Receita de hambúrguer saudável

Se me dissessem há 5 anos atrás, quando vim morar em São Paulo (sem nem saber fritar um ovo), que eu iria fazer um blog e dividir receitas com o mundo… Eu NÃO acreditaria. Seria muita audácia da minha parte.

E é mesmo. Minhas incursões na cozinha renderam até um apelido carinhoso de “Culinária Intuitiva”. Eu misturo tudo o que eu leio, acrescento uma pitada de dicas que eu aprendo e junto tudo isso aos ingredientes que eu tenho em casa. Na maioria das vezes dá certo. Quando não dá, rende pelo menos boas risadas!

A receita de hoje é de Hambúrguer feito em casa. Hambúrguer Santa Dieta. Para nunca mais comprar congelado, hein! Mas antes de anotar, saibam que na culinária intuitiva não se usam medidas muito exatas, ok? ;-) Vem comigo!

Hambúrguer Santa Dieta:

600 gramas de carne bovina moída – Eu escolhi o Patinho por ser o corte com menos gordura (apenas 7g). No time do Patinho ainda temos: Maminha, Músculo e Lagarto. E com 9 gramas de gordura estão o Filé Mignon, Coxão duro e Coxão mole.

2 punhados bem cheios de Amaranto em flocos - O alto teor de lisina é um dos destaques e o que diferencia o amaranto dos outros grãos. A lisina é fundamental para absorção do cálcio, para a produção hormônios e anticorpos e, de quebra, ainda ajuda na síntese do colágeno, componente importante para a saúde dos ossos, cartilagens e pele. Vocês podem ler mais sobre o Amaranto nesse post aqui.

1/2 cebola roxa picada beeem picadinha – Por que cebola roxa? Porque era a única que eu tinha em casa! ;-) Falando sério: prefira a versão roxa dos alimentos! Já falei no Instagram (me segue lá: @vanmusskopf) que frutas, legumes e folhas roxas são ricas em ANTOCIANINA, um poderoso antioxidante que combate radicais livres, previne doenças cardiovasculares e até tumores.

Temperos e sal à gosto – Eu usei orégano, sálvia e um temperinho em pó próprio para carnes vermelhas da marca Companhia das Ervas, aquele que parece um tubinho de ensaio, já viram? Nessa parte vocês podem usar a criatividade (e o que tiver em casa). Culinária Intuitiva é vida! Se joga!

Para dar a liga, ao invés de ovo eu usei o gelzinho da Chia. Isso mesmo! Para substituir 1 ovo, você precisa de 1 colher (de sopa) de chia em 60 ml de água por uns 10 minutinhos mais ou menos. A Chia – essa pequena notável – tem inúmeros benefícios. Para citar apenas um: ela oferece a maior porcentagem natural conhecida de Ômega 3 (cerca de 60-64%). O Ômega 3 é um ácido graxo. Os ácidos graxos são necessários para a absorção de vitaminas lipossolúveis (traduzindo: que precisam de gordura para serem absorvidas) como A, D, E e K. Além disso, ela também contribuir para uma boa atividade glandular, especialmente as supra-renais e a tiróide.

Modo de fazer:

Usei uma forma de cookies para fazer o Hambúrguer. Sim, eu já fiz cookies decorados para vender, então eu tenho CENTENAS de forminhas em casa. Mas você não precisa sair correndo para comprar uma. Basta fazer uma bolinha e entre as mãos.

600 gramas de carne moída me renderam 8 hambúrgueres (que plural estranho! Acho que eu nunca tinha escrito isso na vida!). Fiz um de almoço e o que sobrou eu congelei. Carne moída pode ficar no congelador por até 3 meses.

01 dica: Aprendi com minha vó a usar um filme plástico entre cada camada de carne (seja de frango ou bovino). Dessa forma fica mais fácil na hora de pegar apenas uma porção, sem ter que descongelar tudo.

