Da motivação ao hábito!

Essa foto causou comoção tanto no Instagram (me segue lá: @santadieta), quanto no facebook e eu prometi – no post de ontem – trazer algumas dicas do que funcionou na hora de tirar a bunda da cadeira e ir para a academia.

#antesedepois de 11 meses de academia e 2 de musculação. Fé e persistência!

Não vou ficar aqui catequizando com frases de efeito, como as que dizem que “1 hora de exercício equivalem a 4% do nosso dia, portanto não existem desculpas” e blablabla. Só Deus sabe os leões que você tem que matar por dia, seja um chefe para aturar, filhos para criar, trabalhos da faculdade para entregar… enfim. Às vezes é humanamente impossível ir a academia e o meu objetivo é motivar e não fazer você se sentir uma imprestável pelo fato de ainda não estar malhando, ou não ter conseguido estabelecer uma rotina.

Motivação é o que vai fazer você começar, mas é o HÁBITO que vai te levar adiante. Uma vez eu li que tudo o que você fizer durante 28 dias seguidos vai se tornar um hábito. Verdade ou não, não custa tentar! E como alcançar a tal rotina saudável? Eis algumas dicas que funcionaram para mim.

Eu acredito que ao entender o “porquê” de algo, o “como fazer” se torna muito mais fácil. Se você está se dizendo “eu TENHO QUE começar a academia agora” ou “eu TENHO QUE emagrecer”: PARE! Você percebe a carga negativa escondida nessas afirmações? Se exercitar ou buscar uma alimentação saudável não deve ser uma obrigação e sim, algo natural. Inconscientemente, você está inundando sua mente com negatividade. Em vez disso, lembre-se que o exercício e a alimentação são uma escolha e que você deve fazer isso POR VOCÊ MESMA e mais ninguém! E, em vez de pensar como você vai ficar se não malhar, que tal começar a visualizar o quão feliz você ficaria se o fizesse? #autoajudadodia

Sejamos realistas: ninguém nunca começou a dieta na segunda-feira, malhou 3 dias durante a semana e terminou a sexta parecendo a Gisele Bündchen. Ou foi só 5 vezes na academia e correu a São Silvestre no final do ano. Se fosse assim tão fácil, as passarelas estariam cheias e o mundo repleto de maratonistas. Os resultados da reeducação alimentar e dos exercícios levam um tempo para aparecerem, mesmo assim, eu desconheço alguma pessoa que tenha se arrependido de ter buscado uma vida mais saudável. Então, seja persistente e se coloque meta realistas.
Uma dica é ter metas de curto, médio e longo prazo. Minha meta de curtíssimo prazo é ir 4 vezes na academia por semana. No médio prazo, pretendo reduzir meus níveis de colesterol e açúcar no sangue, que estavam altíssimos. Já o meu objetivo de longo prazo, além de perder peso, é ganhar elasticidade e massa muscular.  Um médico ou um nutricionista podem te ajudar a montar esse plano.
O clima é uma das desculpas favoritas para se faltar a ginástica. Escolha uma academia perto de onde você mora ou que fique no caminho entre o seu trabalho e a sua casa. Desta forma, as desculpas para matar as aulas reduzem muito. Ah, você tem academia no seu prédio? Sua afortunada! Tá esperando que para ir lá e dar uma corridinha? A esteira é ruim? A TV não funciona direito? Desculpas também engordam, sabia?
Aprendi com meu namorado a ter 2 malas, 2 necessaires e 2 cadeados, sempre prontos para a academia. Como é bom conhecer alguém mais neurótico organizado do que a gente, né? ;-) Sempre temos uma malinha pronta, do tipo “só pegar e sair”. Vou fazer um post mostrando como organizo a minha. O ideal é preparar a bolsa na noite anterior e com calma. Quem nunca chegou na academia e se deu conta que não tinha levado meias! Só eu? Depois que passei a seguir a dica da mala pronta, nunca mais esqueci nada. Ah, e tente dormir cedo. Descansar é fundamental para ter um bom rendimento nos exercícios.
Ou no caso: o Ipod salvou a minha vida. Seja hard rock, metal, hip hop, ou sertanejo universitário, não importa! Mantenha sua lista atualizada e crie playlists. Vamos combinar que as músiquinhas que às vezes tocam na academia nem sempre agradam os nossos ouvidos… e só ELE me motiva de verdade…
 

KEEP THE FAITH e LAY YOUR HANDS ON ME!! Simmm!! Hahaha!!

