Do dia: manga, abacaxi e cenoura!

A receita de hoje não poderia ter mais a cara do verão! E para quem ainda não voltou de férias e tem a felicidade de ir para a praia, pode aproveitar os benefícios que a manga e a cenoura proporcionam para o bronzeado. Mas não esquece do filtro solar, hein?

Um copo de suco de manga fornece 1/4 da ingestão diária recomendada de beta-caroteno. Nosso corpo usa o beta-caroteno para fazer a vitamina A, que é boa para os olhos e para a saúde da pele e dos ossos. Outro destaque da manga é a presença de ferro. O ferro você já sabe: produz glóbulos vermelhos que trabalham no transporte de oxigênio no corpo. Um copo de suco de manga fornece cerca de 2% da necessidades diária de ferro. A fruta ainda é rica em vitamina C e potássio.

 

A cenoura, por sua vez, fornece boas doses de carboidratos complexos, vitaminas e minerais. O suco é muito saudável, principalmente para as grávidas. A vitamina A contida nesse vegetal contribui para o bom desenvolvimento celular. Só tem um “porém”: o processamento das cenouras em suco reduz a quantidade de carboidratos complexos e aumenta os açúcares simples. Ou seja: ao mesmo tempo que o suco de cenoura dá mais do que o dobro da quantidade de vitamina A e C que uma cenoura inteira, ele fornece menos da metade de fibras e quase o dobro das calorias!

Mas calma! Não é para entrar em pânico! Não é o suco de cenoura que faz você engordar, e sim a pizza, o hambúrguer, o brigadeiro e o pacote de bolacha recheada que você esconde na gaveta do escritório. Pensa que eu não sei? Já fui dessas! ;-)

Por isso, desapega de contar calorias e começa a olhar para os BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS dos alimentos. O equilíbrio é o segredo.

E as vantagens são muitas. Assim como a manga, ela é recheado da beta-caroteno. Além disso, se você sofre de retenção de líquidos, o suco de cenoura é um diurético natural e contribui para remover o excesso de fluidos do corpo.

Já o abacaxi também tem essa propriedade desintoxicante. Rico em fibras, vitaminas e sais minerais, ele ainda contém enzimas que são eficazes para reduzir a inflamação dos músculos e da pele. Um copo de suco de abacaxi puro contém cerca de 130 calorias, ou 32 gramas de carboidratos. Nosso corpo usa o carboidrato como fonte de energia e, é comprovado que certos órgãos – como os rins e cérebro – precisam de carboidratos para funcionarem corretamente.

Entretanto, o abacaxi tem um alto nível de índice glicêmico (açúcar). Aumentos repentinos de glicose no sangue podem levar a uma condição conhecida como pré-diabetes. A melhor maneira de consumir alimentos com alto índice glicêmico é após a malhação – quando o corpo necessita recuperar energia – ou ainda consumi-lo junto com proteínas e gorduras saudáveis para tentar retardar a entrada desse açúcar na corrente sanguínea.

Sabendo disso tudo, vamos para a receita? Anota aí!

1/2 xícara de pedaços de manga congelados
1/2 xícara de pedaços de abacaxi congelados
1/2 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de Água de Coco
Algumas folhinhas de hortelã
Suco de meio limão espremido na hora

Modo de preparo:

Coloquei as pedacinhos de manga e do abacaxi no congelador por alguns minutos. Fiz isso para ajudar a criar o efeito “smoothie”, além de deixar o suco beeeem mais geladinho.

Sempre tenho cenoura ralada na geladeira para saladas e, no caso, de usá-la em sucos isso facilita muito. Quem já tentou bater pedaços de cenoura no liquidificador, entende o drama.

Usei água de coco, porque ela oferece cerca de 12 vezes os eletrólitos e está repleta de potássio.

Já a hortelã e o limão, foram usados para dar aquele toque “fresh”! ;-)

Um brinde! ;-)

17

Jan

  1. Bárbara 17/01/2013 às 19:07

    Olá, conheci o site a poucos dias e estou adorando. Quero saber se esses sucos podem ser feitos com polpa, aquelas prontas que compramos no mercado? Obrigada!!!

