Receita de almôndegas saudáveis

Finalmente comprei um fogão para o cafofo! Um fogãozinho usado, é verdade, mas como pretendo vencer na vida e sair do aluguel (alô, sonho da casa própria!), achei melhor comprar algo temporário e baratinho. Tinha esquecido como era bom poder cozinhar.  A vida com um fogão é uma vida de possibilidades! Hahaha!

Saí do trabalho louca para estreá-lo. #améliafeelings! E decidi começar por uma receitinha simples, mas dessas que salvam vidas em dias de preguiça gastronômica: almôndegas! No caminho para casa, comprei alguns dos ingredientes:

1 kg de carne moída magra (pode ser patinho, lagarto, coxão mole/duro)

1 maço de salsa

1 cebola média

Sal e pimenta a gosto

2 colheres de sopa de Chia hidratada

Comecei picando a cebola e uma parte da salsa. Adoro inventar moda na cozinha, mas eu gosto mais é de praticidade. Por isso, a melhor compra do mundo foi o meu multiprocessador Philips Walita. Ele é liquidificador, batedeira, ralador, triturador, espremedor… só falta aspirar o pó, lavar e passar a roupa. De resto ele faz tudo! Uso muito e recomendo mais ainda!

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Adoro Salsa! Além daquele gostinho verde refrescante, essa folhinha tem muitas propriedades legais. Ela é anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante. E ainda é carregada com vitamina C e ferro. Estes nutrientes fazem desta erva um alimento super útil no combate a anemia.

Mas o destaque fica por conta do ácido fólico, uma das mais importantes vitaminas do grupo B. Enquanto ela desempenha vários papéis no nosso corpo, o mais importante é em relação à saúde cardiovascular. O ácido fólico é responsável em converter a homocisteína em moléculas benignas. A homocisteína é um aminoácido potencialmente perigoso que, em níveis elevados, pode danificar os vasos sanguíneos e ainda aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. 

Tá bom ou quer mais?

Tem muito mais! A salsa ainda é um ótimo diurético para o corpo, ajudando no funcionamento do fígado, dos rins, da tireoide e do estômago. Mas como tudo em nutrição tem dois lados… a salsa contém oxalatos que se consumidos em excesso podem contribuir na formação de cálculos renais. Consulte uma nutri!

 Agora, tirem os vegetarianos da sala… Cenas fortes a seguir! ;-)

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Hora de misturar tudo e fazer as bolinhas. Imagina que tá fazendo um brigadeiro e vai!!! Usei a Chia hidratada pra dar a liga.

E tempere! Não sei para vocês, mas “sal e pimenta a gosto” é pra mim um dos grandes enigmas da humanidade. Já fiz curso de economia e mercado de capitais, mas “sal e pimenta a gosto” é um dos conceitos que está além da minha capacidade cognitiva. Não acerto uma! E sempre pra menos! Aceito dicas e palavras de apoio, obrigada!

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E voilá! Em menos de 30 minutos eu estava com almôndegas prontas, congeladas (rendeu +- uns dois tupperwares médios!), louça lavada e jantando um pratinho colorido como esse! #noexcuses

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11

Sep

  1. Priscila 11/09/2013 às 10:59

    Que deli!!!!!!!!!
    Van, uma boa medida é um colher de chá rasa para 1kg de carne moída.
    Beijos!!!!!!

    • Vanessa Musskopf 11/09/2013 às 11:23

      Valeu, Pri!!! Agora não tem mais erro… ou já posso mandar meu currículo para um catering hospitalar! hahaha!

      • Priscila 13/09/2013 às 11:48

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Maria Karoline 11/09/2013 às 11:07

    Ai super demais…Adorei!!! Hoje vou fazer, super prático pra mim que cozinho a noite, e no domingo é dia de preparar as refeições da semana! :) :)

  3. Emanoela Voltolini 11/09/2013 às 11:07

    Vanessa, tu assou ou fritou as almôndegas?

