Chá de gengibre e gojiberry

Dica de sobrevivência em São Paulo: tenha sempre um casaco. E um guarda-chuva. Você vai precisar deles até o fim do dia! ;-)

Não sei na cidade de vocês, mas aqui por aqui o clima não poderia estar mais maluco. Não sabe se chove ou se faz sol. E enquanto o outro santo – o São Pedro – não se decide, haja saúde para aguentar tanta variação de temperatura e tanto ar-condicionado. Por isso, hoje cheguei em casa e fui ligeiro fazer um chá!

CHÁ DE GENGIBRE E GOJIBERRY!

2 xícaras de água

1 ou 2 “moedinhas” de gengibre – o chá de gengibre estimula o sistema imunológico e o nosso metabolismo. Se você nunca tomou chá de gengibre, experimente! Sempre que eu sinto uma dor de cabeça chegando, eu corro para fazer um cházinho de gengibre – quanto pior a dor de cabeça, mais gengibre eu acrescento. Tiro e queda! Para os novatos em gengibre sugiro começar com um pedacinho (do tamanho de uma moeda de R$1) não mais do que isso.

1/2 limão (usei o sciciliano) – Falou em vitamina C, pensou em imunidade alta. Um limão pode fornecer até 80% da quantidade diária recomendada de vitamina C.

raspas de casca de laranja

1 colher de sopa de mel - Além de ser delicioso, o mel também é medicinal e tem propriedades antimicrobianas, antivirais, antiparasitária, anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogênica. Precisa falar mais? ;-)

1 punhado gojiberries – recheadas de antioxidantes, elas ajudam a aumentar a função imunológica e reparam as células danificadas por radicais livres.Vocês podem encontrar as gojis de 3 formas: fruta desidratada, pó e cápsulas. Eu sempre prefiro os alimentos “integrais”, porque eles sofreram pouco processamento. Além disso, é na frutinha que estão as fibras que fornecem mais energia e saciedade do que um pó. E eu garanto que ela tem um gosto melhor quando está hidratada. Maaass se você não gostou e ainda sim quer ter os benefícios da goji na sua saúde, pode tentar as cápsulas. Tudo é uma questão do que serve para você, para sua rotina, seu paladar e sua saúde.  A Natue também me enviou para experimentar a BEA Goji, da Beavita, um suplemento de vitamina C à base de Goji Berry. Vou conversar com minha nutri e se for necessário, vou inserir na minha rotina e aí conto para vocês!

Enquanto isso, aceita uma xícara de chá? ;-)

photo (1)

Preparo:

Ferva a água e, quando ela atingir o ponto de ebulição, desligue. Adicione o gengibre, as cascas de laranja, esprema o suco de limão e deixe descansar por alguns minutos. Quanto mais deixar assim, mais forte será o sabor. Coe e coloque numa xícara o mel, as gojiberries e umas casquinhas de laranja para decorar!

Ahh… esse chá pode ser tomado gelado também! É super refrescante!!!

gojibas

Odeio ter que dizer isso, mas… ajoelha e começa a rezar, porque só Deus faz milagres. Emagrecer é todo um processo que vai MUITO ALÉM de comer o “Super Alimento” do momento. Envolve metabolismo, exercícios e, é claro, alimentação. Mas existem algumas razões  porque as gojiberries estão sendo apontadas como aliadas na perda de peso. Olha só!

1. Baixo índice glicêmico (IG)

A goji tem um baixo IG, 29 pontos. As maçãs, por exemplo, têm uma pontuação de 38. Números abaixo de 50 são considerados de baixo IG. E o que dizer da melancia com 72 pontos? Estou me sentindo traída! Sempre achei que melancia era água! #chatiada

O índice glicêmico é uma escala que determina a velocidade que um alimento é convertido em glicose (ou açúcar no sangue). Mesmo se você não é diabético, é bacana observar o índice glicêmico dos alimentos. Quero fazer um post completo sobre isso, mas aqui vai um resumão:

Baixo IG = menor pico de insulina = menos desejo de comer doces = menor propensão em fazer da jaca uma pantufa. ;-)

2. Rica em fibras

As gojis são ricas em fibras e as fibras ajudam na sensação de saciedade e no funcionamento do intestino.

3. Fonte de Minerais

O destaque fica para o Cromo. Esse mineral é fundamental para regular os níveis de açúcar no sangue e diminuir a “doidera” por doce. Por isso precisamos consumir alimento ricos em cromo ou, se for o caso, suplementar. Converse com a sua nutri e descubra se você precisa de mais cromo na sua vontade de doces! ;-)

28

Nov

  1. Laís 28/11/2013 às 08:25

    “fazer da jaca uma pantufa” HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA *respira* HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    “Pantufei” no último domingo… Mas já voltei pra dieta =)
    Eu nunca tomei gojiberry e chá de gengibre me lembra gripe na casa da vó. Eca.
    Eu tenho alergia à maior parte das coisas vermelhas. Será que essa gojiberry vai me fazer empelotar também???
    Beijos

    • Vanessa Musskopf 28/11/2013 às 10:14

      HAHAHAH!
      O chá de gengibre eu adoro, mas meu trauma-de-casa-da-vó é o chá de boldo!!! Jesusssss aquilo não é de Deus!!! hahahah
      Quanto ao lance da alergia eu sugiro cuidado, hein! Deus me livre aparecer toda empelotada aqui depois!!
      Bjão queri!!

