To Whey or not to Whey?

Essa questão já deve ter passado na sua cabeça, afinal parece que tá todo mundo tomando whey, né? Basta dar uma olhadinha nos #instafitness da vida: é scoop pra lá, receita proteica pra cá… Nem o brigadeiro passou ileso dessa moda. Mas será que você precisa mesmo tomar whey?

Antes de responder a essa pergunta, a gente precisa “começar do começo“.

A proteína é – sem dúvida – um nutriente essencial e que desempenha diversos papéis importantes desde construir, manter e até reparar os tecidos do nosso organismo. Mas a verdade é que nós não precisamos ingerir grandes quantidades dessa substância. Apenas 1 caloria de cada 10 precisa vir das proteínas. Pois é… todo aquele whey que você coloca nos shakes, bolos, pães e até no brigadeiro (leave brigadeiro alooone!), pode estar indo – literalmente – pelo cano. Isso porque o corpo é incapaz de armazenar seu excesso.

E quem paga o maior preço, não é você na loja de suplementos, mas o seu rim! O coitado tem que trabalhar dobrado para excretar todo excesso de proteína que consumimos. O efeito disso no curto prazo pode ser uma desidratação e no longo prazo, causar sobrecarga renal, cálculos e – em casos mais graves – até mesmo a insuficiência renal. E não para por aí. A ingestão exagerada de proteínas pode levar à osteoporose e também à resistência à insulina, aumentando o risco de diabetes.

“Mas eu quero ficar magra, fortinha e definida! #comofaz?”

Pois saiba que tomar whey não implica em mais músculos. Emagrecer ou ganhar massa muscular é todo um processo que vai MUITO ALÉM de tomar Whey ou não. Envolve metabolismo, alimentação balanceada e consistência nos exercícios… E até onde eu sei nossos ancestrais não precisavam tomar Whey antes de sair a caça de mamutes-albinos-do-Alaska e também nunca foram encontrados baldes de whey nas escavações das piramides egípcias.

O whey ganhou fama depois que alguns estudos apontaram uma ligeira vantagem na recuperação muscular e na reposição de aminoácidos quando comparado a uma refeição normal. Mas se você malha normalmente, será que precisa de uma mega velocidade de reposição proteica para ficar pelo menos 8 horas sentada no escritório, em frente ao computador? #vidareal

E ao menos que você tenha longos períodos de treinamento (de 2 a 5 horas de exercícios por dia) e treine PESADO, tipo Arnold-Greyciane-Barbosa-Schwarzenegger-Style, consumir mais proteínas é uma exigência que ainda permanece controversa até para atletas. Um exemplo extremo (mas que serve para mostrar que devemos consumir fontes de melhor qualidade e não necessariamente aumentar a ingestão de proteínas) é o de que se você só comesse feijão, batata e outros vegetais, ainda assim poderia alcançar a necessidade diária de proteína e aminoácidos.

Portanto, se você é “gente como a gente”, é muito provável que sua necessidade diária de proteína seja suprida somente com a alimentação. E isso não é tão difícil acontecer. Para calcular as necessidades individuais de proteína, deve-se levar em consideração o peso corporal, o nível de atividade física e o estado de saúde. Mas para termos uma ideia aproximada uma mulher normal precisa de cerca de 45 gramas e homens, 56 gramas. Sendo assim 1 copo de leite, 1 pedaço de 100 gramas de carne, 1 xícara de feijão e uma garrafinha de 225 ml de iogurte já seriam suficientes.

“Mas o moço da loja de suplementos disse que proteína do whey é de alto valor biológico!”

Sim, mas a proteína do ovo também é. Whey é mais insulinotrópico, rico em leucina, sinalizador de m-Tor (leiam o artigo do Dr. Frederico Lobo sobre a relação Whey e Câncer) e além disso tem um potencial alergênico a se considerar. Hoje não se pode confiar em qualquer Whey, nem em qualquer ovo… e tudo isso para concluir que: tomar whey é apenas uma questão de praticidade (e não obrigatoriedade), ou seja, se ele se encaixa na sua rotina, funciona para o seu metabolismo e, é claro, se cabe no seu bol$o… tudo bem! Nem pior, nem melhor. Mas cá entre nós: entre ficar com um shake de proteína sintética ou com os benefícios dos alimentos e toda sua maravilhosidade de sabores, cores, vitaminas, sais minerais e outros componentes nutricionais… eu prefiro comer comida! ;-)

IMG_8240

Esse funciona!

Recomendo a leitura:

Post sobre os suplementos que eu tomo: http://santadieta.com.br/dicas/minha-rotina-em-capsulas-literalmente/

Post da Nutricionista Carol Morais http://www.falecomanutricionista.com.br/whey-protein-faz-bem-ou-mal/

04

Oct

  1. Fran 04/10/2013 às 15:35

    Concordo plenamente. Quero assistir de camrote o efeito colateral de tanto produto industrializado que essas pessoas consomem. Nada como comida! Carne, ovo, legumes, frutas! Viva!

