Sabotadores da dieta: Refresco em pó

Nada traduz melhor a praticidade e os maravilhosos sabores da vida moderna do que o suco em pó. Atraídos pela fruta – linda e perfeita – que ilustra o pacotinho, a gente chega até a acreditar que fez uma escolha saudável. Será?

Para começo de conversa, a fruta que ocupa cerca de 90% da embalagem representa APENAS 1% do conteúdo da mesma. Ou seja, suco de quê mesmo? Poderia muito bem se chamar suco de “maltodextrina-com-acidulante-e-fosfato-tricálcico-com-dióxido-de-titânio-e-ciclamato-de-sódio-e-carboximetilcelulose-sódica-e-goma-xantana-com-toques-de aspartame”.

Esse lindo nome foi inventado a partir do pacotinho de um produto, que no ano passado se reposicionou como marca feminina e até mudou a embalagem para ser utilizada em garrafinhas de 500 ml. O próprio fabricante já avisa que o produto “NÃO CONTÉM quantidades significativas de PROTEÍNAS, GORDURAS ou FIBRAS ALIMENTARES.” Resumindo: aquilo que a gente aprendeu a chamar de suco, na verdade é uma mistura de açúcar/adoçante, corantes, conservantes e não possui NENHUM valor nutricional. A não ser calorias, aquelas que vocês tanto adoram contar (menos eu, pois detesto matemática e aprendi que nosso corpo não é uma calculadora)! ;-)

E aí, vai querer um “golinho” agora?

do conteúdo da embalagem dos refrescos em pó é de açúcares ou adoçantes. A Maltodextrina, por exemplo, nada mais é do que um açúcar com um nome bonito. Já o Ácido cítrico, que dá gostinho azedo e ajuda na conservação, é produzido a partir da fermentação da sacarose – o açúcar das frutas. Tem também o Acesulfame de Potássio, a Sacarina sódica, o Ciclamato de sódio e o Aspartame.

Babado, gritaria e confusão é o que define essa turma de EDULCORANTES (nome pomposo para adoçante)! Começando pelo acesulfame que o nosso organismo não consegue metabolizar (assim como a maioria dos adoçantes e por isso eles são considerados de baixa caloria). Em pesquisas, ele foi a causa de alterações na tireoide de ratos, cães e coelhos. Já a Sacarina, o Ciclamato e o Aspartame são suspeitos de causar câncer.

A Sacarina é o adoçante mais antigo e tem sua origem no PETRÓLEO. Isso mesmo!!! P-E-T-R-Ó-L-E-O!!! Joga no Google se você acha que eu estou delirando. O passado da sacarina é repleto daquelas histórias de teoria da conspiração e de lobbys fortíssimos da indústria alimentícia. “TEORICAMENTE” não existe comprovação da sua toxicidade, mas o consumo em excesso estaria ligado a casos de câncer. Ah, não brinca??? Pensei que tomar petróleo fosse super bom pra pele! #ironias

Já o Ciclamato de sódio segue proibido nos EUA, Inglaterra, Japão e França, mas teve sua utilização liberada pelo Comitê de Aditivos Alimentares, ligado a Organização Mundial da Saúde, que é de onde Anvisa se baseia para regular o uso do adoçante aqui no Brasil. #VETADILMA

Mas o mais controverso deles – com certeza –  é o Aspartame. Nos Estados Unidos, de acordo com a FDA (que é tipo a Anvisa dos gringos), 75% das reações adversas relacionadas a aditivos alimentares são causadas pelo aspartame. Alguns dos 90 sintomas listados, incluem: enxaquecas  tonturas, eczemas, fadiga, ansiedade, taquicardia e em casos mais graves, convulsões e até a morte.

POR QUE FAZ MAL?

