Manual do Suco Verde: muito além da couve!

Já confessei (e não tenho vergonha de admitir) que não foi tarefa fácil acostumar meu paladar aos sucos verdes. Hoje, ciente dos benefícios e mais acostumada ao gosto dos alimentos “de verdade”, os sucos fazem parte da minha rotina. Se você tem dificuldade em comer frutas e verduras, os sucos podem ser uma saída.

Aí você decide testar e se depara com inúmeras receitas e modos diferentes preparar. E vem a dúvida: qual é a melhor? Essa foi justamente a pergunta que uma leitora me fez. Ela notou que muitas receitinhas usavam espinafre ao invés de couve e me perguntou qual era a melhor opção.

Como a ocasião faz o ladrão, quer dizer, a blogueira, corri para pesquisar as propriedades das 4 folhas que uso nos meus sucos.

Agrião, Espinafre, Rúcula e a Couve – em sua forma mais conhecida aqui em casa: o gelinho!

Começamos pela nossa queridinha: a couve! Verdura indispensável na culinária brasileira, a couve é barata e cheia de propriedades bacanas. Você já sabe: vitaminas e sais minerais. E tem mais: a couve é composta por substâncias que têm ação desintoxicante e que fortalecem o sistema imunológico, chamadas de glicosinolatos. Repete comigo? GLICO-SINO-LATOS.

Mas o destaque fica por conta da sua influência na saúde dos ossos. Alguns especialistas apelidaram a couve de “leite verde”. Bizarro, eu sei! Isso se deve ao fato de que a couve possui dois ingredientes essenciais para a formação dos ossos: o cálcio e o magnésio. O leite da vaca, por exemplo, tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que o corpo necessita. Mas cálcio não é bom para os ossos?? Sim, é! O problema é que o cálcio em excesso rouba magnésio do organismo. E onde está a maior parte do magnésio? Dentro dos  ossos!!! Ou seja, ao invés de combater a osteoporose, cálcio demais poderia até causá-la! Na couve essa proporção é exata.

Por fim, a couve é riquíssima em vitamina A: 100 gramas de folhas fornecem cerca de 512% da recomendação diária. Alimentos ricos nesta vitamina são conhecidos por oferecer proteção contra câncer de pulmão e da boca. A vitamina A ainda é fundamental para uma pele saudável e é essencial para a visão. Pele mais bonita é um dos primeiros efeitos que você começa a perceber, depois que o suco de couve entra na sua rotina. Experimente!

Rumores dão conta de que os antigos romanos usavam a rúcula numa mistura afrodisíaca que lhes garantiria… digamos… mais potência. Lenda ou não, a rúcula é uma excelente fonte de energia. Contém pouquíssimas calorias e ao mesmo tempo é rica em fibras e minerais, além de vitaminas A, C, K e P.

Muitos especialistas acreditam que o benefício mais importante da rúcula é o de melhorar a qualidade do sangue. A vitamina K é essencial para uma coagulação adequada. Além disso, a planta é rica em ferro – que auxilia na produção das células vermelhas do sangue, e em potássio – que contribui para a regularização dos níveis da pressão arterial.

O agrião já foi – e ainda é – usado como um medicamento contra tosse, bronquites e outras doenças pulmonares (alô, Melagrião!) e também como uma especiaria, por seu sabor um tanto quanto picante.

O agrião é mais rico em ferro do que a couve e o espinafre, e os talos são fontes de iodo. Mas não é só isso! Outra característica dessa planta é presença de caroteno. O agrião só perde para a cenoura em concentração de caroteno.Essa substância antioxidante é conhecida como provitamina A, pois ela se transforma em retinol – a forma natural da vitamina A – em nosso corpo.

Destaque ainda para a vitamina C. O agrião fresco tem mais ácido ascórbico do que algumas das frutas e legumes. Cerca de 100 gramas de folhas, correspondem a 72% da recomendação diária de vitamina C. Estudos sugerem que o consumo regular pode prevenir a deficiência de ferro e também aumentar a imunidade. O agrião ainda é depurativo e diurético.

Mas atenção, gravidinhas: O agrião tem efeito abortivo e deve ser evitado durante a gravidez! Fale com seu médico e nutricionista para maiores esclarecimentos. E quem tem problemas na tireoide também deve procurar recomendações de um especialista.

Uma vírgula mal colocada pelo Dr. Emil von Wolf e o espinafre entrou para o rol da fama como um dos alimentos mais ricos em ferro da natureza. A verdade só seria descoberta sessenta anos depois, mas reputação já estava feita. Ele é a verdura mais utilizada nos Estados Unidos e, por isso, quando você procurar receitinhas de suco verde gringas, a maioria vai utilizar esse vegetal.

O espinafre contem mais proteínas do que a maioria das verduras e suas folhas são ricas em vitaminais e minerais, como:

  • Vitamina A, vitamina C e folato. O folato desempenha uma função importante para a saúde do coração, uma vez que ele ajuda a converter a homocisteína em uma substância inofensiva para o nosso organismo. A homocisteína é um aminoácido que, estando em níveis muitos altos no sangue, pode causar ataque cardíaco ou derrame.
  • Potássio. Uma xícara de espinafre cozido fornece quase duas vezes mais potássio do que uma banana pequena.
  • Luteína e Quercitina. Dois poderosos antioxidantes que contribuem para uma visão e pele saudáveis.
  • O espinafre também é uma boa fonte de ferro – mineral essencial para as células vermelhas do sangue. Vale lembrar que o ferro de origem vegetal não é tão facilmente absorvido como o das carnes. Para melhor absorção, coma espinafre com alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina C, como laranja ou tomate.

