Receita de salada com patê atum!

Com a minha caixinha da Bluebox (minha mesmo!!! #ediçãoSantaDieta) em mãos, usei da nossa já conhecida #culináriaintuitiva para me inspirar numa receita da Revista Dieta Já desse mês: a salada de atum!

Nada pode ser mais saudávelsimples de fazer do que uma salada, né? E essa também não tem mistério! A ideia é colocar o repolho roxo de “cama” para os outros ingredientes. O repolho, além de ser baratinho, tem componentes funcionais que podem reduzir desde o risco do câncer até retardar o envelhecimento da pele. A versão roxa é rica em antocianinas, o mesmo componente que confere os poderes da uva e do vinho em relação à proteção cardiovascular e também contém o dobro de fósforo, mineral essencial para a saúde dos ossos e mais uma boa dose de selênio e vitamina C.

Aí é só usar a imaginação ou… o que você tiver em casa. Eu – no caso – usei o que eu tinha em casa! 

SALADA DE ATUM NO REPOLHO ROXO

1 cenoura média ralada

1 xícara de repolho branco cru, cortado em fatias finas

1 xícara de repolho roxo cru, cortado em fatias finas

1/2 cebola picada

1 tomate picado em cubinhos

1 lata de patê de atum (você também pode usar o atum sólido conservado em água)

2 colheres de chia

Gengibre ralado (se gostar!)

#SANTADICA: Não temperei a salada e não usei sal, porque o próprio patê já serve de molho é salgadinho o suficiente para essa porção.

Essa foi a versão de hoje, mas eu já fiquei pensando em aproveitar o resto do repolho roxo para fazer uma com cenoura e abobrinha ralada, broto alfafa, aipo bem picadinho, tomatinho cereja e atum… hmmm! Pra comer rezando! 

 

salada com patê de atum

23

Oct

  1. Mirian 23/10/2014 às 15:35

    Adoeri a receitinha , vou fazer amanha para o almoço porque principalmente no verão, com este calorão (aqui ta muito quente ) uma salada é tudo de bom.
    Eu só vou acrescentar uma maçã ou raladinha ou bem picadinha. Adoro a combinação de repolho e maçã.
    Obrigada pela dica da saladinha .
    Beijos.

    • Vanessa Musskopf 23/10/2014 às 17:47

      É verdade!!! Salada é tudo de bom nesse calor!!
      Boa dica da maça, Mi! Adorei!!!!
      Bjao

  2. Nádia 23/10/2014 às 16:08

    ADORO esse patê, costumo usar como recheio de um dos sanduíches naturais (alterno entre esse e um de frango com pasta de soja e ainda um de blanquet de peru com cream cheese ou creme de ricota light) que trago pro trabalho… acho mais prático pro dia-a-dia do que ter que fazer minha própria pasta com atum em água e requeijão. E, realmente, o sabor dele sozinho já é suficiente, vou testar com salada também!

    :* Van!

  3. Nat Petry 30/10/2014 às 17:47

    Vanessa, como lidar com as porções individuais na hora do preparo?
    Eu sempre cozinho só pra mim, e acho tão difícil porcionar. Gosto de evitar o desperdício, mas não quero cozinhar mais do que vou comer. (não gosto de guardar na geladeira pra comer mais tarde, pq sempre quero comer comida fresquinha)
    Aí tu quer fazer uma salada com vários legumes, mas usa só um pedacinho de cada :/ Essa tua receita por exemplo, dá para umas 5 refeições. rs
    Tem alguma dica? Acho que isso poderia render um post, né? (:
    beijo!

    • Vanessa Musskopf 31/10/2014 às 19:51

      Oi Nat!!! Eu sei bem como é difícil… eu não sei bem dimensionar tb e levei um tempão até comprar o suficiente no supermercado para que não estragrasse. O que eu faço é cozinhar bastante e congelar porções para dias de preguiça extrema. hehehe
      Essa salada parece grande, mas foi o almoço meu e da minha vó!! Duas pessoas! O lance seria tu cortar pela metade essa receitinha, só pra vc!!
      Eu tenho um post sobre “quanto tempo dura cada alimento” http://santadieta.com.br/dicas/santa-dica-quanto-tempo-dura/, mas vou pensar nessa tua ideia!! <3 obrigada, queriiis!!
      Bjoo

  4. Rute de Oliveira Souza 31/10/2014 às 12:13

    Adoro tudo com Atum! Vou testar…
    Hummmmm

    Beijos