Semana da Abobrinha: benefícios, receitas e muito mais!

Três ingredientes nunca podem faltar aqui em casa: banana, ovo e abobrinha. Enquanto eles existirem no mundo, sobrevivo até a ataques extra-terrestres! Para muita gente a abobrinha é tipo chuchu: sem gosto e sem graça, mas pra mim ela é um dos legumes mais versáteis, podendo ser consumida crua ou cozida, doce ou salgada. E nessa semana dedicada a abobrinha nós vamos descobrir todos os segredos dela! Dá só uma olhada!

abobrinha

Precisando de uma forcinha no sistema imunológico? Vai de abobrinha!! Esse legume é uma fonte riquíssima de vitamina C. A vitamina C é super importante para a síntese do colágeno. Isso mesmo! De nada adianta tomar cápsulas e mais cápsulas, de colágeno e não ingerir vitamina C suficiente. Além disso a abobrinha é rica em fibras e muitas outras vitaminas e minerais essenciais. 

Estudos mostram que o consumo regular de abobrinha também pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Destaque para o ácido fólico, necessário para quebrar a homocisteína, um aminoácido que quando em altos níveis no sangue pode causar desde ataque cardíaco até trombose. Ahh.. e faltou falar das calorias! Sim, uma abobrinha tem apenas 31 calorias.

Se você está precisando perder uns kilinhos, esse é um legume que deve estar sempre presente no seu prato. Aqui em casa, a abobrinha está quase todos os dias na mesa e vai para saladas, bolos, refogados, sopas e vira até mesmo spaghetti! Para fazer o spaghetti de abobrinha é super fácil. Tudo que você vai precisar é de um julienne peeler (que se parece com um descascador, mas tem uns dentinhos), um spiralizer de legumes (já falei dele neste post aqui!) ou de um bom e velho ralador.

top utensilios

As duas versões que eu mais gosto são: spaghetti de abobrinha com molho de tomate e spaghetti de abobrinha com pesto. Essa última, eu como crua temperada apenas com um pouquinho de vinagre e sal. O pesto é que dá todo o toque especial. Anota aí a receita!
photo (9)PESTO DE CASTANHA DE CAJU:

photo (1)

INGREDIENTES
1 xícara de castanha de caju
2 xícaras de manjerição fresco
2 dentes de alho pequenos
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
 
MODO DE FAZER
Colocar todos os ingredientes no mixer ou processador e pulsar até atingir a consistência desejada. Se precisar acrescente mais algumas colheres de azeite de oliva ou de água.

Ah… e o spaghetti de abobrinha pode ser congelado cru por até 6 meses!! Eu spiralizo e separo as porções em ziplocs. Tão prático e fácil quanto abrir um pacote de MIOJO e também fica pronto em 5 minutinhos! ;-)
abobrinha congelada

02

Jun

  1. Diana 03/06/2014 às 00:30

    Eu comprei semana passada esse espiralizador seguindo o teu link pro Aliexpress, mal posso esperar pela chegada do pacote pra poder voltar a comer um macarrãozinho, mesmo que seja de abobrinha rsrsrs…

    Aliás, Van, você podia passar uma receita de lasanha de abobrinha! :D Pesquisei algumas receitas na internet mas confio mais nas suas!

    Um beijão!

  2. Nádia 03/06/2014 às 12:06

    Morro de vontade de testar (mesmo porque sempre fui A LOUCA do Miojo), mas não gosto de abobrinha… sério mesmo que fica gostoso? De qualquer forma, depois de ver todos esses benefícios provavelmente eu vá me esforçar bem mais para comer essa verdinha hahaha! Ontem mesmo comprei para fazer uma sopa, se sobrar… AH: é cenoura ali no saquinho junto com ela?

    Adorei o post!

    Beijos, Van! :*

  3. Mariah 03/06/2014 às 17:51

    Sempre nos trazendo coisas incriveis e saudaveis .
    Obrigada por existir santa dieta <3

  4. Paula 04/06/2014 às 09:51

    Em casa adoramos abobrinha, a unica coisa é que fazemos ela recheada com carne moída e queijo! fica um estouro tudo de bom!!!

  5. Queli 04/06/2014 às 18:44

    vc compra o ziploc pela internet???aonde???bjks gata!!!

  6. Eloise 05/06/2014 às 11:23

    Ola, aonde vc acha esse ziplock snack pra comprar?
    Sou de Curitiba e nao acho em lugar nenhum, nem na internet.

    • Vanessa Musskopf 01/07/2014 às 14:28

      Oi Elo! Esse minha mãe trouxe dos EUA!! Varias pessoas comentaram sobre ele, acho que vou começar a contrabandear, ein!! hahahahah

  7. Raquel 05/06/2014 às 13:51

    também queria saber onde vc compra seus saquinhos ziploc? Bjoss

    • Vanessa Musskopf 01/07/2014 às 14:28

      Oi Raquel! Esse minha mãe trouxe dos EUA!! Varias pessoas comentaram sobre ele, acho que vou começar a contrabandear, ein!! hahahahah

  8. Katia Dieckmann 17/06/2014 às 15:41

    Parabéns!!!! Você é perfeita!!!! Amei o artigo. Sua dedicação é um exemplo.

  9. Monique 26/06/2014 às 09:01

    Ja ouvir falar muito bem desse aparelinho. Uma colega de trabalho q resolveu cuidar da saude comprou esse aparelho e traz comidas deliciosas. Ela ja emagreceu bastante. Comprei! Doida pra experimentar. Otima dica!