Yes, nós temos bananas!

A natureza criou o mais completo pré e pós-treino do mercado. Senhoras e senhores, conheçam a BANANA!

photo (1)

Em meio a uma enxurrada de jabás pró-suplementação, muita gente se esquece de que manter as coisas “simples” e “sem complicação” ainda é o caminho mais sustentável para atingir (e MANTER) seus objetivos no longo prazo. Ou você vai tomar shake com seus netos no almoço de domingo? Por isso é importante ser re-apresentado a certos alimentos e seus benefícios para a nossa saúde. É o caso da Banana: baratinha, fácil de comer e nutricionalmente completa!

Rica em vitaminas, minerais e fibras, a banana fornece energia instantânea. Fonte de carboidratos simples, ela garante que nossos músculos tenham força suficiente durante o treino e também evita a queda dos níveis de açúcar no sangue após a atividade física. Não é a toa que ela é a queridinha dos atletas.

No ano passado, um estudo conduzido pelo Laboratório de Performance Humana da Appalachian State University, nos Estados Unidos, descobriu que consumir metade de uma banana a cada 15 minutos durante um teste de ciclismo foi tão eficaz quanto beber um Gatorade. Isso porque as bananas contém antioxidantes não encontrados nos isotônicos. Além disso, as bananas têm um mix mais saudável de açúcares do que as bebidas esportivas, cheias de adoçantes e corantes artificiais.

A pequisa só veio confirmar que as bananas são um combustível perfeito para dar energia e repor os eletrólitos perdidos através do suor durante os exercícios. Lembra das aulas de química no colégio? “Eletrólitos são minerais que se dissociam em partículas carregadas negativamente ou positivamente quando dissolvidas na água”. E eles são responsáveis por uma série de funções vitais em nosso corpo. Dentre os mais importantes estão o Potássio, o Magnésio e o Fósforo.

Uma banana grande fornece:

10% da dose diária de Potássio. Esse mineral é super importante para contração muscular, função cardíaca e transmissão de impulsos nervosos.

9% da ingestão diária recomendada de Magnésio. Mais de 300 enzimas precisam de magnésio para concluir seus trabalhos, incluindo a síntese de proteínas.

4% da recomendação diária de Fósforo. A deficiência em fósforo no organismo pode causar anormalidades no sangue, nos músculos, nos ossos e nos rins.

De verde até super madura, a banana sempre tem algo a nos oferecer! Olha só!

 

bananasanta

Mas não é somente a fruta que traz benefícios, a casca também possui vários nutrientes que são extremamente benéficos para o nosso corpo. Cascas de banana têm mais fibra solúvel e insolúvel do que o que você encontra na própria banana, o que significa que elas podem ajudar a reduzir o colesterol, derrames e até câncer. E porque a casca tem bastante fibra ela ainda contribui na perda de peso, por aumentar a sensação de saciedade.

A receitinha de hoje reaproveita a casca da banana e o talo da couve do nosso suco verde. Já contei aqui nesse post que eu guardo os talinhos no freezer. Anotaí!!

Farofa de talos de couve e casca de banana

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo de girassol

2 copos de farinha de mandioca tostada

Talos de um maço de couve orgânica picados

Casca de duas bananas picadas

2 colheres de sopa de passas de uva escura

1 dente de alho descascado e amassado

Temperos a gosto: sal, louro em pó, coentro, salsinha, pimenta dedo-de-moça, Azeite de oliva…

Modo de preparo:

Lave bem a casca da banana, pique bem picadinho e reserve. Coloque o óleo numa panela. Acrescente o alho e deixar dourar. Junte as cascas de banana e os talos e refogue até ficarem macios. Junte a farinha de mandioca, as passas de uva e os temperos de sua preferência. Desligar o fogo e regar com um pouco de azeite extravirgem. Sirva quente!