  2. Leticia Centeno 04/10/2013 às 15:39

    O povo acha que whey é a chave do sucesso para o milagre da multiplicação dos músculos!

    A pessoa não pode nem jacar em paz mais! Tudo agora é receita-fit-proteica.

    Eu vejo o pessoal começando academia (2x na semana, 40 minutinhos) e comprando potão de whey!!! Coisa triste, né?

    Beijos Van!

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 15:47

      Saudades de ti por aqui, Lê!!!
      A chave do sucesso é comer bem, se exercitar, dormir, dar risada… Mas o povo não acredita quando eu digo que não tem milagre! hahaha
      Bjão!

  3. Ana Carolina 04/10/2013 às 15:41

    Ai, como amo o humor dos seus posts ! <3 Mas confesso que dessa vez senti uma pontadinha no coração porque, infelizmente, tô tomando Whey. Parece meio loucura mas não tô gostando. Comecei a tomar nessa terça feira e adivinha? Ontem tive uma leve dor em um dos rins. Foi minha nutricionista que recomendou, tô tomando um scoop logo após o treino e seguindo a dieta que ela passou. Meu treino não é leve,(spinning + musculação + meia hora de corrida) mas não é suuuuuuuuper pesado, então sei lá… sem considerar o fato daquilo ter gosto de nescau aguado e eu tenho que beber fazendo cara feia =/ HAUHAHHAUHAU, sempre desabafo nos seus posts, mas enfim…comecei a tomar porque minha médica usou o argumento que me ajudaria a substituir gordura por músculo, mas não estou satisfeita mesmo. Diferença não notei nenhuma porque to tomando há pouco tempo, mas pretendo parar na minha próxima consulta.

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 15:46

      Aninha, minha dica é: escuta teu corpo!! Sem nem do gostar do sabor você gostou e ainda sentiu essas “dores”, com certeza teu corpo tá falando contigo! Acredite, ele fala mesmo!!!
      Se precisar procure outra nutri, peça uma segunda opinião!
      Beijão!!!

    • Priscila 04/10/2013 às 16:03

      SE você decidir continuar, experimenta os sabores de baunilha ou cookies and cream, que sao mais amigáveis que os de chocolate… ;)

      • Ana Carolina Marinho 04/10/2013 às 21:00

        Tô querendo parar mesmo, meninas… Acho que não vale a pena sacrificar nossa saúde por uma perna mais definida nem por uma bunda mais dura.

    • Regina 08/10/2013 às 15:18

      Coloca menos água, flor! Eu tb detesto coisa aguada, então coloco bem pouca! Fica mais cremoso e desce melhor ;)

  4. Thais Silva 04/10/2013 às 15:45

    Eu tomo por recomendação da nutricionista. Sinceramente? Diferença nenhuma na minha vida. Já decidi que essa é uma recomendação que não sigo mais.

  5. Mariana 04/10/2013 às 15:48

    Só não concordo com sua formação de jornalista dando TANTO pitaco em área de nutrição só porque leu alguns textos e porque emagreceu após um pé na bunda e não dieta e exercícios.

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 15:52

      Mari, eu não emagreci depois de tomar um pé na bunda! Eu emagreci MUITO ANTES disso COM REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E EXERCÍCIOS SIM!!! E se eu não posso escrever sobre nutrição (ou sobre qualquer outro tema) então FECHEM AS REVISTAS DE TODO O MUNDO!!!!
      Eu converso com profissionais da área, leio e me informo bastante antes de escrever!

      • Larissa 16/10/2013 às 18:06

        Oi Vanessa, eu sou médica, e sempre me preocupei com posts direcionados a assuntos de saúde, porque muitos blogs não se preocupam em procurar fontes corretas e muitas vezes informações equivocadas são passadas adiante.
        Nesse caso, está tudo corretíssimo. Não é que o produto seja ruim, mas ele tem indicações para ser utilizado, assim como qualquer suplemento proteico, ou qualquer outro tipo de suplemento.
        Quem discorda, ou duvida, basta procurar um profissional, nutricionista ou médico que NÃO esteja vinculado a nenhum fornecedor de suplementos (pois isso acontece com muita frequencia) e tirar suas dúvidas.
        A sobrecarga renal acontece muito mais comumente do que se imagina.
        Adoro seu blog!
        Abraços.

        • Vanessa Musskopf 16/10/2013 às 18:46

          Obrigada, Larissa!!
          Ótima dica: procurar uma profissional que NÃO esteja vinculado a nenhum fornecedor de suplementos é o primeiro passo para uma consulta sem viés!
          Um beijo!

    • Ana Paula 04/10/2013 às 23:47

      Seu conteúdo é o melhor sempre. Excelente post. Viva #comidadeverdade

  6. Mônica 04/10/2013 às 15:51

    Concordo,apóio e assino embaixo 10 vezes.
    Salve meu dinheirinho pra compra aquela frutinha que é mais cara,mais é gostosa ou fazer refeições mais elaboradas e com comida de verdade.
    Beeijos Vannn ;)

  7. Mariana 04/10/2013 às 15:51

    Desculpe se fui grosseira, imagino que você deva ter sofrido e tal mas realmente acho desnecessário tanto pitaco em uma área que não é a sua formação, mais interessante era o blog quando vc postava seus experimentos na cozinha, isso sim ajudava quem queria se inspirar a alcançar uma vida mais saudavel!

