Manual do Suco Verde: Coar ou não coar? Eis a questão!

Que o suco verde faz bem para a nossa saúde todo mundo já sabe (ou pelo menos pode ficar sabendo aqui, aqui e aqui)! Mas a verdade é que muitas pessoas ainda não conseguem tomá-lo sem coar. E agora, será que ele tem o mesmo benefício? Qual a diferença entre o suco com a fibra e o coado?

big25310181PDM001BQuem responde é a querida Marina Gorga (@magorga_nutri). Segundo ela, “a diferença está na rapidez com que o suco e suas propriedades são absorvidas, na sua capacidade de aumentar a glicose sanguínea e gerar energia e também na possibilidade de melhorar o trânsito intestinal”.

Quando coamos, as vitaminas e os fitoquímicos continuam lá (ainda que em menor quantidade que na fruta inteira), mas o que perdemos são essencialmente as fibras. E é aí que entra a maior dúvida e também a maior polêmica sobre coar ou não!

Acompanha o raciocínio: mais fibras = liberação mais lenta de energia e melhor função intestinal. Ao mesmo tempo as fibras diminuem a absorção de alguns nutrientes. Dessa forma, não seria melhor coarmos e tomarmos um suco mais “disponível”? Ou seja, de absorção mais rápida? A resposta é sim. Mas como tudo na vida tem dois lados, na nutrição não poderia ser diferente! De acordo com a Marina, “algumas fibras como a da maçã e a do morango por exemplo… são importantíssimas em tratamentos para baixar o colesterol ruim. Além disso, precisamos lembrar que coar faz com que tudo fique mais biodisponível, inclusive o açúcar das frutas. E o nosso organismo não se beneficia desta absorção em todos os casos. Quase nunca queremos que o açúcar seja absorvido assim tão rápido (salvo exceções como em refeições específicas de praticantes de atividades físicas e atletas)”. 

O suco verde sem fibra (ou prensado a frio) são ideais para detox. Já falei sobre isso aqui. Para o dia a dia, a Marina reforça que o ideal é fazer um suco rico em vegetais, legumes, com poucas frutas (com exceção daquelas que apresentam um baixo índice glicêmico como limão, maracujá, acerola…) e se possível NÃO COAR. E ela dá uma dica bacana para quem só consegue tomar coado: “faça a parte dos legumes e verduras primeiro, coe e por fim, acrescente a fruta e bata no liquidificador. Ou coe tudo e no final adicione 1 colher de sopa de semente Chia. Estas sementinhas irão adicionar fibras, gorduras boas e proteína ao suco. Isso vai fazer com que o índice glicêmico se mantenha baixo e ainda aumente a densidade nutricional do suquito :)“! 

Coando ou não, o importante é tomar o suco verde todo santo dia e aproveitar essa mega dose de vitaminas, minerais e outras substâncias incríveis para a nossa saúde! E para completar a Marina ainda sugeriu uma receitinha! Anotaí: 1 folha de Couve + algumas folhinhas de hortelã + 1 talo de salsão + 1 moedinha de gengibre + 1 pepino + 1 fruta (melão, maçã com casca, morango, amoras, ameixa fresca, pêssego) + suco de 1 limão + água mineral ou chá natural.

Mais posts da série “Manual do Suco Verde” você encontra aqui!

24

Feb

  1. Bia 24/02/2014 às 16:41

    Super úteis as informações, muito bom, Vanessa! Eu tomo sem coar numa boa, e acrescento a chia sem traumas também.
    O meu problema é que sempre sobre no fundo do copo um monte de espuma (abacaxi batido é espuma pura, né!) que eu fico pensando que tá cheinha de fibra. E a chia também acaba ficando quase toda nas laterais do copo ou nessa espuma do fim. Já tentei comer com a colher essa sobra, mas aí já é esforço de mais, não rola! Acontece parecido com mais alguém??
    Beijos!
    Beijos!!

  2. Thais 24/02/2014 às 16:42

    Você lê pensamentos/conversas no facebbok? Estava falando sobre isso com a minha irmã hoje! Hahahahaha
    Obrigada pelo post, ajudou demais! ;)

    • Vanessa Musskopf 24/02/2014 às 16:47

      E eu Mark Zuckerberg temos uma parceria, mas não conta pra ninguém! Hahahaha!!!
      Que bom que o post ajudou!! Tô preparando outros respondendo a mais dúvidas!
      Bjãooo

  3. Alessandra 24/02/2014 às 17:07

    Van, vc sabe me dizer se posso adicionar ao suco verde, ao invés de água ou água de coco, um chá, como o de hibisco, por exemplo?
    Bjs e mais uma vez obrigada pela LUZ!!

    • Vanessa Musskopf 24/02/2014 às 17:10

      Pode sim, Ale! Na receitinha que a nutri deu para esse post, ela diz para acrescentarmos água ou chá! Eu gosto muito de colocar água de coco nos meus também!
      Se solta nas combinações e arrasa, Ale!!!
      Bjão

  4. Fabiana 24/02/2014 às 18:14

    Não é fácil tomar sem coar. Mas depois acostumei. Sobre ficar no fundo do copo, jogo um pouco de agua de coco e tomo esse restante! E adorei o suco com banana! Para aqueles dias de geladeira vazia, a banana salva.

