Receita de suco anti-inchaço

Porque não basta ficar naqueles dias… tem ficar inchada também! Mas não se desespere se, alguns dias antes da menstruação, sua calça não está mais fechando: você pode estar retendo líquidos. A variação hormonal – além da predisposição genética – estão por de trás dos quase 3 kg a mais que a balança pode mostrar nesse período. A constipação também é um problema durante a TPM, o que aumenta ainda mais o desconforto.

Vale lembrar que o inchaço pode sinalizar uma série de outros problemas de saúde, como doença renal, cardíaca, vascular e até problemas hormonais. Procure um médico para descartar qualquer doença mais grave relacionada a esse sintoma. Se o seu problema for só a menstruação, não precisa sair comprando roupas novas para usar nesses dias! Eis algumas dicas que podem ajudar a diminuir o inchaço.

6 DICAS PARA REDUZIR O INCHAÇO:

1- Beba muita água:  Parece contraditório, né? Mas beber bastante água faz os rins funcionarem melhor, o que estimula a eliminação do excesso de líquidos. Fique longe das bebidas gasosas e com cafeína (café, chá preto, chá verde…). A cafeína interfere na remoção de toxinas e pode deixar você inchada. Bebidas alcoólicas também deve ser evitadas

2- Diminua o sal: O motivo é simples: sal retem líquido. Mesmo que você não utilize sal para temperar sua salada ou no cozimento dos alimentos, dê uma olhada nos ingredientes dos produtos que você compra. Sopas enlatadas ou de pacotinho, vegetais em conserva, pratos congelados, condimentos, embutidos e, claro, salgadinhos todos são ricos em sódio.

3- Mexa-se: 30 minutinhos de exercício aeróbico em sua rotina já ajuda (e muito!) a combater a retenção hídrica. O exercício, além de promover a circulação sanguínea, reduz o inchaço porque força o corpo a redistribuir a água. Caminhar, dançar, andar de bicicleta, por exemplo, também auxiliam na passagem de gás através do aparelho digestivo e melhoram os movimentos intestinais.

4- De olho na alimentação: A ingestão de fibras ajuda no funcionamento do intestino e na consequente eliminação de toxinas. Dê preferência a frutas, legumes e grãos ricos em potássio e magnésio que ajudam o corpo reduzir o inchaço. O magnésio, por sua vez, é ótimo para amenizar outros sintomas da TPM. Mas esteja avisada: alguns vegetais podem dar gases, especialmente brócolis, couve-flor, repolho e feijão. Melhor evitá-los nesse período!

5- Drenagem linfática – É quase um milagre e eu já mostrei para vocês o efeito, aqui nesse post.

6- Não tome diuréticos – A não ser que um médico tenha prescrito, essa é a pior maneira de se livrar da retenção de líquidos durante a TPM. Os diuréticos induzem à perda de água e a eliminação artificial de urina, pode acarretar na perda de minerais importantes, como o potássio.  Lembre-se: inchar durante a menstruação é normal, vai passar e você vai servir na sua calça preta de novo!! ;-)

Keep calm e anote a receita de um suco que pode te ajudar a reduzir o inchaço:

  • suco de 1 limão
  • 2 maçãs bem picadas – As maçãs contêm um laxante natural e neste suco atuam no combate à constipação juntamente com o limão
  • 2 talos de salsões (aipo) bem picados  – Ao mesmo tempo que o aipo hidrata as células, ele estimula a remoção do excesso de toxinas através da urina. O aipo ainda tem um composto chamado ftalida, que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial.

10

Dec

  1. Mirian 10/12/2012 às 19:44

    Adorei tenho todos estes problemas somados sem menstruar pois já estou na menopausa , mas tem dias mesmo assim que estou um balãozinho e acho que suas dicas vão ajudar bastante.
    Valeu , obrigada,amei

    • Vanessa Musskopf 10/12/2012 às 20:04

      Oi Mãe! Com certeza! Na menopausa as mulheres também incham devido as alterações hormonais, então pode tomar o suco sem problemas, vai ajudar bastante!
      Bjos

  2. Katia 10/12/2012 às 23:22

    Amanha vou experimentar!
    Obrigada pela dica!

