilhar suas experiências, e tenha certeza que é fonte de inspiração para muitos!

    PsS: site grandioso merece comentário longo!! rs

    Bjs! Estarei sempre por aqui!

    • Vanessa Musskopf 17/10/2013 às 11:40

      Débora bem vinda ao Santa!!!! Obrigada pelo comentário e espero te ver mais vezes por aqui, viu? Tamo junto!!
      Bjao!

  8. Eve 16/10/2013 às 20:01

    Comecei a consumir mais grão de bico numa época em que tentei cortar a carne da minha dieta (não consegui), por causa da quantidade de proteínas do grão. Continuei consumindo porque aqui em casa todos gostam, faço mais como se fosse o feijão mesmo, e as vezes kibe assado.
    Mas agora sabendo dessas outras vantagens, fiquei mais animada ainda a continuar usando.

    • Christiana 31/05/2015 às 15:55

      Oi Eve, vc poderia me ensinar cm vc faz ele???

  9. Bruxa do 203 16/10/2013 às 20:23

    Além de trazer tantos benefícios para a saúde, ainda é uma das melhores coisas do mundo!!!!!

  10. Priscila 17/10/2013 às 14:12

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :)
    só que aqui nao tem tahine, Van, rola bater o gergelim junto?
    Bjs

    • Vanessa Musskopf 17/10/2013 às 14:58

      Boa pergunta, Pri! Me deixou com aquele ponto de interrogação na cabeça! Será que rola? Se tu fizer e der certo me conta?
      Bjoooo

      • Priscila 18/10/2013 às 11:35

        ou tentar sim… dá prá fazer sem tahine tb, só q diz que o gosto é muito bom :)

  11. Thais 17/10/2013 às 18:05

    Oi Vanessa, estou comentando pela primeira vez! Queria dizer que adorei o blogue e estou lendo inteirinho (parei no post da calça 38, amanhã continuo, rs), e fiz os cookies de banana com quinua em flocos, que era o que tinha em casa! ficou MÁRA!
    beijos

  12. Flor 19/10/2013 às 16:44

    Oiiieee, amei seu site!!!!
    AMO grão de bico.
    Faço um quibe de grão de bico que fica maravilhoso, só que nunca deixei de molho de um dia pro outro. É só deixar na água msm? E depois de deixar de molho qndo for usar lava o grão de bico pra por na panela???
    Ahhh, e vc consome qntas vezes na semana?
    Bjo, bjo! Estarei por aqui sempre.

    • Vanessa Musskopf 22/10/2013 às 14:49

      Oi Flor! Eu coloco umas gotinhas de limão junto para fermentar e depois eu troco a água!!!
      Quanto ao consumo depende da inspiração e da fome! hehehe
      Bjao

  13. Marcelle 21/10/2013 às 22:16

    Vanessa, descobri seu site hoje e adorei. Já li todos os posts e me identifiquei muito. Voltarei sempre! Parabéns pelo blog!

  14. Fernanda 22/10/2013 às 10:09

    Van, bem que você poderia fazer newsletter do blog, pra gente receber seus posts pelo feedburner, mailchimp e etc…

    No meu trabs a internet tem mega bloqueios, e fico triste de acompanhar tão pouco seu santo blog!!! Pensa nisso!

    • Vanessa Musskopf 22/10/2013 às 10:36

      Que o teu chefe não leia esse comentário! hahaha
      Pois é, Fer! Tô vendo essas mudanças pq várias meninas tem me pedido o mesmo!! Acho que até o início do ano que vem – quando eu migrar de servidor – já consiga implementar essas mudanças!
      Bjaoo e não me abandona! ;-)

  15. Marina 26/10/2013 às 01:13

    Menina, descobri hoje seu site pelo facebook de uma amiga.. Amei aqui!!

    Comentários a parte, grao-de-bico virou meu forte aqui em casa depois que cansei de comer feijão, me irrita um pouco ter de tirar a casca.. mas rapidinho fica pronto e adoro!

    • Vanessa Musskopf 28/10/2013 às 15:08

      Bem vinda, Marina!!!
      Eu também tenho preguicinha e por isso às vezes mando ver com casca e tudo! Hahaha! Bjão

  16. barbara 25/11/2013 às 14:48

    adorei as dicas e ontem usei minha panela de pressao pela primeira vez;-) Tudo deu certo, deixei de molho por volta de 8horas, mas para cozinhar na panela de pressão bastaram 15 minutos depois de ter começado a apitar, foi super rapidinho e já estava bem macio. Nao tive paciencia pra tirar as cascas, mas ficou uma delicia! Valeu pelas dicas!!!

