Tudo sobre a Spirulina!

Imagine um alimento capaz de fornecer grande parte das proteínas que você precisa para viver, ajuda a prevenir alergias, reforça o sistema imunológico, controla a pressão arterial, a diabetes e o colesterol e ainda te faz emagrecer. Será que esse “super alimento” milagroso existe?

Então chamem o Vaticano e preparem a canonização, pois é isso o que promete a Spirulina!

Apesar de ter sido considerada uma alga durante muito tempo — e de ainda ser divulgada como tal — a spirulina na verdade é uma bactéria, denominada cianobactéria devido a sua capacidade de fazer fotossíntese. Composta principalmente por proteínas (cerca de 60%), a Spirulina também é uma fonte rica em vitaminas, como o betacaroteno (que pode ser convertido em vitamina A), vitamina B12 e minerais como zinco, cobre, ferro e selênio.

E mesmo sendo conhecida desde o século IX, as pesquisas sobre os seus efeitos ainda são bastante recentes! Olha só!

Spirulina maromba!

Por ser rica em proteínas, a spirulina tem sido utilizada como um suplemento nutricional. No entanto, apesar de Spirulina conter um certo nível de proteína, é preciso utilizar grandes quantidades para se obter o mesmo efeito que outras fontes de proteína, como nozes, legumes e carnes fornecem.

Spirulina contra alergias!

De acordo com um estudo europeu publicado em 2008, os pacientes tratados com Spirulina relataram melhoras nos sintomas de alergia. Alguns testes sugerem que spirulina interrompe a liberação de histaminas, substâncias que contribuem para os sintomas alérgicos, como nariz escorrendo, olhos lacrimejantes e coceiras.

Spirulina contra vírus e bactérias!

Análises de laboratório mostraram que a Spirulina pode ser útil no combate aos vírus da herpes, gripe e HIV. Mas ainda faltam estudos em humanos para comprovar sua eficácia. Outra pesquisa também mostrou que a Spirulina ajuda no crescimento das bactérias boas que moram no nosso intestino, aumentando a imunidade e ainda pode auxiliar no tratamento e controle das infecções por Cândida.

Spirulina contra diabetes e colesterol!

Outro estudo, dessa vez com 37 pacientes portadores de diabetes tipo 2, mostrou que aqueles que seguiram um programa de 12 semanas com suplementação de 8 gramas (!) de Spirulina por dia tiveram um redução significativa nos níveis de triglicerídeos (um tipo de gordura que circula na corrente sangüínea, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares). A Spirulina teria ainda diminuido a pressão e o colesterol ruim de alguns pacientes.

E afinal, emagrece?

Apesar das propagandas dizerem que sim, não há estudos conclusivos a respeito. A fama de que ela ajudaria a “perder peso” provavelmente vem da fenilalanina, presente na alga, e que influencia diretamente na produção de neurotransmissores como a dopamina. A dopamina é responsável pela sensação de saciedade, o que ajudaria a enganar o cérebro em relação a fome. Além disso, a Spirulina absorve água, aumentando de volume e, portanto, ocupando um espaço maior no estômago.

Mas nem tudo que reluz é ouro!

Pois é! E pessoas com com doenças autoimunes tais como a esclerose múltipla, lúpus, doença de Cronh, artrite reumatoide e fibromialgia, por exemplo, devem evitar o consumo de Spirulina. Ela ativa o sistema imunológico e pode diminuir a eficácia de medicamentos imunossupressores. Além disso, a Spirulina contém fenilalanina, um verdadeiro perigo para portadores da fenilcetonúria.

As gravidinhas e mamães que amamentam também devem ficar atentas: não se sabe o suficiente sobre o uso dessa bactéria durante a gravidez e aleitamento. Ficou em dúvida: consulte seu médico e uma nutri!

La garantia soy yo!

Desde que tenham uma procedência confiável, a maioria dos produtos com Spirulina estão livres de agentes contaminantes como metais tóxicos e bactérias nocivas que poderiam causar danos ao fígado, náuseas e vômitos. Fique ligado na qualidade do produto!

Depois de ler bastante sobre a Spirulina, eu estava SUPER curiosa para experimentar, pois já tinha visto várias recetinhas de suco com ela. Eis que Mundo Verde ouviu minhas preces e me encaminhou seu último lançamento. Mas a Spirulina vinha em cápsulas. Solução Ogra? Abri as cápsulas e preparei um suco delícia!