Espero que gostem! Ah e quem tiver receitinha divide aqui nos comentários com a gente! ;-)

09

Mar

  1. Jamily Passarelli 09/03/2013 às 20:35

    Van (olha a intimidade! rs), que receitinha sucesso! Farei com certeza!
    Como eu comentei lá no Insta, eu tenho a minha versão, tambem intuitiva! Segue:
    500g de carne moida (uso o patinho ou o coxão mole!); um fio de azeite; 2 colheres rasas de farinha de trigo integral; 2 colheres de aveia; sal, salsa e oregano a gosto. Quando quero um sabor mais forte, tiro o sal e coloco uma colher generosa de mostarda escura no preparado. Fica show de bola!
    Vou testar a sua versão com chia! Tô precisando ingerir coisas com ômegas e acredita que sou alérgica a linhaça? Aff. :(
    Talvez com a chia dê certo! ;)
    Obrigada por mais essa receitinha! Beijão.

    • Vanessa Musskopf 09/03/2013 às 20:41

      A-M-E-I a dica da mostarda, Mily (fazendo “a íntima” tb hahaha)!! Vou SUPER testar!!!
      Alérgica a Linhaça??? Putz!! Vê se a Chia funciona pra ti! Ela é tão minúscula que nem deixa gosto ou qualquer coisa assim! Adoro!
      Obrigada pelo carinho, querida! Tamo junto!
      bjs

      • Jamily Passarelli 09/03/2013 às 21:03

        Testarei a chia! Depois te conto no que deu! ;)

        • Bruno Dantas 19/08/2015 às 14:33

          Jamily , o que você achou da receita com chia? (:

  2. natalia 09/03/2013 às 21:11

    oi Vanessa!! amei a dica de chia!! vou testar! beijo!! tive a idea d acressentar um pedacinho de pimentao, azeitona ou queijo magro no meio so pra fazer uma variacao!! (desculpa os erros de portugues e q eu sou uruguaia , meu tevlado nao tem os acentos e eu nao sei escrever mutio bem em protugues hehehe mas a intencao e a q vale nao eH?) beijooo

    • Vanessa Musskopf 09/03/2013 às 22:26

      Hola Natalia!! (ok, meu espanhol acabou aqui! hehehe)
      Teu português tá mil vezes melhor que o meu espanhol, nao se preocupe!
      Adorei tuas ideias! AMO azeitonaaa!!
      Beijaooo

  3. Leticia Centeno 10/03/2013 às 12:21

    Oi Van!

    Td bem gata?

    Eu nunca tinha pensado em usar o gel da Chia, não. O que eu uso é a clara do ovo! Eu amo fazer meus própios burgers tambem! A diferença é que os meus são sempre de peru ou frango (+ cenoura e abobrinha raladas + cebola + alho).

    Agora heart burgers eu ainda não tinha pensado! Ficaram lindos!

    Van deixa eu contar, fechei meu 3° mês de R.A, e ontem comprei um jeans 48 <3 <3. Pensa que a pessoa usava 54 3 meses atras.

    Não caibonimimmmmmmm de alegria!

    Vale tanto a pena comer direitinho e cuidar da saúde, né?

    Um beijo!

    http://balancaamiga.com

    • Vanessa Musskopf 11/03/2013 às 09:43

      OBAAAA!!! Parabéns, Lê!!! Quando eu falo que a melhor escolha que a gente pode fazer é se alimentar direitinho, eu falo sério! A consequência é essa: mais qualidade de vida e menos peso! Força na peruca! Um passinho depois do outro!
      Beijão e arrasa!!!

  4. Priscila 10/03/2013 às 16:23

    Van, amei! Sexta mesmo fui comprar chia e vi o amaranto… pensei… esse treco faz bem, mas não sei onde usar hahaha.
    Eu faço geléia de morango usando essa sua dica da chia.
    Beijão!

