Receita de géleia de Morango e Chia

Da próxima vez que você for no supermercado, dê uma olhadinha nos ingredientes das geleias principalmente daquelas “Diet”. Provavelmente você vai encontrar alguns nomes palavrões como: conservador sorbato de potássio, acesulfame-k, estabilizante polidextrose, pectina e até corantes artificiais.

Durante a minha reeducação alimentar, eu aprendi que se a gente não é capaz de identificar algum ingrediente, o nosso corpo também não. Esses ingredientes “OVNI” (não identificados) acabam por gerar inflamações, intoxicações e vários outros desequilíbrios no nosso organismo. E foi procurando alternativas saudáveis para adoçar meu café da manhã, que eu encontrei uma ideia simples e fácil de fazer: a geleia de Chia!

Ingredientes:

1 caixa de morangos

2 colheres de chia

1 rapadura pequena ralada

photo (7)

Nas geleias industrializadas, a pectina tem a função de formar um gel. A maioria das frutas contém pectina, mas não em quantidade suficiente para dar a textura de geleia, sendo assim a indústria acrescenta mais pectina para “melhorar” a qualidade do produto. Já a polidextrose é um composto produzido industrialmente que, apesar de imitar o papel das fibras alimentares é um produto de difícil digestão.

Nessa receitinha, a Chia entra para dar a consistência na geleia. Tudo que eu fiz foi bater no liquidificador as 2 colheres de chia junto com o morango. A própria polpa da fruta faz com que a chia comece a formar o seu famoso gelzinho. Ele contribui para lubrificar o intestino e auxiliar no trânsito intestinal e também aumentar a sensação de saciedade, o que ótimo para quem quer emagrecer!

Pesquisas mostraram ainda, que esse gelzinho cria uma espécie de barreira física que divide as enzimas digestivas dos carboidratos. Isso provoca uma lenta conversão de carboidratos em açúcar dentro do nosso organismo. “Lenta conversão de carboidratos em açúcar” significa “níveis de açúcar no sangue controlados”. Super útil no cuidado da diabetes.

photo (6)

E ao contrário do que muita gente pensa, geleia feita em casa não estraga tão rápido: o açúcar (da fruta) funciona como um conservante natural. Se armazenada corretamente essa receitinha pode durar até um mês!! Basta não servir com talheres sujos, não deixar o pote destampado por muito tempo e depois que usar guardar na geladeira. #dicasdemãe

photo (4)

Corantes artificiais pra quê?

A consistência ficou perfeita, mas o sabor um pouco azedinho… Então, numa conversa com a Pri do MiBeleza ela me lembrou de uma receitinha da Pat Feldman do blog Crianças na Cozinha que usava a Rapadura para adoçar. Não tive dúvidas e corri para comprar uma barrinha. Ralei e acrescentei no meu potinho de geleia. Agora sim, tinha ficado do jeito que a “Santa” gosta! ;-)

A brasileiríssima rapadura tem excelentes propriedades nutricionais. Apesar de igualmente calórica, ela se diferencia do açúcar comum por fornecer bons níveis de vitaminas A, C, D, E e do complexo B e importantes minerais, como cálcio, fósforo, potássio, cobre, zinco, manganês e magnésio. Uma dica: consuma por volta de duas horas antes de fazer exercícios ou logo após o treino, pois ela dá energia e ainda ajuda a repor eletrólitos!

13

Sep

  1. Geruza 13/09/2013 às 17:50

    Dicas e mais dicas adorooo!

  2. Mirian 13/09/2013 às 20:20

    Santa maravilha , santa guerreira , santa filha amada ! Parabéns , tenho muito orgulho de tua força , de tua fé e tua superação , muita geléia para comemorar a delicia de pessoa que és!!!!!!!

    • Vanessa Musskopf 14/09/2013 às 09:50

      Te amo, mãe!
      Tudo que a gente procura fora, na verdade está dentro da gente e o Santa sempre esteve dentro de mim, independente de morar no lugar X ou Y ou de ter o último fogão high tech do momento. Me dar conta disso foi libertador!! Te amo muito!

  3. Mirian 14/09/2013 às 11:35

    Amei! !!!! Minha doçura , vou fazer muito para me deliciar sem culpa , hahahaah.
    Te amo

  4. Roberta Kina 14/09/2013 às 17:30

    Acho que dá pra substituir a rapadura por açúcar mascavo né?

