Substituições saudáveis: Arroz X Quinoa

A luta contra o peso foi uma constante na minha vida. Dieta era sinônimo de privação, fome, mau humor. Contar pontos, cortar carboidratos, só ingerir líquidos ou proteínas são métodos que podem até emagrecer, mas não podem durar para sempre. E eu só emagreci – ainda que devagar – mas de forma consistente, quando eu entendi que eu não precisava de dieta, mas de um novo estilo de vida.

Quando comecei minha reeducação alimentar, um dos primeiros passos que tomei, foi o de me informar a respeito de produtos que eu poderia consumir no lugar dos meus antigos hábitos. Substituições saudáveis e mais conscientes. Uma dessas descobertas foi a Quinoa (ou Quinua). Essa semente vinda lá dos Andes é consumida há mais de 6 mil anos pelos povos da região. E por que só agora estamos sendo apresentados? Porque após a colonização européia, alimentos como a quinoa e o amaranto foram substituídos pelo trigo, arroz e cevada. Ahh! Se eles soubessem…

Ao contrário dos espanhóis eu substituí o arroz pela quinua.

Não se engane: a quinoa não é um cereal e sim uma SEMENTE. Ela é da turma dos pseudocereais e é prima do espinafre! Além de ser ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (aquele que demora mais para ser digerido), ela contém TODOS os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica. O que é isso? Acompanha o raciocínio:

Os aminoácidos são as composições mais básicas da proteína. E a proteína é um dos componentes mais importantes do nosso organismo. As proteínas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes, mas nem todos são fabricados pelo nosso organismo. Os chamados aminoácidos essenciais são aqueles que precisamos incluir na nossa dieta.

É o caso da lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade, da metionina, que auxilia no combate ao colesterol  e do triptofano, essencial na produção da serotoninaMeio copo de quinua ainda representa 48% da nossa necessidade diária de mangnésio. Além disso, o grão é rico em fibras: cerca de 5g contra 0,6g do arroz branco.

Porém, esse produto ainda é caro no Brasil. Grande parte da quinua consumida aqui é importada. Mas fique tranquilo: um copinho do grão rende MUITO. Aqui em casa é o suficiente para duas pessoas comerem. Um prato cada. Afinal estamos de dieta. ;-)

Além de grão, ela pode ser encontrado das seguintes formas:  FARINHA e FLOCOS. Apesar de não haver diferença nutricional entre os três tipos, prefira o grão, pois ele não sofreu nenhum tipo de processamento.

  • GRÃOS — basta cozinhar em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos. Cozido, dura até três dias na geladeira. Com ele eu faço risotos, saladas, abobrinha recheada e quando frio dá até pra misturar com frutas! (Já já vou preparar umas receitinhas para dividir com vocês). Ele tem um gostinho que me lembra nozes, mas bem de leve e mesmo quando cozido, o grão se mantém firmezinho.
  • FLOCOS — pode colocar em sopas, no iogurte, na salada de frutas ou em sucos;
  • FARINHA — pode servir como base para pães, biscoitos, macarrão etc substituindo a farinha branca. E o melhor: a quinua não tem GLÚTEN, excelente opção para os celíacos!
Ps: você também já encontra alguns produtos industrializados com quinua, como massas e barrinhas de cereais.

06

Dec

  1. Bianca 06/12/2012 às 16:26

    Preciso de um aderno novo de receitas! #comomeufaçopracomprartudoqueeuquero #desejodetudonovopracomer #ameimaisessepostcomosempre

    • Vanessa Musskopf 06/12/2012 às 16:42

      HAHHAHAHA! Tu me mata, Bi! Vou te dar de natal um caderninho de receitas! Bjs!!!

  2. Mirian 06/12/2012 às 20:28

    Adorei vou entrar na dieta da quinua e aproveitar que estou no exterior e levar muita quinua na mala , será que a alfandega deixa passar? Hehehe
    Beijos

  3. Cristiani 20/12/2012 às 12:34

    Testei a quinoa hoje no almoço, como substituição para o arroz. O gosto a primeira garfada é diferente, mas é bem bom e permanecerá no cardápio. Parabéns pelo blog, leio todos os dias ;) Beijos

    • Vanessa Musskopf 20/12/2012 às 13:06

      Oi Cris! É diferente, mas é bom, né? E paladar a gente acostuma, ainda mais se for para trazer mais saúde!! :-)
      Mega beijos!

  4. shirley takeuchi 20/02/2013 às 17:49

    Outra boa idéia é comprar aveia bruta com casca deixar dentro de uma panela com água da noite para o dia, escorrer, lavar, moer e fazer o que desejar, já que a aveia naturalmente não tem glúten, dependendo do grau de intolerância até que é uma ótima e deliciosa opção,até que chegue ao Brasil AVEIA SEM CONTAMINAÇÃO CRUZADA ou algum produtor inteligente e que produza aveia sem contaminação, antes que o produtor estrangeiro chegue primeiro e ganhe muito dinheiro por que o publico aqui no brasil de celíacos e intolerantes é maior do que se imagina e estão loucos pra comer aveia.

