Receita de pão de banana com farinha de coco

Domingo não é dia de descanso, pelo menos para mim. Acordo cedo, vou a feira, arrumo o cafofo, lavo roupa. Também é dia de testar receitinhas mais elaboradas. E eu considero fazer pães e bolos como algo “elaborado”. Medidas, xícaras, colheres, forno pré-aquecido… Me perco só de pensar! Eu preciso de concentração na cozinha. Concentração e ingredientes simples!

Foi então que encontrei uma receitinha simples de Pão de banana com farinha de coco. Só faltava o principal: a farinha de coco. Mas eu não achava a dita cuja em supermercado nenhum. Eis que passeando com o boy – depois do “dia de Amélia” – avistei uma loja do Mundo Verde aberta. Só podia ser um sinal. E eu acredito em sinais! Fiz a louca e saltei do carro. Fui direto para a sessão das farinhas. Me esbaldei: comprei farinha de arroz, de quinoa e a tão desejada farinha de coco.

Mas e por que farinha de coco? 

RICA EM FIBRAS! A farinha de coco é rica em fibras. Elas respondem por 58% da sua composição, quase cinco vezes mais do que a farinha de trigo refinada, por exemplo. Pesquisas sugerem que o índice glicêmico dos alimentos diminui quando são consumidos juntos com a farinha de coco. Isso acontece porque suas fibras são de lenta absorção, ou seja, ao serem digeridas liberam açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose e consequentemente ajudando no controle do diabetes. Além disso, a alta concentração de fibras aumenta a sensação de saciedade. #amigadadieta

NÃO CONTÉM GLÚTEN! O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Segundo especialistas, ao chegar no intestino ele se transforma em uma espécie de cola. Dependendo da sensibilidade de cada pessoa e da quantidade ingerida, o glúten pode provocar saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, eczemas e até depressão. 

WHEY PRA QUÊ? Quer enriquecer suas receitinhas com proteína? Vai de farinha de coco! Ela contém mais proteína do que a farinha branca enriquecida, a farinha de centeio, a farinha de milho e a farinha de trigo integral.

MINERAIS PRECIOSOS! A farinha de coco também contém boas doses de manganês. O manganês é útil na absorção de diversas substâncias incluindo colina, biotina, vitamina C e tiamina. E apesar de muito rica em fibras, a farinha de coco não atrapalha na absorção de minerais, pois não ela contem ácido fítico, que se prende aos sais minerais reduzindo a sua absorção pelo nosso organismo. O ácido fítico está presente em diversas farinhas, como a farinha de soja, de milho e de trigo integral. #ficaadica

IMUNIDADE EM ALTA! O Ácido Láurico é uma gordura saturada saudável, presente no coco e seus derivados, e que tem um efeito super positivo na saúde imunológica. Outra vantagem da farinha de coco é que ela ajuda no crescimento da flora intestinal do bem. Com esse sistema funcionando direitinho, a gente garante uma melhor absorção de nutrientes, dá um up no sistema imunológico e ainda combate o pior inimigo de 2 em cada 3 mulheres: a prisão de ventre!

METABOLISMO ACELERADO! Algumas pesquisas apontam que se consumida regularmente, a farinha de coco podem estimular o funcionamento da glândula tireoide, acelerando o metabolismo. Metabolismo mais rápido = aumento do gasto energético = emagrecimento.

Mas milagres não existem…

Não adianta comer 1 kg de farinha de coco e ficar no sofá, esperando o metabolismo ficar mais rápido. Temos que suar a camisa, literalmente. Além disso, as fibras são um ingrediente indispensável para quem está de dieta. Estudos sugerem que o consumo adicional de 14 gramas de fibra por dia, reduzem em até 10% na ingestão de calorias. Mas é preciso intensificar a hidratação (8 copos de água por dia, lembra?), caso contrário você vai conseguir justamente o efeito contrário do excesso de fibras, que é o entupimento… Se é que você me entende! ;-)

E por fim o valor $… nem pense em comparar um 1kg de farinha de trigo com 1kg de farinha de coco que você vai cair para trás. Invista apenas se você for fazer as receitinhas. Comprar para deixar encostado na cozinha é um pecado! Nossa Senhora da Santa Dieta não perdoa!

Bom, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa: a receita!