Quando entrei para a academia, minhas roupas de malhar consistiam em: duas leggings, 1 short, 1 tênis velho e 3 camisetas de futebol do meu namorado. Agora visualiza: como alguém pode se sentir motivada parecendo uma mulamba? A auto-estima, que já não andava lá essas coisas, com esse “figurino” então… foi de mal a pior. Me dei de presente algumas peças novas e um tênis adequado para fazer exercícios. E olha: deu certo! Vou muito mais animada. Ah… e qual o problema em passar um brilho labial e um rímel? São duas coisas que fazem parte da minha rotina e não eu não tiro nem pra ir na academia. #mejulguem
Conversar quando se está na esteira é praticamente impossível, mas ter alguém que divida os mesmos objetivos e os mesmo horários pode ser uma ajuda e tanto. Falei sobre isso no post “Sabotadores da Dieta: Cônjuge, onde eu conto que eu e meu namorado nos matriculamos na mesma academia e seguimos juntos, sempre que possível. Além de ter companhia, também foi possível ficar de olho nas piriguetes! Quem ama cuida! hahaha! ;-)
 
Você costuma marcar médicos e simplesmente não ir? Agita um happy hour com as amigas e não aparece? Então por que quando é um compromisso consigo mesma (pessoa mais linda e mais importante do mundo) você fica arranjando desculpas e procrastinando ad eternum? Anote na agenda. Tenha avisos dos horários das aulas no celular. ASSUMA-SE!
No meu calendário, sábado e domingo são “dias úteis” para ir malhar. Isso porque durante a semana – realmente – pode ser mais difícil ir. É o trânsito que está um caos, seu filho que ficou doente, o chefe que está cobrando aquele relatório. Já no final de semana, em raríssimas exceções, é possível ir na academia e de quebra garantir 2 dias dos 4 que eu tenho como objetivo. A minha academia abre meio período nesses dias, mas se a sua não funciona, não tem problema. Arraste as cadeiras da sala e dance, faça uma faxina nos armários ou vá andar por meia hora em algum parque da sua cidade. Qualquer coisa é melhor do que nada!
Se na vida a gente não pode fazer somente aquilo que gosta, pelo menos na academia vamos nos permitir! JAMAIS em HIPÓTESE ALGUMA comece a se exercitar fazendo o que você odeia. Esse é o primeiro passo para o fracasso. Eu, por exemplo, detesto correr na esteira. Tentei algumas vezes, mas não dá… Troquei pelo transport, que eu a-m-o! Posso ficar horas girando naquilo, como se fosse um ratinho de laboratórioSeja o que for, faça algo que te motive a levantar dessa cadeira e ir para academia! Vem!! ;-)
 

10

Jan

  1. Dinara Roveda 10/01/2013 às 12:11

    HAHAHAHA DEMAAAIS!!! Juro que me inspirou.. Vou entrar em sites de academias agora e procurar uma que me agrade! Aloooooo pessoas de Porto Alegre, aceito sugestões! Bjobjobjo

    • Leticia Centeno 10/01/2013 às 18:02

      Oi Dinara.

      Vou te dar 3 dicas de academia legais em Porto Alegre. (Não frequento nenhuma delas mas em todas tenho amigas que frequentam)

      Top Top: Body One. É cara mas é outro nível. A pessoa não precisa nem levar toalha porque eles disponibilizam. Brancas e fofinhas. É uma academia mega moderna, profs de primeira, equipamentos ótimos e todas as aulas do mundo.

      Curves: Só para meninas e tem aquele esquema circuito de 3x na semana onde eles garantem os resultados. Boa para quem acha academia aquele mercado de carne.

