O câncer de Mama e a importância da alimentação!

Estamos em Outubro, o mês alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas foi no verão do ano 2000 que essa doença mudou minha vida. Naquele ano, minha mãe recebia o resultado dos seus exames de rotina. Eles apontavam um câncer maligno na mama direita. Nem que eu viva mil anos vou conseguir descrever o que eu senti naquele período. Histórias como essa – infelizmente – são mais comuns do que a gente imagina.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo, mas apenas 5 a 10% do total de casos são de caráter hereditário. Portanto, PREVENIR É FUNDAMENTAL. E ao contrário do que a gente pensa, o auto-exame e a mamografia não são “prevenção” e sim “diagnóstico” e como tal, eles devem ser feitos regularmente, pois se a doença for detectada em estágio inicial a chance de cura chega a 90%.

Para se prevenir uma doença – seja câncer ou gripe – a gente precisa tomar algumas medidas ANTES que ela apareça. E a alimentação é uma delas. Conversei com a Fernanda Bortolon, amiga e nutricionista especialista em nutrição oncológica e pedi algumas dicas! Olha só!

comacomidaNão é preciso comer nenhuma semente-dos-alpes-da-Tazmânia-oriental para nos alimentarmos de forma saudável. Segundo a Fernanda, os alimentos do nosso dia a dia contêm substâncias poderosíssimas contra várias doenças, entre elas o câncer. São eles: “Brócolis, Couve, Couve-flor, Mostarda, Agrião, Repolho, Tomate, Cenoura. Do lado das frutas, estão as ricas em vitamina C como a laranja, o limão e a tangerina. As vermelhas – Morango, Amora, Mirtilo – também contêm fitonutrientes anticancerígenos, chamados de antocianinas, que retardam o crescimento de células pré-malignas”.

E atenção: o preparo dos alimentos também pode estar relacionado a casos de câncer. Evite frituras e de preferência coma os vegetais crus ou levemente cozidos/assados. As altas temperaturas fazem com que os nutrientes se percam. A Fernanda também destaca a importância de diminuir o uso de sal na hora de fazer a comida. “Utilize temperos naturais como cebola, alho, salsa, manjericão, orégano, açafrão, por exemplo. Eles contém propriedades antibacterianasantifúngicas e anticancerígenas, inibindo a ligação de elementos carcinógenos ao DNA”. Ta bom ou quer mais?

sojaSegundo a nutri Fernanda, “a soja tem substâncias conhecidas como fitoestrógenos, que apresentam estrutura química similar ao estrógeno. O estrógeno é um hormônio com função proliferativa e que, em altas quantidades, aumenta o risco de câncer de mama. Dessa forma, o consumo de soja poderia influenciar de forma negativa a evolução da doença. Entretanto, até o momento, nenhum estudo comprovou qualquer relação do uso da soja (e derivados) ao desenvolvimento de câncer. Sendo assim, mulheres podem manter a soja em sua alimentação, desde que seguindo sempre a recomendação de seus médicos e nutricionistas”. 

gorduraO tipo de gordura que você consome também é super importante para prevenir o câncer de mama.  De acordo com a Fernanda “o consumo excessivo de gorduras saturadas, como a da carne vermelha, aumenta os índices de câncer de mama principalmente na pós-menopausa”. A dica é comer mais carnes brancas, peixes e – quando o churrasquinho for inevitável – opte pelos cortes com menor teor de gordura, como fraldinha, maminha e o filé mignon. 

Outra dica é inserir na dieta o azeite de oliva, as nozes e o abacate uma vez que esses alimentos tem as chamadas “gorduras boas” com propriedades anticancerígenas. Os fitoesteróis das nozes, por exemplo, bloqueiam os receptores de estrógeno nas células de câncer e evitam seu crescimento.

carboA farinha branca, o arroz branco e o açúcar são o gatilho para mudanças hormonais que podem provocar o crescimento de células cancerígenas. Troque esses alimentos por suas versões integrais e inclua também grãos ricos em fibras e lignanas, como o grão de bico, a ervilha, a linhaça e o gergelim. As lignanas são substâncias que se juntam aos receptores de estrógeno impossibilitado o hormônio de exercer seus efeitos.

vinhoO uso de álcool pode representar um risco maior de câncer de mama, especialmente quando associado ao uso de anticoncepcionais. Meia taça de vinho pode dobrar o nível estrógeno no sangue da mulher (e a gente já viu que estrógeno em alta é perigoso). Ao mesmo tempo, o vinho tinto contém resveratrol – repete comigo RES-VE-RA-TROL – uma substância antioxidante presente na casa da uva, que se mostrou benéfica contra vários tipos de câncer e problemas do coração. Mas antes de cair para dentro do barril, fique esperta! A nutricionista Fernanda alerta que o excesso de álcool fragiliza a imunidade e prejudica o metabolismo. Vale deixar o vinho somente para ocasiões especiais e tomar suco de uva orgânico.

mexa-sePesquisas sugerem que a atividade física, mesmo quando iniciada tardiamente, pode reduzir o risco de câncer de mama em até 10%. E não precisa virar maratonista não, basta uma caminhada de 30 minutos, durante 5 dias na semana para se beneficiar. O que importa aqui não é intensidade e sim a dedicação que você tem em CUIDAR DE SI MESMA!

