Sobre a importância do café da manhã!

O despertador toca. São 6 horas da manhã e você pensa: “PQP! Hoje é sexta-feira, mereço mais 5 minutinhos…” Você aperta o snooze e “5 minutos depois” já são 7:30 e você está MEGA atrasada. #quemnunca?

O inventor do botão snooze com certeza tinha boas intenções, mas a gente sabe onde vai parar a estrada das boas intenções… No inferno!  Dormir aqueles 5 minutinhos a mais além de não contribuir para o descanso, ainda nos impede de fazer um belo baby-liss e o mais importante: de tomar um bom café da manhã.

Mas por que o café da manhã é tão importante?

Em inglês, o termo “Breakfast” resume melhor a importância do mesmo. BREAK vem de quebrar e FAST de “Fasting”, que significa jejum. Ou seja, depois de várias horas sem comer, o café da manhã tem como objetivo recarregar as energias do organismo. Pular essa refeição significa começar o dia com o nível de açúcar no sangue extremamente baixo. Entendeu agora por que você sente uma vontade “súbita” de comer coisas calóricas antes do almoço? Ou por que você chega no Buffet por kilo e praticamente descarrega o Visa Vale num prato só?

Além disso, o corpo tem outros mecanismos evolutivos para se proteger contra longos períodos de jejum. Um deles: é acumular gordura. Durante períodos de escassez de alimentos, nossas membranas celulares se tornam mais sensíveis à insulina. Isto garante que cada pedacinho de comida será eficientemente utilizado ou armazenado.

Por isso que – ao contrário do que muita gente pensa – não tomar café da manhã não ajuda a emagrecer. É preciso comer, mas comer na medida certa. Afinal você já sabe: em se tratando de dieta, não existem milagres. ;-)

E o que é um café da manhã saudável?

A partir de hoje vou trazer algumas dicas de café da manhã práticos e saudáveis, mas você já pode seguir essas 4 recomendações na hora de montar o seu.

1 PORÇÃO DE FRUTAS – A fruta é o alimento saudável mais prático que existe. Por isso, se você está numa correria e não tenho tempo para mais nada, pelo menos, pegar uma maçã ou uma banana para comer no carro ou no metrô … você pode. Só não se esqueça de embalar bem para proteger a fruta (e a sua bolsa!) e para mantê-la fresquinha.

 

1 PORÇÃO DE GRÃOS INTEGRAIS – Os grãos integrais fazem parte do grupo dos carboidratos complexos, que nós já falamos por aqui. Por serem digeridos mais lentamente, vão manter você saciada por mais tempo. Opte por um pão integral ou cereal integral.

 

1 PORÇÃO DE CÁLCIO –  Eu não tomo leite, mas adoro queijo. O que é a mesma coisa que fumar e não tragar. O cálcio está presente no leite e seus derivados, mas nem por isso ele é a única ou a melhor fonte deste mineral. Com a reeducação alimentar, uma das minhas fontes de cálcio é o suco verde. Mas se você é do time do café com leite, prefira o desnatado.

 

1 PORÇÃO DE PROTEÍNA – Dê preferência aos frios sem gordura, como o peito de peru light. A soja também é uma rica fonte de proteína vegetal. Escolha seu suco favorito ou troque o queijo magro por Tofu. E não podemos esquecer dos ovos. Antes vilão e agora mocinho, o ovo pode ser estar presente no café da manhã! Consulte uma nutricionista para saber a quantidade exata que você pode consumir.

14

Dec

  1. Bianca 14/12/2012 às 16:09

    Miga, suco verde all day? Não né!? Gosto do leite, desnatado, mas e o Toddy como faz!? #achoquenãoseiviversemoToddynho #meajuda #eamanteigapodeounãopode #sojanãodescejátenteisocorro

    • Vanessa Musskopf 14/12/2012 às 16:16

      Suco verde everyday, flor! E em jejum de preferência! Mas ele não pode substituir o café da manhã, como já me perguntaram se podia!
      Quanto a manteiga, vou pesquisar melhor, mas opta por versões light e sem sal que já é meio caminho andando!

  2. Bruna 14/12/2012 às 16:13

    #quemnunca né Van!
    Juro que vou tentar inserir frutas no meu café. O leite desnatado e o pão integral já estão presentes..

    Como sempre, ótimo post!
    bjo

    • Vanessa Musskopf 14/12/2012 às 16:18

      Tem dias que não dá, mas a gente tenta, né BRu! Experimenta colocar a fruta junto com um cereal por exemplo! Ou vai com a praticidade da banana, da maçã ou da pêra! bjsss ;-)

  3. Isa Nascimento 16/12/2012 às 15:52

    Eu não tomo leite e nem queijo.. acho que vou ter que me virar no iogurte. E o suco de fruta (da própria fruta e não de caixinha) substitui a porção de fruta? E o ovo pode ser frito?? Porque cozido, de manhã, não curto muito não… Eu tô tentando dar uma melhorada na alimentação com as suas dicas, mas é muito difícil romper com velhas preferências… hehe #támuitodificiltomar2litrosaguapordia hahahahah
    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 17/12/2012 às 00:14

      Oi Isa!!!Se joga no iogurte! Quanto ao suco da fruta, fica atenta pq suco tende a ser mais calórico que a própria fruta. Parece louco, mas suco de laranja [e mais calórico do que a laranja! Vou falar disso aqui no blog.
      Eu não aconselho ovo frito não… afinal é gordura né? Faz no microondas, tu não gosta?
      Bjoo

  4. Isa Nascimento 18/12/2012 às 10:33

    Como é no microondas? Fica mole? Porque detesto gema mole..eca! hahaha

    • Vanessa Musskopf 18/12/2012 às 10:41

      Oi Isa! Eu tenho umas forminhas pra colocar dentro do microondas e eles sempre ficam durinhos! Bem bom!

    • Marilene Belarmino 12/09/2014 às 21:15

      Eu tbm Isa, detesto aquela gema mole… ñ dá!

  5. Karol 31/01/2013 às 12:07

    Aii como eu faço, não consigo tomar café da manhã de jeito nenhum..é só comer algo quando acordo e pronto, logo fico enjoada. #játenteidetudo

    • Vanessa Musskopf 31/01/2013 às 12:58

      Oi Karol!
      Eu também já fui assim… não tem muito o que fazer, é só uma questão de se acostumar. Comece beeeeeem aos pouquinhos. Não precisa sair fazendo um banquete pela manhã e ficar mal. Mas começa com uma maçãzinha por exemplo, que é super leve. Depois tenta passar pro mamão, pra banana… Tenta manter um ritmo tb. Não adianta comer um dia e nos outros não. Coitado o corpo não entende! hehehe
      Eu uma vez li que tudo que a gente faz por 28 dias vira um hábito! Quem sabe dá certo?
      Bjs

  6. Fernanda Francischinelli 31/01/2013 às 13:30

    Como eu sempre sai correndo de casa, to trazendo pro trabalho uma maçã ou uma banana e amasso com aveia e canela(ou mel) e um copo daqueles achocolatados prontos de caixinha.
    Adorei as dicas! Bjs