    • Priscila 04/10/2013 às 16:01

      Olha, eu concordo com a Van #comacomida!
      Mas mesmo que eu nao concordasse, até onde eu sei, ela nao escreveu nenhum estudo cientifico sobre o tema, ela escreveu um texto afirmando a postura dela, com base nas informacoes que ela tem… e para fazer isso, qualquer profissional, de qualquer área, pode.

  8. Ana Carolina 04/10/2013 às 15:57

    Ah, outra coisa! Quem é o fucking designer que desenvolve a embalagem dessas paradas? Deus, é assustador.

  9. Thais 04/10/2013 às 16:13

    Vanessa, você deve ler meus pensamentos!!
    Eu, como nutri, tenho plena convicção em dizer que os melhore e mais saudáveis resultados vem das pessoas que não suplementam – independente da carga de atividades físicas!! E me incomoda demais a quase cegueira daqueles que acham que suplemento substitui comida, e que vão viver disso pra sempre. Apoio muito o #comidadeverdade!!!

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 16:23

      Tão bom ouvir isso de uma nutri, Thais!!! Pq hoje em dia o whey tem sido usado como uma panaceia… Eu perdi 15kg e ganhei massa muscular com #comidadeverdade e exercícios. Afinal “milagres não existem”!!! ;-)
      Eu realmente acredito que quanto mais informações tivermos sobre o tema, melhores decisões podemos tomar sobre seguir ou não com uma suplementação!
      Beijão!

  10. Jéssica je_moreira 04/10/2013 às 16:19

    Boa Van! Curti muito!

  11. Ana 04/10/2013 às 16:40

    Olha só, não sou nutri, mas fiz meia faculdade de Farmácia (onde acreditem, temos tantas matérias de alimentos que ngm nem imagina que exista, eu mesma já desenvolvi na faculdade alimentos funcionais), agora estudo Medicina. E concordo com o que você disse (Mariana, desculpa, mas achei seu comentário ridículo). Na minha opinião, tirando casos extremos como atletas de ponta, não há necessidade de um indivíduo “normal” tomar whey. E de fato, a proteína que excede o limite do corpo é descartada sem dó. É o dinheiro literalmente indo pelo ralo… Ok, supondo uma pessoa que não tenha tempo pra se dedicar ao preparo de refeições e blablabla aí ok, ou alguém que goste do sabor… Mas essa modinha de suplementação é ridícula. Tem quase mais lojas de suplementos que farmácias por aí. É gente demais consumindo o que, definitivamente, não precisa. Que arquem com as consequências. Excelente post, parabéns!

  12. Priscila Roxo 04/10/2013 às 16:47

    Demais Van!
    Adoro seus posts e com certeza assino embaixo!
    Comecei a ter uma postura diferente sobre o assunto depois que li você falando sobre isso uma vez…meu marido toma esses suplementos todos os dias e diversos deles e eu sempre tive um pé atrás…obrigada por fazer com que exercitemos mais a capacidade de raciocínio! Bjs

  13. Joana 04/10/2013 às 16:59

    Van, eu adoro seu blog e sou sua fã. Já te escrevi antes agradecendo por ter aparecido na minha vida quando mais precisei!!
    Mas nesse ponto eu discordo de você. Entendo sua posição, claro. Mas pra mim não se aplica! Eu não troco refeição nenhuma por whey protein, principalmente porque eu considero ele o que ele realmente é: um suplemento. Eu tomo sempre junto com fontes de carboidrato e gordura, pra ter o equilíbrio certo, e é o que minha nutricionista fala: cada pessoa pode tomar uma quantidade x de whey, se eu dividir esse x por 3, e tomar 3 vezes ao dia por exemplo, tudo bem. O problema é que tem gente que toma 3 vezes o x, ou mais. E isso ela acha errado.
    Realmente, é bem bizarro colocarem whey em todas as receitas do mundo, mas não acho o fim do mundo comer um brigadeiro de whey as vezes. poxa, se bate uma vontade de doce, nem sempre comer um morango satisfaz. E eu não quero sair da dieta, acho mais válido comer um brigadeiro de whey do que comer um de leite condensado.
    enfim. cada um tem seu ponto de vista, e acho que o respeito tem que valer acima de tudo.
    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 17:09

      Oi Jô! Foi o que eu disse no texto “se ele encaixa na sua rotina, funciona para o seu metabolismo e, é claro, se ele cabe no seu bolso… beleza!” Não falei para ninguém parar de tomar whey ou não tomar! Apenas quero chamar atenção pois muitas pessoas estão tomando sem o menor acompanhamento ou conhecimento dos prós e contras!!;-)
      E você é um exemplo “do bem”, pois faz uso dele como SUPLEMENTO, aliando com carbos e gordura e o melhor: tudo isso com acompanhamento nutricional!!!
      Beijão!!!