Apesar disso, o espinafre pode causar alguns efeitos colaterais quando consumido em excesso.

O espinafre apresenta altas doses de ácido oxálico, uma substância que pode se ligar com ferro e cálcio e diminuir a absorção destes nutrientes. O ácido oxálico do espinafre também pode fazer com que os níveis de oxalato de cálcio na urina aumentem, promovendo o aparecimento de pedras nos rins. Se você é propenso a pedras nos rins, converse com seu médico sobre o consumo de espinafre.

Para os demais que – assim como eu – não tem esse problema, o consumo é liberado, afinal esse vegetal fornece uma variedade de nutrientes benéficos. A grande sacada é VARIAR no uso das verduras. Você está de dieta, mas não está condenada a comer – pelo resto da vida – somente um tipo de folha. Experimente e veja com qual seu paladar se acostuma melhor!

16

Jan

  1. Leticia Centeno 16/01/2013 às 14:40

    Oi Van!

    Mais um post incrível. Adoro esse blog <3.

    Eu gosto de praticamente todas as folhas verdes, então como tudinho sem problemas. No suco eu acho que depende dos outros ingredientes para conseguir um saber legal, né?

    Agora vou confessar que nunca pensei em colocar agrião ou rúcula no suco. Vou experimentar.

    PS: Já aderi ao gelinho de couve!!

    BjoBjo

    • Vanessa Musskopf 16/01/2013 às 15:15

      Menina eu A-D-O-R-O com rúcula!!! Dá um tom picante pro suco!! Experimenta!

      • Elzita Ramos Silva 09/01/2014 às 16:45

        tenho pedras nos rins posso comer rúcula alface e tomate? que são as verduras que mais gosto.

        • Vanessa Musskopf 09/01/2014 às 16:52

          Elzita, a única pessoa que pode te falar o que você pode ou deve evitar comer – é uma nutricionista! Consulte uma!
          bjão

  2. Gabriela 16/01/2013 às 15:53

    Oi Vanessa!
    Conheci seu site alguns dias atrás e gostei muito!
    Adorei o post até porque eu já tinha uma dúvida pra tirar sobre o assunto.
    Eu já tentei fazer sucos com couve, mas eu nunca consigo gostar muito porque apesar de bater no liquidificador um tempão, o suco fica cheio de fiapinhos =/
    Mas fico com receio de coar e perder tudo de bom que o suco traria! E ai? Posso coar ou não vale a pena?

    • Vanessa Musskopf 16/01/2013 às 16:32

      Oi Gabi!
      O ideal é não coar, pois perderia a fibra. Coar só é recomendado pra quem tem intestino irritável, por exemplo, que o excesso de fibras poderia fazer mal. Mas você já tentou fazer o gelinho de couve? http://santadieta.com.br/tag/gelinho-de-couve/ Experimenta!!
      Acho que fica melhor para o paladar e ainda beeeeeem geladinho!
      Bjao

  3. Taiana 16/01/2013 às 16:00

    Olá! :)

    Também sou adepta do suco verde (meu preferido é:melão+laranja+hortelã+gengibre+couve).

    Acho a rúcula e o agrião bem fortes e deixam um gosto ruim, mas costumo misturar com bastante hortelã e gengibre!! Suco com espinafre fica bem bom!!

    beijos

    • Vanessa Musskopf 16/01/2013 às 16:33

      Oi Taiana!
      É verdade, a rúcula e o agrião dão um gostinho picante mesmo! Mas sabe que eu gosto? Vai de cada um, né? Tem que ir experimentando mesmo!!
      Adorei tua receita! Vou experimentar, tô com um melão dando bandeira aqui em casa!! :)
      Bjao

  4. Ana Luiza 18/01/2013 às 09:42

    Oi, Vanessa!!

    Excelente post, bem esclarecido.

    Só um adendo: a informação sobre o oxalato de cálcio serve tanto para o espinafre quanto para a couve. Quando consumida crua, em sucos ou saladas, ela também oferece altíssimas doses de ácido oxálico.

    Parabéns pelo blog! Sempre o indico :)

    • Vanessa Musskopf 18/01/2013 às 10:31

      Oi Ana Luiza! Obrigada!
      Não sabia que a couve tinha altas doses de ácido oxálico. Nas leituras que eu fiz, dizia até que ela auxiliava o organismo a expelir o oxalato de cálcio!! Depois que ela é cozida, essas doses diminuem certo? Mas também já li que não se deve cozinhar mto a couve, pois ela perderia seu valor nutricional. A nutrição é tão cheia de pequenos detalhes, né? Que loucura!
      De qualquer forma, a ingestão de fibras e vitamina C parece diminuir a absorção de oxalato de cálcio e a consequente formação de cálculos, certo?
      Por isso é tão importante, quando estamos de dieta, VARIAR A ALIMENTAÇÃO. Não só para não enjoar, mas também para aproveitar os benefícios e propriedades de cada alimento!
      Obrigada pelo help! Adorei!
      Bjs

