Receita de Pesto Detox

Cansada de colocar a couve no suco todo santo dia? Que tal usar a nossa queridinha para fazer pesto? Isso mesmo: Pesto de Couve,  e ele pode ser usado tanto como molho para massas até como pastinha para sanduíches e canapés!

A combinação da couve com o manjericão faz esse pesto muito especial graças as suas propriedades detox! Pois é, além da couve, algumas substâncias encontradas no manjericão inibem a oxidação de lípidos e proteínas e aumentam a atividade de enzimas que auxiliam na desintoxicação do fígado! E tem mais: apenas 2 colheres de sopa de manjericão fresco fornecem cerca de  27% da recomendação diária de vitamina K. A vitamina K é essencial no combate de doenças como a trombose. Além disso, há evidências de que ela seja importante no fortalecimento de unhas, ossos e dentes. 

Então chega de conversa e anotaí!

Ingredientes:

5 xícaras couve manteiga picadinha, sem o caule!

2 xícaras de folhas de manjericão frescos

4 dentes de alho

1/2 xícara de nozes

1/4 de xícara de azeite de oliva

Sal a gosto

1/2 xícara de queijo parmesão (opcional)

pesto de couve
Fonte: FoodFanatic.com

Para fazer é super simples: adicione a couve juntamente com o manjericão, o alho, as nozes e o queijo parmesão (opcional) num processador. Pulse umas 5 ou 6 vezes até ficar tudo picadinho. Ligue o processador na velocidade baixa e adicione lentamente o azeite de oliva. Com ¼ de xícara de azeite, você terá um pesto bem grossinho, uma pasta. Se quiser uma consistência mais fina para usar como molho de macarrão, acrescente mais ¼ de xícara de azeite até o pesto atingir a consistência que você deseja.

E pronto! Essa receitinha pode ficar até 1 semana na geladeira ou se preferir pode congelar por até 3 meses! Maravilha do mundo moderno, né não?

07

Apr

  1. Mirian 07/04/2014 às 16:57

    Amei!!!!!!
    Amo tudo : couve , nuts
    Hoje vai ter com certeza .
    Valeu , ótima dica .

  2. Gabriela Musskopf 07/04/2014 às 16:58

    Adoreiiii traz pra mim sexta!! Hahahahahaha

  3. Mirian 07/04/2014 às 16:59

    Há e o manjericão adorado tenho um pé em casa super natureba e delicioso , uso em tudooo que posso.

  4. Mirian 07/04/2014 às 18:47

    Feito , fazemos a receita e leva a muda ;)

  5. liselote musskopf 07/04/2014 às 18:56

    quando vires pode levar tenho um pé enorme!!1bjos estamos esperando!!

  6. Luciana 08/04/2014 às 00:29

    Olá, Vanessa, tudo bem? Foi em busca de informação sobre vida saudável que cheguei até o seu blog. Adorei o formato, a forma acolhedora de fazer os leitores se sentirem em casa e a sua generosidade de partilhar conosco suas experiências, descobertas, conhecimentos e receitas… Algumas delas já fazem parte do meu caderninho e elas têm me auxiliado na meta da manutenção de uma vida saudável. Um choque de consciência me atingiu após ver os resultados de exames de rotina e conclui que tinha mais sorte do que juízo… Comecei a fazer exercícios físicos, mas aos poucos fui percebendo que só isso não bastaria para ter uma vida saudável, se eu não fizesse uma reeducação alimentar. Cortei a junk food, optei pelos alimentos integrais, passei a levar lanchinhos mais saudáveis para o escritório, mas ainda tinha barrinhas e outros alimentos industrializados na lancheira… Foi há uma semana que na fabulosa viagem pelo mundo Google, literalmente fui transportada para o seu blog: receitinhas simples, que se adaptam ao meu dia a dia de mega correria, mas ricas em informação e em valor nutricional. Minha lancheira tem estado mais rica em grãos, castanhas e frutas, farelos e farinhas mais nutritivas. Tenho só a agradecer, inclusive por essa receita de pesto que eu amo! Parabéns pela iniciativa e mais uma vez, pela generosidade. ^^

    • Vanessa Musskopf 08/04/2014 às 17:06

      Oi Lu!! Bem vinda!!!
      Sua história é muito parecida com a minha e fico feliz que a Santinha está te ajudando nessa busca por mais saúde!
      E se você fizer o pesto venha me dizer o que achou, hein? :-)
      Beijão e obrigada pelo carinho!

  7. Ingrid 09/04/2014 às 18:02

    Vou fazer!

  8. Martina 09/04/2014 às 22:12

    Que familia linda que te segue e dá apoio /

  9. Leticia Centeno 15/04/2014 às 13:31

    Oi Van!

    Vi uam coisa no insta da I Love Suco esses dias e na hora lembrei de ti e do Santa. Tu viu que nem o suco verde escapou do “proteico”?

    Suco verde proteico! Morram todos! hahahahaha

    bjos, Lê

  10. Régila 29/06/2014 às 11:35

    Vanessa! Amo de paixão seu blog! E fiz a receita, agora quando eu fui provar ficou com um gosto amargo e travoso da couve manteiga, então pedois de feito, peguei o pesto e fiz um pralá e pracá na frigideira e ficou SENSACIONAL!

    Postei até no meu blog! https://seviranadieta.wordpress.com/2014/06/29/molho-pesto-detox/

  11. Clarisse 02/07/2014 às 10:38

    Eu fiz pesto de couve essa semana, mas adaptando um pouco a sua receita (culinária intuitiva total!): derreti 3 cubos de gelo de couve e temperei com manjericão, azeite, alho, sal e pimenta do reino.
    E a sua semana da abobrinha me inspirou também. Como eu odeio abobrinha, tenho inventado algumas coisas com ela, com alguma frequência, até me acostumar e incluir de vez no meu cardápio. Um legume/vegetal “estranho” por vez.

    • Vanessa Musskopf 02/07/2014 às 10:50

      Hahahaha Ri alto com a última frase, Cla! Esse é o espírito “um passo de cada vez”!!!
      Amei a tua adaptação, ótima dica!!!!
      Bjao