  14. Mirian 04/10/2013 às 17:16

    É muito divertido ver como as pessoas se deixam levar pelas falsas promessas dos falsos alimentos hoje em dia . Todos procuram milagres onde nao existem . Quer um milagre comece a frequentar a Igreja . Há pouco mais de dez anos atras quando tive um cancer, comecei meu tratamento de quimioterapia nos EUA , e o médico quimico que preparava o “veneninho ” pra colocar na minha veia já se dizia assustado com o crescente numero de casos de cancer e cada vez em pessoas mais jovens . E ele comentava que em sua teoria e estudos acreditava que muito se dava em função da alimentação das pessoas que cada vez mais ingeriam conservantes , aromatizantes , alimentos industrializados e também estes que a industria das academias vendiam e estimulavam ….. E de lá pra cá esta neura coletiva em busca de um corpo perfeito só tem confundido mais as pessoas .
    Gente o corpo vai cobrar o preço algum dia , espero que aí o verdadeiro milagre aconteça .
    Van voce está realmente no caminho certo e como jornalista e interessada tem o dever de levar informação para as pessoas .
    Depois disso , existe o livre arbitrio e cada um faça sua escolha e “acolha ” as consequencias .
    Te amo grande beijo .
    Parabéns pelo teu exelente trabalho que me dá muito orgulho

  15. Jussara Tuma 04/10/2013 às 17:36

    Vanessa!!! Suuuuper concordo!!!
    Escrevi exatamente sobre isso há um tempinho ( http://jussaratuma.wordpress.com/2013/05/17/quem-precisa-de-suplementos/ )
    Eu mesma tomava whey (indicada por nutricionista) quando minha rotina pedia… eu estava treinando pra Maratona, nadava, fazia musculação e pilates e acabava me alimentando pouco pra tanta coisa… foi necessário e eu tomei um tempo.
    Passou essa fase, parei de tomar. Hoje minha proteína pós treino vem muito mais do iogurte do que de qualquer outra fonte. Até tenho whey em casa, mas raramente uso (só tipo salva vidas na falta de tempo total) e não sinto a menor falta!!
    Ótimo ler o blog de novo!
    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 17:42

      Ju, obrigada pelo teu depoimento de quem já esteve dos dois lados!
      É bem isso aí: whey é uma questão de PRATICIDADE e não de OBRIGATORIEDADE como algumas pessoas estão colocando!
      Beijão e super obrigada pelo carinho de sempre!

  16. Lilian A R 04/10/2013 às 18:20

    Adorei!! Vivo com essa dúvida! E viva a comida de verdade!!!

  17. Paula Del Ponte 04/10/2013 às 18:51

    Me sinto tão real lendo teus posts Vanessa!
    Nesse mundo fitness é quase um ET quem só se alimenta com #comidadeverdade. Esse mês voltei firmee pra academia e com a reeducação alimentar já diminui 6 cm de abdomen o/ sem suplemento!Prefiro demorar um pouco mais pra chegar ao corpão (ele chega um dia, ne? hehe) e saber que tá tudo certinho com minha saúde, pq esse povo que se entope de suplemento esquece que daqui a pouco a idade chega e aí como vai ser?
    Não digo que sou contra o uso pq nunca usei e conheço quem usa como SUPLEMENTO e tem ótimos resultados! Sou contra acabar com as jacas da #vidareal com whey! hehehe

    beeijo Vanessa :D

  18. Vanessynha 04/10/2013 às 19:24

    Amei seu site, fiz o meu blog agora, e vou seguir o seu, comentem lá, bjinhusssss ;) http://divaprasempre.blogspot.com.br

  19. sofia 04/10/2013 às 20:43

    concordo 100%!! nao troco minha comidinha por nenhum shake!!

  20. Fabiana Marques 04/10/2013 às 20:59

    Sempre leio seu blog e nunca comentei… até agora. Já tive inúmeros cálculos renais, nefrite e uma das recomendações de vários nefrologistas foi para restringir algumas fontes de proteína como a carne vermelha por exemplo. Não, eu nunca tomei whey, mas quando procurei uma nutri, e nao foi apenas uma, a maioria já receitava de cara, whey. Quando comentei com meu médico, ele disse exatamente isso que você comentou: Uma alimentação saudável lhe fornece todos nutrientes em porções adequadas, e claro me proibiu de consumir o produto. E ainda acrescentou que muitas vezes a pessoa sai de um treino super pesado e ao invés de preocupar com algo muito importante – ÁGUA – para repor a perda de liquido, já vai pra whey e outros suplementos…. quando um alimento comum já oferece esta benefício. Sou da área de exatas, não tenho formação acadêmica na área, falo por experiencia de penar com tratamentos, e ver pessoas saudáveis sobrecarregando seu corpo, em especial os rins… Acho que precisamos rever isso de “corpo sarado” “barriga zero” a custa de qualquer suplemento.