O aspartato (presente no aspartame) age como um neurotransmissor no cérebro, facilitando a transmissão de informação entre os neurônios. O problema é que Aspartato demais (e não existem estudos que digam com certeza qual a quantidade ideal, se é que existe “quantidade ideal”) permite a entrada de muito cálcio nas células. Este influxo desencadeia quantidades excessivas de radicais livres, que matam as células. É por isso que o aspartato é conhecido como uma “excito-toxinas”. Ele “excita” ou estimula as células neuronais até a morte. Tenso, né?

Pra finalizar…

do pacotinho é composto por corantes e conservantes, como a tartazina e o dióxido de titânio. Estudos mostram que essas duas substâncias podem desencadear alergias, de eczemas, rinites e até asma; já o corante amarelo crepúsculo pode provocar hiperatividade em crianças sensíveis a esse aditivo.

 

Se a ideia for ingerir bebidas mais saudáveis, a melhor saída é preparar sucos naturais, de polpa congelada ou ainda preparar infusões, como a água detox, que mostrei aquiE faça um esforço para consumir os sucos sempre sem açúcar. E lembre-se: pra matar a sede, nada melhor do que água! ;-)

14

Jan

  1. natalia. 14/01/2013 às 10:07

    Eu fico cheia de dúvidas. Me ajuda!? Eu tomo muita água durante todo o dia, mas não consigo almoçar sem beber nada (nem bebendo água). Então Clight é sempre minha opção para não beber refri. Sempre achei que fosse menos prejudicial. Que tu achas, Vanny? beijos! :)

    • Vanessa Musskopf 14/01/2013 às 12:53

      Oi amiga! Então… eu também achava que o Clight era o menos pior, até tinha esse último pacotinho aqui em casa, que usei para tirar a foto. Mas ele contém todos esses ingredientes obscuros, sendo assim, me parece farinha (ou suco) do mesmo saco!!
      Tenta beber suco de frutas naturais ou polpas congeladas. Aí em Porto Alegre vende os sucos da marca DO BEM? São naturais e sem conservantes!
      Bjao

  2. Débora 14/01/2013 às 10:42

    Eu já ouvi outras coisas ruins não só sobre esses sucos em pó, mas sobre coisas com os adoçantes citados em geral. Li uma vez em algum lugar e uma nutricionista me confirmou que, quando comemos algo de sabor doce, nosso organismo se prepara pra receber os açúcares “normais”. Porém, ele recebe um adoçante, que é algo sintético, logo, ele não substitui a “necessidade” de açúcar. Com o tempo, o organismo vai aumentando essa necessidade, e o resultado é que em algum momento a pessoa vai ficar desesperada pra comer açúcar em enormes quantidades.
    Não sei se me fiz entender nos meus termos leigos hehe, mas achei um site que fala um pouco sobre isso!
    http://saude.abril.com.br/edicoes/0296/nutricao/conteudo_272466.shtml
    Por causa disso, evito ao máximo consumir adoçantes, e como não tenho problemas com açúcar, acabo ficando com ele. Basta não consumir em grandes quantidades. :)

    • Vanessa Musskopf 14/01/2013 às 13:00

      Se fez super entender, Débora!!! Adorei!! É isso mesmo… pesquisas já estão mostrando que pessoas que consomem adoçantes apresentam maior tendência a engordar no longo prazo. Chocante, né?
      Aqui em casa também entra açúcar, sem problema nenhum!! Mas eu compro açúcar orgânico, que é um pouquinho mais escuro e mais grosso que o refinado, justamente pq ele não passa pelo vários processo químicos que o comum passa. E é exatamente como tu disse: basta não consumir em grandes quantidades! PQ MILAGRES NÃO EXISTEM! hahaha bjsss

  3. Ana 14/01/2013 às 11:13

    Qual adoçante vc recomenda??

    • Leticia Centeno 14/01/2013 às 11:42

      Oi Ana!

      Não sou a Vanessa mas vou te dar uma dica… hehe

      Eu uso Stevita! É 100% natural e adoça tudo. Tem até culinário. Recomendo super.