  2. Thami 28/11/2013 às 11:34

    Uma pena ele ser tão caro! Tive um mini infarto esses dias ao ver o preço do Kg!

    PS.: Parabéns! Seu blog é FANTÁSTICO e vc é linda!

    • Vanessa Musskopf 28/11/2013 às 11:39

      É verdade, Thami!! Tenho pensando em largar tudo e plantar Gojiberry!!! Hahaha
      Beijão e obrigada pelo carinho!!

  3. Paula Del Ponte 28/11/2013 às 12:05

    Tô tentando rever meu conceito sobre o gengibre.. Uma vez comprei aquele gengibre em pó e peguei trauma. Quando eu conseguir pensar no chazinho eu volto e conto.. hehe
    Sabe que também ando pensando em plantar Gojiberry e descobrir o processamento da farinha de coco?? Hahaha. Faz pouco tempo que encontro esses e vários outros naturais aqui em Pelotas (RS) então o preço ainda tá aquele de novidade na cidade hahahaha.

    Vamos pensar mais a respeito!! Beijoo Vanessa!

    • Vanessa Musskopf 28/11/2013 às 12:08

      Paula, conta comigo para entrar nesse negócio do coco! Enquanto isso tô vendo as terras pra plantar gojiberry!!! Hahahaha
      Bjão

  4. Bia 29/11/2013 às 11:52

    Ai Vanessa, eu sempre venho fazer perguntas meio estúpidas, mas é que eu sou nova nesse mundo saudável, e super metódica, então quero saber tudo certinho!
    Você come o goji de boa depois? Tipo cata da xícara e manda pra dentro? Porque fiquei com dó de usar ele só pro chá, dado o precinho nada modesto!
    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 29/11/2013 às 12:03

      Biaaa fica a vontade pra perguntar, a tua dúvida pode ser a de muitas pessoas e nós estamos aqui pra dividir experiências, né? <3
      Eu comi elas sim!!! Também fico com dó!!! hahaha
      Bjão

  5. Solange 01/12/2013 às 15:11

    Van,
    Me fale mais sobre o consumo de goji… Comprei(carooooooooo), mas quero saber se é melhor consumir pela manha, qual horario…. Essas coisas básicaaaaaa.

    • Vanessa Musskopf 04/12/2013 às 10:54

      Oi Solange! Não tem “horário” certo não, você pode consumir como melhor se adaptar a tua rotina!
      O ideal é que você converse com uma nutri pra ver a quantidade ideal pra você, mas eu andei lendo que o suficiente é um punhadinho por dia mais ou menos!
      Beijão

  6. Taís 10/12/2013 às 22:11

    Oi, onde eu encontro goji berry? (Adorei o blog e a receita do chá, adoro gengibre). Beijos.

  7. Janaina dos Santos 25/02/2014 às 09:49

    Oi, vou começas a tomar o goji berry hj só qee é em capsulas… tÔ muito acima do peso e me sentindo super pra baixo..ja tentei de tudo nessa vida pra emagrecer..tomara qee esse funcione…
    Não sou muito fã de exercicios mais vou terk começa a me esforça!!!!

    To ansiosa pra ver o resultadO…

    Sorte pra mim garotas :)

    Beijos

    • marys 04/08/2014 às 14:16

      entra no meu face que te passo
      marys mazzone

  8. Franciele 15/03/2014 às 14:59

    ola,,,pensando nesse chá acho que seria excelente após o almoço..pois eu tinha o habito de tomar água com gengibre,mas como chá para a digestão seria bom demais…

  9. angela vicenzi 20/08/2014 às 11:45

    olá vi hoje o blog pela primeira vez sou de sc e tenho uma loja de produtos naturais,so passei aqui pra dar os parabéns AMEI!!!!! PARABÈNS

  10. Angela 24/08/2014 às 08:14

    Ola, Vanessa faço cha de gengibre com canela em pau acho que estou
    pondo muito gengibre, nao sei se tem algum problema e por outro lado
    nao sei se essa quantidade a mais só me faz gastar à toa, poderia me
    dizer a quantidade exata. Obrigada,
    Angela

  11. Angela 24/08/2014 às 08:20

    Preciso de outra informaçao rsrsrsrr,
    Faço um bolinho de banana o qual coloco
    um copo e meio de farelo de aveia, nao tenho
    intolerancia ao gluten, nas quero retira-lo e como
    Vc mesma diz aveia sem gluten é igual papai Noel
    Só encontrei uma vez, engine posso substitui por
    Amaranto ou seja um copo e meio, tenho medo de
    por os outriders ingredients a perder. Obrigada,
    Angela

  12. Yasmin 07/01/2015 às 16:29

    Olá,vanessa faz mais ou menos 2 meses que consumo o gojiberry,sou acostumada a consumir o suco mas queria saber se depois de tomar o chá é possivel consumir as frutinhas. O preço já e bem salgado é da uma certa pena,tanto para o bolso quanto para as frutinhas hahaha. Estou adorando seu blog,simplismente se encaixou perfeitamente no meu dia a dia. Beijos linda!

  13. lilian dos santos 12/01/2015 às 09:33

    ola estou tomando o goji berry como cha so ele fervo a agua com ele dentro esta certo bjs

  14. Cristina 14/09/2015 às 23:18

    Gostaria de saber de Vanessa Musskopf se ela emagreceu usando o chá.?