    • Vanessa Musskopf 11/03/2013 às 09:39

      Hahahaha! Agora já sabe! Eu também coloco os flocos amaranto em cima da banana, é crocantinho, tb da pra colocar no iogurte, infinitas possibilidades!
      Bjao, Pri!!

    • Priscila 12/03/2013 às 12:10

      vou provar sim, bjs!

  5. Débora 11/03/2013 às 09:29

    Já fiz hambúrgueres de frango algumas vezes! Pra aumentar o volume do hamburguer saudavelmente eu misturo cenoura, abobrinha e brócolis. Coloco o peito de frango, a cenoura, a abobrinha e a alface em pedaços no mixer. O frango mesmo já dá a liga, porque ele é mais de grudar do que a carne vermelha moída. Eu pego uma bolinha, coloco num prato pra abrir e deixar com a forma de hamburguer e coloco na frigideira. Fica ótimo! Seguindo a mesma receita, também fiz almôndegas de frango. Só que não tenho como sugerir medidas porque também sou adepta da culinária intuitiva hehe.

    • Vanessa Musskopf 11/03/2013 às 09:41

      Genteeee! Amei!!! Vou tentar com franguinho certo!!
      Culinária Intuitiva rocks!!!
      Bjao, queri!!

    • Lisa 13/08/2013 às 15:41

      Débora e Letícia, vocês colocam os vegetais crus ou cozinham antes, no hamburguer de frango?

  6. Priscila 11/03/2013 às 14:39

    Adorei a dica do gelzinho da Chia!
    Vou fazer com certeza, mas como sou vegan vou substituir a carne por grão de bico :D
    Beijão!

  7. Bruna 11/03/2013 às 15:53

    Olá Vanessa!!!! Quero saber quando tempo você deixa os hambúrgueres no forno e como fazer esse gel da Chia.

    beijosss!

    • Vanessa Musskopf 11/03/2013 às 16:13

      Oi Bru! Eu não fiz no forno! Fiz na frigideira mesmo com ZERO óleo. Eu tenho uma super anti-aderente e faço lá.
      Pra fazer o gel de chia (ou no caso substituir ovo) você precisa de 1 colher (de sopa) de chia em 60 ml de água por uns 10 minutinhos mais ou menos.
      Bjao

  8. Kamila 13/03/2013 às 17:29

    Fiz esse hamburguer!
    É MUUUUUITO BOM, juro que é um dos melhores que ja comi!

    • Vanessa Musskopf 13/03/2013 às 21:40

      Juraaaaa??? Uhuuuu!!! Que orgulho!!! Culiniária Intuitiva abalandooo!!
      Bjaooo

  9. 14/03/2013 às 11:01

    Eu quero muito fazer hamburgueres do bem, mas durante a semana me falta tempo e sobra fome! Quero ver se tiro esse finde pra testar essa receita, aí volto pra contar.
    Beijo!

    • Vanessa Musskopf 20/03/2013 às 16:16

      Isso, Rê!! Faz no findi e deixa pronto, uma leitora até me ensinou a deixar fritinho, depois seria só esquentar no micro!!!! Praticidade mas sem perder o foco na vida saudável! :-)
      Beijão

  10. Camila 16/03/2013 às 10:04

    Eu também faço hamburgueres em formato de coração! Uma amiga personal me deu a dica de adicionar batata doce ralada na carne moída. Eu faço com 1 kg de carne moída e frito todos, como você, no anti aderente sem gordura. Depois congelo já fritos! E pra comer é só colocar 1 minuto e meio no microondas.

    • Vanessa Musskopf 18/03/2013 às 20:37

      Genteeee! AMEI! Vou super tentar com batata doce! Deve ficar mtooo delícia!
      E da próxima vez vou fazer como você, congelar já prontinho! Beeeemmm mais prático!
      Bjão, Camila!! Obrigada pelas dicas!

  11. Pollyanne Sales 02/10/2013 às 09:03

    Oi Vanessa, seu blog me auxilia muiiiito. adoro as suas receitinhas… eu já fazia hambúrguer com abóbora kabutiá cozida e linhaça triturada mais esse seu é top dos top! Um abraço!