Pão de Banana com farinha de coco

Preparo: 5 minutos           Cozimento: 40 minutos

photo (14)

Lindo, cheiroso e gostoso! (e modesto!)

Ingredientes:

1 xicara de farinha de coco

3 bananas bem maduras

5 ovos

1 colher de sopa de óleo de coco

2 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de canela

1/2 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:

Num bowl (agrega valor a receita falar BOWL, hein!?), acrescente as bananas, os ovos, o óleo de coco e o mel. Usei o mixer para misturar bem e deixar tudo bem líquido. Em outra TIGELA, coloque a farinha, a canela e o fermento em pó.  Agora é só juntar os ingredientes secos aos líquidos e misturar bem, no bíceps mesmo! Mexe, mexe… e vai formar um pasta bem densa. Coloque numa forma de pão untada com óleo de coco no forno pré-aquecido por uns 40 minutos. Mas fique de olho: cada fogão, uma sentença!

O cheirinho vai tomar conta da casa e quando ficar pronto, por favor, coma um pedacinho ainda quente com geléia! É divino!!!

photo

Pode repetir?

Essa foi minha primeira experiência cozinhando com farinha de coco e acho válido fazer algumas considerações importantes:

    1. Esse não é um pão que cresce muito. A farinha de coco é bem mais densa que as outras farinhas e absorve muita “água”. Por isso existe uma regrinha de ouro a ser respeitada quando cozinhar com ela: para cada xícara de farinha de coco, você vai precisar de 5 a 6 ovos. Ou você pode usar seus conhecimentos de #culináriaintuitiva e acrescentar mais uma banana bem madura ou ainda uma xícara de líquido, como o leite de coco, por exemplo. Vou tentar da próxima vez!
    2. Você não pode substituir a farinha de coco por trigo (ou outras farinhas à base de grãos) na proporção de 1 para 1. Eles não são equivalentes. Em geral, 1 xícara de farinha de trigo (ou outra) equivale a 1/3 de xícara de farinha de coco.
    3. A farinha de coco já é “doce” por causa dos açúcares naturais do coco. Isso significa que não é necessário adoçar muito. Nessa receitinha, por exemplo, eu utilizei apenas algumas colheres de mel e o pão já ficou bem docinho!

05

Nov

  1. Mirian 05/11/2013 às 13:50

    Que delicia , vou fazer , amo coco , mel , banana , tuddooooo
    A cara está maravilhosa .
    Vou repassar a receita pra Gracielaa que está fazendo pae para vender e aqui nao existe algo tão diferente .

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 13:52

      O problema mais ser achar farinha de coco aí! Mas eu posso contrabandear pra ti! hahaha Bjs

  2. Maria Karoline 05/11/2013 às 13:59

    Amei, amei, amei, amei..vou experimentar, assim que encontrar a farinha de coco! É dada a largada para a caça a “farinha de coco” hehehe
    Deve ficar dili, dilicia hein Van!!

    Beijosss..

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 14:05

      Sou suspeita, queri! Amei com todas as forças esse pãozinho! Tenta na Zona Cerealista! Será que não tem lá?

  3. Nadja 05/11/2013 às 14:11

    Van,sabes me dizer mais ou menos quanto custa? por exemplo a quinoa( eu amo de paixa) ta um absurdo o Kg aqui em poa;;;R$ 55.. creio que a farinha deve ser por ai tb…

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 14:16

      Oi Na!!
      Não tô com a notinha aqui, mas 400 gr custou pouco mais de 16 pila! Não é tão cara quanto a de quinoa (que facada!), mas é bem mais carinha que a de trigo com certeza.

  4. Regina 05/11/2013 às 14:17

    Aiii que delicia, já babei nesse pão vendo a foto pelo instagram! Até sinto o cheirinho daqui! hahaha
    Com certeza vou fazer!
    Alias, quero te contar que estou fazendo aquela panqueca de banana quase todos os dias (só que troquei o amaranto pelo farelo de aveia), é deliciosa!!! Continue compartilhando suas receitinhas lights e fáceis com a gente (pq eu tb sou uma negação na cozinha)!
    Beijos

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 14:20

      Obaa!! Fico feliz que tu tenha gostado, Rê! Pode tentar o pão também! La garantia soy yo!!! hehehe
      Bjão