  5. Amanda 09/04/2013 às 19:54

    Boa noite. Aprendi a fazer o gelo de couve. Só uma dúvida: Dá pra fazer gelo de várias folhas misturadas ou só dá pra fazer gelo só de couve, ou só de espinafre, ou só de rúcula, ou só de agrião?
    Abraços

    • Vanessa Musskopf 10/05/2013 às 01:40

      Arrasa na mistura sim, Amanda!! Desde que tu goste do gostinho, vale tudo!!! Culinária Intuitiva!! :)
      bjaooo

  6. ANGELO 10/05/2013 às 10:42

    Adorei a forma com que vc escreve as dicas!
    Apaixonante!
    Bom humor é tudo!

  7. ANGELO 10/05/2013 às 10:53

    Meu bem, quero compartilhar minha experiência contigo:
    Sou Advogado, casado, 39 anos e moro em Salvador-Ba.
    Tenho 1 ano num programa de reeducação alimentar.
    Nesse período eu perdi 25kg (se quiser te mando as impressionantes fotos).
    Minha dieta balanceada incluiu o uso da faseolamina.
    Agora parei de fumar e estou na academia.
    Posso te dizer que tudo (absolutamente tudo) melhorou.
    Só tenho um arrependimento…demorar demais pra perceber o quanto eu estava carente de um carinho vindo de mim mesmo.
    Bjs

  8. Fabiana 21/05/2013 às 16:28

    Olá, sou gestante de gostaria de saber se posso tomar esse suco sem problema, e como devo preparar os cubinhos.
    Obrigada e bjinhos

  9. Débora 10/07/2013 às 16:21

    Oi Vanessa, sempre venho ao Santadieta para ver as dicas e novidades. . Temos um filho de 2 anos que está com alergia a proteina do leite, soja e ovo. Desde então adotamos o leite verde na dieta dele (a princípio, para atender a necessidade do cálcio). Gostaria de esclarecer uma dúvida com você: além da couve e brocolis, adicionamos no suco uma banana, uma maçã, um pedaço de mamão e uma laranja (fica simplesmente maravilhosa e ele toma tudinho). A laranja por possuir vitamina C ela rouba o cálcio e acentua mais o ferro? Tentei dar somente o suco puro da couve e brocolis para obter o maior percentual do cálcio mas ele rejeitou! Você tem alguma sugestão? Desde já agradeço sua atenção e parabéns por excelente blog! Débora Araújo

    • Vanessa Musskopf 07/08/2013 às 15:52

      Oi Débora!! Na verdade, a vitamina C ajuda a aumentar a eficiência da absorção de cálcio, mas o cálcio é que dificulta a absorção do ferro. Loucura né? O importante é dar uma alimentação beeeeem variada pro teu filhote e assim não vai faltar ferro nem cálcio! Qualquer dúvida procurar uma nutri especializada em nutrição infantil!
      Beijao!!!

  10. Silvana 15/08/2013 às 14:05

    gostaria de saber se o suco de agriao e o suco de couve, faz mal para quem tem hipotiroidismo!!! eu tenho, mas adoro suco verde!!!

    • Vanessa Musskopf 22/08/2013 às 21:41

      Oi Sil! Vou escrever sobre isso! Muita gente me pergunta e eu tb tenho hipo e tomo suco. O que eu faço é um rodizio entre as folhas sempre.
      Bjao

  11. elaine 18/09/2013 às 22:41

    Bebi por muitos anos,tive uma vida desregrada, judiei muito do meu figado, gostaria de saber se consigo recupera-lo com produtos naturais, e qual tipo de suco você indica, ñ me importo com o gosto, pois nada é pior que o gosto da aguardente, se tiver uma receitinha agradeço..

    Elaine vargas

  12. Luiza Brault 30/09/2013 às 12:01

    Oí Vanessa, eu tenho uma dúvida. Comprei rúcula hidropônica,gostosinha e com
    o tradicional ardido. Plantei numa jardineira, na terra, colho toda semana mas…Observei que elas não tem mais o ardido nem o gosto de rúcula, por que será? Tá faltando alguma coisa no plantio? Se vc tiver alguma orientação pra mim eu ficarei agradecida se me enviar, pois adoro rúcula. Abração.

  13. fátima 12/11/2013 às 18:39

    quanto tempo começa fazer efeito?

  14. Agenor Pereira 22/11/2013 às 12:29

    Olá Vanessa,eu luto a anos com o Diabétis tipo II,perca de proteínas nos rins,Titreóide e Hipertenção Arterial.Tenho 48 anos sou corretor de Imóveis,e gostaria de ter uma indicação sua sobre algum suco específico,pois gosto de tudo que é verde.Obrigado e parabens pelo site !!!

  15. jairo hildebrando 29/12/2013 às 12:39

    Gostaria de saber se posso misturar 02 folhas de couve, 03 ramos de espinafre, 03 ramos de agrião,(tudo com talo) 01 cenoura grande e suco de 01 laranja lima para fazer suco. Tenho feito algo em torno de 350 ml e bebido. isso, nessa proporção faz mal. faço uma vez ao dia (de manhã) e quero fazer também a noite. (posso?)

