Uma nova etapa, um novo desafio!

Quando alguém me pergunta quanto tempo demorei para emagrecer 15kg e eu respondo que levei cerca de um ano, consigo perceber uma certa decepção no ar. UM ANO? Pois é… 365 dias. 52 semanas. 8.766 horas. 525.960 minutos. Um a-n-o.

Durante esse período eu pude perceber o quanto minha saúde e meu corpo eram o resultado direto dos meus hábitos e dos milhares de comportamentos (conscientes e inconscientes) que eu tinha diariamente. A maneira que eu comia, a falta de exercício, a forma como eu lidava com stress (atacando sem piedade barras e mais barras de chocolate)… todas estas coisas produziram o corpo e a (falta) de saúde que eu tinha na época.

Então eu mudei de foco. Em vez de encarar mais uma dieta, me concentrei em criar novos hábitos, fazer novas escolhas e prestar mais atenção em mim. Foi aí que a balança foi aos poucos deixando de ser uma inimiga e eu aprendi novamente a me relacionar com a comida. Também parei de usar a atividade física como forma de punição e sim como uma maneira de me divertir e de me cuidar. É válido reforçar essa diferença, porque em tempos de “barriga zero”, se exercitar se tornou uma forma de compensar as famosas “jacas”.

Hoje eu estou satisfeita com o meu progresso e com meus novos hábitos, mas apesar de ter emagrecido 15kg, a luta continua. Continua porque apesar de ter perdido peso, ter saído do nível de pré-diabetes e do colesterol nas alturas, ainda tenho que melhorar (e muito!) na parte física. O meu alongamento de “senhora de 80 anos”, o meu percentual de gordura que continua alto (alô, falsa magra!) e também me preparar para encarar alguns esportes mais a sério como a corrida e o tênis.

Ou seja, o objetivo é encostar a mão no chão, reduzir meu risco cardíaco e correr minha primeira corrida de verdade! E para isso eu busquei a ajuda do personal Ricardo Santos (segue lá no insta @rsfuncional!), que vai estar comigo nessa nova fase. Ao longo de três meses, a gente vai mostrar de perto a minha evolução e provar que é possível melhorar sempre. Sem projetos, sem loucuras. Apenas com a vontade de ser a melhor versão de mim mesma.

rs treinamento funcional

Através do treinamento funcional, o nosso foco vai ser o CONDICIONAMENTO CARDIO VASCULAR, a FLEXIBILIDADE, a COORDENAÇÃO MOTORA, o EQUILÍBRIO e a FORÇA  (principalmente do CORE). Vamos ver se o Ricardo me ajuda nesse milagre, porque Santo ele já tem no nome! ;) 

Ah… e  ele não vai estar apenas comigo não, vai estar com vocês também! O Ricardo vai ser o responsável pelo conteúdo “fitness” do blog, respondendo dúvidas e trazendo dicas pra gente! Não sabe se é melhor alongar antes ou depois do exercício? Aérobio em jejum faz efeito? Dicas de exercícios pra fazer em casa? Manda pra gente!

04

Jun

  1. Fernanda Francischinelli 05/06/2014 às 08:38

    Eba! Vai lá Van! Eu tenho uma dúvida. Minha meta é perder peso, o melhor é só fazer aeróbico, fazer aeróbico e musculação em dias alternados ou os dois no mesmo dia? Se for os dois no mesmo dia, qual é melhor vir antes? Obrigada!!

  2. Leticia Centeno 05/06/2014 às 09:22

    Que linda Van!

    Essa luta é pra vida, né? Entendo isso fica tudo mais gostoso de encarar todos os dias.

    Eu estou no treinamento funcional 3x na semana há 2 meses e estou amando muito! Já reduzi medidas e meu percentual de gorudura já esta bem menor do que quando não fazia nenhum exercício.

    Termino cada aula morta com farofa mas feliz! O treino exige muito mas é compensador!!!

    Minha meta também é correr uma corrida e encarar um esporte!

    Um beijo e sucesso no funcional!!

  3. Marga 05/06/2014 às 14:48

    Que máximo é linda é você Van da Santadieta , quando a gente pensa que não tem o que melhorar lá vem você com mais novidades maravilhosas .
    Super parabéns , estou adorando !!!!!!!
    Beijos e sucesso neste novo projeto também. ;)

  4. Juliana 06/06/2014 às 14:40

    Acho que a melhor forma de emagrecer é essa: mudança de hábitos, que ocorre aos poucos e muda tudo na nossa vida. Ninguém engorda do dia pra noite, então também devemos emagrecer devagar, e é assim que a gente muda “pra vida toda”.
    Emagreci 8 quilos em mais de um ano. Sim, demorou muito! Mas incorporei ao meu dia a dia hábitos alimentares mais saudáveis (sem neuras) e um esporte maravilhoso que nunca achei que daria conta: a corrida.
    Vamos lá, Vanessa! Tamo junto nesse processo de melhora constante!
    bjs

  5. Ana C. 09/06/2014 às 15:56

    Perdi 12 kg em um ano aproximadamente! Período loooongo e de mudanças! Ainda faltam 6, mas com o tempo elimino eles tb!
    Um dia de cada vez!

  6. Sananda 10/06/2014 às 00:10

    Compartilho da flexibilidade de senhora de 80 anos. Na verdade, minha vó, que tem 84 tem uma flexibilidade trezentas vezes melhor que a minha. Já ouvi falar que o alongamento de depois do treino só tem a função de evitar contusões e dores, mas não ajuda na melhora da flexibilidade. Acho que essa é a minha maior dúvida: Como adquirir essa tal flexibilidade?

  7. Natalia Munis 11/06/2014 às 09:45

    Olá. Quero aproveitar e dizer que amo as dicas que você dá. O blog é mara !!!
    Eu gostaria de algumas dicas d exercícios para fazer em casa. Eu não tenho tempo nenhum, acordo as 06:10 e só volto para a casa á meia noite. Gostaria de saber o que o Ricardo tem pra mim kkk e claro para milhares que assim como eu não tem tempo de nada. Ando muito de um lugar para outro, do inglês para a faculdade, corro para pegar o ônibus kkk então gostaria de saber como incluir em minha rotina exercícios ou como aproveitar esta caminhada que sempre faço.

    Grande beijoooo

  8. Thiciane 17/06/2014 às 14:50

    Tem como eu amar mais esse blog? Tem não , gente! :*

  9. Letícia 11/09/2014 às 13:45

    Muito bom saber que você também levou tempo para eliminar os quilinhos extras. Minha meta é 17 quilos já eliminei 7, mas as vezes bate uma frustração. O que me salva é que minha saúde e minha disposição melhoram muito depois que eu decidi que precisar mudar de hábitos.

    • Vanessa Musskopf 27/09/2014 às 21:50

      Oi Lê!!
      Temos q ter paciência mesmo! Não foi em uma semana que engordamos, logo não vamos perder tudo numa semana tb ne? Fé na Santa que vai dar tudo certo!!!
      Bjaooo