      BjoBjo

    • Vanessa Musskopf 14/01/2013 às 13:17

      Oi Ana!
      Na verdade eu não recomendo adoçante nenhum. Nem mesmo, o Stévia que a Leticia comentou. Andei lendo sobre ele e apesar de vir de uma planta, AINDA FALTAM MAIS ESTUDOS sobre ele. Só para citar, existem alguns efeitos colaterais como gases, náuseas e inchaço relatados ao uso da estévia. Se você está de dieta, tudo o que você NÃO quer é se sentir inchada, não é mesmo? Outro lance importante é sobre a segurança do seu uso por mulheres grávidas ou amamentando. Alguns estudos apontam que ele teria efeito contraceptivo. Então: cuidado!!!

      Só pra lembrar: EU NÃO SOU MÉDICA, NEM NUTRICIONISTA. Se você tem alguma dúvida, PROCURE UM ESPECIALISTA! Só ele pode dizer qual a melhor alternativa para você, baseado em exames e na sua saúde.

      Por fim, aqui em casa entra AÇÚCAR MESMO! Não tenho problema nenhum em admitir. O lance todo é saber DOSAR, afinal milagres não existem!
      A grande sacada é que eu procuro comprar o açúcar orgânico, o mascavo e o demerara, que são versões

    • Débora 14/01/2013 às 17:13

      Vou me meter também na história dos adoçantes… O stévia é realmente um dos menos piores, mas acho que nenhum deles é recomendado… Acho válido só no caso de pessoas diabéticas que realmente não podem consumir açúcar!

      • Vanessa Musskopf 14/01/2013 às 17:53

        Hahaha! Pode se meter sempre!! Adoro!!
        E não custa lembrar, né… tá com dúvida? Consulte um médico, gentsss!!

  4. Leticia Centeno 14/01/2013 às 11:39

    Bye Bye pacotinhos!!

    Eliminar os pacotinhos/saquinhos/caixinhas da nossa vida faz uma diferença gigante para quem busca uma vida saudável.

    E o resultado logo logo aparece no nosso corpo. Tanto interna quanto externamente!!!

    Bjo Bjo !!

    • Vanessa Musskopf 14/01/2013 às 13:20

      É isso aí, Lê!!! :-)
      Quanto ao uso da estévia eu sou mais cautelosa… até expliquei para Ana os porquês.
      Aqui em casa entra açúcar mesmo, só que Açúcar orgânico, mascavo ou demerara. É só saber respeitar os limites, afinal milagres não existem.

      • Leticia Centeno 15/01/2013 às 20:16

        Oi Vanessa!

        Entendi suas razões por ser cautelosa com relação ao uso de Stevia.

        Na verdade, aqui em casa eu uso Stevia, Açúcar Light União, Líder culinário e o União orgânico. De todos o que eu mais uso é o culinário porque é quando eu uso açúcar mesmo.

        Meus sucos, chás e o cafezinho tomo puros, costume desde criança.

        O ideal na verdade seríamos não adicionar açúcar a nenhum alimento, né?

        Um beijo!

        • Vanessa Musskopf 15/01/2013 às 21:20

          Oi Lê!!
          Eu também tomo tudo – sucos e chás – sem açúcar ou adoçante. Menos café que eu não tomo nem de graça!!! hahaha Não gosto!! Só gosto do cheirinho. Engraçado, né?
          Bjao

  5. layla 14/01/2013 às 14:58

    Isso aí, Vanessa, esse suco artificial é o fim da picada! Minha nutri indica sempre suco natural, de polpa ou, no pioríssimo dos casos, o Maguary, mas nunca em pó ou de caixinha (outra porcaria travestida de saudável).

    Quanto à dúvida da Natália, sobre beber água durante o almoço, todos os nutricionistas que já consultei (e foram 4) me disseram que pode beber um pouquinho sim, até 200 ml, junto com a comida, que até ajuda na digestão. Só não pode encher o bucho, porque aumenta o tamanho do estômago e outras coisas de que não me lembro…

    • Vanessa Musskopf 14/01/2013 às 15:57

      Hahaha! Tu também é chegada numa nutri? Eu tb já fui numas 4 ou 5 desde que comecei a tentara emagrecer, até que me identifiquei com a nutrição funcional e sosseguei!
      bjao!!!