    • Vanessa Musskopf 04/10/2013 às 23:14

      Fabi, super obrigada pelo teu comentário “vida real”! E concordo muito contigo: será que vale a pena a gente colocar a saúde em risco em busca de um corpo sarado?
      Beijão!!

  21. Dani 05/10/2013 às 04:35

    Lembrando que, todos os macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) que o corpo não utiliza, sofre várias reações e são transformados em lipídios e armazenado em forma de tecido adiposo. Isso mesmo, proteína vira lipídio também. Então se você tem uma dieta saudável com proteínas o suficiente, e ainda toma whey para malhar 1h/2h por dia e passar as outras 8h sentada trabalhando, ainda existe a chance do whey ir parar na gordura. Pois é, whey pode engordar também.

  22. Dani 05/10/2013 às 04:36

    Fora que eu não consigo entender como tanta gente super preocupado com vida saúdavel e comida natural toma whey, que querendo ou não, é um produto super industrializado e não comida de verdade.

  23. Mary 05/10/2013 às 07:34

    Se pelo menos fosse gostoso, mas vá ser ruim lá na….. Fui nessa onda e fiquei 120,00 mais pobre e tenho q arrumar espaço nele no armário, onde tá a mais de 3 meses.

  24. Anna Camila 05/10/2013 às 09:23

    Muito bom o texto! Faz pensar…
    Eu sempre fui do #comacomida team, e isso vai bem mais além do que a gente normalmente pensa…
    Van, conhece o canal do youtube do campo a mesa?
    Vale dar uma olhada.
    Eh #comacomida num outro nível!
    Tem tbm o http://fechandoziper.com/

    Beijo

    • Vanessa Musskopf 06/10/2013 às 12:08

      Oi Anna!
      Adoro o Fechando o Ziper, blog maravilhoso! Agora esse canal eu não conhecia!! Vou procurar! Obrigada por indicar!
      Bjs

      • Deborah 08/10/2013 às 22:09

        Esse canal é ótimo, a autora fala dos alimentos industrializados e das mentiras que compramos. E ensina receitas de comidas caseiras como granola, iogurte, barras de cereal, entre outros.

  25. Vanessa Cris 05/10/2013 às 11:56

    Van amo de paixão seus posts mas esse preciso discordar em alguns pontos, tenho uma aluna que estava praticamente anorexa, não comia direito e estava MUITO magra, ela começou a fazer Pilates comigo, como não teríamos resultado algum se ela não começasse a mudar a dieta, eu sugeri que ela começasse a comer bem antes das aulas e tomar whey para construção de massa magra pós treino (ela praticamente não tinha massa muscular), os resultados foram excelentes! neste caso dela especifico jamais conseguiriamos algo sem a suplementação, ela toma algumas outras coisas tbm como colágeno hidrolisado e em pouco tempo conseguimos ver diferença, antes de sugerir q ela tomasse isso consultei nossa amiga Nutri funcional Gloria Vianna que super recomendou para o caso dela, então depende da situação sim, acho interessante tomar, mas eu particularmente gosto bastante de uma proteína pós treino, nada exagerado e não todos os dias, apenas qdo vc treina, pena que é um absurdo de caro esses suplementos, mas tem coisas bacanas qdo vc pela alimentação não consegue os nutrientes que precisa para atingir resultados! beijo grande!! ;)

  26. Vanessa Cris 05/10/2013 às 11:58

    ah uma coisa interessante que citou que não sabia era sobre o excesso de proteína, foi legal saber os riscos do exagero na suplementação, sem dúvida nada que exageramos é bom né? valew pelas dicas!

  27. Mirian 05/10/2013 às 13:10

    Oi pessoal , queria só deixar claro que eu tenho muita fé , e que vou a igreja , não para pedir milagres mas para agradecer todos os já recebidos . E dizer que eu acredito em milagres , mas os verdadeiros milagres só Deus pode fazer . O resto é resultado de muito trabalho e dedicação. E lembrar a voces que nada vem de graça nesta vida pode procurar que tem etiqueta de preço , hahaha.
    Eu sempre disse que o corpo é um templo sagrado , uma casinha, a morada de nossa alminha , e por isso tem que se cuidar dele com muito amor e zelo.Temos que ter vaidade sim para deixa-lo bonito e saudável e como também devemos cuidar dos assuntos espirituais seja qual for nossa fé.
    Abram suas mentes e nao aceitem nunca nada de graça porque atras das falsas promessas sempre tem em letras miúdas as consequencias , os efeitos colaterais e grande preço a se pagar .
    Beijos para as lindas e amorosas e consientes leitoras desta grande jornalista e imensa pessoa do bem que é a Van .