      Companhia Athletica – Fica no Barra Shopping e só vale a pena se vc mora na Zona Sul ou no máximo até o Praia de Belas mas é mega equipada tbm, dentro do shopping (super segura e tem estacionamento)

      BjoBjo

  2. Débora 10/01/2013 às 13:27

    Ah, droga, acho que já faço todas essas coisas hahaha.
    Só a questão da bolsa de academia que fazia e deixei de fazer. Como ando de ônibus eu vivia estressada de carregar bolsas pesadas e mochilas enormes com almoço e lanches (pra evitar comer bobagens na rua) e mais a INDUMENTÁRIA da academia, acabei optando por passar em casa entre trabalho e academia – vou sempre à noite, é a hora que dá – pra me trocar, até porque a fica bem pertinho de casa.
    Gostei mesmo foi de ler essa parte dos 28 dias repetindo uma atividade para torná-la um hábito!! Vou tentar fazer isso!

    • Vanessa Musskopf 10/01/2013 às 14:00

      Hahaha! Pelo menos uma coisa então ajudou!!! 28 dias seguidos, sem matar nenhum! Vamos na fé!!! ;-)
      Bjao, queris!!

  3. layla 10/01/2013 às 16:40

    dicas verdadeiras, eu faço tudo isso aí e dá certo, mesmo aos trancos e barrancos! inclusive uso os sábados e domingos para os treinos mais longos.
    outra dica que eu daria é ter fé para recomeçar: se você ficou 15 dias parada, reanime-se e comece tudo de novo, logo o corpo se recupera do descanso.
    beijos

  4. Leticia Centeno 10/01/2013 às 17:55

    Oi lindeza!

    O hábito faz o monge. É assim aquele ditado que as tias falam, né não?
    E para andar pra frente é preciso dar o primeiro passo.

    Eu estou mega gordeeenha e por isso ginastica só em casa (visualiza a pessoa pulando loucamente na cama elástica!) por enquanto.

    Mas não importa se a gente puxa ferro, corre ou dança lambada. O importante é se mexer!

    Bjo Bjo!

    • Dinara Roveda 10/01/2013 às 19:31

      Oi, Le!!!!
      Muuuuito obrigada pelas dicas!!! Pois é, guria, ouvi falar muito da Body One, mas confesso que a parte das toalhas eu não sabia!Hahahahhaa!! Queria muito fazer a Cia Athletica, mas eh isso mesmo que tu falou… so se morasse na zona sul. moro no Petrópolis… Ja viu a preguiça vencendo todos os dias, ne…
      Vou me informar sobre planos e valores da Body One pra saber se cabe no bolso ou se eu afasto o sofa e danço lambada em casa mesmo! Hahahahaha
      Beijaoooo

  5. Liana 11/01/2013 às 10:12

    Van, essa foto do Beijo, me liga e ELE me motiva é A MAIOR motivação, manda mais umas dessas ai pra nós!!! rsssss
    Uma musiquinha animada também faz toda a diferença!
    Ouvir histórias como a sua é uma fonte de inspiração e tanto.
    Bjs da sua devota…
    Liana

    • Vanessa Musskopf 11/01/2013 às 17:30

      Oi Li!! Eu tenho um caso de amor (platônico) com o Bon Jovi há séculos… e muita gente acha estranho que eu escute as músicas dele na academia, mas fazer o quê se me motiva tanto? Pq será né? hahaha
      Um beijo grande, queri!!!!

  6. Pamela Zottis 11/01/2013 às 11:53

    Adooreii!! Mas a parte de ir mulamba pra ir na academia eu não abro mão. Eu acho uma delícia! Me sinto bem! É o único lugar que consigo me sentir bem assim ahahaha. 4x por semana de meta curta? Que linda! A minha é 3. A médio prazo é ficar durinha e de bem com espelho e longa é ser Sabrina Sato! ahahahahahaha. beijos

    • Vanessa Musskopf 11/01/2013 às 17:34

      Jura que tu curte? Guria pra mim fez total diferença comprar umas blusinhas na Renner, uns shortinhos…
      Viu só, amiga: 4x na semana, tenho conseguido com mta reza!! Já o projeto Sabrina Sato deixo como meta pra outra encarnação! hahahaha Agora já me contento com uma bunda menos flácida!