As cápsulas são práticas, é verdade. E ainda tem a vantagem de não ter gosto, para quem não se deu bem com o sabor amargo da spirulina em pó. Embora tenham os mesmos benefícios, você precisa tomar cerca de 4 a 6 cápsulas para alcançar a dose mínima recomendada, o que equivale a 1 colher de sopa de pó. E tem mais: as cápsulas levam cerca de uma hora para dissolver e entrar na corrente sanguínea. Nesse ponto, a Spirulina em pó sai na frente já que pode ser usada em saladas, sopas, arroz, sucos e uma infinidade de receitinhas. Anotaí!

Suco de Spirulina, Banana e Maracujá!

2 maracujás batidos em 1 copo de água de coco 

Coe e acrescente 1 banana bem madura

Bata bem e sirva!

Misture 1 colher de sopa de Spirulina (ou +- 5 cápsulas)

spirulina

12

Nov

  1. Débora Brasil 13/11/2013 às 11:25

    Olá Vanessa. Gostaria de saber qual a quantidade diária recomendada. OObrigada. Beijos

    • Vanessa Musskopf 13/11/2013 às 11:28

      Oi Débora! Na embalagem a recomendação mínima são 4 cápsulas por dia (500 mg), mas só quem pode dizer qual a quantidade recomendada para você é uma nutricionista!
      Nas pesquisas que eu consultei os pacientes tomavam até 8 GRAMAS por dia para se obter o efeito.
      Antes de tomar, consulte uma nutri!
      Bjão

  2. Mirian 13/11/2013 às 17:18

    Meu Deus que maravilha , estou louca pra provar .
    A foto está deslumbrante que deixa a gente com vontade de esntrar dentro
    Parabéns

  3. thici 13/11/2013 às 18:48

    Oi Vanessa!
    amei esse post, alias seu blog, sou super fã!!!
    bjuuu

  4. cintia 14/11/2013 às 09:38

    Adorei saber mais!!!!

    Beijos!!

  5. Paula Droppa 22/11/2013 às 10:58

    Oieee, Vanessa você poderia fala algo sobre a Pholia Negra e Magra!!!
    Beijos

  6. Mayra Oliveira 24/11/2013 às 20:34

    Amei principalmente pelo fato de ajudar nas alergias. Acho até que vou pedir pro meu homeopata passar, remédios de homeopatia sempre custam menos que essas cápsulas, por curiosidade, quanto custou o vidro da foto? Bjos,ótimo post!!

  7. lRenata 08/01/2014 às 01:04

    Comprei 60 cápsulas da spirulina, mas logo na segunda cápsula fiquei com enjôo, goostaria se alguém interesar eu estou vendendo .Pois eu li na bula que nem todo mindo fica com os mesmos sintomas.Pra mim não deve u mas pode dar para vc.

  8. Rosa Ramos 10/01/2014 às 07:28

    Experimentem a spirulina pura granulada, bem melhor que o po, devido a redução de cheiro e sabor, pratica para incluir em iogurtes, sucos, saladas… 1 colher das de sopa por dia é a dose indicada. Bem mais economica que as capsulas, e o que é melhor, é produzida no Brasil. Produto 100% natural.

  9. Paula Amaral 30/01/2014 às 17:35

    Vanessa, como você conseguiu colocar ela no suco? COmprei as cápsulas mas tenho até que tampar o nariz na hora de abrir o potinho pra pegar e tomar. O cheiro é horrível!!!!!! Será que a minha é mais fedida / diferente da sua?? A que eu comprei é da Fitoway… sério, cheiro de peixe estragado… blé!

    • Rose 16/06/2014 às 13:31

      Paula Amaral, eu abro as capsulas e coloco adiciono o pozinho ao suco,bato tudo no liquidificador,nem sinto o gosto.

  10. emir 15/02/2014 às 14:47

    onde encontro ela granulada.

  11. Carla Zuzart 16/02/2014 às 09:19

    Genteeee,funciona mesmo. Até agora ja se foram 7 kg. Se vc tomar junto c Centelha Asiática 500mg e Quitosana 500mg , fica melhor ainda.

  12. Mishelly 10/03/2014 às 00:13

    Boa noite!
    Estou tomando spirulina a uma semana, dois comprimidos antes do almoço e dois antes do jantar.
    Só que substituindo o almoço por uma caixinha de glucerna.
    O que vc acha?

    • Vanessa Musskopf 10/03/2014 às 01:57

      Oi Mishelly! Procure uma nutri pra te ajudar a montar um cardápio rico e variado para o teu objetivo! Substituir alimentação por shake não eh uma boa não… beijao!

