#projetoverão2014

Quem seguiu o guia de sobrevivência para as festas de fim de ano pode pular esse post, mas quem não seguiu…. Bem vindo à Santa Dieta 2013 e ao #projetoverão2014! ;-) Quanto ao peso da sua consciência, eu pouco posso ajudar, mas para o peso que você acumulou na balança… seguem algumas dicas para desintoxicar o organismo das farras! Vem comigo!

Beba água! – Sai ano, entra ano e a dica é sempre a mesma: beba 2 litros de água por dia. É através dela que nosso corpo elimina a maioria das impurezas. A gente já falou sobre isso aqui, mas é sempre bom lembrar: “o organismo é capaz de se purificar naturalmente, com pouca ou nenhuma ajuda externa”. Mas isso só é possível, se mantivermos uma dieta saudável, com quantidade adequadas de água e fibras.

Adeus, glúten! - O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Segundo especialistas, ao chegar no intestino o glúten se transforma em uma espécie de cola. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa e da quantidade ingerida, o glúten pode provocar saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, eczemas e até depressão. Dessa forma, evite pães, biscoitos, massas e aquela cervejinha. Não há nenhum mal em cortar o glúten, mas é recomendável procurar uma nutricionista para te ajudar nessa empreitada.

Adiós, carne vermelha! - Todos sabem que a carne vermelha é rica em gorduras, mas a vilã da detox é o ácido araquidônico presente nela. Essa é uma substância pró-inflamatória que, em excesso, aumenta o número de radicais livres. Evite e dê preferência ao frango orgânico, que não contém hormônios ou antibióticos, e peixes.

 

Goodbye, lactose! – O leite é o alimento número 1 causador de alergia nos Estados Unidos. No Brasil, 70% dos adultos têm algum sintoma relacionando ao consumo de leite de vaca ou derivados. São eles: diarreia, cólicas, gases, sangramento gastrointestinal, anemia, problemas respiratórios, eczemas, arteriosclerose e até acne. Se você está tendo alguma destas reações, desintoxicar seu o corpo de produtos lácteos pode ser a resposta. Reduza e evite. Procure também uma nutri para auxiliar quanto a questão do cálcio.

Go, green! – As Brássicas formam um grupo de vegetais composto por agrião, repolho, rúcula, couve-manteiga, brócolis, couve-chinesa, couve-flor, mostarda, nabo e rabanete. Elas tem função antitumoral e ajudam na eliminação das toxinas. Escolha seu orgânico fresquinho, prepare saladas ou sucos. ABUSE!

Frutas, frutas, frutas! – Melancia, limão, abacaxi, melão… todas são ótimas para a detox. Troque a sobremesa por uma fruta da estação. Se jogue também nos sucos! Aqui no blog e lá no facebook tem algumas receitinhas.

 

Para finalizar, deixo mais uma: ÁGUA DETOX COM LIMÃO, PEPINO e HORTELÃ! Anota aí!

 1 litro de água

1 limão-tahiti grande cortado em rodelas fininhas

1/2 pepino comum cortado em rodelas fininhas

1 punhado de folhas de hortelã

Para fazer é super simples: é só adicionar os ingredientes na água e deixar na geladeira do dia para a noite. Os benefícios nutricionais da água detox são muitos. A hortelã é velha conhecida por ser boa para a digestão e por ajudar a aliviar problemas gastrintestinais indesejáveis, como gases. É legal rasgar ou dar uma amassadinha nas folhinhas para elas liberarem mais sabor na água! A hortelã também é rica em antioxidantes e pesquisas sugerem que ela pode auxiliar na redução do apetite também. Já o limão é uma excelente fonte de vitamina C e apesar da acidez ele contribui para alcalinização (existe essa palavra?) do corpo, ou seja, ajuda a limpar e desintoxicar o organismo. E o pepino, quando adicionando a água, proporciona uma infusão de vitamina C, vitamina A, vitamina K – que contribui no transporte do cálcio e para o bom funcionamento do fígado, além de ferro, do próprio cálcio e de potássio.

A quantidade destes nutrientes (e do gosto!) vai depender da quantidade de pepino, limões e hortelã que você usar na água. E sim, você pode comer a fatia de pepino depois que beber a água! ;-) Ah! Se depois de dois dias você não tiver consumido tudo, pode descartar a água e todos os ingredientes. A minha, por exemplo, não dura um dia: começo com um copo em jejum e vou bebendo até a noite, antes de dormir. PS: não é pra substituir refeição, hein? É para auxiliar na hidratação, nutrir e refrescar! ;-)

 

07

Jan

  1. Vanessa Carvalho 07/01/2013 às 10:30

    Adoreiiiiiii!!! Vou preparar o suco ja, ja!