  5. Sheila 15/09/2013 às 17:05

    Oiii!!! Adoro o site… as receitas são incríveis, obrigada por compartilhar conosco!! Quero saber se posso trocar a rapadura por açúcar mascavo…

  6. Paula Del Ponte 16/09/2013 às 19:33

    Oii Vanessa! Esses dias vi uma receita da geléia de chia com gelatina de morango, mas essa tua é muuito melhor. Mais natural impossível. Até dá pra comer uma colherada de geléia na sobremesa sem culpa! ;)

    • Vanessa Musskopf 16/09/2013 às 21:18

      E da pra inventar mil e um sabores! Manga, kiwi, suco de uva… E só usar a criatividade e a natureza a nosso favor!
      Bjao, Paulinha!

  7. Fabiana Costa 17/09/2013 às 20:00

    Voltando à dieta hoje! Já vou fazer a minha!!!

  8. Lucia Sanches 18/09/2013 às 16:01

    Van, me tire uma dúvida, tu usou a Chia em pó ou em graos mesmo? Vou fazer pra Fê de morangos que ela ama mas preciso da tua ajuda quanto a Chia!

    • Vanessa Musskopf 18/09/2013 às 16:09

      Chia em grãos. Nunca compra pó, não tem os mesmos benefícios que os grãos!

  9. Bia 18/09/2013 às 16:04

    Nossa, nunca vi fazer geleia sem cozinhar a fruta! Fica com gosto de geleia mesmo??

    • Vanessa Musskopf 18/09/2013 às 16:10

      Santa Chia!!! Fica sim, fica com gostinho de morango de verdade e ainda dá pra inventar com a fruta que vc quiser! Faz e depois me conta!
      Ah e pode substituir a rapadura por açúcar mascavo!
      Bjao

  10. Cristiane 19/09/2013 às 09:28

    Parabéns pela receita!! Tenho achado o seu blog tudo de bom…Bjão e sucesso!!

  11. Laura 19/09/2013 às 22:33

    Fiz e ficou maravilhosa!!!

  12. Danyelle Duetsch 23/09/2013 às 19:36

    Ola!!
    Amei a receitinha, obrigada por compartilhar com a gente!!
    Eu fiz de banana, ficou ótima, eu amei… Só que para bater eu precisei colocar um colher de água.
    Beijo

    • Vanessa Musskopf 23/09/2013 às 19:41

      Danyyy que ideia maraaaa! Vou experimentar hoje!
      Beijão!

      • Dany Duetsch 24/09/2013 às 08:41

        Faz sim!! Acho que você vai gostar também, como a banana que eu usei tava bem doce e madura, não coloquei a rapadura/açúcar mascavo!!!
        Beijos!

  13. Mayra Oliveira 24/09/2013 às 16:11

    Adorei a receita, já coloquei em prática e é realmente gostosa. Sem contar que é super prática, já tinha testado as receitas onde a fruta é fervida, mas dá muito trabalho e parece que fica mais doce, já que o ponto é através do açúcar.

    • Vanessa Musskopf 24/09/2013 às 16:15

      Oi Mayra! Obrigada por voltar para contar como foi o resultado da receitinha! Adorei!!!
      Beijão

  14. Francisca Glaucy Rebouças Clara 25/09/2013 às 22:36

    Fiz com muita facilidade adirei, além de gostosa saudavel. Obrigada…

  15. AnaP. 30/09/2013 às 17:42

    MAIS QUE APROVADO!!!! FICO DELI DELI DELI!
    UM POUCO AZEDINHO MAS DO JEITO QUE EU GOSTO, TAMBÉM USEI UMA MINI RAPADURA !=)
    VANESSA PARABÉNS !

  16. Élida Gomes 01/10/2013 às 17:00

    Amei a dica da chia, eu usava a pectina. Mas agora vou fazer minhas geleias de morango, abacaxi e laranja mais saudáveis e com a rapadura também, obrigada!

  17. Pamella Batista 02/10/2013 às 12:29

    Oi, Van!

    Fiz a receitinha ontem, ficou com um gostinho ótimo. Só que a cor ficou bem estranha, não ficou esse vermelho ”vivo” da sua fotinho. Ficou com cara de morango com leite. haha
    Adoro seu blog. Beijos.
    PS: Tenta escrever mais pra nós!!

    • Vanessa Musskopf 02/10/2013 às 18:35

      Juraaaa, Pam? Hahaha!! A minha foto tem um filtrinho, mas não a ponto de mudar a cor original! Mas se você gostou e ficou bom é o que importa! hehehe
      Beijão!!!