    • Vanessa Musskopf 17/01/2013 às 22:07

      Oi Bárbara!!! Bem vinda!!!
      Podem ser feito, sim, sem problemas! Alguns mercados vendem até polpas orgânicas, é só dar uma olhada na embalagem!!
      Bjaoo!

  2. Flávia 17/01/2013 às 19:32

    Ai a cara dele tá ótima, amiga! Confesso que não gosto muito de manga, mas deu vontade de experimentar!

    Beijosss

  3. Pamella 17/01/2013 às 21:01

    Querida, seu blog tá bombando! Super interessante. Conhece alguma coisa do RJ você? Eu ia numa clínica pra fazer o tal “food detective” mas o preço cobrado por aqui foi surreal… 550 dinheiros + 480 de consulta com a nutricionista que faz esse exame. Brabo né?! Se você tiver alguma dica, me dê, por favor!
    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 17/01/2013 às 22:04

      Oi Pam!!! Obrigada!!!
      Simmm o tal do exame é carinho mesmo, foi quase isso que paguei aqui em SP, mas sem a consulta! Por falar nisso, que consulta cara, ein? Sei que temos que valorizar o profissional, mas dava pelo menos pra parcelar? “Classe média sofre…” Hehehe! Vou ver se descubro algo do Rio e te aviso.

      ALÔ, CARIOCAS! SE ALGUÉM SOUBER DE CLÍNICAS QUE FAZEM FOOD DETECTIVE AÍ, AVISEM POR FAVOR!!!!

      Bjao!

  4. Layla 17/01/2013 às 21:15

    Vanessa! faz um post sobre como combater a fome noturna! ai que sofrimento que é passar a noite sem comer muito…
    beijos

    • Vanessa Musskopf 17/01/2013 às 21:59

      A-M-E-I a sugestão, Layla!!! Tá na listinha de pautas pro blog, vou preparar um post sobre isso certo!!!
      Bjos e tamo junto!!

  5. Pamella 18/01/2013 às 08:40

    Pois é amore, acabei marcando com outro profissional mesmo. Uma outra clinica de confiança. Vamos ver no que vai dar semana que vem!
    Beijinhos.

  6. Hagnes 18/01/2013 às 09:16

    Oi Vanessa, vc já falou aqui que segue uma dieta sem glúten.

    Vc poderia dar algumas dicas de produtos saborosos?

    Tô com uma dificuldade em encontrar pães, biscoitos, etc.

    Adoro blog!!!!

    Bju

    • Vanessa Musskopf 18/01/2013 às 10:43

      Oi Hagnes!!!
      Tu me deu uma ideia! Vou fazer um postzinho com meus “top 10 sem glúten” aqui de casa!!!!
      Aguarde e confie!!!
      Bjao e obrigada pelo carinho!!!

      • Hagnes 19/01/2013 às 16:45

        Valeu Vanessa!!!!

        Bjão

  7. Leticia Centeno 18/01/2013 às 09:53

    Que delícia!

    Mais uma receitinha sua p eu testar!

    Van, você já fez/ouviu falar sobre o sistema EIS? (um exame feito em um aparelho todo modernoso que dizem dar informações super completas sobre nosso organismo)

    Achei legal mas tenho lá minhas dúvidas…

    BjoBjo

    • Vanessa Musskopf 18/01/2013 às 10:41

      Conheço e já fiz!!! Eu sou tipo a louca do exame!!! Hahahaha
      Olha, achei bem legal… eu fiz em 2009 e na época apareceu um problema no ombro e no fígado. E eu realmente tinha fortes dores no ombro e meu anticoncepcional tinha sido proibido temporariamente nos Estados Unidos por suspeita de causar câncer de fígado. Achei chocante!!! Essas duas observações do exame nem tinham sido faladas na anamnese. Primeiro pq eu estava consultando um endocrino e eu não ia reclamar do meu ombro pra ele e segundo pq a inflamação no figado era totalmente assintomática. Troquei de anticoncepcional na hora.
      O EIS é um exame não convencional – e por isso – não devemos descartar a necessidade de outros exames, como os de sangue por exemplo. Mas pode ser mais uma arma na busca de uma saúde melhor!
      Bjooo

  8. Miriam Sisson 18/01/2013 às 11:14

    Oi Vanessa tudo bem?
    A Taissa me falou do teu blog,estou amando, já encaminhei para minhas colegas.
    Vou fazer esse suco nesse findi, adorei a receita.
    Teu blog está MARA, olho ele todos os dias.
    Parabéns….Beijos..