  5. Elaise 29/10/2013 às 11:57

    Vanessa Adorei seu blog,virou de cabeceira…rsrsr Gostaria de saber se a farinha de quinoa pode substituir a farinha branca nos preparos de bolos, pães e derivados de fornos?

  6. michelle 11/11/2013 às 21:07

    Vanessa gostei do teu blog me tirou algumas duvidas , mas quero saber de vc
    Oq vc acha da dieta dukan?
    ja ouviu falar?

  7. Clezi 25/11/2013 às 15:51

    Oi!
    Amei sua matéria. Estava procurando um bom substituto para o arroz branco. Não para mim… calma, eu sou um palito com pernas. rsrsrrs
    É que meus pais estão com problema sério de saúde e tem Hiperglicemia com colesterol altíssimo (que maravilha!), eu estou mudando a alimentação dos dois…
    Já viu como é difícil mudar o etilo de vida de um nordestino? Agora imagine dois?
    Essa é minha tarefa aí tropecei nesse artigo e amei.
    Parabéns pela matéria informativa. Agora vou procurar quinoa e mandar goela abaixo daqueles dois. rsrsrs
    Obrigada!

    • Vanessa Musskopf 25/11/2013 às 15:56

      Oi Clezi!! Bem vinda a Santa Dieta!
      Espero que aqui você encontre mais dicas pra te ajudar nessa empreitada!!
      Bjão

  8. Clarissa 28/11/2013 às 11:29

    Nossa que blog lindo! Deu vontade de parar tudo so pra ficar lendo ele todo!! Que capricho vc tem pra fazer o design, os textos, as ilustracoes, e a qualidade das informacoes! Parabens! E deixa eu correr pra comprar quinoa! Moro na Holanda e aqui eh quase mais barata que arroz, eu so n sabia pra que ser via :P Sucesso e dank je wel (obrigada)!

    • Vanessa Musskopf 28/11/2013 às 11:41

      Que máximo, uma visita internacional! Bem vinda, Clá!!!
      E aproveita que aí é baratinho e se esbalda na quinoa! Vale a pena!!!
      Beijão e obrigada pelo carinho!

  9. Júlia 22/01/2014 às 20:07

    Oi, Vanessa!
    com o que tu tempera a quinoa, quando usada em substituição ao arroz? sal? cebola, alho?

  10. Cristiane 13/02/2014 às 12:08

    Eu estava comendo o grão com iogurte, bem que achei estranho….
    Hoje substituí o trigo de kibe por quinoa(cozida)fiz um tabule,vou testar a receita kibe assado com a quinoa tbm…

  11. j0elm4 13/02/2014 às 19:54

    Opa, vou passa a sustituir o arroz pela quinoa também!

  12. dinah 24/02/2014 às 12:23

    obrigada sua informação foi muito boa para minha reeducação alimentar.
    Obrigada!!!

  13. Claudia Varaschim 03/04/2014 às 20:20

    Oi Van, parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. Tenho seguido muito seus conselhos viu! Vááriad receitinhas tenho colocado em prática…por sinal, vou lá correndo ver minha quinoa que está na panela!
    Cara a bichinha né..to pagando 58 dilmas o kg em curutiba…

    • Vanessa Musskopf 08/04/2014 às 17:13

      Oi Claudinha!
      Tá inflacionado aí mesmo, hein? Jesus! Aqui em SP eu já consigo comprar por 30 pila o kg… às vezes tenho vontade de começar a plantar minha própria comida, de tão cara que algumas coisas são! hahaha
      Beijos

  14. Debora 24/07/2014 às 00:24

    Oi! Como vc faz risoto com quinua?

  15. Mariana 15/09/2014 às 14:01

    Olá!!!
    Comprei quinoa em flocos achando que dava para fazer a substituição do arroz, será que dá?!
    Orbigada desde já!

    • Vanessa Musskopf 29/09/2014 às 15:02

      Em flocos não, Mari! Com o floco vc pode fazer receitas tipo bolos, panquecas… A quinoa em grão é a ideal para substituir o arroz!
      Bjaooo

  16. Carol 30/09/2014 às 01:46

    Eu fiz um risoto de quinoa semana passada e ficou incrível!! “Caí” aqui no site pq to em busca de substitutos pra ceia de natal! (Amo natal e to ansiosíssimaaa pra começar os preparativos! Siiim, eu sei q ta mto cedo! Hehehe) Amei o site, ja ta nos favoritos.. Estarei sempre por aqui! Bjo grande!

  17. raylaine 24/10/2014 às 23:43

    Adorei a dica só gostaria de saber se posso congelar porções para ir comendo durante a semana bjo!!!

  18. Priscila 11/11/2014 às 17:15

    Oi Vanessa. Faço bolos, pães e tortas sem glúten utilizando farinha de arroz e polvilho. Gostaria de produzir alimentos mais saudáveis, será que posso substituir a farinha de arroz pela mesma quantidade de quinua no preparo de bolos e pães…se souber por favor me avise. Obrigada. Bjos

    • Vanessa Musskopf 12/11/2014 às 16:51

      Pode, pri!!! Mas a farinha de quinoa tem um gosto beeeem marcante tá? Expeerimenta e veja se te agrada!!
      Bjao