    • Vanessa Musskopf 11/12/2012 às 11:04

      Experimenta e depois me conta Katia! Hoje vou tomar mais um pouquinho, pq a coisa tá crítica aqui!! hehehe bjs

  3. Paula 11/12/2012 às 18:08

    Com certeza vou tentar esse suco! Otima ideia e super simples ;)

  4. Alessandra 23/02/2013 às 19:26

    Eu tenho problema sério de retenção de líquidos e aliado a isso não sou assim uma consumidora fiel de água, vi a receita e me animei, porém na minha cidade não é comum encontrar salsão, tem algum substituto?

    • Vanessa Musskopf 24/02/2013 às 00:59

      Oi Ale! Pior que pra essa receita o salsão é fundamental. Tô pesquisando novas receitinhas sobre isso, comprei vários livros e vou postando aqui na medida q eu for experimentando. Fica ligada! Bjao

  5. Débora Siqueira 31/03/2013 às 21:44

    Vanessa,

    A maçã deve ir com casca, ou sem?
    Obrigada!

    • Vanessa Musskopf 07/05/2013 às 08:35

      Eu coloco sempre com casca e tudo, Debs! Mas pode descascar se preferir! Bjao

  6. Deborha 09/07/2013 às 14:37

    E bate tudo no liquidificador é?
    Gente, é incrível a quantidade de mulheres que têm retenção de líquido. Entre elas eu…

  7. rosana alves 15/08/2013 às 13:06

    olá Vanessa,esse suco serve para quem retenção de liquido e muito como eu,pois tudo q como parece que engoli um boi,e como pouco.

  8. CLARICE 12/09/2013 às 18:30

    GOSTEI DAS DICAS OBRIGADA VOU FASER

  9. ANdreia Ferraz 15/09/2013 às 22:21

    olá! Qual a quantidade de água uso para o suco?
    Obrigada

    • Vanessa Musskopf 16/09/2013 às 09:40

      Oi Andreia!
      Eu não coloco água, só o suco do limão mesmo. Se você quiser pode acrescentar, mas vai depender se você gosta de um suco mais ou menos líquido!
      Bjao!!

  10. jeane 16/10/2013 às 23:24

    Quan de suco de limão eu coloco

  11. Dani 17/12/2013 às 18:41

    Só o aipo não tem outro???

  12. cristina 27/01/2014 às 13:40

    ola eu tomei uma injeçao e fiquei muito inchada,o medico falou que vai levar 6 meses para eu voltar o normal.que posso fazer?estou muito inchada…

  13. Liege Almeida Martins 03/02/2014 às 19:17

    Adoro as suas dicas, já experimentei vários sucos seus e achei todos ótimos. Vou experimentar também esse contra inchaço, tenho certeza que vai diminuir a minha retenção hídrica causada pela reposicão hormonal em função da menopausa. Obrigada!!

  14. simone ricardo da silva 19/04/2014 às 22:51

    adorei suas dicas, vou fazer est sucos no proximo mes,abrigado

  15. Isabel 23/01/2015 às 19:44

    Vanessa,tenho 43 anos e menopausei há 3 anos e gostaria de saber se,na menopausa é comum a retenção de líquidos e u aumento na região abdominal,mesmo fazendo atividades físicas diariamente e tendo alimentação super controlada.
    Tomo suco de limão com gengibre e suco de melancia com gengibre e linhaça.
    Desde já,agradeço

    Isabel

    • Vanessa Musskopf 24/01/2015 às 14:00

      É normal sim, Isa! Nossos hormonios mudam mto!! Conversa com tua nutri e gineco para saber quais as novas medidas que vc vai precisar tomar a partir de agora!!
      Bjaoo