    • Vanessa Musskopf 02/01/2014 às 15:43

      Pode fazer assim, Jairo!
      Quanto a maneira de tomar o ideal é sempre pela manhã e em jejum. Não precisa tomar a noite! Até suco verde em excesso faz mal! Qqr dúvida procure uma nutri pra te auxiliar! Bjao

  16. Mayra Boppre 18/01/2014 às 16:34

    Oi Vanessa, tudo bem?
    Eu não tenho tempo de fazer o suco pela manhã (saio super cedo para a academia), então estava pensando de tomar a noite.
    O que você acha? O suco só funciona pela manhã e em jejum?
    Muito obrigada!
    Mayra

    • Vanessa Musskopf 06/02/2014 às 12:28

      Oi Mayra!
      Esse teu comentário me deu a ideia de criar um Manual do Suco verde! Já fiz um post respondendo a tua dúvida!! Espero que goste e te ajude!!
      Beijão!

  17. Marilise 23/01/2014 às 22:10

    Olá! Já procurei em vários sites, mas não encontrei nada q fale q
    suco de couve faça mal, se consumido em excesso..,
    Hj minha secretaria preparou o suco pela manhã p eu levar
    p o trabalho e só lembrei de consumi-lo as 16h e apenas
    10 minutos depois eu comecei a passar mal…
    Tive vômito e diarréia e tenho certeza de q foi do suco q tomei
    (Abacaxi, gengibre e couve).
    Vc poderia me dizer o q poder ter acontecido?

    Obrigada!

    • Vanessa Musskopf 24/01/2014 às 00:14

      Marilise, com esse calor que tem feito, provavelmente uma bactéria pode ter contaminado o suco ja que demorou mto para vc tomar. Vomito e diarreia eh um sinal de intoxicação.
      Suco verde nao faz mal!

    • leonardo 13/04/2014 às 12:39

      Vomito e diarréia não necessariamente são ruins, eles ajudam a limpar teu estomago e seu intestino…aproveite quando for assim e fazer uma boa limpeza no corpo, com muita água e alguns sucos diuréticos e depurativos. depois vai perceber a leveza e o funcionamento do organismo em colocar tantas coisas para fora.

  18. Sandra 10/02/2014 às 15:55

    Ola eu moro na hollanda e enfelizmente aki eu nao encontro a couve entao gostaria de saber qual outra folha pode subistituir a couve manteno os mesmo valor nutricional

  19. Thailine 10/02/2014 às 23:13

    Olá, no suco verde ao colocar a couve, eu preciso cozinha-la?

    e as outras folhas? posso come-las cruas?

    obrigadaaaa..

  20. juy 15/02/2014 às 10:33

    amei saber de tudo…principalmente da couve pois aceitei bem o suco e gostei de saber de seus beneficios.

  21. Neuza 19/02/2014 às 17:11

    Oi estou grávida de seis meses e queria saber se posso tomar esse tipo de suco…?
    Adorei o blog parabéns !!!
    Bjus

    • Vanessa Musskopf 24/02/2014 às 17:28

      Oi Neuza! Amei sua pergunta!!!
      Vou atrás de resposta e em breve farei um post!!!
      Bjão!!!

  22. Thaís Geledan 24/02/2014 às 17:26

    Adorei este post das folhas. Perfeito!!

  23. Patricia 21/03/2014 às 10:26

    Ola,
    Posso substituir a água de coco, pela a água natural??
    amei tudo Bjss.

  24. MILA 24/03/2014 às 23:35

    Oi adorei tudo que li.
    Uma curiosidade, pra prevenção cancer de mama, sugerem o consumo do brocolis. Como não gosto muito de comer brocolis, comecei a substituir ou colocar junto com outras folhas verdes. No inico achei + amargo, ja que não adciono açucar. Mas passei a gostar. Qual sua opinião ou sugestão sobre o brocolis no suco…? OBRIGADA VANESSA.

    • Vanessa Musskopf 12/05/2014 às 22:08

      Oi Mila! É muito bacana sim, o brocolis tem propriedades super importantes pra nossa saúde!!! E que bom que você insistiu em fazer o suco com ele, a gente se acostuma com o gosto e depois sente até falta, neh?
      Bjao!!

  25. Cidinha 03/04/2014 às 09:23

    Faço suco verde com qulquer coisa verde que vejo pela minha frente, como couve, couve do brocolis, etc e sempre coloco outras coisas como limão, beterraba, inhame, cenoura, salsinha, gengibre, etc… Posso acrescentar qualquer coisa sem o medo de um ingrediente qualquer estar anulando um outro quando batidos juntos? Obrigada

  26. Cidinha 03/04/2014 às 09:24

    Posso tambem tomar colocando um pouquinho de sal e azeite no suco verde?

