Muito além do Dukan!

Sou daquelas que – literalmente – lê de bula de remédio à Bíblia. Nada escapa a minha curiosidade e vontade de aprender, nem o mínimo panfletinho de propaganda, nem as letras miúdas dos contratos. Eu costumo brincar dizendo que a vida é muito curta para tudo o que eu gostaria de ler, aprender e conhecer! E é mesmo, né?

Sendo assim parei de gastar meu rico dinheirinho e meu escasso tempo com livros de dieta. Hoje, quando eu procuro algo para ler, sobre alimentação ou corpo, eu procuro algo com um plus a mais. Algo que me faça pensar e não que apenas me diga a hora que eu devo comer ou o que eu devo comer.

Esses são alguns livros que eu recomendo:

livro1

1. Descobri a Geneen este ano e foi amor a “primeira linha”. Comprei “Descobrindo o prazer além da comida” há duas semanas mais ou menos e mal tinha começado a ler, já corri para comprar os outros. Saber que ela lutou durante anos contra a compulsão e a maneira leve como ela escreve, faz a gente se sentir a vontade no meio de um assunto cheio de tabus. Da vontade de falar: Geneen me dá um abraço, eu te entendo muito!!  Hoje ela é uma das maiores especialistas no tema e seus livros afirmam que de nada adianta fazer uma dieta, sem antes mudar a nossa cabeça. E a espiritualidade que ela traz nos livros não é em forma de uma religião… mas de fé, de auto-conhecimento e auto-amor! Lindo demais! Separa a caixinha de Kleenex, que é choradeira na certa!

2. O que dizer do Micheal Pollan? Muso inspirador e um dos jornalistas científicos mais premiados deste século. Ao longo de mais de 25 anos, se dedicou a estudar os nossos hábitos alimentares e sintetizou toda a ciência, todos os estudos, numa frase que se tornou célebre: “Coma comida. Não muito. Sobretudo vegetais.” Não são livros que ensinam uma dieta, mas nos ajudam a simplificar o ato de comer. Um exemplo? “Não coma cereais que mudem a cor do leite.” Porquê? É simples: estão cheios de carboidratos refinados e de aditivos químicos.

3. Eu achava o Deepak Chopra apenas mais um daqueles gurus exóticos, amigos da Oprah Winfrey e que vão de Deus a Budda num piscar de olhos, até ler um livro e compreender a sua filosofia. Comecei por “Reinventing the body, Resurrecting the soul” e me apaixonei! A mensagem principal desse livro é a de que todos nos nascemos com uma energia (chame de Deus, Universo, Luz, o que quiser…) e que nós devemos fazer um esforço para nos re-conectarmos com essa “energia”, a fim de conhecer nosso verdadeiro “eu”. Ao longo do livro ele passa alguns exercícios de conexão com o corpo. Segundo ele, nossas mentes são traiçoeiras, enquanto que os nossos corpos revelam nossos verdadeiros sentimentos! #fazMUITOsentido Esse livro é daqueles pra ler e reler sempre.

Já “What are you hungry for?” é último lançamento do Deepak (alô editoras, me liguem que eu traduzo!!) e já começa com uma pergunta: Você tem fome de quê? Nem sempre a nossa fome é por comida. A gente quer amor, reconhecimento, paz… e muitas vezes acabamos preenchendo esses vazios com alimentos. O livro gira em torno desses vazios e de como preenchê-los de forma saudável e plena de significado (e não de calorias!). Vale muito a leitura!

livro2

4. “Alimentação Desintoxicante” foi presente da minha nutricionista e eu amei. Ele fala como os alimentos afetam nosso humor, nossa memória e nossos orgãos. E o mais legal é que o livro também ensina alguns rituais “detox”. Nada de suco verde (apesar de falar disso também), mas sim de escalda-pés, meditação, caminhadas meditativas, exercícios de cura e, também de perdão. Pois é… perdoar é o melhor detox que já existiu!

5.  A historiadora inglesa Louise Foxcroft passou mais de três anos revirando a relação da humanidade com a comida e transformou isso tudo em livro. Em “A Tirania das Dietas”, a  conclusão é que homens e mulheres perseguem um corpo magro há mais de 2 mil anos. E é surpreendente ver que não há nada de “novo” nesse mundinho, todas são mais-do-mesmo, remodeladas para vender esse “sonho dourado” que é o corpo perfeito.