    • Vanessa Musskopf 18/01/2013 às 11:21

      Que alegria te ver por aqui!!! Adorei!!!
      Obrigada pelo carinho!!! Experimenta e depois me conta… esse suco é uma d-e-l-í-c-i-a!
      Beijos!

  9. Carolina Molina 21/01/2013 às 10:46

    Oi Vanessa! Adoro seu blog, parabéns pela iniciativa, ela será para o resto dia vida com certeza!
    Compartilho da dúvida da Pâmela no início dos comentários. Para iniciarmos a rotina do suco pela manhã, as polpas congeladas podem nos ajudar pela praticidade até pegarmos o “vício” rs. Você sabe dizer se as polpas perdem alguma composição importante? Podemos talvez congelar as frutas? Será que é possivel? Beijos!!

    • Vanessa Musskopf 21/01/2013 às 14:25

      Oi Carol!!! Obrigada!!
      Pode usar as polpas, sim! Mas dê preferência as orgânicas, alguns supermercados e hortifrutis vendem!
      Quanto as propriedades acho que se alteram um pouco sim (sei que a vitamina C é super volátil e deve ser consumida quase que de imediato). Vou pesquisar mais e te falo!
      Bjao

  10. Carolina Molina 21/01/2013 às 10:47

    Desculpe! É Bárbara, e não Pâmela.

  11. thiciane 21/01/2013 às 11:46

    Oi Vanessa, estou cada dia amando mais o blog
    vc tem receitinhas de cha natural? e sucha? (desculpa estou sem acento rs)
    bjusssss

    • Vanessa Musskopf 21/01/2013 às 15:38

      Oi Thici!
      Não tem receita para chá natural! É só comprar a erva da sua preferência em mercados naturais ou até mesmo no supermercado, aquecer água cuidando para não deixar fever e tomar! Pra dar uma incrementada é só acrescentar gengibre, canela, hortelã ou alguma fruta, como a maçã ou limão! Se joga!! Quanto o “suchá” testei essa aqui no blog e adorei. Experimenta! http://santadieta.com.br/do-dia/do-dia-cha-de-hibisco-e-melancia/
      Bjs

  12. thiciane 22/01/2013 às 12:23

    Obrigada Vanessa, vc ‘e muito atenciosa! bjimmm
    amooo o blog

  13. Beatriz 23/01/2013 às 14:49

    Olá, encontrei o blog por acaso e confesso que estou amando!!! Agora só uma dúvida: em nenhum dos sucos você usa água? Beijos e parabéns pelo site.

    • Vanessa Musskopf 23/01/2013 às 15:07

      Oi Bia! Obrigada!!
      Eu uso água de coco, de caixinha mesmo!! Só aquele de laranja, banana e abacaxi que eu só usei o suco da própria laranja. Ele ficou mais grossinho, tipo smoothie! Se não gostar assim, acho que dá pra usar um pouquinho de água de coco, sem problemas! ;-)
      Bjaoo

  14. Silvia Faro 31/01/2013 às 15:57

    Van, eu fiz e AMEI! Detalhe, esqueci de colocar a cenoura e tbem nao pus hortela pq eu nao tinha e mesmo assim ficou uma delicia!!!! Minha filhota (2 anos e 8 meses) tbem adorou! rsrsrs BJOS

  15. cintia 06/03/2013 às 21:26

    oi st dieta ,,esto passando aki e e muito legal seu blog
    gostaria de saber se tem um suco qe minhas filhas de 11anos pode tomar para aquele começo de espinhas e colicas obrig bjos

    • Vanessa Musskopf 09/03/2013 às 20:50

      Vou pesquisar sobre isso, Cintia!! Fica ligada que se eu descobrir algo eu posto por aqui!!
      Bjao