  28. Ana Paula 06/10/2013 às 21:22

    Eu concordo com a Dani, não entendo esse povo cheio de querer ser saudável se entupindo de wey… Ahhh outra coisa que não entendo é viver pregando uma alimentação saudável e querer me vender comida congelada…

    • Paula Marins 08/10/2013 às 02:09

      Ahahahahahah penso a msm coisa! Comida congelada eh saudável? Como assim? Povo qr emagrecer na mesma moleza q fez pra ganhar peso ahahahh

  29. Dayana Peixoto 06/10/2013 às 21:47

    Van ~ intimidade, rs ~ eu amei seu texto! Não sou nem perto da LOKA do whey, rsrs… Estou tomando há duas semanas apenas para não malhar em jejum, pois tenho dificuldade de comer assim que acordo… Como sou “quase” vegetariana (não como carne vermelha nem frango há tempos) e não me dou bem com gluten e lactose, minha nutricionista sugeriu que eu experimentasse aquela proteína de arroz Sunwarrior e olha, tô achando legal! Mas NUNCA que eu boto em tudo achando que é a oitava maravilha do mundo, suspeito de comida em pó, hehe…

    • Vanessa Musskopf 07/10/2013 às 14:35

      Oi Day, já li sobre ele! E li boas recomendações, mas como você mesmo disse: tudo que é em pó a gente tem que ficar esperta! hahaha
      Bjão

  30. Regina 07/10/2013 às 11:39

    Oi Vanessa!!
    Nossa, eu ando saturada de ler tanta receita com whey. Galera usando whey em tudo, mesmo! Isso me assusta, pq desde quando um pó proteico colorido é saudável? Vai saber o que tem ali, pra deixar naquela aparência.
    Eu faço musculação todos os dias, por isso tomo whey, minha nutri me indicou tomar meia dose antes e meia dose depois do treino, e só. Não faço disso alimento não! E acho loucura quem faz!! Eu acho o fim da vida aqueles bolinhos de microondas de whey, tão famosos no instagram… confesso que já fiz e olha, fica um horror de ruim hahaha
    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 07/10/2013 às 14:31

      Oi Rê! Obrigada pelo comentário!!
      Realmente tem pessoas, como você, que por orientação médica precisam suplementar e eu não sou contra! Sou contra o exagero, o excesso e a falta de orientação!
      Bjao!!

  31. Bibi 07/10/2013 às 13:54

    Minha amiga (que inclusive me passou esse link)quando falou que tinha abraçado uma vida saudavél (algoq ue eu super dou apoio) já soltei: ” Se você fizer brigadeiro de Whwy nunca mais olho para a sua cara”
    Não aguento Whey!!

  32. wilma 07/10/2013 às 14:25

    Ótima informação, eu sempre me assustei só em ver aquele potão nas prateleiras dessas lojas de shoppings e afins, não dá pra acreditar que aquilo irá fazer bem. Vide aí o Netinho (cantor baiano) o que fez com a saúde dele. Comida de Verdade é o melhor, e ainda sofremos com os agrotóxicos, para que mais veneno?

  33. Carol Correia 07/10/2013 às 15:42

    Van,
    eu tenho alguns casos de amigos que suplementam que me fazem ver muito esse lado da história de que você, e seu médico obviamente, tem que saber o que é certo pro seu tipo físico, seu organismo e sua vida.
    Meu irmão, por exemplo, tem uma doença que ele não pode ingerir comidas com alto teor de ferro. Então ele precisou cortar MUITA coisa com proteína. Carnes (ele come frango moderadamente), leguminosas e outras coisas ele não pode comer, então ele tem uma dependência muito grande. Por isso ele suplementa e faz exercício intenso, com supervisão, ou ele perderia muita massa e consequentemente força.
    Já outro amigo suplementava e malhava muito e teve um ataque cardíaco com 24 anos! Os rins e o fígado dele tiveram problemas sérios. A sorte foi que ele correu pro hospital e não teve complicações. Mas tomou um susto pra nunca mais.
    Eu, que sou intolerante, tive muitas dúvidas no início do processo de mudança de alimentação. Minha médica não indicou, por outro lado, falou que eu não teria muitos ganhos, me receitou comida!

    Acho que tudo depende do ponto de vista e do seu corpo. Como você disse nos comentários: ouça seu corpo sempre! E o respeite.

    Beijo

  34. Jaque 07/10/2013 às 16:50

    Acho que já disseram isso aqui nos comentários, mas a verdade é que a pessoa faz 1 horinha de academia por dia e acha o whey vai ajudar a ganhar massa muscular. Todo mundo quer uma fórmula mágica, mas treinar de verdade 5 vezes por semana, se alimentar corretamente conhecendo as informaçoes nutricionais de cada alimento, passar umas horinhas na cozinha, ninguém qr, ne? Treino 5x por semana de 2h a 2:30h por dia e minha nutricionista não me receitou whey, me mandou comer frango e clara de ovo! haha Isso pq ela é nutri do esporte.
    É como se o whey fizesse o trabalho todo sozinho.
    Na imensa maioria dos casos é desperdício de dinheiro e tempo.

  35. Jaque 07/10/2013 às 16:52

    PS: E quem ficou doidinho aqui nos comentários é pq deve se auto-suplementar e achar que ta arrasando, aí levou um tapão na cara com esse post.