  13. Camila 28/03/2014 às 16:02

    Boa tarde! Se alguém tiver interesse, eu vendo a Spirulina da Fazenda Tamanduá- PB, com certificação na Anvisa e Ministério da Saúde.
    94734-8770
    Grata

  14. Yuri Vasconcelos 16/04/2014 às 05:22

    Estou procurando a tabela completa com os nutrientes, macro e micro, contidos na spirulina. Afinal, todos afirmam que nutre mas eu reuamente gostaria de um estudo mais detalhado – feito por mim!RSRs

    Podendo dar uma ajuda,agradeço
    yuricastello@hotmail.com

  15. Ana Santos 24/04/2014 às 15:02

    Oi, adorei o post! Não sabia que tinha da granulada pra vender. Preciso experimentar, apesar de que já estou até me acostumando com o cheiro forte da em pó. =)

  16. PERLA 06/05/2014 às 22:47

    Olá!!!
    Estou em uso da spirulina há 1 mês, tomo uma cápsula de 500mg por dia, depois de 4 anos com o colesterol alto, meu colesteroal baixou sem se quer fazer qualquer tipo de dieta.
    :)

  17. Juliana 13/05/2014 às 14:26

    Encontrei com ótimos preços nesse site e chegou tudo certinho, estou adorando.

    Não esqueçam de acessar o endereço completo para ganhar um desconto:

    https://www.healthdesigns.com/customer/account/create/?code=5968193

  18. janete 29/05/2014 às 21:08

    Olha eu nao sei se e o efeito colateras mas eu quando tomo e muito ruim eu vomito muito parece ate que vou morre e me da diarreia gente e muito ruim basta tomar um comprimido agora eu nao sei se o corpo va
    i acostuma estou com medo de tomas mas

    • Vanessa Musskopf 30/05/2014 às 14:19

      Oi Janete! Pare agora de tomar… não é nada certo vomitar e passar tão mal assim. Procure uma nutricionista!
      bjao

  19. neuza 14/07/2014 às 16:26

    comprei uma spirolina tao fedida que estou com medo de tomar
    o cheiro e mesmo tao ruim?

  20. Notícias Naturais 17/07/2014 às 20:13

    Muito bom o post, acrescentou mais um estudo para a minha lista :)

    Se permitir, gostaria de recomendar também este outro post, que mostra sua forma de ação e outros estudos relacionados com a Spirulina:

    – Spirulina: Alimente-se com o Superalimento Definitivo
    http://www.noticiasnaturais.com/2014/07/spirulina-alimente-se-com-o-superalimento-definitivo/

  21. elandia 19/07/2014 às 15:50

    olá gostaria , de fazer uma pergunta , tomei uma medicação com as seguintes composição , sene, gelatina, cascara sagrada, espirulina cavalinha carqueijo doce, espinheira santa, e fucus. me dei super bem , ele é ótimo , gostaria de mandar fazer a manipulação dele , mais no frasco não tem a quantidade de cada mg, só as composição , vc poderia me falar quantas gramas de cada composição eu posso colocar ? por favor responda.

    • Vanessa Musskopf 20/07/2014 às 21:43

      Olá Elandia!
      Procure uma nutricionista! Somente ela pode te auxiliar a fazer uma fórmula!
      Bjao

  22. SANDRA 01/08/2014 às 13:54

    não entendi ,se vc indica suas leitoras a tomar as coisas sem ir ao medico,nutricionista ,qual o problema em vc ajudar esta leitora?

    • Vanessa Musskopf 01/08/2014 às 15:28

      Olá Sandra! Provavelmente você é nova aqui no blog, pois eu JAMAIS indico as pessoas a tomarem coisas sem irem no médico ou nutricionista! Hoje o meu blog é reconhecido como um dos melhores em dieta, tenho uma coluna na Revista Dieta Já pq sou RESPONSAVEL com minhas leitoras. Leia os comentários em todos eles eu falo a mesma coisa: procure uma nutri ou um medico!
      Eu sou uma JORNALISTA, escrevi um texto explicando sobre OS PRÓS E OS CONTRAS da spirulina e dei uma receitinha baseada na MINHA dieta.
      Eu não sei fazer fórmulas, logo nao posso ajudar essa leitora, ela precisa ir a um nutricionista para receber o devido acompanhamento.
      Obrigada!