E a receitinha de hoje traz ingredientes que ajudam no combate ao câncer. E eu dedico a minha Mãe, minha musa inspiradora que venceu a luta contra o câncer e me ensinou a ter sempre um sorriso no rosto não importa o tamanho da batalha! Te amo!

SUCO OUTUBRO ROSA

1 copo de suco de uva orgânico

1/2 copo de framboesa (usei aquelas que vendem congeladas)

1/2 copo de amora (congeladas)

1/2 copo de morango

2 gelinhos de couve

Bata tudo no liquidificador e use a Chia para decorar!

suco outubro rosa

Saúde!

 

22

Oct

  1. Leticia Centeno 22/10/2013 às 13:09

    Que lindeza de suco!!!!!

  2. Jussara Tuma 22/10/2013 às 13:14

    Eu quero esse suco agora, nesse momento, nesse minuto!!! Estou aqui salivando na frente do computador!
    Amei o enfoque “alimentação” do tema! Você (e a Fernanda) arrasaram! Bom ir lendo e fazendo mentalmente o checklist… feliz em ver que no equilíbrio da vida, eu ando até bem nas atitudes verdadeiramente preventivas..
    Eu escrevi sobre o outubro rosa há uns dias… mas sob o enfoque tradicional mesmo… o de alerta… em todo caso… taí o caminho pra lá!
    http://jussaratuma.wordpress.com/2013/10/03/coisa-seria-de-menina-outubro-rosa/
    Beijo, Van! E parabéns pelo post!

    • Vanessa Musskopf 22/10/2013 às 13:24

      Obrigada, Ju!!! A Fer arrasa na nutrição oncológica e eu não podia não entrevistá-la nesse tema. E que fique a mensagem de que prevenção começa na mesa, pra qualquer doença, seja câncer ou gripe!!!
      Vou lá ler teu post agora!!
      Beijão!

  3. Priscila 22/10/2013 às 13:24

    amei o post, e legal que o que ela citou serve pra muitas doencas cronicas tb!
    bjs

  4. Mirian 22/10/2013 às 14:04

    Te amo
    Teu amor e tua vida são minha força e minha alegria .
    És meu orgulho e minha luz .
    A vida é assim uma eterna busca em acertar ,se amar e ser feliz .
    Te amo
    Mamae

  5. Thais 22/10/2013 às 14:13

    Oi Vanessa! Estou meio confusa se estou comentando certo, pois acho que já tinha ocmentado no post anterior, mas hoje fui olhar e ele não aparecia, sei lá! Parabéns pelo blogue, estou lendo tudo e aprendendo muito, o suco verde já faz parte da minha rotina, e fiz seus cookies semana passada, só que com quinua em flocos, que eu não tinha amaranto (mas já comprei…rs).

    Beijos!

  6. Fernanda 22/10/2013 às 14:23

    Ficou excelente!! Adorei o suco. Bj

  7. Paula 22/10/2013 às 17:48

    Adorei o post!!! Que vontade de fazer esse suco!
    Beijos,
    Pa

  8. Katia 22/10/2013 às 18:28

    A cada dia sou mais sua fã!!!!! Parabéns!!! Sou nutricionista da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau e amei o seu post. Posso imprimir o seu suco e colocar no mural? Lógico que colocarei seus créditos. Parabéns. Bjs

    • Vanessa Musskopf 22/10/2013 às 18:35

      Oi Katia! Que honra!! Claro que pode, informação é para ser divida e fico muito feliz em poder ajudar!!!
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijos!

      • Katia 04/11/2013 às 09:23

        Bjs!!!