  6. Dani Modesto 14/01/2013 às 15:21

    Oi meninas,

    Bebam chá nas refeições, caso não consigam abrir mãos dos liquídos.

    Durante um período de minha vida fui naturalista (não necessariamente vegetariana, já que buscava sempre as opções “naturais” de alimentos, aliadoa uma série de hábitos mais saudáveis como, por exemplo não ter televisão ou computador no quarto, realizar leituras salutares antes de dormir, etc).

    Hoje minha alimentação está distante do que fazia nessa época (e me esforçando para voltar aos bons hábitos), e os médicos sempre nos aconselhavam a: Caso seja impossível não ingerir liquídos durante as refeições, opte por beber chá (de ervas mesmo, nada industrializado) sem açucar (no máximo mascavo, demerara ou orgânico).

  7. Bel 15/01/2013 às 11:50

    Oi Vanessaaa
    Adoro seus post completos, cheios de conteúdo e o melhor: fazem a gente ter mais consciencia na alimentação.
    Gostaria muito de sugerir um post sobre meu vicio: balinhas!

    Que tal?
    Beijao

    • Vanessa Musskopf 15/01/2013 às 11:58

      Oi querida!!! Obrigada pelo carinho e também pela sugestão!! Estou programando um post sobre como controlar esse vício de comer algo doce, acho que vai poder te ajudar com as balinhas! hehehe :-)
      Beijão!!

  8. Dani Modesto 15/01/2013 às 21:13

    Olá meninaa, durante um período consegui ser naturalista e os médicos que frequentava orientavam que,caso não fosse possível eliminar os líquidos durante as refeições, que então eu bebesse chá. Deveriam ser feitos com ervas, sem açúcar ou adoçantes.
    É mais saudável do que água ou sucos.

    • Vanessa Musskopf 15/01/2013 às 21:19

      Super bem lembrado, Dani!
      Cházinhos também são uma ótima alternativa! :-)

  9. pamella 30/04/2013 às 07:21

    valeummne ajudou muito …em trabalho de escola

    perfeito

  10. Denis 15/07/2013 às 14:35

    “A Maltodextrina, por exemplo, nada mais é do que um açúcar com um nome bonito”
    Falar que Maltodextrina é um açucar com nome bonito é brincadeira…

  11. amanda 31/07/2013 às 15:16

    qual a diferença entre o espartame eo adoçante? eu gostaria muito de tirar esta minha duvida porq estou fazendo um regime se poder poderia me manda a resposta por email muito obrigado amanda

  12. Alessandra 03/08/2013 às 12:12

    Excelentes dicas. Começando a eliminar o suco em pó em 3,2,1.. haha

  13. Flora Valls 24/09/2013 às 10:52

    Olá! Estou procurando e não consigo encontrar, será que não há nenhum suco em pó zero sem maltodextrina?! Não é pra beber, até porque eu acho o gosto muito ruim… e sim pois estou fazendo a dieta dukan e a maioria das receitas doces leva um saquinho de clight e, por mais que eu não queira, estou já pensando em qual receita vou fazer pro meu aniversário.

    • Vanessa Musskopf 24/09/2013 às 11:07

      Oi Flora! Se existe eu realmente não conheço, nunca vi.
      Mas vem cá, flower se você acha o gosto ruim, pq usa essas tranqueiras? Não sou totalmente contra a dieta dukan, acho que ela pode até funcionar por um período de tempo… mas nada é melhor do que comer #comidadeverdade!! Vou ver se encontro umas receitinhas doces dukan sem esses ingredientes suspeitos, se eu achar divido aqui!
      Bjao!