  5. Ana Flávia 05/11/2013 às 14:46

    Decidi a pouco tempo excluir o gluten e a lactose da minha dieta. Emagreci 1,6kg em 8 dias (sem academia, não gosto)! Não é fácil pra mim ficar sem comer pão, mas estou conseguindo. =)
    Amanhã mesmo vou tentar essa receita.
    Já fiz outras aqui do seu blog. Está me ajudando muito.
    Obrigada pela dica

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 14:51

      Oi Ana Flávia!!
      Eu tb perdi peso e medidas (cintura) quando exclui o glúten! Hoje já como um pouquinho, “socialmente”! hehehe Mas sinceramente não sinto a menor falta! Tem muita alternativa gostosa sem glúten!
      Depois me conta se deu certo e se gostou! Ele é um pão beeeem denso! Uma fatia fina já me satisfaz bem!
      Beijos

  6. Laís 05/11/2013 às 15:16

    Acho que na Zona Cerealista tem sim! Aliás, o que não tem naquela zona? HAHAHA
    Eu sou um desastre pra fazer pães e bolos, no geral. Fico com massa até o cabelo (sério.) mas não custa tentar… Nada que um banho depois não resolva HAHAHA
    Beijos
    P.S.: Seu blog é uma inspiração pra quem está de dieta =)

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 15:19

      Laís eu tb!!! Por isso que dedico um domingo inteiro me preparando psicologicamente pra isso! Hahaha!
      Esse é bem facinho de fazer e fica muito gostoso! Vale a pena tentar!!!
      Bjao e obrigada pelo carinho!

  7. Thais 05/11/2013 às 15:41

    Vanessa, eu tenho farinha de arroz aqui em casa que comprei justamente para fazer uma receita de pão que não ficou das melhores…Será que se eu substituir a farinha de coco por ela nessa sua receita dá certo?
    Obrigada!

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 15:48

      Oi Thais!
      É aquilo que falei no post, você não pode fazer na proporção 1:1, pq a farinha de coco é muitoooo densa do que as outras farinhas. Você vai precisar aumentar a quantidade da de arroz, mas dá sim! Se você fizer me conta se deu certo? Bjao

  8. Beatriz 05/11/2013 às 16:09

    Vanessa, quanto de leite de coco eu poderia acrescentar nessa receita? E posso trocar o óleo de coco por azeite? Obrigada bjs

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 16:17

      Oi Bia!
      Não testei com leite de coco, mas acho que vai uma xícara ou mais viu? Se você fizer me fala se deu certo?
      Quanto ao óleo pode trocar sim, tranquilo!
      Bjs

  9. Priscila 05/11/2013 às 16:17

    pode chorar? :)

  10. Thais 05/11/2013 às 18:17

    Obrigada Vanessa, se rolar eu passo por aqui pra contar ;)

  11. Bianca 05/11/2013 às 19:28

    olá van. sei que você não tentou, hahaha. mas se eu colocar uma xic de leite de coco, você acredita que eu posso diminuir a quantidade de ovos para quantos?
    Obrigada!!!

    • Vanessa Musskopf 05/11/2013 às 19:35

      Oi Bianca!
      Acho que eu tiraria um ou dois no máááximo… depois me fala se deu certo?? Orando desde já! hahahah Bjao

  12. Stefania 06/11/2013 às 12:04

    Noooooossa! Tenho farinha de coco em casa e não sabia o que fazer com o que sobrou de uma receita que fiz! Agora sim! Vou testar domingo! Fiquei na dúvida se não precisaria pôr adoçante de forno, mas vi que com mel também funciona, né? Quantas colheres você pôs? E quais as medidas da assadeira e a temperatura do forno? Obrigada!

    • Vanessa Musskopf 06/11/2013 às 12:07

      Arrasa na receitinha, Stefania!!! Eh super delícia! Coloquei 2 colheres de mel. A assadeira era pequena, uma forminha de pão mesmo e o forno estava no fogo médio… mas acho prudente você ficar de olho pq cada fogão cozinha de um jeito! Bjao!!