  17. janete 22/01/2014 às 17:29

    achei vcs por acaso
    quero colaborar dizendo que para tira ogostoruim do suco de couve eu acrescento um ga lhinho de hortela e nem sinto gosto de couve. experimentem ´´e muitomagico

  18. Carolina 13/02/2014 às 12:05

    Eita blog legal, tem tudo o que eu gosto! :)

    Adoro grão de bico, e pra ganhar tempo comecei a comprar um da marca Vapza, cozido a vapor e embalado a vácuo. Aqui em São Paulo já vi em quase todos os supermercados. O que mais gosto de fazer é bater o grão num processador com cenoura, salsinha e cebolinha, azeite, pimenta e farinha de arroz. Resultado: um hamburguer delicioso e saudável :)

    Parabéns pelo blog, estou adorando!

  19. Júlia 15/02/2014 às 03:24

    Vanessaaa!!
    me dá uma diquinha? se eu quiser ele sequinho, pra colocar numas saladas que levo para comer no trabalho, o preparo é o mesmo? bjs!

  20. Cristovão 19/02/2014 às 11:31

    Gostei sobre o beneficios do Grão de bico, farei dele a minha dieta, pode consumir o grão em latado?

    • Vanessa Musskopf 23/02/2014 às 18:39

      Oi Cristovão! De preferencia cozinhe o seu proprio grao de bico! O enlatado tem substancias quimicas como conservantes que sao prejudiciais a saude!
      bjs

  21. IZABELA FRANÇA HERRERA 11/03/2014 às 12:33

    Que delíciaaaa!!! Excelentes dicas. sem esse apelo exagerado de alguns sites de saúde…
    Sensacional.

  22. Deusa 11/03/2014 às 22:58

    Adorei seu blog.
    Estava de férias no Peru (lago Titicaca) e, por lá se come muito é o quinoa. É sopa de quinoa como entrada e “trucha” grelhada com quinoa (no lugar de arroz) com cenoura raladinha. Uma verdadeira delicia… E, começei a procurar receita sobre quinoa em vez de arroz.
    Foi assim que vim parar no seu blog. Não paro de ler, aliás já li todos seus textos e tema. É uma leitura agradável e descontraída.
    Graças a Deus, minha alimentação foi desde pequena voltada para legumes, peixes, carne 1x por semana. E, o grão de bico também sempre esteve presente. Quando estou com preguiça faço essa comidinha (receita desde minha infância): grão de bico (= segredo1) + batata, cenoura ( picadinhas no vapor) + ovo fervido + tomate picada com semente + cebola em rodelas + salsa, cebolinha + azeite + ATUM ( pode ser o enlatado) ou bacalhau.

    Obrigada pelas dicas e pelo belo texto…

    • Vanessa Musskopf 12/03/2014 às 15:59

      Adorei a receitinha, Deusa!
      Obrigada pelo carinho, bem vinda ao Santa Dieta!!

  23. andrea 04/04/2014 às 13:54

    Adorei tudo, as dicas, as receitas amei parabéns.

  24. Isabel 25/06/2014 às 08:34

    Parabéns, ótimas dicas!!
    bjs.

  25. SUELI 02/07/2014 às 16:16

    ESTAVA OLHANDO SEU SITE PROCURANDO O QUE FAZER COM GRÃO DE BICO, CANSEI DO FEIJÃO PRETO,AQUI NO RIO DE JANEIRO,QUERO COISAS DIFERENTES ,AMEI SUAS RECEITAS,VOU FAZER OS HAMBURGUES DEVE FICAR MUITO BOM. AMEI SUAS IDEIAS,SE PODER ME MANDE, OBRIGADO.

  26. Jacqueline 17/07/2014 às 21:25

    Eu adoro grão de bico!!! Faço de muitas formas…a que mais gosto é quando faço um bom frango caipira com grão de bico( o grão tem que está previamente cozido) antes do frango acabar de cozinhar deve juntar o grão para ele ganhar o sabor do molhor…uma delícia!!! Outra receita que adoro é sopa de grão, eu faço a minha maneira, mas quem quiser provar essa maravilha na net tem muitas receitas com grão, essa maravilha da natureza!!!