    • Vanessa Musskopf 08/04/2014 às 17:14

      Oi Ci!! Eu nunca tentei! Se você fizer, conta pra gente se deu certo e gostou?
      Bjão

  27. Elane Couto 17/04/2014 às 10:57

    Bom Dia!!!!! Adorei as dicas, mas tenho uma dúvida, pode misturar 02 folhas???? Por exemplo, colocar no mesmo suco agrião e couve??? Obgd…bjs

  28. nubia 21/04/2014 às 19:41

    Oi Van morro na Suíça e aqui e difícil de encontrar couve e quando encontro e super caro . Posso substituir peli espinafre? Bj

    • Vanessa Musskopf 22/04/2014 às 18:59

      Pode sim, Nubia!! Qualquer “verde” que você tiver por aí serve, viu? Vai depender tudo do seu paladar! Tenho um post antigo que eu falo das propriedades da couve, da rúcula e do espinafre… meus tops aqui de casa!
      Bjao

  29. Juliana 23/04/2014 às 19:51

    Primeira vez no blog e fiquei encantada.

    Tirei todas minhas dúvidas.

    AMEI.

  30. Izabela 24/04/2014 às 15:47

    Gostei do site e desde então passarei a segui-lo. Comecei a tomar o suco verde tem pouco tempo, mas totalmente diferente do que eu imaginava, tive boa aceitação para o gosto e continuarei tomando sempre. Parabéns pelas matérias!

  31. Adriana 07/05/2014 às 14:59

    Querida Vanessa,
    Suas dicas sao fantasticas!
    Comecei a fazer o suco a uma semana, uso muitos verdes e frutas tambem, ainda estou criando, cada dia faco uma cominacao diferente. Eu coloco adocande. O ideal e tomar puro?

    Super parabens pelo seu trabalho.

    Grata

    • Vanessa Musskopf 09/05/2014 às 14:02

      Oi Adri!
      Sim o ideal é tomar puro! Ao colocar o adoçante você está perdendo as propriedades detox do suco, pois o adoçante é extremamente tóxico ao nosso organismo. Se você precisar adoçar prefira mel ou açucar mascavo. E tente ir diminuindo a proporção de açúcar até conseguir tomar purinho!
      Bjao

  32. emanuela 09/05/2014 às 09:32

    adorei aeu site vanessa parabens.eu sou louca por alimentos naturais e levo muita fé nos beneficios.acabei de tomar um suco verde com laranja rucula e mel.Delicia! to ate me sentindo energetica.me informei de algo importante aqui que eu ñao sabia que gravidas ñ podem comer agrião pois é abortivo.adorei as imformações.obrigada

  33. Thais 16/05/2014 às 09:29

    Tava pensando em cada semana fazer uma dessa ,intercalar ,posso?

  34. Lisa Venturini 17/05/2014 às 23:36

    Oi, Vanessa. Acabei de conhecer seu blog e gostei muito das dicas e da troca de ideias. Posso fazer gelinho com as outras folhas também? E, congelando, não perdem nutrientes?

    • Vanessa Musskopf 18/05/2014 às 11:36

      Oi Lisa! Você pode fazer com qqr folha sim!
      Quanto ao congelamento, esse é um mito que muita gente tem em mente! Os alimentos perdem nutrientes de várias formas seja pelo processamento, cozimento, congelamento e até por ficarem expostos a LUZ!!! E dentre eles o que mais conserva os nutrientes é o congelamento! Portanto pode congelar sem medo de ser feliz!!
      Bjao

  35. Suellen 25/05/2014 às 08:09

    Vanessa, eu andei pesquisando e vi que a linhaca hidratada é mtu bom para o suco detox…. posso colocar a linhaca hidratada em todos os meus sucos? Sei tb que castanha é bom por causa do selenio, ja vi uma receita de suco verde batida com castanha, posso bater em qualquer suco verde detox a castanha do para? ou eh melhor eu comer apos tomar o suco ou entao em outro horario?

    Beijos

  36. Ana Lobato 29/05/2014 às 13:02

    Oi Vanessa. Adoro sua página e tenho uma pergunta.Saio para trabalhar as 5h da manha e costumo fazer o suco verde antes de dormir, pois no horario que saio nao posso ligar o liquidificador. Entao,gostaria de saber se nesse espaço de tempo que fica na geladeira, se perdem os nutrientes?!!

  37. carla 11/06/2014 às 12:11

    começei com o suco verde a 2 dias, couve, pepino, maçã e gegimbre.
    confesso que o sabor não é dos melhores, mas da pra tomar.
    gostaria de saber se qualquer combinação de verdes com qualquer fruta (algumas claro) é detox?
    pq esse que eu faço não consigo sentir o sabor da maçã.qual a fruta melhor, que adoça mais?

  38. Katia Fernamdes 19/06/2014 às 20:45

    Olá, adorei seu blog, e estou aderindo ao suco verde, estou iniciando e pegando suas dicas e receitas, valeu.

  39. Márcia Franco 26/06/2014 às 02:05

    Eu tenho 55anos,e há uns seis amplos,faço uso do “Sumo da vida”.por que chamo “sumo da vida”,porque acrescento,além das folhas,couve,agrião,espinafre,acrescento:
    1 cenoura orgânica pequena
    2-uma maçã pequena
    3-1 tomate pequeno
    1-metade de um pepino pequeno.
    A diferenca é que passo numa centrifuga com casca e tudo.
    Este tem sido o meu elixir da vida.
    Peso 51Kg e tenho um vigor enorme e sou muito bem conservada.
    Deixo a dica.