  13. Bebel 06/11/2013 às 19:12

    Bowl agrega valor a receita! HAHAHAHAHAH, só vc! ;)

  14. Carla 07/11/2013 às 23:20

    Vanessa, e qual quantidade sua Nutri recomendou? Uma fatia quase da largura do dedo, será? E vc congelou o resto? Vou testar tb. Perdi medidas tb mas fazendo Zumbaaaa. to amando, mas preciso mesmo é ser mais disciplinada e tirar o pão da minha vida,kkkk. Beijão

    • Vanessa Musskopf 08/11/2013 às 11:33

      Oi Carla!! Eu to sem acompanhamento de nutri hoje. Fiz um ano, todos os meses, hoje vou a cada 6 meses só. Tô só comendo baseada naquilo tudo que eu aprendi e um pedaço desse pão satisfaz mtooooo! E eu não congelei não, tem um ratinho chamado NAMORADO que me ajudou a comer durante a semana! hehehe
      Tá gostando de Zumba? Mta gente fala que faz e amaaaa!! Mas eu não sei dançar!!! Sou uma PATA! hhahaahha

  15. Carla 08/11/2013 às 08:55

    Inspirada em ti, fiz a receita ontem… o sabor ficou delicioso, mas a textura ficou bem diferente da foto que vc. postou… qual o tipo de fermento que vc usou?? Talvez seja isso, porque os outros ingredientes fiz exatamente como está na tua receita!! bjão

    • Vanessa Musskopf 08/11/2013 às 11:31

      Oi Carla!!! Eu usei o fermento em pó normal mesmo, Fleischamnn!
      Mas não te assusta pq ele não cresce mto não. A farinha de coco é muito pesada!! Ele é um pão beeeem consistente e satisfaz com um pedaço! :)

  16. PAMMELA 09/11/2013 às 14:11

    VANESSA, SOU UMA PESSOA SUPER SEDENTÁRIA SO TRABALHO E ESTUDO. ATUALMENTE MINHA ÚNICA ATIVIDADE FÍSICA É SUBI E DESCER ESCADA, ISSO PQ A EMPRESA ONDE TRABALHO ESTA EM OBRAS E NÃO TEM ELEVADOR. MAS ONTEM, POR UM ACASO, VI O GLOBO REPÓRTER SOBRE A DIETA DETOX E PENSEI: “VOU PESQUISAR SOBRE NA NET” MAS ENCONTREI SEU BLOG E AMEI. VOU FAZER ALGO PARA MUDAR E SUBSTITUIR O PÃO SERIA UM ÓTIMO COMEÇO. MAS O QUE REALMENTE GOSTARIA DE SABER É: ESSA RECEITA SO PODE SER FEITA COM BANANA? PUTZ… É A ÚNICA FRUTA QUE ME DA ENJOO E ARREPIO SO DE PENSAR…

    • Vanessa Musskopf 11/11/2013 às 11:46

      Oi Pam! Bem vida a Santa!!!
      Olha acho que você pode tentar com qualquer fruta (maçã, abacaxi…) batendo bem no liquidificador pra ficar liquido ou um purêzinho. Só que eu não sei a quantidade, você vai ter que testar e prometer que vai vir aqui me contar se der certo! heheh
      Bjaoo

  17. Stefania 10/11/2013 às 18:08

    Olá! Hoje é dia de fazer a receita! Estou com 3 bananas aqui, mas são bananas prata, nao nanica. Também dá certo? Estou com medo! Beijo!

  18. Luiz Gustavo 11/11/2013 às 11:28

    Oi existe alguma receita pra balancear avião!!!

    • Vanessa Musskopf 11/11/2013 às 11:30

      Existe: os mais pesados ao fundo!! HAHAHAHA!!!
      E aí como foi o show? Fizeram boa viagem? Acabei de chegar e tive um voo tranquila, também pudera: vcs não estavam lá!
      Bjs

      • Luiz Gustavo 11/11/2013 às 11:54

        O show foi muito top mas a volta pra varia sempre tem que ter alguma muvuca kkkk

  19. Tahone 12/11/2013 às 09:25

    Acho que vou tentar com a farinha de banana! Depois te conto!!bjoss

  20. luciana 12/11/2013 às 18:41

    Oi Vanessa! Você acha que fica bom se eu trocar a farinha de coco por uma sem gluten? Tenho uma a base de fécula de batata, fécula de mandioca e farinha de arroz. Valeu! :)

  21. luciana 12/11/2013 às 18:42

    Ah, outra coisinha! Se eu trocar por farinha de banana, que proporção você indica?