08

Oct

  1. Priscila 08/10/2013 às 12:19

    Amei a receitaaaaa!!! To sofrendo pq aqui nao tem farinha de mandioca!!!! Tem um doce que se faz tb com a casca, fiz uma fez há séculos atrás, vou procurar a receita… já imaginou fazer casca de banana com rapadura???? #cozinhaintuitiva

  2. Keyla Pires 08/10/2013 às 12:30

    Olá, bom dia, gostaria de saber se substituindo o ovo pela banana, é possível fazer um omelete? Obrigado.

  3. Leticia Centeno 08/10/2013 às 13:04

    Banana = Amor!

    Eu como banana todo santo dia de pré-treino e ninguém me segura correndo pelos quarteirões do meu bairro! haha

    Uma amiga esta fazendo dieta e o nutri dela cortou banana porque disse que não traz benefício algum. Eu morro e não escuto todas as besteiras ditas nessa vida!

    Sempre tem a fulana-fit para dizer que banana tem alto IG e é veneno para quem quer secar e ganhar massa magra…

    Ai Jesuis, né Van? Esse povo não sabe o que perde! Banana é delícia!

    Ah sim, há algum tempo atras comentei no teu blog dizendo que estava seguindo R.A, me exercitando e que já tinha emagrecido uns kgs e diminuído 2 manequins, você lembra (acho que não, né mil comentarios p/ vc) mas queria contar que sigo firme e agora já emagreci 36kg, reduzi 21% de gordura corporal e tô feliz da vida no manequim 44!

    Ainda tenho chão pela frente mas estou muito feliz!! Tudo isso comendo comida de verdade, sem shakes estranhos e barrinhas zombis!!

    Bjo Bjo

    Leticia

    • Vanessa Musskopf 08/10/2013 às 14:05

      36 kilos!!!!! Arrasou, Lê!!!!
      Parabéns!!! Tô muito feliz por ti e pela tua conquista! Time #comacomida mostrando que é possível sim, emagrecer comendo e se exercitando, sem milagres! Tamo junto!

      Um beijão enormeee!!!

  4. Maria Karoline 08/10/2013 às 13:49

    Já era muito fã da banana, agora ela não saira mais da minha vida!
    Amei, amei, amei!
    Espero que a farofa não seja uma tragédia como as almondegas, e o molho de laranja com gengibre..mas como nem tudo está perdido..a pizza SAIU DELICIOOOOOOOOSA! :) :)
    Um mega beijoooooo, pra minha “ídola”

    • Vanessa Musskopf 08/10/2013 às 13:59

      Hahahaha! Culinária intuitiva é isso aí, flor! Nem sempre dá certo!!
      Um beijãoooo enorme pra ti!

  5. Mirian 08/10/2013 às 14:03

    Descobri porque atletas de ponta do tenis tipo Nadal estao sempre comendo uma banana , hahahha
    Que delia a farofa para comer com feijoada , com frango , e para as festas de final de ano !!!!!!!!!
    Van já experimentou usar a casca na massa de bolo , bato junto no liquidificador , fica uma delicia tipo brownie de banana .
    Beijos

    • Priscila 09/10/2013 às 11:09

      Compartilha essa receita aí, amei!!!!

  6. Aline S. Canteiro 08/10/2013 às 14:22

    Banana linda amarela e deliciosa! minha melhor amiga na dieta! rs.. . pratica barata e acessível! AMO!
    Adorei o post!
    Beijo

  7. Jussara Tuma 08/10/2013 às 17:40

    Eu sou a louca da banana!!! Sem condições pra mim! Não vivo sem!
    É, sem sombra de dúvidas, o meu melhor pré-treino da vida (e pós também, why not?).
    Quando fui correr a maratona de Paris, ano passado, fiquei com tanto medo de não encontrar banana boa por lá (neuras de corredora que depende de banana pra correr bem), que levei desidratada!!!
    Amei a receita! Aliás, se descobrir um jeito de banana ficar ruim, ou de farofa ficar ruim, você me conta?
    Beijo

    • Vanessa Musskopf 08/10/2013 às 17:52

      Hahahaha! Essa foi boa, Ju!! Isso que eu chamo de amor pela banana!!!
      Beijão