  40. Tatiana Sarandy 24/07/2014 às 12:05

    Vanessa,
    Estou apaixonadaa pelo seu site! Tirou todas as minhas dúvidas de todos os assuntos que procurava…entrei lendo sobre spirulina e emendei um assunto no outro! Vou começar a tomar o suco verde amanhã! Parabéns pela dedicação e o amor que fica claro nos seus post´s.

  41. Valdênia Assis 25/07/2014 às 22:45

    É importante estas notícias afinal as pessoas precisam realmente conhecer os beneficios destas folhas.
    Eu uso sempre no suco para mim e meus filhos as folhas de rucula e couve folha junto com laranja e limão fica uma delícia.Você pode bater tudo no liquidificador experimente.
    BJS!

  42. Fernanda 30/07/2014 às 23:30

    Oi Vanessa! Amei seu blog! Vou voltar sempre aqui! Estou na luta para emagrecer e os sucos também fazem parte da minha vitória (já perdi 20kg). Tenho algumas receitas no meu blog, se quiser conferir, será muito bem vinda! Beijo! http://www.escolhainteligente.com

  43. Lucirene Canevari 31/07/2014 às 21:56

    Boa Noite Vanessa@
    Adorei os comentários e as dicas do seu blog, e de agora em diante vou procurar acompanhar!Depois de um probleminha de cancer nas cordas vocais que já não existe mais, graças a Deus, eu engordei mais de dez kg, e hj sinto muita dificuldade para emagrecer, não sei se é divido a minha idade 48 aninhos (rs) mas não desisto espero conseguir, já procurei uma nutricionista para me acompanhar, e gostei das dicas do suco verde, então gostaria de estar recebendo suas dicas se possivel, e se posso tomar mais de duas vezes por dia o suco, por exemplo antes das principais refeições. Obrigada por enquanto, aguardo respostas suas! Bjao

  44. Wangra 04/08/2014 às 14:22

    Oi, adorei as suas dicas, já tomo o suco verde há algumas semanas, mas eu sempre coava, vou começar a beber sem coar. Mas é muito grosso… vou tentar….

    • Vanessa Musskopf 02/09/2014 às 17:22

      Deixei batendo no liquidificador por mais tempo ou acrescente um pouco mais de liquido ao suco. Isso ajuda ele a ficar menos grosso!
      Bjaooo

  45. Terezinha Lohn 13/08/2014 às 10:13

    Uma vírgula mal colocada pelo Dr. Emil von Wolf e o espinafre entrou para o rol da fama como um dos alimentos mais ricos em ferro da natureza. A verdade só seria descoberta sessenta anos depois, mas reputação já estava feita. Ele é a verdura mais utilizada nos Estados Unidos e, por isso, quando você procurar receitinhas de suco verde gringas, a maioria vai utilizar esse vegetal.
    OBS: O teu texto também não está faltando uma vírgula antes da palavra gringa ou entendi mal?
    Oi Vanessa, estou fazendo a dieta e coloco salsinha também, e acho que eliminei um calculo renal que estava no rim ha tempo. Fora disso a disposição é notada de veras.
    Obrigada, Vanessa.
    Terezinha.

  46. felipe trevisoli 13/08/2014 às 10:18

    Vanessa,
    tenho descobri ha pouco tempo que tenho hipotireoidismo, e ouvi dizer que a couve no suco verde nao faz bem pra mim que tenho esse problema na tireóide, qual outra folha posso utilizar para substituir a couve?

    • Vanessa Musskopf 14/08/2014 às 08:30

      Oi Felipe!
      Converse com o seu médico endocrinologista, pois a minha médica liberou o consumo. Você pode usar qualquer folha verde (dessas que citei ou outras) caso não queira consumir a couve.
      Abraço

  47. henry 13/08/2014 às 20:32

    Muito boas suas receitas,principalmente estas combinações de verduras para fazer o suco verde.

  48. Maria José 17/08/2014 às 10:27

    Será que dá para usar escarola também? obrigada.

    • Vanessa Musskopf 18/08/2014 às 13:14

      Oi Maria!
      Nunca experimentei suco de escarola, mas se você gostar acho que pode fazer sem problemas!

      • Maria José 19/08/2014 às 07:53

        obrigada Vanessa, é que tenho escarola aqui então pensei em usar hehe, mal acho que não faz.

  49. Dircilene 20/08/2014 às 09:08

    Bom dia Vanessa!

    Já tomo o suco verde.
    Eu posso usar o leite de soja no lugar da água?
    Um forte abraço.

  50. Jéssica 20/08/2014 às 21:03

    Oiii Van!!
    Gosto muito das suas dicas e receitas.. Sempre acompanho novas postagens =D
    Sobre a couve, não tenho problemas em come-la, pelo contrário, amo um refogadinho ou até crua… Mas o suco que é o meu problema.. Eu poderia trocar o suco em jejum por uma folha de couve crua? Obrigada,
    Beijos!