  7. Marta Zanetti 13/01/2013 às 12:47

    Vanessa, você não sabe como descobrir o seu blog me fez bem. Acordei hoje extremamente decidida a mudar meus hábitos alimentares e resolvi começar o dia com um suco verde. Não é que, pesquisando sobre receitas, cai no Santa Dieta? Acredito que, quando estamos dispostas a mudar, o universo acaba nos mostrando alguns caminhos e achar o seu blog, certamente, foi um deles. Posso dizer que já li quase todo o blog, hehehe… Acabei descobrindo ainda que temos muitas coisas em comum, também sou gaúcha, moro em SP e sou jornalista! ;) Obrigada de coração por ter criado o Santa Dieta! Beijos!

    • Vanessa Musskopf 13/01/2013 às 15:26

      GURIA, que legal!!! (Tão bom poder falar guria!! hahaha) Bem vinda!!! Concordo plenamente com essa ideia de que quando estamos decididas, as coisas acham um caminho. Eu demorei até tomar consciência de que precisava mudar, mas quando fiz isso, me joguei. E tem dado certo!! Te joga junto e não perca a FÉ. Pode demorar um pouquinho, mas os resultados aparecem! E não digo resultados me referindo a “estar magra”, esse culto à magreza é tão démodé… mas pela saúde, pela energia, por se sentir bem!! :)
      Bjaooo

  8. Becky Garbino 13/01/2013 às 15:21

    Oie sou do Rio de Janeiro, cai aqui sem querer, pesquisando por aí, e ADOREI suas dicas. Já tinha me organizado pra frequentar a academia a partir de amanhã, e vou seguir suas dicas, to indo inclusive comprar um cadeado (espero q eu ache, hoje é domingo).

    Estou sem blog no momento, mas estarei lendo seu blog sempre que possível. Estou escrevendo um diário em word mesmo, de repente eu publico. Comecei o vigilantes dia 02 de janeiro, pra não ter desculpa. :p

    :D

    Bjus

    • Vanessa Musskopf 13/01/2013 às 15:38

      Bem vinda, Becky!!! Fé e persistência que tudo vai dar certo, viu?! Tamo junto nessa luta em busca de uma vida mais saudável!!! :)
      E eu acho super legal manter um diário, ajuda muitooo! E quem sabe depois vira um blog!! Boa sorte e sucesso!!
      Bjaoo

  9. andrea 15/01/2013 às 11:25

    adorei as dicas e estava mesmo precisando de ajuda, agora com suas dicas vou dar o melhor de mim para pode alcançar meus objetivos.

  10. Carolina 21/01/2013 às 19:11

    Oi Vanessa, muito legais suas dicas! Obrigada por compartilhar!

    Realmente, nada como uma boa trilha sonora pra nos deixar no pique! Quem sabe vc não nos ajuda com um post musical? Tenho dificuldade em encontrar músicas legais pra caminhar, então minha jukebox é das antigas! Aproveito pra deixar minhas dicas, pra quem curte um sonzinho eletrônico (não de academia! hahaha):
    – “Come with us”, álbum do Chemical Brothers, me tira de casa às segundas-feiras.
    – Ainda do Chemical Brothers, “Surrender” é legal pra caminhadas tipo circuito, já que as músicas variam do calmo ao animadíssimo.
    – E “On the Floor at the Big Beach Boutique” é pra um dia de treino pesado!
    No mais, gosto de ouvir rock com batidas bem marcadas, pra ajudar a manter o passo. Nos últimos tempos tenho ouvido muito o álbum “Innerspeaker”, do Tame Impala (rock meio psicodelico)

    Um abraço!

    • Vanessa Musskopf 22/01/2013 às 11:06

      Oi Carol!!!
      A minha playlist também é pré-histórica e geralmente só escuto Bon Jovi na academia! Hahaha Fazer o quê se me anima, né?
      Adorei tuas dicas!!! Vou procurar e baixar!!!
      Bjaoo

  11. Marília 02/02/2013 às 18:31

    Conheci o site hoje… Já li ele todo. Estou adorando!!
    Parabéns!! Não esqueça de nos dar as dicas de como preparar as malas da academia. Estou hiper curiosa!!
    Beijos… Parabens!!