  22. Fitgirl 17/11/2013 às 08:45

    Olá Vanessa, gostaria de deixar uma dica, acho legal você adicionar com esses posts de receitinhas informações nutricionais, acabei de encontrar o blog e já amei, bem objetivo e organizado, muito sucesso pra você! xx

    • Vanessa Musskopf 29/11/2013 às 12:52

      Oi Fitgirl! Obrigada pela dica!!! Vou tentar, mas como eu não sou nutri acabo não sabendo como calcular essas informações todas. rsrs ;-)
      Bjao

  23. Renata 17/11/2013 às 22:36

    Oi Vanessa! Testei sua receitinha, mas o meu pão ficou meio úmido, aconteceu isso no seu também? Tirando isso, ficou delicioso! Cresceu direitinho e ficou com “cara de pão”! hehehe. Tentei receitas com outras farinhas sem glúten, mas é muuuito difícil acertar o ponto :~ Super abraço e mega obrigada pela receita! :)

  24. carol 20/11/2013 às 12:48

    coco e banana (e abacate) = melhores/mais versáteis frutas pra fazer de todos os experimentos culinários à cosméticos. <3 muito obrigada pela receita, está decidida qual será minha primeira experiência assando algo. heh
    aliás, obrigada por todos os posts. seu blog é ótimo, útil, divertido, bonito. já revirei ele e recomendei pra conhecidos. :)

    • Vanessa Musskopf 25/11/2013 às 13:05

      Hahaha! É verdade, Carol!!!
      Depois me conta se deu certo!!! Boa sorte!!!
      Bjão

  25. Carol A. 18/12/2013 às 17:10

    Fiz ontemmm!!
    Mas não cresceu muito e meu forno queimou o bolo em 15 minutos :(
    Muito triste, mas vou tentar de novo rsrs
    Achei que a massa ficou muito mole, quem sabe minha farinha de coco era diferente.. é daquela mais escurinha, acho que não absorveu bem a parte líquida!

    Beijosss!!

    • Vanessa Musskopf 18/12/2013 às 18:47

      Opa opa opa! Algo saiu muito errado aqui! hahaha
      A minha farinha de coco é beeem grossa… quase uma farofa! A tua é assim? Tem umas que são muito finas e podem não dar mto certo!
      Bjão

  26. Juliana 01/01/2014 às 18:33

    Vanessa, esse fermento q você fala é aquele para pão (biológico) ou o fermento químico? Obrigada.

  27. Juliana 02/01/2014 às 23:32

    Valeu Van!

  28. Geise 17/01/2014 às 12:10

    Oi Vanessa, tudo bem? Vejo que vc tem usado muito a farinha de coco nas receitas, mas, posso trocá-la por outra farinha sem gluten? Qual vc recomenda? Bjos e obrigada

    • Vanessa Musskopf 28/01/2014 às 18:18

      Oi Geise! Pode trocar por qualquer farinha que você preferir! Talvez tenha que acrescentar um pouco mais, pq a farinha de coco eh super densa… mas vai testando e me conta se deu certo com outra farinha!!

    • Karen 24/05/2014 às 10:25

      Geise, farinha de coco NÃO CONTÉM glúten. :)

      Ou pelo menos, não deveria ter, já que o coco é uma (graaaande) SEMENTE e sementes não contêm glúten. Se você está comprando farinha de coco industrializada, verifique a informação nutricional na embalagem para ver se o glúten foi adicionado. Tem fabricante fazendo cada doideira que eu nem duvido isso acontecer!!

  29. Lorena 21/01/2014 às 15:33

    Vaneessa, tentei mas o meu não cresceu :( :( :( e ficou mais escurinho que o seu! será que existem tipos de farinha de coco diferentes?
    Obrigada pelas receitas, amei o blog!

    • Vanessa Musskopf 23/01/2014 às 12:57

      Sim, Lô! Existem umas farinhas mais densas e outras mais processadas (fininhas). Dá próxima vez eu tiro a foto da caixa para mostrar! Prometo!
      Beijão e super obrigada!!