  18. Mariana 07/10/2013 às 13:26

    Olá Van,
    Eu adoro tapioca, podes me passar a receita?
    Comprei aquele ‘saquinho’ no super mas me disseram q não é só com ele???

    bjos
    Mari

    • Vanessa Musskopf 07/10/2013 às 14:37

      Oi Mari!
      Tu compra aquelas semi-pronta? Eu tb! Só esquento a frigideira e ponho o pózinho lá! Não acrescento mais nada, mas minha nutri me ensinou a colocar linhaça junto! Bem bom!
      Bjãooo

  19. Mariana 09/10/2013 às 15:12

    Isso!! Q ‘marravilha’ vou testar! Tb comprei morangos pra fazer a geléia…hummm
    Obrigada ;) bjos

  20. Mari Z. 10/10/2013 às 11:23

    Ótima ideia! Eu adoro geleia e estou querendo começar a fazer em casa pra fugir dos conservantes (e dos preços abusivos, né não? Quase 15 reais num potinho de geleia é pra acabar!), mas todas as receitas que eu via levavam meio quilo de açúcar ou stevia. Vou testar essa em casa e depois volto pra contar como ficou. :-)
    Um abraço,
    Mari.

    • Vanessa Musskopf 10/10/2013 às 11:33

      Oi Mari!! É verdade, dói na alma e no bolso gastar tudo isso num potinho! Faz sim e depois me conta! Se não tiver rapadurinha, pode usar açúcar mascavo também!! #culináriaintuitiva!

  21. Julia 14/10/2013 às 13:29

    Olá.. Me ocorreu uma duvida. Seriam 2 colheres de chá ou de sopa de chia?
    Estou numa relação de amor fantástica com esse blog.

    • Vanessa Musskopf 14/10/2013 às 15:04

      Oi Julia!!! Bem vinda ao time Santa Dieta! ;-)
      São duas de sopa! Obrigada por reparar, vou colocar isso no texto já!
      Bjão

  22. Ninúcia 16/10/2013 às 13:31

    Desculpe a ignorância…posso bater a rapadura ou o açúcar mascavo junto com o morango e a chia no liquidificador? Rss… Obrigada

    • Vanessa Musskopf 16/10/2013 às 13:47

      Imagina, pode perguntar pq eu também testei fazer isso e…. quase quebrei o liquidificador! É melhor ralar antes mesmo! Ou substitua por açúcar mascavo! ;-) Bjaoo

  23. Marjorie 28/10/2013 às 18:40

    Boa Tarde Vanessa,

    Bom faz um tempinho que acompanho o teu site e adorooooo!!!!
    Você é um querida e a receita da geléia é maravilhosa (e olha que sou um pouco desastrada na cozinha, mas deu super certo)!!!!!

    Beijo, parabéns pelo seu trabalho =)

    • Vanessa Musskopf 29/10/2013 às 09:43

      Oba!!! Fico feliz que tenha dado certo, Marjorie!!
      Beijão e obrigada pelo carinho!

  24. Cristiane Moro 09/11/2013 às 21:27

    Boa noite Vanessa!! Fiz a receita de geléia e ficou maravilhosa, reparti com uns amigos, com a minha mãe e todo mundo acha que vai no fogo!! kkk
    Fica idêntica e muito saudável… Amo o seu blog, já pessei seu endereço até para a minha Nutricionista Ayurveda…ela amou.
    Bjus e até mais…

  25. Luana Torres 13/11/2013 às 08:30

    A chia pode ser substituída por algum outro ingrediente, tipo gergelin ou linhaça?

    • Vanessa Musskopf 13/11/2013 às 09:59

      Infelizmente não Luana! A Chia tem a propriedade de formar um gelzinho que dá a liga nessa receita!
      Bjão

  26. Mariana C. Alves 14/11/2013 às 14:52

    Oi Van, eu AMO o seu blog. Gosto especialmente do jeito como você trata a reeducação alimentar. Sem neuras! :) Parabéns.

    Fiquei interessada em fazer a geléia, mas queria fazer de frutas vermelhas. Você sabe em que mercado posso comprá-las congeladas ou frescas? Moro em BsB. Obrigada!

    • Vanessa Musskopf 25/11/2013 às 12:50

      Oi Mari!! Obrigada!!!
      Sou de SP, então não sei onde você pode encontrar as frutas aí, mas acho que você pode comprar a polpa congelada no supermercado, ou se vc for na feira pode encontrar as frutas frescas!!
      Bjão

  27. Fran 22/11/2013 às 09:32

    Posso usar mel ao invés de açúcar e rapadura para adoçar?

  28. Fran 22/11/2013 às 11:32

    Vou tentar e te aviso. Vc acha q com q frutas dá certo? É difícil de encontrar morango nessa época.