  14. Flora Valls 26/09/2013 às 10:55

    Pois é, Vanessa, eu não tomo nenhum desses suquinhos não, acho beeem ruins. Mas pras receitas, como nas duas primeiras fases não podemos consumir frutas, precisamos de um substituto pro suco de limão, por exemplo, na torta de limão. Eu não me importo de ficar sem, mas estou pensando em alguma receita que eu possa fazer, agradar meus colegas de trabalho e ainda por cima comer!

    E eu vi que a tua experiência com a Dukan não foi a melhor do mundo, mas eu estou bem feliz com ela e já perdi 6Kg! E mesmo dentro da dieta eu tento fazer escolhas saudáveis, já anotei várias dicas do teu blog (na verdade, já li ele todo! hehe)

    Beijo

  15. Gustavo 02/10/2013 às 09:00

    Vanessa, primeiro meus parabéns pelo seu site. Você faz pesquisas antes de sair publicando sandices como fazem a maioria das pessoas. Apenas algumas considerações:

    (1) bom ou mau, ruim ou gostoso, Clight não é suco! Ele é um preparado em pó para refresco. Suco é outro capítulo e praticamente só aquele que fazemos em casa com a própria fruta. Existem também os néctares e outras variações que são os de caixinha. Não se iludam: concentrado de garrafa para preparo de suco também não é fruta natural. As melhores opções para quem quer uma alimentação saudável é preparar o suco a partir da própria fruta ou polpa congelada.

    (2) A Sacarina é comprovadamente prejudicial à saúde a partir de certas concentrações. Outros edulcorante como ciclamato e aspartame também. Um causa problemas neurológicos, o outro problemas intestinais e por aí vai. Por isso edulcorante é indicado para tratamentos médicos que exijam dieta de restrição de sacarose, mas isso quem vai propor é o médico. Há pacientes que realmente não podem ingerir sacarose por problemas de saúde. É para eles que foram desenvolvidos os edulcorantes!

    (3) Gosto sempre de lembrar que ser de origem natural não é sinônimo de “faz bem pra tudo”. Só lembrar que os piores venenos são de origem 100% natural, como venenos de cobra, veneno de rã, algumas plantas tóxicas, etc. E ainda assim matam! Então não adianta achar que tudo o que é natural faz bem.

    (4) O que faz bem é o equilíbrio! Até água demais faz mal para a saúde.

  16. Fernando 28/11/2013 às 13:01

    Boa tarde, sou de Porto Alegre rs, gostaria de saber porque não encontro mais o sabor de Cajú que é muito apresiado por muitos amigos meus agora so encontro da marca Tang nesse sabor . Obrigado aguardo seu retorno. abçs FGernando.

    • Vanessa Musskopf 28/11/2013 às 13:05

      Oi Fernando, sugiro entrar em contato com o representante, pois eu sou apenas um site que fala dos malefícios de consumir suco em pó!
      Abraços!!

  17. Roseli 09/03/2014 às 05:44

    Estou com o corpo cheio de Eczemas e eu estava dormindo e acordei pensando.. a única coisa que estou tomando que pode estar me fazendo tamanho mal é o Clygth, corri para o computador e vim pesquisar.. e olha só.. é batata… vou jogar tudo no lixo, adoçantes tbm.. tomo um pacotinho por dia ou ate dois… Estou me envenenando.. e eu aqui gastando uma fortuna em remédio para minha pele melhorar… Gente de hj em diante não consumo mais, vou atrás de frutas naturais.. Daqui uns dez dias volto para falar o que aconteceu..

