Benefícios da Gojiberry (e uma receita de suco)!

Ao longo da reeducação alimentar, eu fui testando vários tipos de desjejum e de todas as tentativas, os sucos foram os que melhor se adaptaram a minha rotina. Verdes ou coloridos, eles são a primeira coisa que eu bebo todas as manhãs (mentira a primeira é o remedinho da tireoide) e cerca de meia hora depois eu como alguma coisa. E eu ADORO inventar sucos diferentes e raramente repito um!

O suco de hoje leva um ingrediente muito especial: a famosa Gojiberry, presente que eu ganhei da Loja Natue e que vocês podem encontrar aqui.

Mas afinal, o que é que a Gojiberry tem?

Essa frutinha é uma antiga conhecida dos chineses e tibetanos. Reza a lenda que existia por aquela região, uma aldeia onde as pessoas jamais ficam doentes. Isso porque o povo de lá bebia a água de um poço onde caíam as gojiberries maduras de uma árvore próxima.

E eles jamais ficavam doentes porque essa frutinha é rica em:

  • vitamina C – a gojiberry contém 500 vezes mais vitamina C por peso do que uma
    laranja;
  • minerais como Zinco, Cobre, Cálcio, Fósforo, mais Ferro do que o espinafre;
  • betacaroteno, que é convertido em vitamina A pelo fígado. Essa substância auxilia no desenvolvimento e manutenção da estrutura da pele e também ajuda melhorar a visão e previne a catarata;
  • vitamina E - rara em frutas, a vitamina E é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres.
  • vitaminas B1, B2 e B6.

E tem mais:

  • a gojiberry contém 19 aminoácidos, 8 deles essenciais (aqueles que o corpo não produz e que precisamos incluir na dieta). Os aminoácidos funcionam como “blocos de construção” para os músculos, tendões, órgãos, unhas e cabelos.
  • Elas também são ricas em polissacarídeos. Os polissacarídeos são carboidratos complexos e uma das principais fonte de fibras alimentares. Ajudam a fortalecer o sistema imunológico, lubrificam a mucosa intestinal, mantém o pH do organismo baixo, aumentam a absorção de minerais, além de ajudar no bom funcionamento do fígado.
  • a goji ainda contém agentes anti-inflamatórios, como o beta-sitosterol, conhecido por reduzir o colesterol e promover a saúde… sexual!

Maridão não tá correspondendo? Gojiberry nele!!! Ao longo dessa semana, eu vou ensinar algumas receitinhas para animar o seu casamento, que dizer, melhorar sua saúde! Vem comigo na #semanadagojiberry!! ;-)

SUCO DE GOJIBERRY E ACEROLA 

2 saquinhos de 100g de polpa de acerola congelada

1 copo de água

1 punhado de gojiberry

2 colheres de sopa de mel (A Marina, do blog Nutricionário, tem um post ótimo sobre o mel, aqui!)

Modo de fazer:  Coloque a polpa, a goji, a água e o mel no liquidificador e bata tudo por uns 3 minutinhos! Et voi là! Essa receita rende 2 copos e você pode usar  umas gojis para decorar!

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25

Nov

  1. Erika Elenbaas 25/11/2013 às 10:26

    Vanessa, que idéia ótima para incluir o Gojiberry na minha alimentação – fazendo suco!!! Eu já havia tentando comer o bendito, mas achei o gostinho meio amargo e acabei desistindo, mas agora vou tentar no suco. E o fato que ele promove a saúde sexual me pareceu um ÓTIMO motivo ;)

  2. Flávia 25/11/2013 às 10:53

    Adorei o tanto de benefício que essa frutinha tem… Mas R$50 por 150g não é nada acessível pra boa parcela da população, né?
    Não sei se realmente são raras, difíceis de achar ou produzir.. Ou a indústria se aproveita dos alimentos que estão na moda da alimentação saudável pra deitar e rolar em cima de quem quer se alimentar melhor…