    • Vanessa Musskopf 29/09/2014 às 15:07

      Acho q sim, Jéssica!! Afinal couve é couve, seja em suco ou crua! hehehe
      Você tb pode usar outras folhas, viu? O espinafre é bem neutro, gosto bastante! Já o agrião e a rúcula deixam um saborzinho picante!!
      Bjaooo

  51. Marly 21/08/2014 às 10:29

    estou parando de fumar e comecei a fazer um suco muito louco para ingerir todos os ingredientes de uma só vez gostaria de saber se essa mistura não faz mal o gosto é meio ruim mas não me importo coloco laranja,couve,agrião,maçâ,gengibre,alho e tomate é correto

  52. Rafael 30/08/2014 às 09:45

    Depois de higienizada com água sanitária, quanto tempo será que as folhas de couve e espinafre ficam próprias para o uso, obrigado, dicas legais aqui

  53. César 09/09/2014 às 08:50

    Bom dia!

    Eu fiz ontem o suco com agrião (maça e laranja), mas ficou MUITO picante…nossa, parecia que tinha pimenta hahahaha
    Será que coloquei muito? Tem algum truque para mascarar um pouco?

    Obrigado!!! :)

    • Vanessa Musskopf 27/09/2014 às 21:40

      Oi César! O agrião é bem picante mesmo! Tente colocar menos ou misturar com alguma outra folha tipo espinafre!
      Bjs

  54. denise silva 09/09/2014 às 11:26

    Se eu bater junto com o suco verde a CHIA e a LINHAÇA elas perdem as propriedades ou devo acrescentar depois do suco batido ?

  55. Pollyanna 11/09/2014 às 10:24

    Poxa adorei o seu post, tirei algumas duvidas, adoro o suco que eu faço de (abacaxi+hortelã+agrião+gengibre+mel) Porém não faço muito pq tem que descascar o abacaxi, vc acha que se eu descascar o abacaxi todo cortar e guardar na geladeira ou congelar vai manter os nutriente?Tenho medo de não adiantar nada depois…

    • Vanessa Musskopf 27/09/2014 às 21:39

      Pode sim, Polly! Congele sem medo de ser feliz! Eu faço isso direto!!! Congelador é um santo amigo!!!

  56. Patrícia 18/09/2014 às 17:19

    Ola Vanessa, adoro seu blog, aqui em casa é meu livro de receitas. Tenho uma duvida que pode ser a de muitas maes leitoras do blog. Meu filho pequeno nao come couve, entao tenho que disfarcar alguns verdes na comida. A couve e outros citados no post podem ser cozidos junto com o feijão sem perder o poder nutrivo? Obrigada! :)

    • Vanessa Musskopf 22/09/2014 às 15:36

      Pode sim, Pati!! Arrasa na misturinha que ele nem vai sentir e vai se benefeciar das propriedades!
      Bjaooo

  57. Lyvia 22/09/2014 às 14:05

    Oi Vanessa, eu tenho uma dúvida, estou fazendo os cubinhos de gelo de couve. Mas depois de ler esse post eu resolvi acrescentar o espinafre. Mas eu fiz o cubinho com um pouco de espinafre e um pouco de couve. Queria saber se vc faz os cubos separados por folha ou se faz assim Tb. Eu faço o suco batido com laranja, limão,ai um dia eu boto beterraba ou eu boto cenoura e boto hortelã para aliviar o gosto. Nossa esse suco está fazendo muita diferença para mim, estou muito mais disposta e menos distraída. Estou com 5 meses de gestação, nem parece que estou grávida. Parabéns pelo blog, muuuito bom!!!

    • Vanessa Musskopf 22/09/2014 às 15:35

      Que legal, Lyvia!!! Suco verde é tudo de bom né?
      Olha… vc pode misturar ou fazer por folha, tanto faz!!! Vai depender do seu paladar pq tem gente q nao gosta de suco so com espinafre ou so com uma folha x… enfim! Eu sempre digo que a melhor receita é aquela que você mais gosta!!
      Bjaoo

  58. Beatriz Poncy 22/09/2014 às 17:06

    Olá tudo bem? Adorei a história dos cubinhos e já fiz. Mas gostaria de saber se tem tempo determinado para ficar no congelador. Se pode estragar ou perder os nutrientes. Obrigada. Bjs

    • Vanessa Musskopf 29/09/2014 às 15:00

      Não estraga não e nem perde os nutrientes, Bia! Pode conservar por até um mês!
      Bjao!!

  59. terezina c. peixoto 22/09/2014 às 18:35

    comecei a tomar o suco verde agora, mas so com couve, não sabia que podia colocar outras folhas verdes, mas ja estou amando,se faz bem para a saude, e ainda ajuda a emagrecer…então ja faz parte do meu dia a dia,,,bjs

  60. Regina Rangel 30/10/2014 às 18:29

    Vanessa, adorei as dicas e como já sou utilizo os gelos do couve, gostaria de saber se posso fazer gelo do agrião / espinafre e rúcula ?
    E quantos cubinhos posso usar para cada suco.
    E quanto tempo pode ficar no congelador esses cubinhos de gelo.

    obrigada

    Regina

    • Vanessa Musskopf 31/10/2014 às 19:42

      Podee sim!!
      A mesma quantidade dos cubinhos de couve (eu uso 3 por suco).
      O tempo é até 3 meses, mas aqui em casa termina em uma semana! hahah
      Bjao