    • Vanessa Musskopf 05/02/2013 às 12:35

      Oi Marília!!! Obrigada pelo carinho!!
      Já ta no forno esse post! Hehehe me aguarde!!
      Bjaoo!

  12. BRUNA 25/05/2013 às 23:05

    OI VANESSA, CONHECI TEU BLOG ATRAVÉS DA REPORTAGEM NA ZERO HORA,FIQUEI MARAVILHADA, TENHO 35 ANOS SOU MÃE DE 2 MENINOS, UM DE 5 ANOS E OUTRO DE 1 ANO E 3 MESES E AINDA NÃO CONSEGUI PERDER OS 10KG QUE ADQUIRI NAS 2 GRAVIDEZ, CLARO QUE TODAS ESSAS DESCULPAS AÍ DE CIMA AJUDAVAM A ME SABOTAR,MAS CANSEI DE COMPARAR MINHAS FOTOS ANTIGAS COM AS DE AGORA E CONTINUAR SENTADA ME SABOTANDO, COMPREI UM TRANSPORT QUE FAÇO 5X NA SEMANA 45 MIN E VOLTEI PARA O MEU PILATES. ADOREI AS DICAS, GOSTARIA QUE TU ENVIASSE O TREINO QUE FAZ NO TRANSPORT PARA DAR MAIS UMA MOTIVADA!
    BEIJOS

    • Vanessa Musskopf 07/08/2013 às 16:01

      Oi Bruna!!
      Que máximo!! Gostei da tua atitude de comprar um transport, meu sonho!!! Olha eu não faço nenhum treino específico, apenas ligo o som no máximo e mando ver!!! Hahaha! O importante é seguir constante nos exercícios!!
      Beijão

  13. SUZY SOUZA 05/07/2013 às 16:05

    GOSTEI BEM MOTIVACIONAL…. : ) EU JA LEVANTEI A BUNDA DA CADEIRA E JA ESTOU NA ACADEMIA E NA RA .. AGORA VAMOS VER OS RESULTADOS RS

  14. Karina 05/09/2013 às 16:21

    ahhh, você é tão fofa!
    Não pare de escrever, Van! bjs

  15. Anna 28/09/2013 às 03:38

    Querida Vanessa,conheci seu blog ontem,estou devorando os textos voce escreve muito bem e é muito coerente,agora francamente,eu do alto dos meus 38 anos,praticamente uma senhora,estou a ler um texto incrivel quando me deparo com a foto desse rapaz,o que aconteceu? Taquicardia,estou sem ar ate agora,hahahhaa,por gentileza,da proxima vez avise que tem imagens fortes abaixo,eu nao aguento isso,hahahah

    Bjs

    • Vanessa Musskopf 29/09/2013 às 22:41

      Hahahahaha!!
      É de tirar o ar, né Anna?? Sou fã/apaixonada por ele!
      Beijão!

  16. Nina 04/10/2013 às 11:31

    Nossa… tapa na cara essa parte das roupas… rsrsrs
    Voltei pra academia essa semana e to sem roupas legais, to me virando como posso, mas tenho que melhorar nesse aspecto…. to meio mulambenta mesmo…. rsrsrs
    Me identifiquei mesmo….. rsrsrsr
    Tô escrevendo minhas experiências no meu blog, vamo que vamo…
    http://futuraexgordinhas.blogspot.com.br/

    Parabéns!!!!

  17. Janaina 15/05/2014 às 11:38

    Aff! Tamo Junta #JonBonJovinoouvidotudodebom!

  18. Carolina 08/02/2015 às 19:54

    Oi Van, tudo bem?
    Estou adorando seu blog e estou me identificando muito com a sua história… Faço dieta desde que nasci mas agora estou aprendendo a mudar os meus hábitos… Vou 1 vez por semana no viglantes do peso que está sendo um ótimo suporte pra mim, porque nas reuniões você encontra mto gente na mesma que vc, o q da até um alívio por não estar sozinha nessa
    Tu fui diagnosticada com hipotireoidismo subclinico mas não tive tratamento, penso até em procurar outro endocrino…
    Enfim… Tamo junto rs
    Parabéns pelo blog, estou adorando e lendo desde o começo
    Bjs
    Carol