Sabotadores da dieta: molho para salada

Enfim, segunda-feira, dia mundial da (volta a) dieta! E para compensar as orgias gastronômicas do final de semana você se joga num prato de salada! Lindo, hein!  Mas muito cuidado nessa hora: alguns molhos prontos para salada são verdadeiros sabotadores da dieta, adicionando doses gigantes de sódio que podem variar entre 230 a 600 mg por porção. Isso pode representar quase 10% do valor diário recomendado para um adulto!

A indústria alimentícia ​​não costuma poupar seu arsenal de gorduras, sais, açúcares, aromas e cores falsas até em produtos que parecem saudáveis. Vale tudo para torná-los mais atrativos para o consumo. E o problema não fica somente nas doses extras de sódio. Desconfie das cores caramelo também. Molhos com sabores como mostarda, mel, ceasar ou balsâmico cremoso contam com o tal corante caramelo para dar um up na sua cor. Esse corante tem sido associado a casos de câncer.

E ainda temos o “famoso” Glutamato monossódico. O Glutamato monossódico é um aminoácido que ajuda a intensificar o sabor dos alimentos. As empresas adicionam esse ingrediente para reduzir a quantidade #comidadeverdade em seus produtos, fazendo com que eles durem mais na nossa despensa. O ponto é que os estudos em animais vinculam esse aditivo alimentar a danos em células nervosas do cérebro, e nos humanos a casos de enxaqueca.

Tenso…

Então que tal usar a #culináriaintuitiva e ingredientes de verdade para fazer o nosso próprio molho ((saudável)) para salada? É muito fácil!! Tudo o que você vai precisar (além dos ingredientes!) é de um recipiente de vidro e criatividade. Uma dica: sabe esse azeite que você tem  em casa e está pela metade? Retire aquele bico dosador e adicione os outros ingredientes. Depois é só colocar de volta o bico e usar!

Anotaí!

1/2 xícara de óleo: Cada óleo tem uma propriedade bacana e a escolha depende do seu gosto pessoal. Eu já tentei usar óleo de linhaça, mas não achei o gosto muito legal. Meu favorito segue sendo o de oliva.

1/4 de xícara de ácido: Calma! O ácido aqui é algum tipo de vinagre que você mais goste ou até mesmo o suco de laranja ou limão! Escolha um.

 2 colheres de chá de um realçador de sabor e temperos frescos: Aqui dá pra escolher mais de um realçador e mais de um tempero! Fica por conta da sua criatividade para ir além dessa listinha que eu coloquei aqui abaixo! ;-) Se joga!

 

azeite

Vou inventar umas receitinhas e volto aqui para mostrar para vocês! Ah e se vocês fizerem, me contem como ficou!

23

Sep

  1. Paula Del Ponte 23/09/2013 às 12:14

    Vanessa, acho que vou fugir um pouco dos molhos e temperos (me perdoa, hehe), mas lembrei de outros sabotadores. Antes de começar minha reeducação alimentar (e virar a maluquinha dos rótulos no supermercado), acreditava no apelo comercial da marca “eqlibri”. Como eu buscava um corpo equilibrado e era “inocente nutricionalmente” acreditava nas tais bolachinhas. Hoje vejo o mal dos pacotinhos, gorduras saturadas, conservantes… E cada vez mais acredito naquilo que tu falas sempre sobre #comercomida :D Beeijo

    • Vanessa Musskopf 23/09/2013 às 13:55

      Oi Paula!
      Pois é, a indústria sabe bem como fazer a gente cair nessas pegadinhas ditas “saudáveis”! Por isso quanto mais a gente priorizar a comida de verdade, melhor né? :-)
      Bjão!

  2. fabiana loures 23/09/2013 às 21:10

    Adorei a dica! Uso um molho feito de mostarda+mel+limão, fica uma delícia também. Bjs

  3. Mirian 23/09/2013 às 21:35

    Oi anjo , santa dica esta dos molhos , aqui em casa nunca mais entra molho pronto do supermercado , somente temperamos assim com estes ingredientes que tu estas indicando ou até mesmo sem tempero nenhum que nao é ruim é costume . Adorei a dica de preparar num vidro e deixar pronto assim na hora de colocar na saladinha já está misturadinho . Grande beijo minha diva amada .