  12. Brenna 05/01/2014 às 23:37

    PEguei a dica do seu blog com a minha irmã e to adorando as receitas e já que vc pediu pra dividir… Esse fds fiz a receita de hamburger que encontrei no blog bymarina.com.br a receita abaixo, já adaptada, como vc disse intuitiva hehe:
    – 580g de carne moida
    – 1 cebola pequena
    – 1 dente de alho
    – 1/2 tomate
    – sal a gosto, usei gersal (gergelim com sal batido no liquidificador)

    Bate a cebola, o alho,o tomate e o sal com um fio de azeite no liquidificador, mixer… Mistura com a carne e faz o hamburger. Eu celei na frigideir acom um fio de azeite e assei no forno…
    No lugar do pao fiz um “tipo pão com batatas cozidas” coloquei pra assar também.

    Parabén pelo blog adorei e vou começar a seguir!!

  13. Weslene 23/01/2014 às 00:55

    O que pode ser substituído pelo o amaranto….

    • Vanessa Musskopf 23/01/2014 às 11:13

      Aveia (mas vai ter glúten), flocos de quinoa… qqr coisa! bjs

      • Weslene 24/01/2014 às 13:35

        HUmmmmm!!! Fiz com o flocos de quinoa (era o que tinha!)….Ficou maravilhoso!!!!!

  14. Franciele 15/03/2014 às 15:20

    sera que posso congelar os hamburguer se eles estiverem com legumes,como a receitinha da colega que colocou abobora e brocolis????

  15. Mayara Vieira 17/04/2014 às 17:30

    Ei Van!
    Tô amando seu blog! Cheio de receitas mega práticas!!
    Mas não consegui te encontrar no Insta :(
    Se você puder me seguir pra eu te achar, depois que eu te encontrar, você “dessegue”, hehe… O meu é “bvmaya”. Por favor?
    Obrigada. Beijooo!
    May

    • Vanessa Musskopf 17/04/2014 às 17:42

      Oi May!!!
      Eu tô como @santadieta por lá! Veja se aparece! Qqr coisa me avisa que eu saio a tua procura! hahaha
      Bjão!!

  16. Bruna Fraga 13/05/2014 às 18:44

    Oi Vanessa,

    Olha, eu já te sigo um tempão no insta, mas confesso que só entrei no blog umas 2x. Hoje acabei caindo aqui por conta de receitas com grão-de-bico, e tirei o dia para ler ele inteiro e estou alucinada em como não leio isso aqui diariamente.
    Cheio de dicas boas e opções bacanas de comida de verdade, estou amando já que estou retomando a dieta e exercícios e quero eliminar o máximo de industrializados possíveis do cardápio!
    Obrigada por compartilhar suas experiências com a gente!!! <3
    Faltou uma opção de maionese light para acompanhar o hamburguinho hein… rs!!!

    Beijos e sucesso!

    • Vanessa Musskopf 14/05/2014 às 13:03

      Bru que alegria saber disso!!! Bem vinda a Santa, que ela te traga muita inspiração e fé pra superar os desafios da vida saudável! ;-) Tamo junto!!!
      Ahhh quanto a maionese vou pensar numa receitinha! hahahaha Deixa comigo!
      Bjaoo

  17. Flávia 21/01/2015 às 03:25

    Oi Van, desculpa a burrice mas o gel de chia é só colocar a chia e a água e vira gel? Nao vai ao fogo ne?

    • Vanessa Musskopf 22/01/2015 às 12:19

      Isso! Só colocar na agua e esperar uns minutinhos!!! Taca fogo na chia não, meninaaa!! <3 rsrs
      Bjaoo

  18. Carla 18/06/2015 às 13:36

    Ola! Adorei a receita. Gostaria de add no insta,mas não achei vc! Qual é mesmo?? Obg