O lado negro da… soja!

O caso do suco Ades pegou muita gente de surpresa. Surpresa?? Sejamos honestos: todos sabemos ou pelo menos fingimos esquecer que alimentos industrializados não são opções saudáveis. São práticos, sem dúvida nenhuma. Mas nada que vem em saquinhos, pacotinhos ou latinhas pode ser considerado benéfico para a saúde. Corantes, aromatizantes, conservantes e uma série de ingredientes que mal conseguimos pronunciar o nome estão lá, recheando a prateleira dos supermercados e a nossa despensa.

O suco ou o leite de soja é um desses alimentos industrializados, que por uma jogada de sorte (ou seria de Marketing?) ganhou status de alimento saudável. A grande bandeira levantada por seus fabricantes é a alternativa ao leite. Muitas pessoas (inclusive eu!) acabaram optando pelo leite de soja, pois são intolerantes ou sensíveis à lactose. Mas parece que os benefícios de se consumir esse produto acabam por aí.

Segue uma lista de assuntos controversos relacionados a soja. Assuntos que você precisa saber antes de comprar. Olha só:

OSTEOPOROSE – Uma das principais desvantagens de leite de soja, principalmente como um substituto do leite, é o baixo teor de cálcio. O leite de soja fortificado é muitas vezes comparado ao leite de vaca, mas alguns estudos mostram que a suplementação de cálcio pode não ser tão eficaz.

ANTI- NUTRIENTES – Alguns especialistas consideram a soja como o alimento mais rico em anti-nutrientes. E chamam atenção em especial para o Ácido Fítico, que comprovadamente diminui a absorção de minerais essenciais para a saúde como cálcio, magnésio, ferro e zinco.

TRANSGÊNICOS – Nos Estados Unidos, maior produtor mundial de soja, cerca de 91% das lavouras são transgênicas. Já o Brasil, que vem logo atrás, obtém cerca de 60% da soja a partir de sementes transgênicas produzidas pela multinacional Monsanto. A discussão sobre os impactos dos produtos geneticamente modificados na saúde humana é recente e os estudos, pouco conclusivos. Câncer, infertilidade, osteoporose, problemas cardíacos e até depressão estão na lista negra da soja. O que se sabe de concreto é que ela é um dos alimentos que mais causam alergias no mundo, principalmente em crianças até 7 anos. Os sintomas vão desde simples eczemas, coceiras e vermelhidão nos olhos, diarréia até choque anafilático.

TIREÓIDE e CÂNCER DE MAMA -  A soja é rica em isoflavonas. Isoflavona, na verdade, não é uma única substância, mas uma categoria de substâncias, que incluem os chamados “fitoestrogenios”, que imitam o hormônio feminino. O problema dessa substância é que muitos estudos mostraram que o seu excesso pode levar a um desequilíbrio hormonal, como problemas na tireóide e até câncer de mama.

Os estudos sobre a influência do consumo regular de soja nos casos de câncer de mama ainda são inconclusivos. Muitos apontam aumento na incidência da doença, enquanto a redução do risco de câncer de mama só foi mostrado em populações asiáticas. Eis uma curiosidade: na tradição oriental a soja é consumida apenas depois de fermentada.

Então quer dizer que missô, shoyu, tempê e tamari, pode? Pode! O processo de fermentação destrói as toxinas presente na soja. Além disso, se você quiser comer um pouco de edamame ou colocar alguns cubinhos de tofu no seu missô, não tem problema, desde que isso não seja parte da sua dieta no dia a dia.

 

18

Mar

  1. Flávia 18/03/2013 às 21:16

    Eu tenho cá minhas reservas com alimentos que viram “hype” de repente [sobretudo os altamente industrializados]… Mas e como você faz pra substituir o leite então????

    • Vanessa Musskopf 19/03/2013 às 15:50

      Oi Flá! E não é estranho mesmo? Dinheiro, Marketing… faz até o coisa ruim virar Santo!!
      Eu já era adepta do suco verde, agora então me joguei com força. Vou experimentar as novidades: leite de arroz, amendoas e até mesmo os de baixa lactose. É mais caro, mas seria só praqueles dias que deu preguicite de fazer sucão.
      Beijooo

  2. Cristiani 19/03/2013 às 11:31

    E quem é vegetariano faz como? Não tem como não comer soja quase que diariamente.