  8. Anna Camila 09/10/2013 às 10:12

    Van, olha aqui a receita do sorvete de banana.
    Eu não gosto de amendoim, mas pode bater com outras frutas (de preferência tb congeladas), sucos concentrados, leite de coco, cacau em pó…
    A textura é delícia, super cremosa.
    Eu congelo qd tá bem madura…
    Bom pra variar e não deixar perder a banana, né?
    E ainda dá a ilusão de estar comendo um docinho… rs

    http://www.yummyfooddrink.com/post/45423562632/guilt-free-ice-cream-two-ingredients-frozen

  9. eliminar cupins na zona oeste 09/10/2013 às 10:13

    adorei o blog

  10. Lais 09/10/2013 às 10:24

    Vanessa, eu amo banana e meu noivo tb, inclusive quando digo as pessoas que é minha fruta preferida sempre recebo um olhar de estranheza. Outro dia fui ao mercado com minha irmã que pegou uma penca de 6 bananas e eu com uma penca com 20 bananas, eis q ela pergunta vcs tão criando macaco? Disse que sim um lindo casal eu e o Ale, kkkkk.
    Mas enfim tenho uma receita mara de bolo de banana com casca, to louca pra divulgar em algum blog e achei aqui a oportunidade, essa reeita não pode ficar apenas comigo, rsrsrs. Se quiser mando por email, vc testa e posta aqui, juro por tudo na vida que é dos deuses, ngm acreditava em mim e todos amaram!! E detalhe LACFREE. Me avisa que te mando, ok?

    PS. to louca pra experimentar essa farofa, pq farofa tb é um dos meus “pratos” preferidos rsrsrs

    Bjos

    • Vanessa Musskopf 09/10/2013 às 10:46

      HAHAHAHAHAHAAH! Morri com a história do macaco!!
      Menina me manda tua receitinha NOW! Quero muito experimentar e divulgar aqui com o maior prazer!! Manda para blogsantadieta@gmail.com!!
      Beijão!!

  11. Isabela 09/10/2013 às 12:08

    Que legal, adorei o post!
    Eu era muito preguiçosa, então a banana era praticamente a única fruta que eu comia… Sempre reclamava por Deus não ter criado outras frutas tão práticas! Hehe hoje em dia acordei pra vida e AMO toda e qualquer fruta, sempre separo uns minutinhos para lavar, descascar e montar uma lancheirinha para o dia. Mas a banana continua firme e forte, presente! Amassadinha com aveia = gostinho de infância!
    :D
    Beijos a todas!

  12. karina 09/10/2013 às 17:54

    Querida, com relação à banana substituir o ovo, será que vale para bolos hein? voce já conseguiu fazer esse teste? Gratidão pelos posts excelentes.

    • Vanessa Musskopf 09/10/2013 às 17:55

      Sim, Karina!!! Pães, bolos, massas… tudo que leva ovo (exceto omelete!)!! Vai na fé que dá certo!!
      BEijão!!!

      • karina 31/10/2013 às 12:16

        meninas, só pra constar: eu troquei os ovos pelas bananas MUITO maduras e o bolo ficou muito mais gostoso… no entanto, não cresceu!
        fiz a receita exatamente igual…só que não como gluten…então faço com farinha sem gluten e fubá…não sei se tem algo a ver a relação: farinha sem gluten-banana-fermento, mas mesmo assim ficou ótimo!!