  36. Vanessa Vieira 07/10/2013 às 17:38

    Amei essa matéria!

  37. Thaynara Fernandes 07/10/2013 às 17:45

    Definiu lindamente meu pensamento como nutricionista. Infelizmente o pessoal acha que para ganhar massa muscular TEM QUE suplementar… E, normalmente, recorrem àqueles que não necessariamente conseguem orientar da melhor forma: os instrutores! O movimento #comacomida tem que ganhar as mesmas proporções que o ‘suplemente com whey’. Amo/Sou seus posts!

  38. Michele 07/10/2013 às 17:49

    Sinceramente eu estou é de saco cheio desses perfis e blogs de mulheres que vivem para o corpo! Na verdade são elas que ‘sem querer’ estão fazendo tantas meninas jogarem dinheiro e saude fora com essas coisas (sem contar o jabá que recebem pois muitos desses blogs tem mais post propaganda que novela das nove)! O pior de tudo isso é que vemos a migração desses assuntos para a TV. Todos os programas hoje em dia tem quadros de peso, emagrecimento e afins! Dá vontade de acabar com uma caixa de bombons só pra ser do contra!!!rsrsrs…. Parece que querem fazer vc se sentir culpada por ficar a noite no sofá com o marido depois de um dia intenso e desgastante no trabalho ao inves de ir malhar pra ficar com a #bundadura. E francamente se é pra ser doce que seja de verdade, essa coisa de brigadeiro de whey não rola não…

    • Anninha Sacani 16/10/2013 às 11:06

      Michele, eu sou gorda e ainda me sinto culpada por não ter emagrecido o suficiente (emagreci quase 20 quilos sozinha, só caminhando e cuidando com o que comia, sem neura e desespero. Claro que foi lento e tinha dia que eu ficava mal, mas eu fico mal mesmo quando não tô “de dieta”, então é coisa minha mesmo hahahah) Uma coisa que me incomoda muito e faz com que eu deixe de seguir alguém todo dia é essa merda de #gordice #vaigordinha. É preconceito disfarçado de brincadeirinha leve e eu fujo de gente preconceituosa como o diabo da cruz. Se alguém começa com essas frases “ai meo deos, comi um bis, como eu sou nojenta” eu fico com muita raiva, nossa… Esse assunto rente.

      Vanessa, adorei seu texto!!!

      Beijos!

      • Vanessa Musskopf 16/10/2013 às 11:20

        Eu também odeio esse preconceito disfarçado, Anninha!! Eu acredito que posso comer um bis e mesmo assim continuar me alimentando bem e me exercitando. Não faço disso uma paranóia!
        Meu emagrecimento também foi lento, demorou um ano… primeiro porque devido a minha rotina eu não conseguia me dedicar mais e segundo pq emagrecimento lento e consistente é melhor do que emagrecimento rápido e isso é comprovado cientificamente!!! Segue firme, Anninha! Um passo de cada vez, sempre buscando equilíbrio e saúde que a gente vai longe!
        Beijão!

  39. Thiciane 07/10/2013 às 19:58

    Parabéns pelo post Vanessa! Arrasou! Bjuuuuu

  40. Paula Marins 08/10/2013 às 02:03

    Amei o post.. Nunca comentei aqui. Mas hj mereceu!

    Minha irmã eh nutricionista e sempre falou isso. A maioria quer tomar whey, bcaa e etc.. Só pra poder falar na rodinha de amigos. Essa eh a verdade.
    Nada substitui comida! Pior de tudo é ver que alguma dessa instafitgirls chega a recomendar tantas doses por dia de tal suplemento. Lamentável.
    Quanto ao comentário da Mariana so li mimimimi to sentida pq tomo whey.
    Gente chata ! Ahahahahah parabéns pelo blog

  41. Paula 08/10/2013 às 17:27

    Eeeeeeita arrasou! To no time do #comaacomida com orgulho! hahaha
    Mulher, esse pó não é de Deus rsrsrs Adoro brincar fazendo referência a #santapolêmicadadieta kkkk ok parei.

    Falando sério agora. Eu fico passada vendo os exageros por ai também, nossa, pra que tanto enfeite numa coisa que supostamente deveria ser tão simples?
    Bom, meu “pitaco” é que ser saudável pra maioria não é suficiente. TEM que existir a possibilidade de ter resultados iguais aos da musa, melhores e mais rápidos. Daí vamos complicar tudo, comprar tudo que é novidade no mercado e ligar o “no excuses” pra entrar de cabeça em todos os projetos lelés do instagram blergh.
    Não há suplemento completo E complexo o suficiente pra fornecer todos os benefícios de um alimento da natureza. E concordo plenamente contigo que uma alimentação saudável, variada e completa é capaz de fornecer TODOS os micro e macros que nosso corpo precisa, inclusive uma dieta vegetariana (se não for tão restritiva a ponto de cortar todos os derivados dos animais, como laticínios e ovos por exemplo). Faço uso de proteína vegetal em pó sim, mas uso como complemento à minha alimentação por estar numa fase agora que preciso de mais proteína do que o “normal”. A única que se deu bem com meu estômago é a da sunwarrior.
    ~Na fase de emagrecimento, uma dieta mais abundante em proteína ajuda a perda de peso preservando um pouco mais da massa magra, e também na saciedade por ter a digestão mais lenta e até gastar mais calorias para ser digerida~

  42. Juliana 09/10/2013 às 13:06

    Pior é eu me matar na cozinha pra fazer #comidadeverdade pras marmita do marido e o povo dizer que ele tá crescendo pq toma ~bomba~ hahaha, p. mundo injusto Van! Adorei o post!