    • Jacqueline 17/07/2014 às 21:11

      olá, nem posso acreditar que no Brasil seja esse o preço ao kilo das baga de goji, nossa o que é isso…pedra preciosa??!!
      Moro fora do Brasil, e para quem é fã da frutinha morreria de inveja se eu falasse a quanto compro o kilo…meu suco da “preciosa fruta” leva 200ml de suco de maça, ou laranja(de caixinha)e 20 unidades de goji, bater bem e… que maravilha. Não adicionar açúcar, pois o suco de maça e laranja( de caixinha) já é naturalmente doce. Esse suco de caixinha que falo, os que compro aqui, não são adicionados açúcar. Mas como eles são naturalmente doces fica muito bom para servir de base e substituir o açúcar que faz falta num suco. Fica a minha dica!

  3. Kamila 25/11/2013 às 11:01

    Vanessa, semana passada eu estava literalmente travada, parecia que haviam triturado meu pescoço e lombar.
    Fui num fisioterapeuta, que dizem ser fooodastico (por 500 reais a massagem tinha mais que ser mesmo).
    Ele disse que acerola, melão, banana, tomate, laranja (exceto a lima), maracujá e mais umas trocentas frutas são VILÕES (maiúsculo mesmo)para o corpo.
    Como eu estava lá passando dor dele tirar todos os nós do meu corpo não consegui gravar exatamente o que ele disse, só lembro da acerola que podia causar angústia, tristeza, ansiedade e dificuldade respiratória.
    E do tomate, que é o causador da maioria das dores.
    Não sei se o que ele diz procede, já que não falei com a nutri sobre.

    • Vanessa Musskopf 25/11/2013 às 11:27

      Oi Kamila!
      Minha opinião sobre isso eu já falei aqui no blog e volto a repetir: eu não acho que existam alimentos “do bem” e “do mal”. O que para mim pode ser um remédio, para você pode ser um veneno. E vice-versa! Cada organismo é único!!
      Se você está achando que alguns desse alimentos está te fazendo mal, conversa com tua nutri e faz um teste, provavelmente ela vai te propor para retirar da tua alimentação durante um tempo para nota como teu corpo reage! :) Mas conversa com uma nutri antes!
      Bjão!!

  4. Priscila 25/11/2013 às 12:06

    amei a idéiaaaaaa bjs

  5. Mirian 25/11/2013 às 15:54

    Suco perfeito para comemorar o aniver da santa !!!!!!

  6. Bia 25/11/2013 às 16:25

    Li esse post na rua, e mudei um pouquinho o caminho pra aproveitar e passar no Mundo Verde pra comprar o goji! rs Aí que fiquei batendo papo com a vendedora, e ela falou que faz um tempão que eles têm o goji berry lá, e que agora que virou moda o preço dobrou! Fiquei chocada!! rs
    Vanessa, você joga o goji berry sem hidratar mesmo, ou deixa de molho um tiquinho? E usa tipo uma colher de sopa por dia que tá bom?
    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 25/11/2013 às 16:50

      A mesma coisa com o óleo de coco e tantos outros produtos que viraram febre! Depois volta ao normal! #oremos!
      O de cima eu usei assim mesmo, só pra “decorar” e os do suco bati sem hidratar mesmo! #culináriaintuitiva! heheh
      Bjão

  7. Adla 02/04/2014 às 08:04

    Obg pela excelente explicação!
    Qual seria a quantidade diária recomendada?
    E existe a fruta IN NATURA ou somente desidratada?

    • Vanessa Musskopf 08/04/2014 às 17:19

      Oi Adla! Somente desidratada aqui no Brasil!
      Para a quantidade recomendada procure uma nutri! Somente ela pode dizer o ideal para você, mas eu consumo cerca de 1 colher de sopa por dia.

  8. Graciely 14/05/2014 às 19:33

    Oi Vanessa, conheci o site hoje e já corri pra fazer esse suco. Delícia, adorei a combinação!!! Já estou doida pro fim de semana chegar pra poder testar outras receitas! Parabéns!!!

  9. Geiza Faustino 29/07/2014 às 13:38

    Olá!!! Posso substituir a água por água de coco???