  4. Ana Carolina Marinho 24/09/2013 às 08:43

    SANTA VANESSA! Muito obrigada por atender o pedido da sua leitora mais abusada! Hoje mesmo vou aposentar meu vidinho de molho rosé! Minha alimentação sempre foi toda errada, desde criança, mas aos pouquinhos estou conseguindo mudar completamente meu estilo de vida e quer saber? Me sinto bem melhor. Mas além da indústria que insiste em sabotar nosso estilo de vida mais saudável ainda contamos com pessoas enjoadas e interesseiras que querem diminuir meu esforço. Vou desabafar: outro dia estava na academia onde eu malho em um espaço chamado “”””””””””””””vida saudável”””””””””””””” (sim, muitas aspas) patrocinado pela herbalife. Não me entendam mal, não estou dizendo que a herbalife não é saudavel, nem conheço direito os produtos da marca. O que me estressou foi que enquanto eu conversava com uma das coleguinhas de malhação sobre como eu consegui substituir meu consumo de bolachas de chocolate por frutas (!!!!!!!!!!!!!!!) a vaca da atendente vira e fala “mas fruta também engorda” e eu logo disse que sim, dependendo do quanto você come engorda mesmo, mas pelo menos tem vitaminas que biscoito de chocolate nenhum tem. E adivinha o que eu ouvi?! “Que nada, boba, hoje em dia fruta nem tem mais coisas boas, colhem cedo demais, adicionam conservamte pra poder transportar…acaba perdendo todos os nutrientes”. E depois começou o discurso de que os shakes tem muitos nutrientes, bla bla bla. Pode até fazer sentido o que ela disse, mas fiquei furiosa. Desde então troquei o supermercado por barraquinhas de produtores locais. Mas voltando ao assunto dos molhos, obrigada mesmo!! Seu blog é um dos motivos pelos quais todo dia faço força pra trocar o negresco do café da tarde por um potinho de frutinhas coloridas, docinhas e saudáveis! E que agora vou trocar o molho rosé e de parmesão para salada por um feito por mim, sem substâncias-palavrões na composição e muito mais saudáveis!

    • Vanessa Musskopf 24/09/2013 às 10:58

      Oi Ana!! Espaço “Vida saudável” com muitas aspas mesmo!! Desde quando encher a barriga de chá e substituir uma refeição por um shake em pó pode ser saudável, minha gente??
      E tu tem toda razão em ter ficado furiosa, o que ela falou foi uma tremenda bobagem e falta de conhecimento sem fim. Óbvio que fruta engorda, a única coisa que não engorda é água que não tem calorias. Até um pé de alface engorda se você comer um caminhão. O que interessa é justamente o que você falou: os nutrientes do alimento!
      Segue fazendo tuas substituições saudáveis, sem nóia e sem pressão, que tu tá no caminho certo! Um passinho de cada vez! Tamo junto!!!
      Beijão

  5. Priscila 24/09/2013 às 11:16

    Amei o post!
    Por sorte (ou nao,rs) nunca fui muito fa de molhos na salada, comia sempre puro. Quando cheguei aqui no Chile, todas as saladas sao temperadas com muito limao e azeite, aí acostumei! E dizem que essa combinacao ajuda muito a emagrecer (aí eu nao sei, pq eu como um caminhao de salada haha)
    Bjs

  6. thici 26/09/2013 às 08:36

    AMO esse Blog, viu?! um orgulho no meio de tantos blogs radicais que pregam “shake de proteina” como solucao pra tudo. #tamojunto

    bjimm

  7. Fernanda Francischinelli 16/10/2013 às 15:23

    Graças a Deus eu adoro o sabor das verduras e coloco no máximo um fiozinho de azeite e com um pouquinho de sal rosa do Himalaia.
    Seria bom a gente aprender a apreciar o sabor da comida de verdade, e não tentar camuflar.

    Bjs Van!

  8. Iris 04/01/2014 às 17:30

    gostaria de saber quanto tempo posso guardar os molhos, e se precisa ir pra geladeira pra durar mais.Grata.

  9. Júlia 22/01/2014 às 17:48

    Guria, tu é demais. Adorei este esquema de molhinhos de salada; normalmente fico no azeite oliva + vinagre mesmo. Obrigada

    • Vanessa Musskopf 22/01/2014 às 18:29

      Vai dizer que tuas saladas não tem sempre o mesmo gosto? As minhas também tinham e aff quanta monotonia!! Se joga nos molhinhos!!
      Bjão