        • Vanessa Musskopf 31/10/2013 às 12:24

          Karinaaa super obrigada pelo update!! É verdade, bolo sem ovo não cresce!! Eu até tenho uma fotinho do jeito que os bolos ficam com ovos e sem ovos. Vou colocar lá no insta depois!
          Bjaoo

  13. Mirian 09/10/2013 às 20:15

    Queria começar dizendo que minhas receitinhas as vezes não são tão “magras “( que a santinha nao me escute )e também são muito intuitivas para desespero do meu marido que diz quando acerto uma receita ( para o gosto dele) que nunca mais comer bom igual , hahahahah
    Para O bolo de casca banana em geral uso qualquer receita e só agrego as cascas de uma ou duas bananas picadas e liquidificadas junto com a massa . Colocar uma colher de sobremessa de canela em pó é opcional depende do dia , mas geralmente dá um maravilhoso toque final.
    A banana que uso é a caturra que eu prefiro.
    Faço em uma forma de pudim grande , e pode ser de bolo media com ou sem furo no meio .
    Pode-se fazer uma calda para torná-lo mais desesperadamente delicioso que faço picando a(s) banana(s) e coloco no fundo da forma com uma xic de açúcar e canela e despejo a massa em cima e levo ao forno .
    A receita que geralmente uso como base para este bolo é uma antiga de bolo de iogurte que minha mae me esnsinou que é assim :
    1 copo de iogurte natural ( aqueles de 200ml)
    2 copos de farinha de trigo ( que eu substituo por integral com o mesmo resultado)
    2 copos de açucar ( eu uso açucar mesmo normal e doce , hahahah)
    1/2copo de oleo de girassol
    2colheres de fermento em pó
    3ovos
    (Apartir da qui agrego meus ingredientes -casca de banana picada e canela )

    Bater no liquidificador todos os ingredientes e assar em forno 180′( baixo ) por +/- 40 minutos .
    O copo do iogurte seve para usar como medidor para os demais ingredientes .
    Espero que voces gostem e arrisquem agregar sem medo na receita de bolo preferida de voces .
    Boa sorte.

    • Priscila 14/10/2013 às 14:31

      Oieeeeeeeeeeeeeeee
      Entao, seu bolo nao está taoooo gordo assim rs…
      Mas podemos fazer algumas alteracoes:
      trocar o óleo de girassol pelo óleo de coco e trocar o acucar normal pelo mascavo (que eu vou tentar em menor quantidade rs).
      Só fiquei com uma dúvida… as colheres de fermento, sao de sopa?
      Beijos

  14. Larissa 14/10/2013 às 20:22

    Há alguns dias eu li um artigo que fala sobre a banana madura com manchas. Quanto mais manchas, maior é a ação anti câncer que ela oferece. Beijos!

    • Vanessa Musskopf 15/10/2013 às 17:46

      Oi Lari!! Obrigada por complementar!!! We love bananas ainda mais depois dessa!!! <3

  15. Mirian 15/10/2013 às 17:03

    Colher de cha de fermento ,
    Adorei suas sugestoes para torná- lo mais magrinho , hehehe
    Beijos

  16. karina 30/10/2013 às 13:01

    meninas, só mais uma dúvida! como voces lavam a casca? agua e sabão, alguma mistura para lavar verduras? OBRIGADA!!

  17. Daniele Castro 19/11/2013 às 10:14

    Amooooo banana!!!
    Meu desjejum de todas as manhãs com granola e glucose de milho.
    Santo remédio que faz meu intestino funcionar todos os dias.

  18. Adriana 05/01/2014 às 15:19

    Oi Vanessa, eu também adoro banana e achei neste blog http://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2012/10/creme-saudavel-diet-sg-sl.html esta receita incrivelmente simples e saborosa, fiz e aprovei, dá uma olhada. Dá até para incrementar no final adicionando uma caldinha de açúcar mascavo e farofinha de castanhas… Bjs

    • Vanessa Musskopf 05/01/2014 às 16:20

      Hmmm é um delícia principalmente pra esse calor que tem feito!!! Eu coloco uma colher de canela!!! Vou seguir tua dica e fazer uma farofinha de castanhas!!! <3

    • alberto d. 15/09/2015 às 21:27

      Pessoal !!! A l ô ô ô !!! Os benefícios em pauta se referem ao consumo da santa banana “in natura”, isto e, como o Criador a fez !!!!!

  19. Márcia 09/05/2014 às 09:56

    Nossa adorei as dicas.Parabéns