  9. Raísa 23/10/2013 às 19:24

    Vanessa, porque você não faz nutrição?! fala com tanto entusiasmo, que parece trabalhar na área! :)
    eu adoro blogs! tenho uma listinha seleta – com 3 – que visito diariamente, e nenhum deles é sobre alimentação. Como estudante de nutrição, sempre critico o que leio, pois tem muita gente falando sem o menor conhecimento de causa e responsabilidade! Acabei de descobrir o seu blog, li alguns posts e fiquei surpresa! Pelo que li, percebi que você fala de maneira bem-humorada e super responsável, buscando se embasar antes de sair por aí falando… Parabéns! Amei o blog! (Ganhastes mais uma leitora!) *-*

    • Vanessa Musskopf 24/10/2013 às 12:41

      Oi Raísa! Se eu te falar que essa ideia nunca me passou pela cabeça eu estaria mentindo!! Adoro estudar e adoro comida, pq não estudar nutrição né? Mas não sei… acho que como nutricionista eu sou uma boa jornalista! hahaha
      Obrigada pelo feedback! Fico muito feliz em saber que tenho o respaldo de vocês nutris e isso me dá ânimo para continuar fazendo esse trabalho!
      Espero te ver mais vezes por aqui e se tiver que puxar a orelha pode puxar viu? Correções e informações adicionais são SEMPRE bem vindas!
      Obrigada!

  10. Vanessa M. 24/10/2013 às 01:53

    Gostei da listinha de alimentos que ajudam na prevenção, toda vez que venho aqui saio me sentindo mais saudável já hahaha
    Gelinho de couve? Curti…tentarei hein. Incorporei o suco xará nos almoços de sexta aqui da repúblicas, semana passada foi abacaxi,morango com hortelã. Ficou bom hein!

    Beijoos!

  11. Thamara F. 24/10/2013 às 23:10

    OI Van!! Adorei esse seu suco, como sempre!
    Aliás, será que você poderia sugerir algum com propriedades anti inflamatórias? Minha mãe sofre com o reumatismo e outras cositas, estou tentando fazer com que ela se alimente melhor!
    bjssss

    • Vanessa Musskopf 29/10/2013 às 09:55

      Oi Thamara!!!
      Vou SUPER pesquisar sucos para reumatismo!!! Me aguarde!!! Pessoas que sofrem de reumatismo podem se beneficiar muitooo com uma alimentação anti inflamatória!! Saúde definitivamente vem do prato!! Bjão

  12. Suzana 25/10/2013 às 14:56

    Nossaaaaaaa que vontade que deu de beber esse suco agora!!!
    Vanessa suas dicas são de mais, passar aqui e no seu insta virou obrigatório!
    Vou no mercado hoje comprar frutas vermelhas… vou fazer!!!!!!

    http://www.futileamae.com.br/

  13. Ivs Leles 27/10/2013 às 23:12

    Oi Vanessa,
    Muito boa a dica! Conheci a pouco seu blog e não paro de ler, minha parte preferida são as comidas. Estou começando nesse “mundo fitness” para manutenção da saúde, sou a falsa magra, com elevado percentual de gordura corporal e disposição nível 1 rsrsrs Muitas mudanças já aconteceram na minha vida esse ano (muitas mesmo!). Me tornei vegetariana, e minha vida só melhorou, mas não sou daquelas radicais, não passo vontade de nada nem doces… Parabéns pelo blog, que você possa motivar muitas pessoas q precisam desse apoio, todo mundo é capaz sim de mudar de vida, hábitos, mas não é fácil, informação e bom senso as vezes falta nesse mundo fit!
    Beijos

    • Vanessa Musskopf 29/10/2013 às 12:09

      Bem vinda, queri!!!
      Todo mundo é capaz mesmo, um passinho de cada vez, sem loucuras! Bjãoo

  14. maria cristina de oliveira orlando 04/05/2014 às 14:26

    Adorei este site. Fiz mamografia, ultra sonografia, ressônancia nada conclusivo, procurei um mastologista que encaminhou até o diagnostico. Tenho procurado fazer pesquisa até chegar a hora o tratamento. Estou bem apreensiva.

    • Vanessa Musskopf 09/05/2014 às 14:06

      Oi Maria!
      Tenha fé que tudo vai dar certo! Deus está do teu lado! Se alimente com alimentos naturais, faça suco verde diariamente e pensamento positivo. Vai ficar tudo bem!

  15. aline 30/05/2014 às 20:01

    minha mae esta com cancer de mama entao adorei essa dica estou na bahia e ela tá em sao paulo vou repassa essas dica pra ela deus li abencoe

  16. Fernanda 17/06/2014 às 01:22

    Ola, Minha melhor Amiga está com Câncer de Mama e estou pesquisando sobre tudo para ajuda-la! Mto Obrigada pelas informações

  17. Noticias Naturais 23/07/2014 às 20:43

    Muito bom o post, poucas pessoas dão o devido valor para a alimentação no prevenção e combate a doenças:

    Principais Alimentos que Aumentam o Risco de Câncer
    http://www.noticiasnaturais.com/2014/07/principais-alimentos-que-aumentam-o-risco-de-cancer/