  30. Dani Isoppo 28/01/2014 às 16:04

    Oi Van, voltei nessa receita só pra dizer q amei! Na segunda vez adicionei cramberries secas e castanha do pará picadinha, ficou bem bom tb! Adoro a maneira que vc escreve, muito divertido. Parabéns pelo blog! Bjs

    • Vanessa Musskopf 28/01/2014 às 18:17

      Daniiiiii que loucura! Vou fazer do jeito que tu falou também! Deve ter ficado um ESTOURO! hahaha
      Beijão

  31. Meire 21/02/2014 às 16:15

    Ola! Quanto não tenho farinha de coco , passo coco ralado desidratado no liquidificador. Sera que ajudei alguem?

    • Priscila Matz 18/03/2014 às 14:34

      se é a mesma coisa eu não sei, mas eu tb já fiz isso e deu certo :)
      E hj mesmo vou fazer ~outra~ receita usando esse truque.

      • Karen 24/05/2014 às 10:17

        Oi, gente, estou lendo receitas e comentários e aproveitando muito… Não sei se coco RALADO e DESIDRATADO é a mesma coisa, mas pelo que sei, como o coco ralado (não adoçado) temos que bater com água pra tirar o leite de coco (que é a parte oleosa do coco ralado). A proporção de água depende da textura que você quer para o leite de coco: eu costumo colocar 2 ou 3 xícaras de água para cada xícara de coco ralado. Depois passar em coador (tipo pano de queijo), espremer beeeeeem e colocar a farinha pra secar (pode ser no forno em baixa temperatura). Depois use como está ou, se preferir, passe no liquidificador ou processador para uma farinha mais fina. :-) Ah! Conserve em geladeira, e use em no máximo 3 semanas.

  32. Wallace 12/03/2014 às 17:40

    Olá. Sou estudante de nutrição e tive ma excelente experiencia com bolo de farinha de côco. Gostaria de saber se o pão fica tao macio quanto o bolo, pois a característica dos produto sem glúten e de ser denso e pesado. O bolo me impressionou muito, e o pão, o que você me diz ? …. :). Obrigado.

    • Vanessa Musskopf 20/03/2014 às 18:50

      Oi Wallace!
      O pão fica um pouco pesado, mas é divino também!!! Aliás tudo que leva coco fica maravilhoso! Experimente!!
      Bjao

  33. Priscila Matz 18/03/2014 às 14:33

    Van, algo que talvez ajude o povo cujo bolo não cresceu nada… o fermento, o certo, é a gente misturar delicadamente no final, e nao bater ele, pq ele perde o ar. :)

    • Vanessa Musskopf 19/03/2014 às 16:00

      Bem lembrado, Pri!!! E a colher precisa ser RASA!! Se não ele CRESCE MUITO e depois MURCHA!

  34. Geysa 21/04/2014 às 23:44

    Vanessa, fiz a receita e ficou ótima! Deliciosa!!
    Pra mim tem mais cara de bolo que de pão, mas independente disso, ficou excelente!!!
    Usei exatamente as medidas que vc passou e deu tudo certo!
    (Farei mais vezes! Recomendo!!!)
    Obrigada!!!

  35. Letícia Oliveira 23/04/2014 às 14:46

    Oi Vanessa! To sempre de olho aqui e fiz esse pão!
    Gente, q q isso!! Maravilha dos “deuses”!
    Acrescentei 1 vidro de leite de coco e ficou molhadinho, delicioso, vontade de comer ele todo sem dó nem piedade e dei um toque com a geleia de morango!!!

    Vou fazer S-E-M-P-R-E!!

    Vc é um máximo!!!

    Viva a culinária intuitiva!!!!!

    • Vanessa Musskopf 23/04/2014 às 15:40

      A-R-R-A-S-O-U na culinária intuitiva, Lê!!! Tô louca pra fazer com leite de coco agoraa!!!!
      Beijãooo!!

  36. Deborah 27/04/2014 às 10:03

    Tava enrolando com a farinha de coco aqui pra fazer e olha, devia ter feito antes, fica muito bom, o meu ficou fofinho e úmido. Só troquei oléo de coco (que eu não tinha) por manteiga e não pus o mel pq queria menos doce. Ficou maravilhoso mesmo, farei mais vezes. Bjos Van.