  4. Mônica 11/09/2013 às 11:33

    Florzinha,amei a receita. Sempre faço em casa e coloco aveia,salsinha e cebolinha e ás vezes até 1 ovo ou clara,depende do meu humor,hahaha. Todas ficam muito boas e super práticas pra congelar tbm. Beijos

    • Vanessa Musskopf 11/09/2013 às 11:35

      Adorei a ideia da aveia, Mônica!!! Pra quem não é intolerante ao glúten é uma ótima dica!!
      Bjobjobjo

  5. Bruna 11/09/2013 às 11:47

    Van, vc voltou! êEEe!
    Sobre o tempero, uma dica: 1 kg de sopa de sal pra cada kg de carne ;)

  6. Nathale Larêdo 11/09/2013 às 12:19

    Como hidrato a chia?
    Obrigada, bjs

  7. Ana Paula 11/09/2013 às 12:28

    A chia hidratada é o gel da chia?

  8. Mayara Ghedini 11/09/2013 às 19:55

    Nossa Vanessa, a receita é bem simples… e parece deliciosa! Estava ansiosa desde ontem (quando vi no insta) por essa receita ;)
    Bjo

    • Vanessa Musskopf 12/09/2013 às 10:06

      Oi Ma!! É super simples!! É pra não ter desculpa dizendo que dá trabalho ou que não tem os ingredientes, sabe? Hahaha!! Sadia é para os fracos! ;-) Bjaoo

  9. Inajara Maia 11/09/2013 às 21:18

    Que delícia!Vou testar!

  10. Mirian 11/09/2013 às 22:15

    Lindo pratinho, fiquei com muita vontade de deixar tu fazer pra mim quando a gente se visitar , hahaahha
    Te amo

  11. Lucia Sanches 12/09/2013 às 10:49

    Muito bom, parabéns!
    Se cuida!
    Quando puder faz uma receitinha bem gostosinha pra mim!

  12. Lia 12/09/2013 às 14:28

    Oi Vanessa! Buscando começar uma vida mais saudável a partir de hoje, encontrei seu lindo site.. Ameeei!! Já tô apaixonada e empolgadíssima com suas dicas. Já vou fazer essa receitinha, super prática. E amanhã de manhã já começo no meu suco verde c/ a dica do gelinho.. ;) bjoooo

  13. Paula 13/09/2013 às 17:05

    Adorei demais o seu blog!! É de gente de verdade, com obrigações, com vida corrida e que quer ser saudável!! Eu vi que vc tinha dado um tempo, mas não para não! Adorei seu bom humor, sua maneira de escrever. Inspira demais o dia-a-dia da gente.

  14. Geruza 13/09/2013 às 17:07

    Como sempre, texto maravilhoso e receitinha mole mole fácil fácil só não faz quem não quer, rsss. Beijos Van

  15. Ana Carolina Garrana 13/09/2013 às 17:22

    Oi, uma dica: Quando for levar algo ao forno, use so os talos da salsa. As folhas ao forno por muito tempo amargam.

  16. Adriana 16/09/2013 às 09:14

    Van! Amei a sua receita! Esse fds eu fiz em casa e todos adoraram!
    Bjs

  17. thici 22/09/2013 às 23:06

    Vanessa! dica anotadissima, vou compar um processador desses p me ajudar tb rsrsrs
    amo seu blog, vc vai longe!
    bjimmmm

    • Vanessa Musskopf 24/09/2013 às 10:59

      Eu recomendo super, Thici!!! Me ajuda e poupa muito tempo! #améliamoderna!
      Bjãoo e obrigada pelo carinho!

  18. Dany Duetsch 24/09/2013 às 11:51

    Estava aqui pensando que essas suas almondegas poderia substituir o recheio dos charutos!!
    Na receita original vai arroz cru – eu cheguei a substituir por pelo integral, fica bom, mas ele é mais durinho para cozinhar.
    Vou tentar fazer da forma como você preparou as almondegas, se der certo te conto!!
    Beijoss

  19. Ana Batalha 06/10/2013 às 08:53

    Vanessa bom dia, procurando receita de almondegas, encontrei vc aqui, maravilha, tenho diabetes a 4 meses e não tem coisa melhor que substituir farinha branca por aveia,estou saindo aqui para fazer minha almondegas. Valeu pela dica
    Bom domingo p vc.

