Receita de massa de grão de bico caseira

Imaginem a minha cara quando descobri, lá em cima do armário da cozinha, que minha vó tinha uma dessas máquinas que fazem massa! PIREI! Eu sou fã de grão de bico (já falei dele aqui!) e há tempos que eu queria testar uma receitinha de talharim com farinha grão de bico e a hora era agora!

receita de massa caseira

E mais simples do que…

2 1/2 xícaras de farinha de grão de bico

2 ovos

1 pitadinha de sal

… não poderia ser.

E o modo de fazer? Esse deveria ser chamado de  “modo de fazer de muita sujeira”, porque minha amiga… verdade seja dita: sovar massa é uma arte (que eu não domino)! Na próxima vez eu vou fazer na batedeira, pois achei que ela grudou além do normal na mão. A saída foi continuar acrescentando farinha até ela ficar bem firme e sequinha.

Para esticar, usei farinha de arroz, o que também ajudou a dar uma sugada na umidade da massa.

talharim de grão de bico caseiro

Aí foi só esticar, passar na máquina e eis o resultado: uma massa de grão de bico 100% caseira, low carb, sem glúten, sem lactose, rica em proteínas, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Ahh… e o melhor custou beeeeem mais barato do que as compradas prontas. #santaeconomia

talharim de grão de bico caseiro

#SANTADICA 1: quem não tem máquina, só precisa ter uma faquinha e uma boa coordenação motora!

#SANTADICA 2: se você não for usar a massa na hora é só separar em porções e congelar. E bem mais prático do que esperar secaaaar por hoooras e pode ser guardada por meses. E quando quiser comer é só tirar do freezer direto para a água fervente. Simples assim!

04

Oct

  1. Andrea Gass 06/10/2014 às 13:07

    Com ideia nessa tua receita, hoje fiz um quiche de alho-poró e a base fiz com farinha de grão de bico. Delicia *-*

  2. Diana 06/10/2014 às 18:05

    Tu não existe, guria! Justamente hoje resolvi dar uma chance pra uma alimentação sem glúten e vem você com essa receita maravilhosa! Muito amor <3

  3. Anna Camila 07/10/2014 às 13:52

    Tem que sovar por muito tempo, Van?
    Vou fazer com minhas cunhadas amanhã mesmo!
    Beijo

    • Vanessa Musskopf 07/10/2014 às 19:36

      Nada! Fiz ate ficar bem sequinha e sem grudar na mao!
      Bjaoo e sucesso meninaaas! Depois me contem!

  4. Jussara 14/10/2014 às 07:10

    Quem não tem máquina,abre a massa com rolo,salpica farinha de milho e enrola,como se fosse rocambole e corta,na largura que quer a massa.Desenrola e fica as tirinhas perfeitas.Espero ter ajudado.Abraço e parabéns pela materia.

  5. DanielA 31/10/2014 às 16:42

    Vanessa, me junto a todas que têm te elogiado..continue com seus testes e experiências…..não sabe como nos ajuda. Eu por exemplo to intolerante à várias coisas. Minha alimentação ta muito restrita e não posso comer ovo. Até por isso não posso comer a massa pronta que aprece na foto.. Vc acha q da certo com o g pel de chia? Ele tem me salvado. Obrigado e parabéns!

    • Vanessa Musskopf 31/10/2014 às 19:39

      Oi Dani!!!
      Acho que pode dar certo sim!! Tem q tentar!! Qndo estamos com a alimentação muito restrita precisamos inventar na cozinha!! Sem medo de errar!
      Se vc tentar e der certo, me conte!!!
      Bjao!!

  6. malu 13/04/2015 às 12:49

    Quero receber posts , dicas