  37. Letícia 03/05/2014 às 18:44

    Eu fiz e ficou maravilhoso. Acrescente o leite de coco!! Meu marido comeu tudo no msm dia!! Agora é o bolo/pão carro chefe de casa! Hj to fazendo com nuts, cramberry e passas.

    • Vanessa Musskopf 09/05/2014 às 14:07

      É pra já!!! Com leite de coco deve ter ficado um absurrrdo de bom!!! E adorei a ideia de acrescentar nuts e passas!
      Bjao

  38. amanda breder 07/05/2014 às 16:57

    Acabei de fazer esse pão e ficou maravilhoso! Já tinha feito uma receita com a farinha de coco mas não deu muito certo, agora vou tentar fazer de novo com a sua dica dos ovos. Adorei as dicas! Beijos

  39. amanda breder 09/05/2014 às 10:42

    Tenho uma dúvida, vc guarda o pão na geladeira depois? Pq o meu pão depois de uns dois dias começa a ficar com o gosto estranho e molenga.

    • Vanessa Musskopf 09/05/2014 às 14:13

      Oi Amanda! Pode guardar sim! Na verdade é ate ideal guardá-lo lá, pois como é natural (sem aquele tanto de conservantes industrializados) dependendo do clima da sua cidade ele pode perder textura e sabor!
      Bjao

  40. Rosa Maria 17/05/2014 às 22:03

    Se eu fizer com fermento seco bilógico,o de pão mesmo,não fica melhor?Gostaria q ficasse mais parecido com pão q com bolo.

    • Vanessa Musskopf 18/05/2014 às 11:37

      Oi Rosa!
      Acho que você pode experimentar com outro fermentosim! #culináriaintuitiva é isso aí!!! Se der certo volte aqui e me conta, tá?!
      Bjao

  41. jacque cé 23/07/2014 às 18:34

    Aqui em casa costumo fazer leite de coco, o que dá um pouco de trabalho, pois é preciso quebrá-lo. Depois coloco os pedaços no liquidificador com um pouco de água mineral e, em seguida passo pelo coador de tecido e, o que sobra é a farinha de coco, que já sai fininha. Depois é só colocar no forno para secar numa temperatura muito baixa e está pronto. O mesmo vale para a farinha de amêndoas. Mas adorei a receita, pois agora já sei o que fazer com a farinha.

  42. jacque cé 26/07/2014 às 17:30

    Oi Vanessa, ou melhor Santa Vanessa! Não sei de onde vc tirou a receita, mas o “pãobolo” como estamos chamando aqui em casa ficou maravilhoso. Já fiz 2 vezes e cada vez fica melhor. Dei uma mudadinha na receita, pois a farinha de coco estava misturada com a de amêndoas e coloquei 4 ovos e 5 bananas porque eram muito pequenas. Também acrescentei passas e castanhas e servi com calda de framboesas orgânicas e cobertura de chocolate belga 80% cacau. No segundo, coloquei também cravo moído e noz moscada. Toda vez que encontro uma receita saudável como essa fico super feliz, pois aqui em casa tenho uma filha alérgica ao leite, outro que não come frutos do mar e o marido que está de dieta. Se o meu fogão não fosse elétrico, acho que me sentiria no próprio inferno se tivesse que acender a chama de um a gás. Bjs e obrigada

  43. Carolina 05/08/2014 às 22:54

    Fiz este pão hoje, que na verdade é um bolo, hehe. Ficou muito delicioso, e o cheiro de banana/coco/canela se espalha pela cozinha… Muito gostoso, cresceu muito, ficou fofinho e úmido! usei um pouquinho de leite de coco fresco e só 4 ovos. E usei farinha de coco integral da Live (Mundo Verde). Parabéns Vanessa, adorei seu blog, suas receitas e sua forma divertida de escrever! Sou do tempo do caderninho de receitas e já copiei um monte!!! bjos

    • Vanessa Musskopf 14/08/2014 às 08:38

      Oi Carol!!! Que honra fazer parte do teu caderninho!!! Adorei!!!
      Esse pão-bolo-perfumador-de-casa é tudo de bom né? Beijãoooo