6. Esse livro foi uma dica da nutricionista Carol Morais (#carolmerepresenta!). Em “A inteligência hormonal da mulher”, Dr. Eliezer Berenstein questiona se a menstruação é mesmo uma sangria inútil e ensina como o ciclo menstrual pode ser aliado – e não inimigo – do nosso equílibrio! Ele tem uma pegada um pouquinho técnica às vezes, mas nada assustador. Se eu que sou loira entendi, então vocês também vão entender! ;-)

7. “Corpos de Passagem” foi recomendação de uma colega do curso sobre compulsão da Escola de Qualidade de Vida para Mulheres, da Oficina de Estilo. A obra reúne dez ensaios que falam sobre “como se vê o corpo – e como o corpo é visto. Como se quer vê-lo, e como se quer que seja visto”. Do corpo que nos causa mil dificuldades (by Sócrates) ao corpo moldado das academias. O livro tem uma pegada antropológica e histórica bem completa.

8. E por falar em Oficina de Estilo… o livro delas não poderia ficar de fora dessa listinha. Elas foram minhas personal stylists quando eu estava lá com quase 80 quilos e a autoestima no chinelo. Com a Fê e a Cris eu aprendi que não importa o corpo que eu tenha, a roupa precisa vestir/mostrar minha personalidade. Quem é a verdadeira Vanessa, esteja ela com 80 ou 60 kilos. Foi um aprendizado lindo e que elas dividem um pouco nesse livro!

Onde comprar?

Confesso que eu baixo muita coisa da internet para ler no meu kindle, como foi o caso dos livros do Deepak. Mas eu adoooro rasbicar e grifar meus livros. O kindle até tem opção de grifar, mas cadê emoção? Por isso eu costumo comprar as edições em papel num site chamado Estante Virtual. Ele é uma rede de sebos do Brasil inteiro, com muitaaaaaaa variedade e preço justíssimo! Já comprei livros novinhos em folha lá pela metade do preço que encontraria na livraria normal. Vale muito a pena!

Espero que gostem das sugestões e se vocês tiverem algum livro que vai ALÉM DA DIETA, divide com a gente nos comentários!!

05

Dec

  1. Mirian 05/12/2013 às 20:39

    Queremos um livro da Vanessa Musskopf também /
    Muito legal as sugestoes e suas resenhas esclarecedoras , agora vou eligir qual o livro que vou começar a ler , obrigada , voce é D+.
    Beijo

  2. Claudia 06/12/2013 às 12:22

    Adorei, vou correndo comprar p/ a minha viagem! Beijos

  3. Claudia 06/12/2013 às 12:49

    Achei muito interessante o Livro Barriga de trigo, de um cardiologista Americano que declara a guerra contra o trigo e atraves de estudos mostra os maleficios que ele traz para a saude.

  4. Carla 06/12/2013 às 16:23

    Ai… por onde começar??
    Adorei as dicas!!

  5. fernanda 06/12/2013 às 16:41

    maravilhosa!!! brigada por indicar o nosso VIsta!!! #mortadeorgulho
    e já to nesse minuto encomendando deepak-muso!!!

  6. Bebel Vazquez 07/12/2013 às 06:39

    Oi que tudoooooo! Fui eu que te indiquei a Geneen um dia pelo insta, fico feliz que tenha gostado dela e que tenha contribuido para sua vida, assim como seu blog contribui para a minha! Por sua indicacao comprei agora o Descobrindo o Prazer Alem da Comida e vou ler em 2014 as outras indicacoes suas! Vamos trocando figurinha! ;)

    • Vanessa Musskopf 09/12/2013 às 09:47

      Bebeeeel!!! EU AMEI!!!! Muito obrigada pela indicação mesmo!!!
      Eu gosto do blog justamente por causa dessa troca de experiências, de receitinhas e agora… de livros!!! Tu vai amar o “descobrindo”!!! E se vc descobrir novos livros, divide com a gente!
      Beijão!!!

  7. wilma 07/12/2013 às 09:56

    Muito boas dicas!! um que li e gostei muito,aprendi e me surpreendi, foi DE TOP MODEL A EX-OBESA de Janete Leão Ferraz,é um relato muito verdadeiro e emocionante.

  8. Monaliza 07/12/2013 às 10:11

    ótimas sugestões!

  9. Diana 09/12/2013 às 06:48

    Vanessa, minha indicação é “A Semente da Vitória”, do Nuno Cobra. É um livro que fala sobre como podemos atingir um equilíbrio enquanto seres integrais através da atividade física. É fenomenal. Eu gostaria que cada pessoa no mundo pudesse ler esse livro, pra aprender a abraçar o poder que seu corpo, sua mente e seu espírito possuem, e se tornar assim um ser humano inteiro. Recomendo muito!

    Beijão!

  10. Joyce 09/12/2013 às 11:19

    Vanessa,

    Eu sou viciada em livros! rs, rs.
    No momento estou com dois na fila, um deles é o guia de estilo que você indicou nesse post.
    Mesmo assim, meu coração bateu forte pelos temas dos demais livros…

    Se você tivesse que indicar UM de todos esses, qual seria? rs.