  27. edneia costa 31/07/2014 às 00:59

    amei tudo isso paeabens …

  28. edneia costa 31/07/2014 às 01:01

    amei tudo isso ,site tudo de bom ,parabens…

  29. Elaine 10/08/2014 às 10:41

    Olá Vanessa, adorei as dicas! Mas tenho uma pequena dúvida!
    Todas essas reitas com o Grão de Bico são como uma pasta, certo!
    Isso é um tipo de MISSÔ caseiro?
    Obrigada
    Abç Elaine Bonetti
    (10/08/2014)

  30. Silvia Maria Soares 20/08/2014 às 16:34

    Amei o site,tem dicas ótimas quanto ao Grão de bico, nos supermercados tem a opção de caixinha já cozido eu sempre passo em agua corrente pra tirar o um pouco do Sal, mas o Homus fica excelente Fica a Dica !!! Bjs

  31. Talita 28/10/2014 às 12:52

    Oi, Vanessa!
    Também amo grão de bico, mas geralmente eu faço ele em substituição ao feijão e coloco um pouquinho de açafrão. Fica uma delícia!
    Bjs

  32. Selma Maria Linhares M. Lopes 31/10/2014 às 14:57

    Adorei as dicas, vou segui-las. Eu nunca cozinhado o grão de bico,só comia em restaurante, mas agora a minha irmã está de regime, comprou e estou fazendo em casa.Valeu 10. Um abraço fraterno

  33. Roseli Ramos 01/11/2014 às 00:52

    Olá, Vanessa!!!Seu site é muito inteligente e útil, sou muito grata! Sucesso Sempre!!!

  34. Vanessa Bertolini 19/11/2014 às 10:05

    OOOiii Chará…rsrsrs!!! Estou aqui pra te agradecer por tanta dedicação e capricho com essa pagina. Estou em uma luta com a balança e aprendi aqui que não adianta parar de comer, o que resolve mesmo é comer direito! BJOS E PARABENS!!!

  35. Simone 27/12/2014 às 12:11

    Sempre que preciso saber Como preparar um alimento venho no seu blogue. Adoro! Muito bom! Parabéns pela riqueza de detalhes.

  36. Adriana 07/04/2015 às 08:57

    Adorei as dicas, o q eu faço é cozinho muito e congelo pra sempre ter dísponivel qdo necesite, a minha dica q não é tão saudável mais muito gostosa, acho que pode ser.feita em forno , nunca tentei . Depous de deixar o grão de molho passar num processador até obter uma farinha fininha digo o grão cru, serve como pasta para empanar frango e vegetais, é uma receita indiana, qdo já tenho o creme grosso eu tempero com curry, paprika, sal, cravo, cuminho e coloco tirinhas de cenoura, batatinhas, cebola e o q tenho e faço uma bola com as mão e levo pra fritar, fica bem crocante . Os indianos fazem muito cim brocolis e batatinha machucada cobrindo aí padsam na pasta de grão de bico e fritam, fica simplesmente divino se chama pakura, mbém gosto de misturar no bolinho de bacalhau da muita consistência a massa, o mesmo pode se fazer com crowuetas de frango e levar ao forno, também uso na torta de repolho no lugar da farinha de trigo., e o creme cozido fica umsa maravilha se usado na sslada de batatinha substituindo a maionese.
    Beijos a todas e parabéns pelo maravilhoso bloq..

  37. Vera Lúcia de Paula 01/05/2015 às 17:12

    Adorei de montão, quantas receitas ótimas, dicas maravilhosas.
    Estarei sempre por aqui querendo mais dicas e receitas. Obrigada por nos ajudar, muito bom, bjs……

  38. Alline 09/07/2015 às 14:28

    Olá, boa tarde queria essa receita de hambúrguer de grão de bico com abóbora, se tiver gostaria que me enviasse :)

  39. Magaly Almeida 16/07/2015 às 23:00

    Simplesmente encantada com tanta criatividade! O blog é simplesmente incrível. Nunca comi grão de bico, vou iniciar o uso na próxima semana, estou na fase da desintoxicação, mas já estou apaixonada pelo grão de bico, quantas coisas são possíveis fazer. Parabéns a vc Vanessa pela iniciativa e parabéns a todas as pessoas que seguem o seu blog. Show!!!

  40. Marlene Camargo 19/07/2015 às 13:04

    Oi Vanessa, entrei em seu blog pela primeira vez hj; amei!!! Delicioso de ler, bem elaborado e com receitas deliciosas. Me inclua pra que eu possa receber só coisas boas. Obrigada querida, e sucesso cada vez maior a vc. Bj carinhoso.

  41. Marlene Camargo 19/07/2015 às 13:09

    Adriana tudo bem? Sua receita indiana pode ao invés de fritar assar no forno? Assim ela se tornaria mais saudável; afinal os ingredientes são tudo de bom… Obrigada, um abraço.

  42. 28/07/2015 às 10:47

    Vanessa, conheci seu blog por acaso, fucei e adoreeei! (Ri muito com a panela de pressão… rsrsrs!) Parabéns! Já está nos meus favoritos! Beijo!

  43. henrique 29/07/2015 às 10:14

    Como preciso de serotonina fiz grao de bico com preparo de uma feijoada (com ingredientes ligth, é claro)
    It was great