    • Vanessa Musskopf 09/10/2013 às 13:50

      Foco na marmitinha, Ju!!!! Ela que é a verdadeira BOMBA do bem!!!
      Beijão!!!

  43. Juli 09/10/2013 às 15:50

    Eu e meu maridos 3x por semana fazemos musculação e de 40 à 60 minutos de esteira e nadamos 2x, mas os exercícios são moderados Não tomo whey, pois prefiro buscar nos alimentos o que meu corpo precisa e não em produtos .

    Meu marido toma whey, porque acha prático. Porém só 3 vezes por semana após a musculação.

  44. Glênia 17/10/2013 às 03:15

    Oi Van! Prazer em conhecer!
    Concordo muito com você! Daqui a pouco os jornais vão noticiar que o prato principal da população deixou de ser arroz e feijão pra ser Whey Protein #futuropróximo. Além do que, recente pesquisa da UFSC (14/08/2013) analisou 28 marcas de suplementos e adivinha quantas realmente forneciam aquilo que anunciavam? Apenas duas! O ovo eu sei que é ovo, mas o whey nem sempre é whey. Melhor tomar quando for realmente necessário.
    Beijos..

    • Vanessa Musskopf 17/10/2013 às 11:41

      Oi Glê!
      Pois é tem ainda MAIS essa: produtos adulterados e sem benefício algum!!! Tomar suplementação só quando for REALMENTE necessário e quando for prescrito por um profissional sério, sem “jabás”.
      Bjão

  45. Claudia 28/11/2013 às 08:48

    Uma reunião de pessoas loucas pra ter Whey em casa e não tem dinheiro pra comprar. Nunca vi tanta bobagem junta. Cimento com sabor de morango? Foi o melhor.

  46. karina soares 17/12/2013 às 09:52

    EU tomo whey apenas uma scoop após o treino ou três quartos de scoop e colágeno misturados. À noite (se tomei menos de uma scoop) faço uma mousse com duas colheres de sopa de whey.

    Treino de 4 a 5 vezes por semana entre uma hora e quinze e uma hora e meia de musculação e uma hora de aeróbicos duas vezes por semana…Fora isso moro sozinha, trabalho e faço uma segunda faculdade…Não tenho tempo de ficar na cozinha ou de ficar preparando refeições e vitaminas com iogurte após o treino (treino às 6 da manhã e vou trabalhar direto)…Também não gosto de carne vermelha e não a como, como frango e peixe grelhados com moderação (a carne nunca foi meu forte)…Assim para mim o whey é prático e bom…É claro que com moderação, mas nem sempre as pessoas têm tempo de ficar horas comprando e preparando refeições …E ainda estudo e visito a família nos finais de semana…Dá para pensar em reolver tudo somente com alimentos ? Difícil, não? Pois bem, quem acha (nãp digo que é o caso da autora do blog porque ela tem moderação, ao contrário de algumas leitoras) que só comida resolve e importa certamente tem pouco o que fazer além de viver na feira, no mercado e no fogão em suas horas livres…
    CUidados com posturas extremistas!

    • Vanessa Musskopf 17/12/2013 às 10:26

      Oi Karina!
      Foi o que eu quis dizer com a frase “tomar whey é apenas uma questão de praticidade (e não obrigatoriedade), se ele se encaixa na sua rotina, funciona para o seu metabolismo e, é claro, se cabe no seu bol$o… tudo bem!” A questão que eu quis focar no texto foi justamente essa onda excesso que temos visto em diversos perfis no IG, onde qualquer receita leva um scoop de whey. E você, pelo o que, diz não se enquadra nessa onda de exagero! ;-)
      Eu também moro sozinha, trabalho em agência de publicidade, faço freelas, tenho família, namorado, amigos, vou malhar, tenho que estudar e ler muito pra escrever aqui no blog e não tenho empregada doméstica… ou seja tenho muito o que fazer além de viver na feira e no fogão como você disse, mas mesmo assim eu encontro um tempinho para fazer minha comida. Funciona pra mim e é quase uma terapia sabe? O ruim é ter que lavar louça depois! hahaha
      Bjs

  47. Moiza 24/07/2014 às 00:07

    Parabéns! Seu texto além de ser super claro, é inteligente e bem humorado.
    Adorei sua colocação e fez muito sentido.
    Abs