TPM não existe?

Acabo de ler aqui que pesquisadoras canadenses da Universidade de Toronto chegaram a incrível conclusão de que a TPM é um mito machista e que não há comprovação científica de que as mulheres fiquem temperamentais e irritadiças na fase que antecede o período menstrual. Elas só podem ser da mesma laia daquelas mulheres que queimaram sutiãs tempos atrás. Traidoras! ;-)

Não sei vocês, queridas leitoras, mas eu não fico irritadiça ou temperamental… eu viro um monstro! Nem eu mesma me reconheço: choro, grito, bato portas e tenho até pensamentos de destruição em massa. E aí vem essas pesquisadoras me dizer que não existe TPM? Ah vá!

Se você é como eu e faz parte dessa “lenda urbana” que são as mulheres com TPM, aqui vai mais uma dica: oléo de prímula. Minha nutricionista me indicou tomar 3 pequenas cápsulas durante o almoço. E eis que já no primeiro mês notei os efeitos: menos inchada e menos histérica. Tipo, milagre? Não, milagre é no departamento de Deus. Aqui é diferente, lembram?

O óleo de prímula é obtido das sementes de uma florzinha amarela e é muito rico em um tipo de ácido graxo essencial da família do Ômega-6 denominado ácido gama-linoleico, reconhecidamente benéfico para a saúde. O nosso corpo usa o ácilo gama-linoleico (GLA) para produzir a prostaglandina. A prostaglandina age como um hormônio, aliviando inflamações e fortalecendo o sistema imune. Um dos usos mais comuns do óleo de prímula é no alívio das dores da artrite (principalmente nos casos de artrite reumatóide) e também no tratamento de eczemas na pele.

 Oléo de Prímula: é bom pra que?

  • artrite reumatóide
  • asma
  • colite
  • eczema
  • feridas
  • tosse
  • úlceras

Algumas pesquisas (provavelmente não do Canadá)  também tem associado o oléo de prímula à redução de sintomas da TPM e, eu tenho pra mim, que essas pesquisas é que estão certas! Santo “remedinho”!

27

Nov

  1. Dinara 27/11/2012 às 19:42

    Adooorei esse post. Acredita que o Joao me mandou essa pesquisa? Me pediu pra justificar os gritos se a TPM nao existe… Mas eu lembrei ele que se a mulher comprovar que estava na tpm quando matou o namorado, tem pena reduzida! Ele nao tocou mais no assunto! Valeu a dica dos produtinhos, vou procurar!

    • Vanessa Musskopf 27/11/2012 às 20:13

      Sério que tem pena reduzida? Bom saber pra eu quando precisar… hahahaha Alockaa!

  2. Carolina Valér 30/11/2012 às 12:35

    Van ótima dica! Ele também é ótimo para dor e edema nas mamas! Beijos

  3. Amanda 17/10/2013 às 09:32

    Van, uma ótima dica é comprar o óleo de prímula em farmácias homeopáticas. Por ser manipulado, o preço é beeeeeeeeeem mais em conta!! Já tomo há algum tempo e não abro mão por nada! Pago em torno de 30 reais em 60 cápsulas (dura um mês, certinho).
    beijos

    • Vanessa Musskopf 17/10/2013 às 10:15

      Adorei, Amanda! Vou procurar uma farmácia de confiança. Você toma duas cápsulas por dia?
      Beijos

  4. Maria Ismael 02/12/2013 às 16:43

    Primeiro quero de dar parabéns e te agradecer pelos posts! Sua escrita és fantástica e sua forma de pensamento é muito bacana! Como a maioria aqui, também quero muito emagrecer (peso 70Kg e tenho 1,63m…. Já fui em três nutris, todas ótimas, com o intuito de reeducar minha alimentação, mas não sei… preciso talvez de um psicólogo! Não como por fome, mas por puro prazer! Já usei vários mantras como: o prazer de comer é ótimo mas o de usar uma calça 36 é maior ainda, ou: a vontade passa, a gordura fica!
    Enfim, nem sei se eu tento na verdade… Adoro ir na academia, fazer aeróbico, mas chego em casa e me jogo num prato de risoto (estou morando com meu noivo e ele gosta de comer também – mas consegue se controlar, o bendito…).
    Gosto muito de ler seus artigos que são estimulantes!!
    Obrigada, parabéns e um beijo!

    • Vanessa Musskopf 02/12/2013 às 16:56

      Obrigada pelo carinho, Maria!! Eu também amo comer e quem fala que vestir uma calça 36 é melhor, é porque nunca comeu a lasanha da minha vó! hahaha
      Mas falando sério, acho que comida não é o problema, mas a nossa atitude em relação a ela! Eu super recomendo fazer terapia, pois me ajudou muitooo durante a reeducação!! E você gostar de exercícios já é meio caminho andado! Segue firme!!!
      Bjão

  5. gabi 02/12/2013 às 21:44

    Van, vc toma todo dia?

  6. Daniela Mendes 02/12/2013 às 23:08

    Valeu pela dica! Vou tentar… Eu fico completamente louca na tpm! Incho uns 3kg, sou do tipo que está conversando normalmente e no segundo seguinte está dando patada, brigando, chorando e 5 minutos depois voltei ao normal.

    • Vanessa Musskopf 04/12/2013 às 10:49

      Eu também!!! Hahaha!
      Experimenta, espero que funcione pra vc também, Dani!!
      Bjao

  7. Adriana Castro 19/05/2014 às 12:46

    Óleo de primula é o MÁXIMO! ;)
    Senti logo no 1o mês a diferença. Minha ginecologista recomendou tomar as cápsulas a cada 8 horas durante os 15 dias que antecedem a menstruação, não sei pq não é para tomar nos outros, mas em uma época que eu estava viajando de férias não tinha muito isso de horário, então para garantir as 3 do dia eu tomava todas de uma vez e o efeito foi o mesmo. A primeira coisa foi não sentir mais dor nas mamas, antes elas simplesmente pareciam dois sacos de chumbo de tão pesadas e doloridas, o inchaço e dores nas pernas também melhorou muito. Óleo de prímula é pra vida toda(qse toda né rs)! ;)