  44. Naly 23/08/2014 às 17:46

    Ola Vanessa. Eu estava procurando umas receitas com farinha de coco e vi essa do bolode banana. Tirei a massa da “tigela” ( estou nos EUA e palavras em portugues e que fazem sucesso)…. ja esta assando. Mesmo a massa crua esta gostosa (e ja comi uma colher).
    Eu adptei a receita da seguinte maneira: Usei so 4 ovos e coloquei quatro bananas bem maduras. Fiquei feliz pois achei o acucar cristal do nordeste (bem saudavel). Eu coloquei uns pedacos de nozes picadinhas e vou adicionar um pouquinho so de acucar com canela nos ultimos cinco minutos no final, no forno…

    Dicas de minha bisavo/avo/mae/ eu…familia (mineira): uma pitada bem pequena de bicabornato e so um “salpico” de sal :-)/
    Vai fazer o maior sucesso… estou levando para amigos, mas vou tentar guardar um para o cafe da manha pra mim….

    E para cada receita aprovada, eu coloco as fotos no meu FB… mencionarei creditos a sua inspiracao!
    Obrigada pelas dicas,
    Com carinho,

    Naly

  45. Kati 23/08/2014 às 18:55

    eu acabei de fazer, receita simples, rápida, sem gluten e deliciosa. TUDO DE BOM. Segui td igual a receita postada. Adorei e fica o gostinho do coco qdo vc mastiga, muito bom.

  46. Nana 27/09/2014 às 16:03

    Vou fazer ..

  47. Luciana 04/10/2014 às 23:52

    Olá querida!!! Obrigada pela receita, acabei de fazer e ficou maravilindo!!! Gostoso demais! Coloquei um pouco do leite de coco q vc comentou e advinhe?? Ficou ótimo!! Mais uma vez obrigada!! Bjos

  48. Gisele Kojuch 27/11/2014 às 10:07

    Eu chamaria de bolo de banana… massssssss é a melhor receita que fiz até hoje e deu certo!
    Nunca fiz uma receita na minha vida que tenha seguido à risca e dado tão certo assim.
    Ficou divino, ficou delicioso.
    Obrigada por compartilhar.

  49. Isabel 28/11/2014 às 11:06

    Quero muito experimentar essa receita. Porém gostaria de saber se funciona trocar a farinha de coco por farinha de aveia.
    aguardo resposta.
    bjs

  50. Mariana 10/12/2014 às 08:38

    Oi! Descobri seu site hoje e estou adorando, não vejo a hora de chegar em casa e experimentar uma ou mais receitas!
    Sobre a farinha de coco, tenha uma boa dica (que serve também pra qualquer bolo feito com farinhas que não a de trigo). Para deixar o bolo mais fofinho, embora continue a não crescer muito, é só misturar somente as gemas e deixar as claras para acrescentar ao final, como clara em neve. Depois é só acrescentar um pouquinho de maçã picadinha e por último o fermento. Fica aerado e cresce um pouquinho mais!

  51. Joao 25/12/2014 às 23:26

    Vou fazer essa receita, parece ser muito boa!
    Adorei as dicas :)

  52. Isabel 07/01/2015 às 22:24

    Vanessa, que maravilha de receita! Comecei a fazer leite de coco e não sabia o que fazer com as sobras…até encontrar essa receita! Troquei o mel pelo melado. Ficou ótimo! Obrigada! Que você continue iluminando o mundo com receitas saudáveis! Bjs

    • Vanessa Musskopf 12/01/2015 às 13:07

      Oi Isa!!! Obrigada pelo carinho!!
      Deve ter ficado uma delicia com melado!!!
      Bjaooo

  53. aparecida souza 06/03/2015 às 06:10

    posso bater o coco no liquidificador ?

  54. mari 23/03/2015 às 17:31

    Olá, Vanessa! Fiz sua receita passo a passo e o pão não vingou… =(

  55. Caroline 16/04/2015 às 09:24

    Essa foi simplesmente uma das melhores receitas que fiz até hoje!
    A consistência ficou perfeita e o sabor incrível!
    Adorei e vou fazer muito mais vezes…

  56. Marcelle 23/04/2015 às 22:03

    Vanessa fiz o pão com um ovo a mais , achei muito pesado e coloquei por minha conta e risco 1/2 copo de suco de laranja e ficou como um bolo macio,e fofo.Mais não durou nada pois meus filhos comeram ,meu marido amigos ,meu pai e eu. Sobrou um pedicinho para amanhã.PS.: ficou igual a um bolo.