    • Vanessa Musskopf 19/03/2013 às 15:46

      Oi Cris, tu é vegetariana? Tem uma nutri aqui em SP especializada em vegetarianos, Ana Paula alguma coisa… posso procurar melhor pra te dizer. Não sei qual é a abordagem dela, se ela recomenda soja ou não… mas tem que haver alternativas, afinal a soja é um cultivo “teoricamente recente” na nossa alimentação ocidental. Como os nossos avós/bisa/tatarávos se viravam sem ela? Pq pelo menos antigamente carne era tipo um luxo.
      Bjaoo

  3. Priscila 19/03/2013 às 12:10

    olha, eu não vou mentir prá ti… nunca confiei nesse negócio de carne de soja, por exemplo. O gosto é bom, mas prá mim não é comida, é produto alimentício. Sobre os sucos, sempre gostei do gosto, mas nunca fez muito parte da minha rotina. Beijos

    • Vanessa Musskopf 19/03/2013 às 17:47

      Pois é, Pri! Tu tem razão! Quando a esmola é demais… A SANTA desconfia! hahaha
      Bjao

  4. Leticia Centeno 19/03/2013 às 12:51

    Oi Van!

    Sei que você tomava Ades e eu também tomo. E sei que você assim como eu sempre soube que não era a melhor das opções, né? Claro que ninguém esperava que os produtos da marca tivessem a comercialização/fabricação suspensa mas a gente sabe que a soja não é a melhor alternativa.

    Quando morei nos USA eu tomei muito almond milk e gostava. O sabor é diferente, assim como o sabor do Ades também é mas a gente acostuma.

    Só fico chateada por ver que 1 embalagem de bebida de amêndoas da Jasmine, por exemplo custa quase 17 reais aqui no Zaffari em Porto Alegre. É um abuso isso. Me nego a pagar este valor!

    Vamos ficar com o suco verde, com a nossa couve, nossa rúcula, laranja, linhaça e tantos outros alimentos naturais ricos em cálcio!

    Sabe, eu evito industrializados a todo custo mas fico triste de verdade quando vejo que cada dia menos podemos confiar no que esta na prateleira do super.

    Um beijo!!

  5. Samara 19/03/2013 às 18:05

    Como diz meu marido “não existe nada mais não natural do que leite de soja…tirar leite de uma planta é bizarro” ohahoahoahoahoahoaho

    Vou ter que concordar! mas eu amavaaaaa o suquinho de maça! Sic!

    • Vanessa Musskopf 19/03/2013 às 18:08

      Hahahahaha!!! É verdade!!!
      E sim… eu admito: eu tb curtia um suquinho. Mas estamos melhores sem né?
      Bjao

  6. Vivi 19/03/2013 às 18:56

    Vanny, tenho hipotireoidismo e a soja foi completamente cortada da minha dieta pela minha nutricionista! O ruim é que hoje em dia quase tudo industrializado tem soja… inclusive os chocolates, que na sua maioria tem a tal da lecitina de soja… mas ái, paciência, é o único caso em que eu abro a exceção!
    Beijos!!

    • Vanessa Musskopf 20/03/2013 às 16:04

      Pois é, Vivi! Se a gente for ler até algumas marcas de peito de peru tem soja! Estamos cercados! E sim, eu tb abro uma exceção para o chocolatinho! Abaaafaaaaa!!! hehehe
      Bjoss

  7. Cristiani 19/03/2013 às 19:18

    Oi Vanessa, eu não sou vegetariana, mas meu namorido é =)
    Eu nem gosto de soja, nem dos sucos, mas sempre tenho na minha casa
    como opção para ele. Eu moro em POA e vou em uma nutrologa amanhã e vou aproveitar para pedir umas dicas sobre como substituir. Pq na verdade, eu não gosto muito de carne tb, só não viro vegetariana pq tem essa tal de soja na minha vida, ahsuhaushuasha
    Beijos

    • Vanessa Musskopf 24/03/2013 às 16:59

      Oi Cris!! Como foi a consulta com a nutróloga? O que ela falou da substituição da soja? Divide com a gente! hehahah #curiosa!
      bjo bjo bjo

  8. thiciane 19/03/2013 às 20:25

    Poxa, fiquei foi triste com esse post
    ja tava mio desesperada pois meu resultado de intolerancia a lactose deu 100% de intolerancia, qq eu faço?
    fala mais sobre esses outros leites, de arroz e amendoas…
    bjim

    :(

    • Vanessa Musskopf 20/03/2013 às 16:29

      Nem me fala, Thici! Eu tb tomava soja… fiquei orfã, mas sei que foi melhor assim! Vou procurar mais informações e até experimentar esses tipos de leites. Volto pra contar a experiência!
      Bjaooo

  9. Paula 20/03/2013 às 20:28

    Oi Vanessa! Bem interessante este post.
    Sou vegetariana há 6 meses e me adaptei muito bem. Incluo a soja na minha dieta sim mas faço questão de checar a procedencia se é certificada de não ser GMO (geneticamente modificada).
    Mas variação no cardapio é lei e há muitas fontes de proteína vegetal além de soja. Queijos, grãos, leite, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha…), oleaginosas, ovos e até muitos vegetais.