  18. Sthefany 19/03/2014 às 15:47

    Oie por favor tira a minha dúvida: eu to tentando emagrecer há anos, só q a minha família tem uma vida sedentária e detesta alimentação saudável. então eu não tenho opção pois se parar de comer vou ficar anorexica, o q é horrível. então, eu queria saber se da para emagrecer tomando suco (sem ser de fruta natural)

    • Vanessa Musskopf 19/03/2014 às 15:57

      Oi Sthefany! Infelizmente não há como perder peso sem assumir um estilo de vida saudável com alimentação e exercícios físicos.
      Os sucos em pós são péssimos para a saúde e não são aconselháveis, como eu falei neste post.
      Procure uma nutricionista e tente convencer sua família a embarcar nesse projeto de vida em busca de mais saúde.
      Beijos

  19. Silvia 25/04/2014 às 13:23

    Olá Vanessa Musskopf vc é nutricionista? E que na escola da minha filha de 4 anos, eles servem esse tipo de suco, vc acredita? Eu já falei, reclamei sobre isso, mas eles são relutantes. E vou usar essa pagina de exemplo pra eles.

    • Vanessa Musskopf 25/04/2014 às 13:37

      Incrível que com tanta informação hoje em dia eles ainda sirvam esse tipo de suco para crianças!!! Não sou nutri, sou jornalista apaixonada por pesquisar e escrever sobre nutrição! Espero que este post te ajude a abrir os olhos deles!
      Bjão!

  20. Moacir 19/06/2014 às 22:34

    galera eu aboli completamente esse “sucos” da minha a alimentação assim como qualquer tipo de refrigerantes. o resultado a médio prazo são maravilhosos! sei muito bem como nosso dia a dia é corrido, mas quanto custa ter uma alimentação saudável? minha dica pra quem não vive sem suco: eu compro varias frutas diferentes e extraio eu mesmo a polpa e congelo em pequenas quantidades em saquinhos, quando precisa de um pouco de açúcar eu só uso açúcar mascavo (q eu acho o mais salvável dos açucares)
    hoje em dia não confio nem mesmo nos sucos em lata ou caixinha q tem por ai!

  21. Vini Martins 12/09/2014 às 17:51

    Alguém aqui já comparou o clight com outros alimentos ditos ”saudáveis / naturais”?
    Arroz branco
    Pão integral
    Leite Desnatado
    alimentos em conserva
    todo mundo aqui tá super saudavel pq não bebe clight… só eu que to detonado… hahahhah

  22. Juliane 08/11/2014 às 09:55

    Eu fiz cirurgia bariátrica então tenho algumas restrições Alimentares .. Porém a praticidade me fez começar a usar esses sucos em pó. Comecei a sentir dores insuportáveis no fígado manchas roxas pelo corpo …. Quem foi p culpado? O raio do pó ! Rs pó nunca mais!!!

  23. maria da soledade soares 05/01/2015 às 00:29

    OI VANESSA AS MINHAS PERNA COMESARAM A INCHAR E RESOLVI PESQUIZAR.EU ESTAVA TOMANDO O SUCO FIT ZERO ACUCAR E DESCOBRIR O MOTIVO.EU QUERO FAZER REGIME MAIS TENHO MUITO APETITE.O QUE VC ME INDICA PARA DIMINUIR MEU APETITE.OBRIGADA.

  24. Alguém que não quer te manipular 24/06/2015 às 02:15

    É muita informação sensacionalista de um post só.
    “Não existe estudos para cá…” “Não existem estudos para lá…”
    Então se entupa de frutose das frutas “naturais” que normalmente são trangênicas, recebem radiação… Enfim, se você for se basear em pesquisas feitas pela industria tentando manipular os consumidores, ou você vai comer tudo ou você não vai comer nada… Frango tem hormônios, bois tem antibióticos, saladas, legumes e frutas são modificados geneticamente e vem com uma quantidade de agrotóxicos absurdos. Vai viver só de água? tem cloro e flúor…
    Até a vitamina D do sol vem de brinde com raios ultra violetas.
    Enfim, prefiro continuar com minha sucralose e minha stévia reduzida em kcals e meu corantes com ácidos que meu corpo não absorve,ou seja, elimina, do que encher o corpo de frutose que TEM ESTUDOS que comprovam que ela está diretamente ligada ao acumulo de gordura.