Suco Anti-tudo!

Dar um título a uma matéria é o grande dilema do jornalismo. Afinal, como prender a atenção do leitor tendo espaço e caracteres contados? Aqui no Santa Dieta, dar nome aos sucos é o grande drama desta jornalista que vos escreve. O suco de hoje leva este nome “suuuuper” criativo porque os ingredientes possuem propriedades antioxidantesanti-inflamatórias, anticancerígenas, antirreumáticas, antiespasmódicas Enfim, anti-QUASE-tudo! Anota aí!

RECEITA SUCO ANTI-TUDO:

2 laranjas

½ Romã

1 colher de sopa de alecrim desidratado

Modo de fazer: Esprema o suco da laranja, coloque no liquidificador junto com a romã e o alecrim. Bata tudo no liquidificador e coe!

Falou em LARANJA, lembrou de vitamina C. Mas não é só isso. A fruta ainda é rica em cálcio (isso mesmo! CÁLCIO, aquele que a gente achava que só existia no leite) e potássio. Mas o destaque desta receita fica por conta do alecrim e da romã. Vamos começar pelo alecrim.

ALECRIM é uma planta cercada de misticismo. Gregos e Romanos a consideravam uma erva sagrada. Era usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos e afastar mau-olhado. Oi? Me vê 1 kilo?

Atualmente sabe-se que suas folhas são ricas em:

  • ferro, cálcio e vitamina B6;
  • betacaroteno, que auxilia no desenvolvimento e manutenção da estrutura da pele;
  • ácido rosmarínico, poderoso antioxidante e anti-inflamatória, que protege o cérebro dos radicais livres, diminuindo o risco de acidentes vasculares cerebrais e doenças como Alzheimer. O ácido rosmarínico é encontrado em ervas como o alecrim, sálvia e oregano;
  • vitamina E, um antioxidante que atua combate a radicais livres e ajuda a prevenir o câncer de mama.

E tem mais:

  • o alecrim aumenta o funcionamento do fígado e age como um diurético contribuindo para reduzir o inchaço;
  • alivia os sintomas da TPM, como cólicas;
  • trata enxaquecas;
  • reduz o açúcar no sangue;
  • e por aumentar a pressão arterial, pesquisas já mostraram eficácia no combate disfunção erétil.

A receita original não explicava se era alecrim fresco ou desidratado.  Então, usei o alecrim que eu tinha em casa, aquele que a gente usa para temperar carnes. A diferença entre o alecrim fresco e o desidratado é que este último tem o sabor um pouquinho mais forte,  mais concentrado, portanto é recomendável usar uma quantidade menor. Uma colher de sopa já basta para adicionar toda “interessância” fresca e doce do alecrim.

ROMàtambém possui algumas lendas interessantes. Os antigos egípcios, por exemplo, enterravam seus mortos próximos a pés de romãs por acreditarem que elas lhes trariam vida eterna. Vida eterna, eu não sei… Mas a Romã pode melhorar e muito sua vida terrena! A fruta está cheia de antioxidantes que auxiliam na absorção de vitamina C e que são capazes de evitar que o colesterol “ruim” (LDL) oxide e cause aterosclerose, ou endurecimento das artérias.

A romã  também funciona como uma aspirina natural, evitando a formação de coágulos no sangue. Outros estudos revelaram que, ao longo do tempo, a fruta pode ajudar a combater a disfunção erétil. Seria a combinação Romã e Alecrim, o fim do Boston Medical Group? ;-)

Prove e comprove!

21

Dec

  1. Taissa 21/12/2012 às 11:39

    Sério, além de adorar o conteúdo, eu sempre me divirto muito lendo teus post! Adoro romã, vou fazer esse suco certo!!!! Super dica

    • Vanessa Musskopf 21/12/2012 às 12:04

      Guria, FAZ! Quando eu descobri a receita, eu pensei: ALECRIM!?!? No suco??? Pode isso, Arnaldo??
      E não é que ficou uma delícia!!!! Fora os benefícios, né?
      Beijão, amiga!

  2. Paula 21/12/2012 às 11:53

    Haha seus posts sao otimos! Super informativos sem ser chato. Tenho q parar de ser preguiçosa e tentar esses sucos, não tomo nenhum industrializado nem sinto falta mas amo frutas dai as variações e misturas nos sucos me deixam com água na boca! Dá trabalho mas quanto mais fresco melhor. Vou fazer um esforço esse fim de semana rsrs
    ;*

    • Vanessa Musskopf 21/12/2012 às 12:03

      Hahaha! Obrigada, Paula! Eu cuido um monte para não ficar um blá blá blá sem fim, mas é que é tanta coisa legal que tem pra falar! Tenta fazer os suquinhos, sim! É muito delícia e tão refrescante nessa época do ano! Bjaooo

  3. Dani Modesto 22/12/2012 às 12:32

    Vanessa,
    Tenho que fazer minha lista de sucos, sempre bebia pela manhã antes de ir para o trabalho; mas estou decidida a adotar uma reeducação bem difícil que é comer apenas frutas e alimentos crus depois das 18h. E como para isso tenho que caprichar no café da manhã vou deixar meus sucos para a noitinha…

    Acho seus textos incríveis!

    • Vanessa Musskopf 23/12/2012 às 10:33

      Criar um hábito é difícil, mas nesse caso vale a pena o nosso esforço!!! Tamo junto, Dani!! Feliz Natal!!! Bjooos

  4. Valter 19/05/2013 às 22:26

    Oi Vanessa,

    Esse romã corta em pedaços e poe no liquidificador ou são somente as sementes?

  5. Renata gomes 20/01/2014 às 19:22

    Oi vanessa,tem alguma receita para emagrecer,bjs..

    • Vanessa Musskopf 06/02/2014 às 12:28

      Para emagrecer “não tem milagre”… é reeducação alimentar e exercícios físicos! ;-) Os sucos servem apenas para termos uma nutrição mais completa, com vitaminas, minerais e outras substâncias boas para nossa saúde.
      Bjão

  6. simone ricardo da silva 19/04/2014 às 23:03

    amei a dica do alecrim e da roma, vou passar p minha mae ela vive enchada e isso a encomoda muito, obrigada,bjss