Batida com leite de coco!

Já contei aqui que não tomo leite e faz pouco tempo que abandonei a soja também. O problema é que de vez em quando surge uma vontade de tomar uma batida de frutas, mas é só olhar o preço dos leites vegetais disponíveis no mercado que a vontade passa rapidinho. #SalárioMínimoFeelings

Comecei então a pesquisar alternativas fáceis e de preferência baratas para fazer meu próprio leite vegetal. E eis que o leite de coco brilhou! Sim, esse mesmo que a gente usa em receitas! Infelizmente só encontro no mercado o leite de coco culinário, aquele super concentrado. Por isso a dica é diluir em água. Usei a proporção de uma para duas, ou seja, uma porção de leite de coco para duas de água. Anotaí!

Batida com leite de coco

1 banana madura

3 tamaras sem caroço picadinhas

1 copo de leite de coco diluído

1/2 copo de gelo

photo (5)

O leite de coco tem excelentes propriedades não só para quem é intolerante a lactose. Dá só uma olhada:

PERDA DE PESO

Novas pesquisas revelaram que não comer gordura suficiente pode fazer você engordar. Isso não quer dizer que o segredo da cinturinha de Miss está numa churrascaria, minha gente! A questão está no tipo de gordura que você consome.

O coco é riquíssimo em duas gorduras, o ácido láurico e o monolauril. De rápida digestão, elas se transformam direto em energia, gerando calor e queimando calorias, o que levaria à perda de peso. O ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireoide, acelerando o metabolismo, auxiliando no emagrecimento.

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O ácido láurico ainda tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, melhorando a resposta imunológica do nosso organismo. Acredita-se que ele ajude no combate ao vírus que causa a herpes, além manter as bactérias que moram nos nossos intestinos, como o H. Pylori e a Candida albicans, num equilíbrio saudável.

Mas na nutrição (assim como na vida!) tudo tem dois lados…

Nutricionalmente falando, 200 ml de leite de coco contém 500 calorias, o que faz dele um alimento altamente calórico. Por isso, incluí-lo na sua alimentação diária pode – literalmente – pesar na balança. O segredo está no mantra: “De vez em quando pode“! E é preciso lembrar que grande parte dessas calorias – 90% delas – vem da gordura saturada e seu consumo está diretamente relacionado ao aumento do LDL (o colesterol ruim).

Porém pesquisas recentes revelaram que a gordura saturada presente no coco é um pouco diferente daquelas encontradas na carne e na manteiga e, portanto, afetaria o corpo de forma diferente. Mas esses estudos não são conclusivos. Então, quem está certo? Bom… Não existe resposta certa, assim como não existem milagres! Cada organismo é único, portanto converse com seu médico ou nutricionista sobre a quantidade ideal para você consumir sem riscos à sua saúde!

29

Sep

  1. Vanessa M. 29/09/2013 às 22:18

    Como sempre arrasou na ideia, Vanessa.
    Vou tentar, tô tentando diminuir a quantidade de leite que eu consumo desde que li o seu post, mas aceito sugestões pra substituir o iogurte hein! haha

    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 29/09/2013 às 22:38

      Valeu, xará!
      Eu tb sigo na busca de algo que substitua o iogurte, mas por enquanto nada! #chatiadissima
      Assim que eu descobrir uma receitinha legal coloco aqui!!
      Bjão!

    • clailton 08/03/2014 às 09:57

      Boa matéria parabens! mais segundo o video do dr. lair ribeiro no yotube, a gordura do coco não engorda, pelo contrário emagrece! pesquise e comprove.

  2. Fernanda 30/09/2013 às 00:48

    Ótima receita Vanessa! Amei.

  3. Marjorie Messian 30/09/2013 às 09:29

    ameiii a receita Van!!! parece ser delicioso, vou testar no fds e depois volto aqui pra contar!
    super beijjos e uma ótima semana!!!

    • Vanessa Musskopf 30/09/2013 às 11:17

      Faz, Marjorie! Não vai te arrepender! hehehe
      Beijão e ótima semana pra ti também!