    Se a gente for levar tudo ao pé da letra vamos morrer sem poder comer mais nada. É uma vergonha mas o mercado de alimentos virou uma fábrica e não dá pra confiar nem na procedência de frutas e verduras por conta dos pesticidas e blablablas, afinal a grande maioria não tem dinheiro pra investir somente em alimentos orgânicos e seguir uma dieta estritamente crua e natural…

    Tento fazer as melhores escolhas a maior parte do tempo, porque se for entrar em paranóia com TODOS esses detalhes aff morro!
    Beijocas e parabéns pelo trabalho ;)

    http://www.eu-goista.blogspot.com

    • Vanessa Musskopf 24/03/2013 às 16:52

      Disse tudo, Paula: VARIAÇÃO DO CARDÁPIO!!! Palavra chave pra quem tá de dieta. E é uma #Dicapravidatoda!! Variar é fundamental pra gente não enjoar e aproveitar outros nutrientes, de outros alimentos, né?

      E sim, não dá pra levar tudo ao pé da letra mesmo… O ideal é escutar o próprio corpo SEMPRE!!! Um alimento te estufou? Evite! Coceiras e alergias não identificadas? Reduza alguns alimentos suspeitos e perceba os resultados. No mais é como eu sempre brinco: ir no supermercado é igual votar aqui no Brasil, a gente tem que escolher o menos pior! hahaha ;-)
      Bjo bjo bjo

  10. thiciane 20/03/2013 às 21:00

    obaaa
    ;)

  11. Vivi 21/03/2013 às 19:02

    Meninas, eu estou tomando o leite Piracanjuba, é a única marca que eu conheço que é zero lactose! E o preço é bem em conta R$ 3 ou R$ 4…
    Apesar de não ter intolerância a lactose, me sinto estufada com o leite normal.
    Espero ter ajudado!
    Abraço!

  12. Renata 24/03/2013 às 14:01

    O pior não é isso..tem gente que consome os produtos de soja pensando ser menos caloricos que os normais…a maioria dos produtos que a base é soja são iguais ou tão mais calóricos que os tradicionais.

  13. Fernanda Vasconcellos 20/05/2013 às 17:43

    Vanessa! Obrigada por esse artigo! Fui vegetariana por muitos anos (bem radiacal, nada de origem animal, muita soja!), e larguei o estilo de vida na faculdade ao me deparar com a realidade da produção da soja e dos seus derivados. Citaste alguns daqueles que me desiludiram: trangênicos (ainda não sabemos quais seus efeitos na saúde humana, e as pesquisas são muito mal direcionadas, já que o negócio dos trangênicos é muito lucrativo), alimentos industrializados, com uso de corantes, aromatizantes, edulcorantes, e boa parte da família “antes”. Acrescento aqui mais uma questão (a que foi crucial pra largar o estilo de vida vegano): a questão socioambiental. A produção de soja é uma das maiores responsáveis pelo desmatamento do centro-oeste, muitos produtores trocaram suas culturas pela soja (as vezes mais de uma cultura apenas para produzir soja) para negociar no mercado internacional (China, grande consumidor), desequilibrando não somente o nosso meio ambiente, mas também o nosso mercado interno de alimentos!
    Parabéns pelo blog!!! Adoooro!

    • Vanessa Musskopf 22/08/2013 às 15:48

      Fer, adorei! Obrigada por dividir tua experiência com a gente!!
      Bjão!!

    • Tais Zago 27/03/2014 às 08:41

      Fernanda, o maior demanda para esta produção excessiva de soja é para a alimentação animal nos países industrializados. O outra grande parte vai para a indústria alimentícia, eles colocam soja em alimentos que vc nem pode imaginar. Os veggies consomem uma quantidade irrisória da produção. Eu tenho minhas precauções tb com a soja Trans e os produtos industrializados, mas acho difícil acreditar que este alimento possa ser prejudicial a saúde sendo que é uma base centenária da cozinha oriental. Eu mesma participei de uma ONG aqui na Bélgica que tem o papel de conscientizar as pessoas sobre a Soja. Infelizmente o conteúdo dos estudos está todo em holandês, mas só para a curiosidade, aqui na Bélgica, 90% da soja importada do Brasil é destinada para a ração animal. Ou seja, no final, é justamente o alto consumo de carne, que é o responsável por esta produção desenfreada. Abc.