  23. Magnólia Silva 28/08/2014 às 11:37

    Olá Vanessa. É a primeira vez que acesso seu blog porque comecei a tomar espirulina pela minha conta a menos de uma semana e queria saber mais a respeito além da propaganda do fabricante. Achei ótimo. Parabéns por dividir sua experiência e conhecimento com os outros. Sempre penso e fazer isto e deixo para depois e nunca faço. Spirulina tem cheiro forte como qualquer fruto do mar e a maioria das algas. É possível que alguem tenha realmente intolerância. Tenho dois filhos que não conseguem tomar suco verde, ficam arrepiados e enauseados. As reações das pessoas são diferentes. Eu só tive reações positivas até agora, mas comecei com comprimidos pela praticidade. Muito obrigada pelas informações. Elas foram me muito úteis.
    Magnólia

  24. simone silva 02/09/2014 às 14:02

    Olá vanessa! Gostaria de fazer um pergunta, estou amamentado, minha filha tem 2 anos e meio, posso tomar spirulina? por favor responde.

    • Vanessa Musskopf 02/09/2014 às 17:04

      Oi Simone! Somente seu médico ou médica pode dizer se a Spirulina é indicada para você! Com a amamentação não podemos brincar!
      Bjao

  25. Andreia 30/09/2014 às 11:19

    Amei suas dicas.
    Comecei hoje a tomar Spirulina em capsulas.
    Por conta propria mesmo, porem so dois compimidos antes do almoço.
    Estou mudando meu cardápio para coisas mais saudaveis e fazendo musculação a noite…quando eu tiver resultados,volto e conto pra vocês.
    Bjo

  26. Mônica 02/10/2014 às 08:56

    Vanessa

    eu comprei a Spirulina em pó no Mundo Verde mas recomendam (na embalagem) 1/2 colher de chá por dia, e assim a estou acrescentando no meu suco verde.
    é pouco?
    Obrigada

  27. cris 10/11/2014 às 18:50

    ola gente adorei esse blog mas gostaria de saber se emagrece mesmo começei a tomar espirulife a tres dias alguem pode me falar algo comprei para isso
    obrigada bjokas?

  28. elaine 06/12/2014 às 19:01

    por favor alguem sabe me dizer se spirulina emagrece mesmo, e quanto peso podemos perder mais ou menos em um mes ? obrigada !

  29. Carolina 08/12/2014 às 12:02

    Comprei a Spirulina (por conta própria) fora do BR, da marca GNC em capsulas de 500mg cada.
    Qual a dosagem diária? Devo tomar antes ou depois das refeições? rsss

    • Andressa 07/04/2015 às 01:48

      Que dica sensacional! Vou procurar a Spirulina para comprar. Não sei se vou encontrar na minha cidade. Aqui é meio complicado de achar algumas coisas.

  30. Andreia 20/12/2014 às 15:34

    Oi,comecei a tomar espirulina hoje,e gostaria de saber se são 2 cápsulas antes do almoço e 2 antes da janta? Ou se é só 1 antes das refeições?

  31. Renata 05/01/2015 às 21:00

    Será que pode colocar na vitamina de banana??
    Sou vegetariana e tb faço academia, pensei na spirulina como um pós treino.
    Será que dá certo??

    • Vanessa Musskopf 13/01/2015 às 13:02

      Ai acho q pode sim!!!! Deve ficar bom, adoro tudo q leva banana!!! Melhor fruta!

  32. Raquel Siqueira 09/01/2015 às 20:40

    Oi Vanessa, você ainda consome a spirulina? Tem uma outra opinião depois de 1 ano? bjo

  33. Cida Galdino 04/02/2015 às 19:18

    Comprei a Spirulina e comecei a tomar faz três dias,mas já estou desistindo,pois tem me dado uma dor de barriga terrível e diarréia.Como posso trabalhar desse jeito? Queria muito obter resultados de emagrecimento,mas não tive sorte.

  34. anderson 06/03/2015 às 13:42

    Nossa! Essa receita realmente ajuda. Obrigado.

  35. ana 06/03/2015 às 14:07

    Essa receita é maravilhosa. Mas eu gostei mais das vitaminas.

    • Andressa 23/03/2015 às 01:25

      Adorei a dica demais! Já vou começar a dieta amanhã rsrs

  36. Lara Varela 09/04/2015 às 04:20

    Muito bom este superalimento, já uso e é mesmo muito rico.

  37. Cristiane 19/04/2015 às 20:54

    Olá, quem tem enxaqueca pode usar?