  20. Rosimeire Lima 24/10/2013 às 13:49

    Olá Vanessa, achei o seu blog quando estava procurando algo sobre o suco verde, amei a sua matéria , me esclareceu muitas dúvidas ,estou fazendo todos os dias para mim e para minha mãe, a minha dúvida agora é sobre a quantidade de chia que se coloca na almôndega.

    Bjos e Parabéns pelo Blog !!!!

  21. Rosimeire Lima 24/10/2013 às 13:56

    Desculpe a minha gafe kkkk na receita está escrito a quantidade da chia kkkk, mais me tira outra dúvida da chia, qual a quantidade certa para se consumir, eu tomo de manhã no suco verde, e antes de ir para a academia á noite tomo com yorgute, dizem que a chia é calórica você poderia me dizer a quantidade certa para consumir ??

    Obrigada, bjos !!!

    • Vanessa Musskopf 11/11/2013 às 11:44

      Oi Rosi!
      Só quem pode te dizer a quantidade certa para o consumo é uma nutri, pois para cada objetivo e cada organismo, existe uma quantidade adequada!
      Beijão!

  22. Jemima 13/11/2013 às 12:00

    Bom dia!
    To amando seu blog, fiz redução de estomago a 2 meses e sempre me pego pesquisando blogs com receitas saudaveis.
    Adorei essa receita de almondega, mais uma dúvida: você fritou ela com que tipo de óleo?

    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 13/11/2013 às 12:05

      Oi Jemina! Bem vinda!!
      Eu não fritei! Eu coloco um pouquinho de água na frigideira e só!! E tb Dá pra fazer no forno, mas ai precisa untar com um pouquinho de óleo, pode ser de oliva.
      Bjao

  23. guio...mar 03/02/2014 às 10:48

    gostei muito de vc, sua cozinha é como aminha uso aveia quinua centeio coco e faço muita coisa que invento na hora. Faço um biscoito salgado q substitui cream cracker e dura + de 15 dias crocante. quer faze também?

  24. Rosana 23/02/2014 às 16:00

    adorei a receita….outra dica p n fritar é cozinhar a almôndega no molho de tomate…fica uma delícia

  25. Aline 12/04/2014 às 00:36

    Vanessa, duas colheres de sopa de chia antes de hidratar né? Ou são duas colheres de chia já hidratada?

  26. NANCI RIBEIRO 05/05/2014 às 15:09

    A m e iiiiiiiiiiii,

  27. Ana Paula 20/05/2014 às 12:19

    Vanessa, será que dá para trocar a chia por quinoa?

    • Vanessa Musskopf 23/05/2014 às 16:02

      Oi Ana! Substitua pelo flocos de quinua! Pq a quinoa mesmo acho q não cozinharia dentro da almôndega! Bjaoo!

  28. Câmbira Calórica 22/10/2014 às 16:43

    Oii, muito lindinho seu blog… Adorei a dica, eu não consigo comer a linhaça em hipótese alguma, já tentei inúmeras vezes e nada, o cheiro dela e o gosto na vitamina me irrita.. rsrs estive pensando e se eu triturar e colocar no meio da almôndega, será que dá certo ? e na minha coloco claras também para dar mais liga.. hihi.. fiz um blog hoje, acho que vai me ajudar e é bacana compartilharmos experiências né.. Bjinhos.. http://www.simplesite.com.br/builder/pages/preview.aspx?pageid=412265907

  29. Regina 04/11/2014 às 10:21

    Vanessa, a chia então pra colocá-la nas frutas com cereal e mel, pela manhã, seria interessante sempre hidratá-la? Ou ela seca tem as mesmas propriedades? Bjm

  30. luzia 26/09/2015 às 18:02

    Me junto a ti Vanessa, pois raras vezes acerto o tom da pimenta nas receitas….