    • Vanessa Musskopf 25/11/2013 às 12:47

      Oi Fran! Você pode tentar com polpas congeladas, sabe? E tem uma variedade enorme para escolher! Beijão

  29. daniele 14/02/2014 às 12:25

    Posso usar o açúcar mascavo no lugar da rapadura ??

  30. Mayara Schneider 20/02/2014 às 11:40

    Eu fiz, ,coloquei uma caixa de morango e semente de chia e não deu certo, não criou o gelzinho e a com ficou bem estranha, um vermelho apagado. O que será que deu errado? Tempo batendo??

    • Vanessa Musskopf 23/02/2014 às 18:50

      Oi Mayara!!!
      Pode ser!!! Eu bati bem pouquinho so pra desmanchar de leve os morangos! Vc fez assim?
      Bjao

  31. Carla França 27/03/2014 às 11:27

    É só isso mesmo? Bater a chia e os morangos? Vou testar!

  32. Sofia oliveira 23/04/2014 às 08:38

    É so bater no liquidificador? Nao precisa de lume??? Qual a quantidade de acucar mascavado??

  33. Thassila Vieira Gangi 12/06/2014 às 12:42

    Gatona… não vai no fogo essa geléia!?
    Pq eu ja fiz geléia (com açúcar normal e tals…) mas sempre ferve um pouco no fogo…

    • Vanessa Musskopf 01/07/2014 às 14:27

      Oi Thassila!
      Essa eu faço sem fever de acordo com a linha do crudivorismo, que fala para comermos a maior parte dos nossos alimentos crus. Fazendo assim a gente mantem por mais tempo as substâncias e enzimas dos alimentos! Mas pode dar uma fervidinha se vc preferir, mas não precisa!
      Bjaoo

  34. Caroline Costa 29/06/2014 às 09:32

    Olá, gostaria de saber se funciona com a stévia ao invés da rapadura. Alguém já testou?
    Obrigada,
    Caroline

  35. Cristiane 08/08/2014 às 15:19

    não vai no fogo mesmo? vou tentar fazer!!

    • Vanessa Musskopf 14/08/2014 às 08:35

      Isso mesmo!
      Essa receitinha segue os princípios do crudivorismo, ou seja, nada é cozido para não perder nenhuma propriedade!

  36. Ellis Neves 18/09/2014 às 19:35

    Adorei a receita! Rende bastante? Fica com essa cor?

  37. Ju 02/10/2014 às 09:14

    Será que dá pra substituir a rapadura por mel?
    Parabéns pelo blog! Estou adorando as dicas!

  38. nathalia 11/11/2014 às 10:31

    oi Vanessa, tudo bem? descobri seu blog há pouco tempo e adorei! você escreve muito bem e dá dicas ótimas ;)
    só tenho uma crítica em relação a esta receita: semana passada comprei uma caixa enorme de morangos de ótima qualidade na feira e resolvi fazer essa receita em grande quantidade para que eles ficassem preservados. a receita deu certo, adorei e tal. porém, ontem quando fui comer um pouco da geleia pura (estava sempre acompanhando de iogurtes etc), percebi que ela estava meio azeda. fui ver os outros potes e todos tinham fermentado, porque o morango não foi cozido… enfim, eu não fiz absolutamente nada diferente da sua receita, mas acho que você não pode armazenar por muito tempo, como seria com uma geleia caseira de verdade (que eu estou acostumada a fazer e realmente duram muito). acho ótimo para fazer e comer tipo em uns três dias, mas aconselho a não fazerem em grandes quantidades, como eu fiz, porque no fim eu acabei perdendo quase 2kg de morangos de ótima qualidade (que são difíceis de achar e pelos quais eu tinha pago um preço ótimo) e toda a chia que foi junto :(

  39. Jordana 26/12/2014 às 17:28

    Tive que pagar pra ver!! hahaha Fiz de banana orgânica com canela, com as bananas beeem madurinhas, e tcharam ficou muiito bom!!! Coloquei a data de fabricação pra ver quanto tempo dura na geladeira. E, Vanessa, quanto tempo posso deixar fora da geladeira a geleia, como por exemplo em cobertura de bolos? Gratidão!

    • Vanessa Musskopf 12/01/2015 às 13:18

      Que deliciaaaa!! <>
      Ai Jo, nao sei… mas acho que segura legal por uma semana… e bolo nao deve sobreviver mto tempo, a galera ataca neh!? HAHAHA
      Bjaoo

  40. erida 31/01/2015 às 13:08

    adorei a receita! posso usar mel no lugar da rapadura? moro nos USA e acho qur aqui eh dificil achar… bjs

  41. Juliana 18/08/2015 às 16:29

    será q dá certo com açúcar de coco?