    • Vanessa Musskopf 07/01/2013 às 15:06

      Oi Van!!! É ótimo, no início a gente pode estranhar um pouco o gosto, mas é só calibrar com mais limão ou hortelã! É super refrescante e excelente para a detox! Bjao

  2. Bel 07/01/2013 às 13:31

    Ameeii seu site!! Já está nos meus favoritos!
    Ano passado descobri que tenho intolerancia a gluten e lactose e mudei completamente meu estilo de vida. Fiz um blog com algumas receitinhas para ajudar quem nao pode ou prefere nao consumir alimentos com gluten e lactose..
    http://vidamaisfeliz.webnode.com/

    Vou ver sempre seus posts!!
    Beijoss
    Bel

    • Vanessa Musskopf 07/01/2013 às 15:05

      Oi Bel!! Obrigada pelo carinho! Lendo o post inicial do teu blog eu também achava que ia ser super difícil tirar glúten e lactose – e que surpresa – nem foi tão difícil assim! O que a gente precisa é de muita informação e paciência para aprender a fazer as substituições corretas! Parabéns pelo teu blog, adorei as receitinhas e vou tester algumas com certeza!
      Bjaooo

  3. Josie Fichtner 07/01/2013 às 14:29

    Amei!!!! Tamo junto! bjs

  4. Luísa Helena 07/01/2013 às 20:38

    Adorei a dica da água!! Às vezes é bom variar os sabores! Bjos

    • Vanessa Musskopf 07/01/2013 às 21:52

      Oi Diva! Tem mil e uma versões e tb dá pra tentar um freestyle e inventar a sua própria! hahaha! Mega fácil, não tem desculpa pra não tentar, né? :-)

  5. Netty 07/01/2013 às 22:50

    Oieee Vanessa…..como sempre adoro as suas dicas e amei esta dica da agua…vai ser bom pra mim pois quase não bebo água rsrs. Vou tentar tirar a lactose que amooooo :( estou com um sério probleminha de colite, acho que pode ter algo a ver néh :)…Bjão

    • Vanessa Musskopf 08/01/2013 às 00:42

      Oi Netty! Tem tudo a ver!! Eu também estou com colite e minha gastro falou que a lactose é a grande vilã. Te cuida! Bjao

  6. Ancila Zanoni 20/01/2013 às 10:55

    Muito interessante, vou começar para melhorar.

    • Vanessa Musskopf 20/01/2013 às 20:36

      Tamo junto, Ancila!!
      E não esquece de procurar uma nutri! A retirada do glúten sem acompanhamento pode até engordar, sabia? Pois eles tendem a ser um pouquinho mais calóricos, por isso o acompanhamento de um profissional é indispensável!
      Bjao

  7. Pat 30/01/2013 às 10:46

    Oi Vanessa, tudo bem?
    Achei seu blog por acaso lendo outros blogs hoje… Eu tb já fui gordinha, emagreci muito, mas andava um pouco desestimulada, resolvi buscar na internet alguns relatos pra voltar e me inspirar. :-) E estou adorando ler seu blog.
    Resolvi comentar justamente nesse post por ter me surgido uma dúvida no seu texto. Até onde sei, a vitamina C é extremamente instável, se vc contar os limões e deixá-los de um dia para o outro na geladeira, essa vitamina não se oxidaria?

    • Vanessa Musskopf 31/01/2013 às 12:55

      Oi Patty!! Obrigada!
      Sim, pois a vitamina C é super “volátil”, mas dá pra aproveitar as propriedades ainda. Acontece que a água pode ficar um pouco amarguinha, quem não gostar pode deixar menos tempo só pra dar um saborzinho de leve! ;-)
      Mega beijo!

  8. Karina Sales 03/02/2013 às 20:08

    Gente, tomei essa água durante 5 dias e foi maravilhoso. Emagreci 2 kg nessa semana (com dieta e caminhada), minha pele melhorou, meu intestino, que só funcionava á cada 3 dias, regulou. Só aconteceu uma coisa, que parece ser ruim, mas é boa: uma pedra que eu tinha no rim deu ás caras.
    Emagreci 40 kg nesses últimos 8 meses. Estava com problemas de saúde, depressão e problemas em casa. Como você disse, temos a mania de comer sentimentos e aliado ao hipotireoidismo e aos outros problemas, perdi o controle de tudo. Fiz um tratamento, com a ajuda de alguns remédios, mas principalmente, com a vontade de mudar de vida. Ainda é muito difícil manter a cabeça sã, mas tenho me controlado.
    Seu blog é incrível, o visito todo dia! Parabéns pela determinação e obrigada por compartilhar informações tão importantes!