  4. Mirian 30/09/2013 às 09:47

    Amei a receita , vou incluir no meu” de vez enquando pode” , hehe, adoro tua maneira de escrever . Te amo

  5. Bianca Moraes 30/09/2013 às 13:57

    Que delíciaaaa! Já quero testar com mil frutas diferentes! :)

    Essas comidas todas são sempre uma polêmica, né? Eu sigo a regra do “nada em exagero é bom” e do que você falou.. “de vez em quando pode!”! E vivo feliz assim! Hahaha ^^

    ;***

    • Vanessa Musskopf 30/09/2013 às 18:14

      Arrasa na culinária intuitiva, Bianca!! E depois me conta!!
      Eu sou do time “de vez em quando pode” e assim consegui perder 15 kilos sem nóias e sendo feliz! #tamojunto!!
      Beijão

  6. Paula Del Ponte 30/09/2013 às 18:22

    Oii Vanessa! Tem a opção também do leite de aveia..
    Sei a receita, mas nunca testei pq sou apaixonada por leite ainda (tipo terneiro mesmo hehehe). Tem que colocar 2 xic de aveia e o dobro de água no liquidificador, bater e coar. Já li tbm sobre deixar a aveia de molho em água por uma noite e no outro dia coar e tem o leite… Essa não é a #culinariaintuitiva e sim a #culinariafofoqueira (indo atrás do q os outros falam) hehe. beeijo

    • Vanessa Musskopf 30/09/2013 às 18:37

      Oi Paula! Tu acredita que eu testei fazer ontem a noite??? Fiz quase como você falou: 2 xic de aveia e 3 de água. Deixei de molho 1 hora. Bati e coei. Mas o gosto ficou de “cereal”… e eu não curti muito #confesso! Então pra dar uma tapeada coloquei uma colher de sopa de essência de baunilha!!! \o/ Aí sim, agradou! hehehe
      Bjão

  7. Manuela do Prado 01/10/2013 às 15:13

    Van, fiz essa receita hoje de manhã e ficou MARA!!!!!! <3

  8. Katia 01/10/2013 às 17:54

    Adorei a sua receita!!! Eu faço o leite de coco com o coco ralado que encontro nas lojas de produtos naturais. Mas fica um pouco aguado, acredito que a sua receita o leite fique mais grossinho. Vou testar. Obrigada pela dica. Beijos!!!

  9. Carol 08/10/2013 às 10:04

    Fiquei tempos sem passar por aqui, depois do seu “sumiço”. Fiquei triste, pq adoro o jeito como vc encara essa “onda” de vida saudável, para lá de controversa! Compartilho de muitas de suas teorias!!
    Sobre o leite vegetal que a amiga aí em cima falou, o de aveia, dá para trocar a aveia por qualquer oleaginosa: amêndoas, macadâmia, nozes e até amendoim! Sabe aquela bebida de amêndoa que custa “vintão” no mercado? Eu faço em casa com menos de 5 reais! É só deixar de molho de um dia para o outro e depois bater no liquidificador no dia seguinte. Coa e está pronto! Com a sobra (odeio jogar comida fora) eu faço cookies! Em 20 minutos tenho leite e cookies fresquinhos aqui em casa!
    Ahhh, estou para testar uma receita de iogurte vegetal, mas se quiser tomar a dianteira: http://tofuncional.com/2013/08/19/iogurte-de-macadamia/
    Beijos,
    Parabéns pela espontaneidade e pela coragem em ir do lado “oposto” ao que se prega!

    • Vanessa Musskopf 08/10/2013 às 11:28

      Obrigada pelo carinho, Carol!!!
      AMEI o link do iogurte!!! Vou tentar certooo!
      Mas fiquei curiosa… qual a tua receitinha de cookies? Me conta!
      Beijão!

      • Carol 10/10/2013 às 15:40

        Espero que dê certo o iogurte! rs

        A receita de cookie e assim:

        1 xícara de resíduo do leite (o que sobra na peneira, pode ser aveia, amêndoas ou o que vc inventar! Culinária intuitiva, né baby?)
        1 xícara de acúcar mascavo
        1/2 xícara de óleo vegetal
        1 xícara de farinha de trigo integral
        1 col (chá) bicarbonato
        1 col (chá) de essência de baunilha
        sal e canela a gosto

        Misture todos os ingredientes em uma tigela. Depois, coloque papel manteiga em uma forma e molde bolinhas com a massa. Dê uma amassadinha com um garfo para ficar mais bonitinho. Se quiser, você pode colocar em cima de cada cookie gotas de chocolate, oleaginosas ou frutas secas. Coloque para assar por 15 a 20 minutos até ficarem douradinhos. Pronto!

        Fica uma delícia!

        Beijos.