      • Vanessa Musskopf 27/03/2014 às 10:22

        Oi Tais! A Soja é sim base da cozinha oriental, como vc bem observou, mas como eu ressaltei no texto a soja é consumida pelos orientais apenas depois de fermentada. Isso pq o processo de fermentação destrói as toxinas presente na soja. Já a soja consumida na alimentação ocidental, não.
        Enfim, é um tema polêmico e os estudos ainda são pouco conclusivos. :(
        Bjao

  14. Vanessa 21/05/2013 às 13:58

    Olá Vanessa, minha xará!!
    Parabéns, pelo excelente Blog, e por dividir com a gente essas informações tão preciosas!!!
    Eu tb me enganei feio com esses produtos de soja, ditos benéficos. Comecei há pouco a fazer um tratamento com uma médica ortomolecular, e ela que me explicou isso tudo que vc citou acima.
    Enfim, antes tarde do que nunca!rs
    Se me permitires, gostaria de postar essa matéria tb no meu Blog, em seu nome, lógico. Pois acho muito importante que o maior número de pessoas possíveis estejam com essa informação!
    Já aproveito para te convidar a conhecer meu Blog, acho que vais gostar!!
    http://www.melhorversao.blogspot.com.br
    Beijo enorme, flor!
    Muito sucesso para você querida!
    Vanessa Traversi

    • Vanessa Musskopf 07/08/2013 às 12:46

      Oi Xará!!
      Claro que pode dividir qualquer matéria! Informação nunca é demais, né!! Adorei o teu blog!!!
      Beijão e tamo junto!!

  15. Norbert 22/06/2013 às 06:27

    Veja “Os problemas causados pela soja em livro: “Der Soja-Wahn” (“A loucura da soja”)- http://racismoambiental.net.br/2010/08/os-problemas-causados-pela-soja-em-livro-der-soja-wahn-a-loucura-da-soja/

  16. Joaquim 19/11/2013 às 02:40

    Ola,

    Uma pequena correcao

    No caso das isoflavonas a fermentacao na verdade potencializa aumentando sua biodidponibilidade, esta informacao anda escondida a 7 chaves e vale ouro para as possiveis vitimas desta industria do mal. O melhor uso da soja e como adubo e com cuidado para nao detonar a sua plantinha.

  17. elis 15/08/2014 às 19:30

    Na minha casa todos consomem soja diariamente. Acho excelente e dou ate para meu filho de 4 meses. Nos orientais nao vivemos sem a soja. Traz beneficios maravilhosos. Essa ai que postou essa baboseira deve ter ganhado um extra de alguem pra dizer tanta asneira. E quanto ao suco ades amamos…principalmente meus filhotes.

  18. lucimara 17/12/2014 às 18:57

    Oi, eu deoarei com esse site e resolvi contar um pouco de mim. Tenho 51 anos e mh vida desde qndo tinha 20 anos eu nao comia pao coisas assim. A um ano deixei de fazer musculaçao e depois q parei eu dezcobrir q estava com cancer de mama. Nao me desesperei e sim agradeci a Deus por isso. Estou no aguardo de ser operada e enquanto aguardava e ainda aguardo, resolvir pesquisar sovre o cancer. Eu encontrei no youtube muitas palestras do Dr Lair Ribeiro Cardiologista e Nutrólogo e me apaixonei por tdo q falava sobre cancer e envelhecer sem ficar velho. E assim comecei a pesquisar outros médicos e descobrir tb o Dr Alberto Gonzales comidas vivas e ate comprei seu livro, Lugar de Médico é na cozinha. Antes eu descobrir q temos q desintoxicar o intestino com alimentos decrucIferas vegetais um Detox e beber agua com ph 7,89 a minalba tem esse ph. Estou muito feliz pq descobrir um mundo de sabores maravilhosos, eu tirei o glutem açucar e o carboidrato e o leite pq o cancer gosta dessas coisas. Nao me esquecendo q estou fazendo uso de vitamida d3 omega 3 iodo magnesio e agora descobrir tb uma chamada LDN q acaba com o cancer. Uma coisa estou grata, nunca mais vou voltar a me intoxicar, estou me sentindo muito bem sem essas coisas e faço diariamente suco verde e como estou com cancer e descobrir tb a teoria do Dr Max Gersom quem descobriu a cura do cancer e 1928 o suco com 3 cenouras e uma maça verde. Eu antes me alimentava e hoje eu me nutro. So agradecimento. Mh pele esta linda e mh lingua esta rosadinha isso quer dizer q estou alcalina por dentro. Tenho uma cobsulta dia 05/01/2014 sem duvidas qndo for me operar tdo vai fixar melhor. Pq sei q meu corpo ja esta alcalino e o cancer nao gosta de viver com um corpo limpo e sim ácido. Um abraço a todos obrigada por eu ter esse cantinho pra colocar mh esperiência pra tdos.