    • Vanessa Musskopf 05/02/2013 às 12:39

      Não é que essa água é uma santa ajuda??
      Só fiquei tensa com a pedra! Tá tudo bem agora?? Espero que sim!!!
      Força na peruca! Tamo junto, Karina!!
      Bjaoo

  9. Leticia 05/02/2013 às 08:06

    Oi Vanessa,
    sériu seu blog está mudando minha vida, mas ainda é difícil não cair em lágrimas..
    Eu sou a tal falsa magra, segundo minha última avaliação me faltam 5 kg de massa magra pra ser saudável, e preciso perder 7 kg de gordura pra não ter riscos.. tenho 33% de gordura do no corpo, mas ainda uso 40 de calça!
    Enfim, meu maior problema é o café da manhã e jantar.. no jantar OK já sei que tenho que ter persistência e disciplina, mas no café da manhã.. não sei o que fazer.. minha dúvida é , só o suco verde já vale pra uma dieta? ou preciso tomar/comer mais alguma coisa? ou posso me jogar na minha frutinha depois as 9 hrs? (tomo o café ás 7:15)

    • Vanessa Musskopf 16/02/2013 às 23:03

      Oi Lê!! Também tenho um trabalho pesado pela frente pra conseguir atingir um nivel de massa magra ideal! Vamo que vamo!!
      Quanto ao suco verde eu tomo ele em jejum e depois uma fruta ou uma tapioca com geleia, ou um paozinho sem gluten com geleia! Mas se for um dia que tu estiver na corrida, toma so ele e depois faz o lanchinho da manha normal, sabe?
      O suco verde mudou minha vida MESMO! Intestino, pele… tudo! Super indico!
      Bjaoo

  10. Laura 24/02/2013 às 18:21

    Oi Vanessa,
    vc “conta” a agua detox nos 2 litros necessarios por dia?
    Comecei a seguir seu blog ha pouco tempo e ja virou um vicio!
    Minhas desculpas acabaram, ate pq elas tbem engordam, nao eh mesmo??
    bjosss

  11. Flávia 02/04/2013 às 09:34

    Oii Van, tudo bem? Primeira vez lendo o seu blog e já amei! :) (Foi dica das meninas do Coisas de Diva)

    Gostaria de saber se depois de um tempo, a água não fica meio amarga por causa da casca do limão.
    E não pode colocar o limão descascado? rs.

    Um beijo!
    E voltarei sempre! :)

    • Vanessa Musskopf 07/08/2013 às 12:20

      Oi Flavinha!!!
      Simm a água tende a ficar meio amarguinha, por isso eu faço e tento beber tudo no mesmo dia. Experimenta colocar descascadinho, pode ser que fique melhor, nunca tentei! Vou tentar também! heheh
      Bjaoo

  12. ~Fernanda 02/04/2013 às 11:09

    Nenhum frango que se compra em mercados de confiança recebe hormônio. Por favor, não divulgue essa informação falsa ;)

  13. Gabriela Iba 03/04/2013 às 00:15

    Conheci seu site hoje e não consigo parar de ler, comofas? Hahahaha Parabéns pelo ótimo trabalho! (: E adorei a ideia da água detox, vou tentar :*

  14. Clau 19/05/2013 às 13:31

    “Nao deixe para amanha o que pode fazer hoje!” Adorei o post e já fiz minha agua detox só com limão e hortelã, pois não tinha pepino em casa… Mas já coloquei na lista de super… A proxima será completinha!

  15. CLARICE 12/09/2013 às 18:53

    AMEI SEU BLOG E MARAVILHOSO E TENHO A CERTEZA QUE VAI ME AJUDAR MUITO OBRIGADA

  16. Aline 07/12/2013 às 00:32

    Olá Vanessa, descobri seu blog hoje e estou adorando ,vou super fazer a água detox

  17. Marilia 11/12/2013 às 09:55

    Que delicia essa água.. Além de ajudar a emagrecer é super refrescante, né?
    No meu blog coloquei mais algumas ideias de frutas que auxiliam no bom funcionamento do organismo e que podem ser utilizadas pra fazer essas águinhas aromatizadas.. http://www.begorgeous.co/agua-aromatizada/
    Beijos

  18. Daniel 06/05/2014 às 09:51

    Homem também pode comentar? hehehe

    Achei este blog na internet e achei MUITO interessante. Já li diversos posts. Iniciei minha ”jornada” para emagrecer agora e seguirei várias dicas que li aqui!! Espero ser bem ‘aceito’ :D

  19. Joyce Gomes 25/06/2014 às 10:01

    Nossa amei fuçar o seu site kkk! Vou fazer essa hoje assim que tiver o resultado aviso.

  20. Diana silva 10/10/2014 às 23:58

    Amei esse blog, vou dá uma passadinha sempre.

  21. carine 22/10/2014 às 12:04

    boa tarde!
    essa água emagrece ?
    e quanto ?
    obrigada