    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 09/12/2013 às 14:01

      Oi Joyce, eu começaria com o “Descobrindo o prazer além da comida”! É leve e cheio de insights bacanas! Vc vai ler numa tarde!
      Beijão!!!

      • Gisela 01/03/2015 às 21:30

        Será que só eu não gostei desse livro “Descobrindo o Prazer Além da Comida”?! Ahahaha..
        Poxa.. achei que a autora foca muito em certas coisas, que nem sempre é o problema de todo mundo, além de ser repetitiva e confusa. Não acrescentou nada para mim.. :(
        Agora vou comprar “Regras da Comida”!

  11. Tiffany Bustamante 09/12/2013 às 15:02

    Adoreeeeei!
    Tenho a maioria destes livros e adoro reler de vez em quando, amo suas dicas :)

  12. Joyce 09/12/2013 às 18:36

    Obrigadaaa :)

  13. Cristiane 11/12/2013 às 09:34

    Oi Vanessa!! Obrigada pelas dicas!! Ler esses livros entrará no meu projeto de 2014!!
    Valeu!!
    Bjão!!

  14. Joice 12/12/2013 às 12:54

    Amei as dicas Van!
    Não conhecia a Estante Virtual, mas me interessei muito quando visitei! Demora muito pra chegar as encomendas?
    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 17/12/2013 às 10:10

      Oi Joice! Depende! Tem sebos do país inteiro, mas geralmente leva até 7 dias depois do pagamento!

  15. Daniele Catro 12/12/2013 às 15:26

    Você me inspira!!!
    Estou num processo de reeducação e atividade física faz um ano e realmente é muito bom ver os resultados, pernas, braços, os músculos se desenvolvendo, as medidas dimunuindo, sai dos 77kgs para os 65 kgs. Eu usava tamanho 44 e passei para o 40. Quero perder mais 3 e estou exatamente no período estagnado, o ponteiro da balança não desce e com esse período de festa a tendência é subir, mesmo eu indo religiosamente a academia todos os dias e mantendo minha rotina alimentar. O mais gratificante de tudo isso é que hoje eu faço com mais amor e consciência, estou fazendo para ter uma qualidade de vida melhor e não simplesmente pra seguir um padrão.
    Muito feliz por poder compartilhar esse momento e receber tantas informações em seu blog.
    Muito obrigada!
    bjos,

    • Vanessa Musskopf 17/12/2013 às 10:28

      Oi Dani!!!
      Que alegria saber disso e poder fazer parte de alguma forma desse processo que tu está vivendo!! Parabéns!!! Segue firme, um passo de cada vez!!!
      Beijão e tamo junto!!!

  16. Priscila 13/12/2013 às 16:23

    quero tudo!!!!!!!!!!!!!!!!! #comofaz???? kkkk… conheci a idéia do DEEPAK num programa do Dr oz (amigo da oprah haha), e curti muito o estilo dele tb. Curiosei hein. Bjs

  17. Cristiane Malpelli Moro 13/12/2013 às 19:09

    Oi Vanessa, já aproveitei todas as suas dicas, inclusive da Estante Virtual, comprei os livros e eles acabaram de chegar!! Super rápido!!
    Comecei comprando os livros da Geneen Roth. Estou adorando…
    Obrigada!!

  18. Katia Dieckmann 13/12/2013 às 20:13

    Amei a lista!!!! Se vc colocar os livros no ipad, tem como grifar!!!! Obrigada pelas dicas. Juro amei!!!! Bjs

  19. Kamila 16/12/2013 às 17:13

    Vanessa, sabe se tem algum “problema” em bater o suco verde a noite pra tomar no dia seguinte?
    Acordo muuuito cedo, não gosto de ligar o liquidificador e acordar o resto da casa!!
    beeijos

    • Vanessa Musskopf 17/12/2013 às 10:34

      Oi Kami! Não tem não! Mas uma dica: fecha ele num recipiente bem fechado (preferencialmente de vidro pra não pegar gosto de plástico). Eu guardo potes de geleia ou de palmito. Lavo e reutilizo eles pra esses casos.

  20. Marilia 29/12/2013 às 19:48

    Por que o titulo Muito alem de Dukan? Voce leu o livro dele tambem? Indica? Bjos…

    • Vanessa Musskopf 31/12/2013 às 12:50

      A proposta é indicar livros que não tratem apenas de dieta e que recomendem cortar isso ou aquilo, mas que nos façam pensar além das calorias, entende? Bjåo

  21. Sara 15/01/2015 às 11:03

    Olá Vanessa,

    Conheci seu site a pouco tempo e estou gostando do que estou lendo nos artigos. Também gosto de ler livros. O livro Descobrindo o Prazer Além da Comida é muito bom.

    Quero pedir outros também e gostei da sua indicação do Livro Saber Comer. Vou comprar esse livro :)