  18. Mirian 01/10/2014 às 13:35

    minha filha lindinha e luz da minha vida
    É realmente uma pena que existam tão poucos meios que divulguem informações saudáveis e realmente preventivas como estas .
    Cancer é uma doença que a gente não acredita que exista até ter de enfrenta-lo , ou pessoalmente ou através de uma pessoa proxima e querida .
    Mas graças a Deus e aos avanços da medicina e estudos nutricionais como este , hoje em dia cancer não é mais um atestado de morte , mas sim de novas possibilidades .
    Um tempo de ser muito otimista , de rever valores , de se amar e se cuidar , afinal auto estima num momento como este é tudo pro seu sistema imunológico e para se ter uma recuparação mais rapida .
    Desejo que todas e todos se cuidem e se amem muito e
    A ti meu anjo especial , minha filha muito amada muito sucesso , muita luz e muitas mais seguidoras tão especiais como estas que já te acompanham em teu sucesso.
    Beijos
    Mamãe

  19. Ana 02/10/2014 às 10:31

    Olá Vanessa,

    Faz algum tempo que acompanho teu blog, adoro suas dicas para uma vida mais saudável.

    Mas esse post em especial mexeu bastante comigo, porque a mais ou menos dois anos tive um nódulo na mama, bastante suspeito, mas que no final graças a Deus foi diagnosticado como um fibroadenoma, ou seja, um nódulo benigno. Desde então venho em busca de uma vida mais saudável, mudei totalmente meus hábitos, minha alimentação. Abri mão de muita coisa que adorava comer mas vi que me fazia muito mal, emagreci 13 quilos desde então, isso é bom sim, não vou negar, mas o melhor de tudo é ver a mudança no nosso corpo em geral, a disposição aumentou muito, tudo funciona bem melhor. Importante despertar essa ideia de que somos responsáveis pelo nosso corpo e pela nossa saúde. Parabéns pelo blog, informações importantes repassadas de forma simples e direta, é isso ai!!

    Beijoo to sempre por aqui…

    • Vanessa Musskopf 03/10/2014 às 01:42

      Oi Ana!! Nossa que susto que você deve ter passado!! Mas graças a Deus que correu tudo bem e hoje você está nessa busca por mais qualidade de vida!! Tamo juntooo, viu?
      Beijão enorme!!

  20. Pamella 02/10/2014 às 21:46

    Van, querida, acompanho você desde o iníciozinho do blog e nesses seus posts relacionados ao uso de anticoncepcionais e o fato de beber vinho podem representar um risco maior ao câncer de mama me deixaram assustada. Por isso, conversei com meu mastologista, que também é um pesquisador excelente da área e ele falou que são mitos. Não há nada comprovado dos benefícios ou malefícios do anticoncepcional em relação ao câncer de mama. E beber vinho tinto também, não tem nada comprovado! Ele disse inclusive pra eu não me preocupar e continuar bebendo meu vinho tranquila, caso que está no livro o Änticâncer”. Aliás, você leu o “Anticâncer”, não leu? Lá o David fala que o câncer está mais ligado a obesidade e níveis de insulina no sangue do que com terapias de reposição hormonal. É isso! Informação sempre! Adoro seu blog, flor.
    Beijão!

    • Vanessa Musskopf 03/10/2014 às 01:41

      Oi flor! Mas eu não falei sobre uso de anticoncepcional, até pq eu tb tomo!! E quanto ao vinho, como ressaltei no post, o ideal é deixar ele reservado para ocasiões especiais e para o dia a dia preferir tomar 1 copinho de suco de uva orgânico, pois a nutri explicou que o álcool do pode baixar nossa imunidade, mas não quer dizer que ele vá nos causar câncer!
      E simmm, li o Anticâncer! É excelente né? Ele segue mto a linha q eu sigo #comacomida! <3
      Bjaooooo

  21. Amasiado 27/10/2014 às 23:40

    Descobri este blog hoje, durante uma pesquisa para saber o que minha mãe pode comer, já que ela neste mês foi diagnosticada com câncer de mama, porém tenho a certeza que ela sairá dessa. Obrigado por este trabalho, que Deus lhe pague.

  22. Renata Rodrigues de Araújo 16/01/2015 às 16:34

    Olá, meu nome é Renata. Recentemente criei um blog para divulgar o livro-diário escrito por uma amiga, vítima do câncer de mama. No blog, falamos um pouquinho sobre a doença, alimentação e outros assuntos relacionados ao tema. Tomei a liberdade de compartilhar a receita do seu suco, mas se houver algum problema, basta de informar que eu removo imediatamente. Obrigada. Renata
    Deixo o link do blog: http://odespertardaguerreira.blogspot.com.br/

    • Vanessa Musskopf 19/01/2015 às 17:01

      Oi Re! Sem problema nenhum!!
      Obrigada e sorte no tratamento da sua amiga!
      Bjao

  23. Renata Rodrigues de Araújo 16/01/2015 às 16:42

    Esqueci de dizer que citei a fonte no post do suco. Obrigada