  10. Laura 10/10/2013 às 15:29

    Olá Vanessa!
    Sofro de surtos fortes de herpes labial, e infelizmente nenhum médico conseguiu me ajudar. Atualmente tomo aciclovir de forma contínua para tentar amenizar, ou seja, ainda assim eu as tenho.
    Gostaria que você me falasse mais sobre o ácido laurico, ou se você conhece alguém que pudesse me ajudar.
    obrigada, beijos laura

    • Vanessa Musskopf 10/10/2013 às 15:41

      Oi Laura! Sei bem desse sofrimento, eu tenho nas costas e tomo L-Lisina todos os dias! Converse com seu médico sobre tomar Lisina e fale também com uma Nutricionista Funcional, algumas mudanças na tua alimentação podem te ajudar, como foi no meu caso, pois li que tomar aciclovir de forma contínua sobrecarrega o fígado!
      Um beijão!!!

  11. Hellen 12/10/2013 às 18:23

    Parece ótimo, Vanessa!
    Uma nutri me passou algumas receitas com o leite de côco. Morango ou manga congelados + 1 copo do leite (não usava diluído, mas vou experimentar!). Fica um smoothie bem delicinha tb :)

  12. Carolina 18/10/2013 às 16:46

    Muito boa a receita, Vanessa! Com certeza vou experimentar! O único “senão” é que o leite de coco comprado no mercado tem pouquíssimo coco de verdade na sua fórmula, recheada de espessantes, aromatizantes, conservantes e todos os “…antes” que não são “comida de verdade”. Eu faço meu próprio leite de coco (é só pesquisar no google o modo de fazer). Dá um trabalhinho (mas é quase terapêutico), mas no fim das contas é mais barato porque rende bastante (e o que não uso na hora eu congelo em forminhas de gelo). Além disso, o que “sobra” é puro coco ralado (que também congelo e uso em diversas receitas). Vale a pena… ;)

    • Vanessa Musskopf 18/10/2013 às 17:04

      É verdade, Carol, não é “comida de verdade”. Até cheguei a procurar, mas eu não consigo encontrar a polpa pra vender. Mas já vi alguém falar que dá pra fazer com coco ralado mesmo! hahaha Vou tentar!
      Bjao!!

  13. Flávia 01/12/2013 às 17:38

    Dica preciosa! Muito obrigada. Também sinto muita falta de tomar “vitamina de frutas com leite”, agora tudo resolvido ;)

  14. Patricia Suzano 26/09/2014 às 15:27

    Nossa…to passada! Leite de coco no lugar do leite de vaca…amei a idéia!
    Eu não posso beber o leite, pois costumo passar muito mal (ainda não descobri o porquê disso..rs).
    Vou testar, adoro coco…então…vamo q vamooo!

  15. Suelen 02/01/2015 às 17:49

    Olá Vanessa, adoro seu site mas gostaria de corrigir sua informação. O coco é péssimo pra quem tem herpes por conter arginina que estimula a reprodução do vírus. Por favor avise as demais leitoras, isso é muito sério.

  16. Amanda 21/01/2015 às 15:01

    Também deixei de tomar leite há um bom tempo!! Passei a usar leite de coco industrializado mas logo logo enjoei, pois à medida que eu mudava de marca o sabor e a consistência também eram diferentes, sem falar na quantidade de química que vem junto né! Daí encontrei uma ótima opção: fazer o meu próprio leite de coco! Toda semana eu compro coco verde, mando encher uma jarra de 2 litros e trago os cocos abertos para casa. É só retirar a polpa, bater bem no liquidificador com um pouquinho de água de coco e aos poucos vai adicionando mais água de coco até dar a consistência desejada. Fica muito saboroso!!! Sempre tomo esse leite puro e dá para usar em receitas também. É saudável e muito mais nutritivo! Vale a pena experimentar!!!!

  17. kerem 31/05/2015 às 16:30

    oi vanessa, quero contar minha historia, teenho fibromialgia e gosto de pesquisar muito sobre nutriçao, um dia desses estava pesquisando no youubee dr victor sorrentino e ele falava do leeite de coco, comecei a usar eu mesma faço pode acreditar parei de tomar anti depressivos para a dor, durmo tranquila estou super feliz receita com um coco fruta seco tiro a pele marrom e bato no liquidificador com 2 litros de agua filtrada e morna bato durante 5 minutos coe armazeno em garrafinhas de leite e deixo na geeledeira por 3 dias tomo 3 veze ao dia um copo morno ou frio adoçado com açucar organico ou mascavo toda vez deve chaqualar o litro de leite pois a gordura se separa da agua espero que faça o mesmo efeito