  61. Cristina 03/11/2014 às 20:54

    Oi Vanessa, que bom que encontrei essas dicas maravilhosas. Já tomo o suco há uns 3 meses. A principio achei estranho, mas já acostumei. Faço com couve manteiga, hortelã e espinafre. Agora irei adicionar a rúcula. Preparo nas formigas e congelo. Todos os dias misturo com um liquido diferente que pode ser água de coco ou melancia ( faço o suco e congelo em garrafinha) também gosto muito de adicionar melao(fica uma delicia!) e algumas gotas de limão. Depois que liquidifico, ponho uma colher de chá de Chia e outra de linhaça dourada. A quantidade de chia e linhaça esta correta? Usar apenas uma pedrinha no suco é suficiente ou uso duas ?
    Bis e obrigada

    • Vanessa Musskopf 10/11/2014 às 23:08

      Oi Cris! Ta correto sim!
      Quanto ao tamanho da pedrinha, depende! Eu uso 3!!
      Bjao

  62. Aline Cavalcanti 08/11/2014 às 21:18

    Adorei seu blog foi muito esclarecedor!!!!

  63. Maria 11/11/2014 às 11:09

    Muito bom os comentários, tirei todas as minhas dúvidas…

  64. silvia Silveira 14/11/2014 às 09:56

    O limão no suco verde eu coloco ele com a casca ?

  65. RITA BELINASSI 24/11/2014 às 12:49

    GOSTEI DE TUDO, VC É INCRÍVEL
    PARABÉNS!!!!

  66. LAURO VIEIRA 14/12/2014 às 19:03

    Vanessa, permita-me um comentário. Com base nos critérios de uma alimentação saudável, entendo que a alternância das folhas deverá ser feita sistematicamente, evitando-se assim alguns malefícios que o uso muito prolongado de qualquer uma delas poderá acarretar. Agradeço pela sua dedicação em bem informar.

  67. mara 21/01/2015 às 13:09

    Ola Vanessa gostei de td estou pesquisando sobre suco s detosx e tirei muitas duvidas estou pretendendo comercializar para pronta entrega faço parte de alguns grupos de deitas e sei que sera um sucesso pele praticidade estava com receio a respeito da conservaçao mas ja tirei algumas duvidas com vc ha grupos de dietas que nao podem comer frutas em algumas fases somente verduras e legumas mas tambem vi algumas receitas que podemos usar so verduras ou legumes se puder me ajudar com mais dicas agradeço fique com JESUS obrigado

  68. Tarcisio 26/01/2015 às 11:38

    Tomo limão com água todos os dias, espremo e coloco em duas garrafas de 500ml o suco de 1 limão e vou bebendo durante o dia, não ponho na geladeira, fica na mesa do meu escritório, ja me disseram que o limão perde as propriedades por ficar muito tempo mesmo com as garrafas bem fechadas, isso é verdade???

    • Vanessa Musskopf 28/01/2015 às 16:11

      Sim é! A Vitamina C é super volatil perde as propriedades rapidamente em contato com a luz e o ar!! Guarde o suco em embalagens escuras e de preferencia consuma logo em seguida!
      Bjao

  69. Milene Elisabeth R. Trapé 04/02/2015 às 11:51

    VOU AGUARDAR, ANSIOSA.
    OBRIGADA.
    MILENE ELISABETH.

  70. Lenita Vanda Martins 06/02/2015 às 10:57

    Tive a resposta que estava procurando porém quero saber qual a melhor hora para tomar o suco e que ele ajuda a emagrecer. Fiz uma experiência, quando iniciei tomava em jejum, depois fiquei com preguiça e comecei a tomar por volta das 9:30 hs quando chegava da ginástica. Estava me sentindo bem, agora voltei a tomar em jejum pq achei que emagreci.
    Aguardo sua resposta.
    Muito Obrigada!
    Lenita

  71. Ângela 20/03/2015 às 14:43

    Amei todas as dicas!!!

  72. Fatima 24/03/2015 às 23:09

    ola queridas.
    Li muitos cometarios par ver se encontrava a resposta de que precisava, pois entao nao a localizei.
    Por gentileza tem-se o habito de dizer que a razao entre o remedio e o veneno esta na dose, fico com receio de tomar suco verde por longo periodo.
    Por gentileza me diga qual seria o periodo que se pode tomar sem risco a saude.
    Especialmente o figado deve ser um orgao a ser presado e preservado, consultei um medico em medicina alternativa e me indicou clorela. que seria uma irma do suco verde. Nao poderia lhe falar se ela estaria em pe de igualdade ao suco por gentileza me explique. Muito grata. Um gde abraço

  73. Marcio Dias 01/06/2015 às 06:51

    Vc esta de parabéns, tem ajudado a muitas pessoas a ter uma vida saudável,
    vou iniciar meu tratamento com sucos verdes a partir de hoje,tenho certeza que voltarei a postar os resultados, hoje to com 86 kg, com 1,73cm e acordo indisposto e fico me sentindo cansado durante o dia, quero substituir os lanches diários pelos sucos, veremos o resultados. Obrigado.

  74. Beatriz 17/08/2015 às 13:03

    Meu marido é diabetico hiprrtenso qual o melhor suco para ajudara tbm a melhorar a anemia, já esta com perda do funcionamento real
    Agradeço e aguardo
    Att
    Beatriz