  5. Sofia Rodrigues 24/02/2014 às 22:23

    Olá :) Adorei o seu blog. No entanto, tenho uma dúvida, iniciei agora a toma de sucos detox, pretendo tomar diariamente, ao inicio era só para ser suco de gengibre com limão, porque o principal objectivo era emagrecer, mas depois verifiquei que era demasiado dificil, porque eu ponho o limão inteiro, não só o suco. Fiz com um limão, cerca de 5cm de gengibre e 600ml de água, mas senti-me um pouco indisposta, será que não devo pôr o limão inteiro? É que li que era melhor, tinha ainda mais vitamina C e fibras, mas não sei se este mal-estar se deveu à acidez do limão. No entanto, há dois dias tinha só tomado água com suco de 1 limão e senti-me bem. Daí ter ficado sem saber… não sei foi daquela parte branca do limão ou por simplesmente o meu organismo não estar habituado. Juntei um pouco de maçã, mas não melhorou muito, e será que juntando couve e fruta vai diminuir os efeitos emagrecedores do limão ou vai aumentar? Obrigada :)

    • Vanessa Musskopf 13/05/2014 às 11:17

      Oi Sofia! O limão por si só não emagrece nem engorda. Nenhum alimento tem esse poder, isso é mito! Para emagrecer uma série de coisas estão envolvidas como genética, hormonios, hábitos… Coloque somente o suco do limão e acrescente alguma outra fruta que você goste, aqui no blog e no meu instagram (@santadieta) tenho diversas receitinhas que podem te inspirar. Procure uma nutricionista também para ela elaborar um plano legal de reeducação para você atingir seu objetivo sem sofrer!!
      Bjao

  6. Mariana 26/02/2014 às 20:50

    Oi Vanessa! Adoro seu blog, sempre tem informações legais e receitas com ingredientes que dá pra encontrar no mercado. Fiz seu bolo de banana com farinha de coco e ficou PERFEITO, sabor e textura incríveis, tive que congelar os pedaços pra não querer comer tudo de uma vez haha. Mas quando tentei fazer sua geleia de morango com chia, não deu certo :( Não ficou com cara de geleia, ficou parecendo um creme rosa bem claro, sem consistência de geleia. Você tem alguma ideia de porque isso aconteceu? A sua ficou tão linda! Parabéns pelo blog :)

    Beijos
    Mari

    • Vanessa Musskopf 10/03/2014 às 18:52

      Oi Mari!!!
      Que bom que você gostou do bolo!!! É uma delicinha, né? <3
      Quanto a geleia… será o tempo que você bateu no liquidi? Pode ser isso… Eu bati pouco, só pra dar uma esmigalhadinha no morango… hehehe
      Bjao

  7. Alessandra 27/02/2014 às 15:05

    Van, tenho mais uma dúvida sobre o suco verde, você sabe se para obter os benefícios do suco verde preciso ingeri-lo todos os dias? Tem uma frequência/regularidade mínima indicada?

    Bjs

  8. Ludmila 01/03/2014 às 08:01

    Oi Van! Sabe um assunto que acho muuuuuuito interessante para ser abordado no manual do suco verde? Falar sobre como podemos garantir mais absorção do ferro ao adicionar algumas frutas no suco verde, da mesma forma que a gente pode dificultar isso colocando um leite de soja… Que tal uma listinha com as combinações que ajudam a aproveitarmos melhor os nutrientes e aquelas que não favorecem? Beijos e sucesso =D

  9. clarine 07/03/2014 às 11:09

    olá…. a semente de chia também se bate no liquidificador?

    • Vanessa Musskopf 09/03/2014 às 21:39

      Oi Clarine! Pode bater junto, mas eu prefiro adicionar depois… como a chia forma um gelzinho, as vezes ela gruda no liquidi dificultando a limpeza! hahaha
      Bjao

  10. Berg Valentiny 07/03/2014 às 16:01

    Gostaria de convidar vocês para o 1º Congresso INVS de Emagrecimento Saudável – Evento Gratuito – Vagas Limitadas – De 17 a 22 de Março de 2014.

    Pelo Facebook passo o link para se inscreverem no Congresso!!!

  11. amarilda 10/03/2014 às 04:17

    adorei

  12. Raquel Siqueira 10/03/2014 às 07:55

    Oi Van, já adquiri as suas dicas de gelinho e de bater o suco com banana e adorei =) Para não ter que coar o suco, comprei a couve já picada bem fininha, ao bater no liquidificador ela praticamente desmancha e o suco fica delicioso!

  13. livia 11/03/2014 às 00:28

    ai, posso falar? estou te amando nesse momento hahahaha li mais de 30 paginas do blog sem parar! ja tinha vindo aqui ha um tempo atras, mas acho que parei de “frequentar” o blog quando voce deu aquela pausa.

    eu concordo muito com o que voce acredita sobre comer comida de verdade. outro dia assisti o doc “Hungry for a change” e me marcou muito a parte que eles falam que hoje em dia comemos produtos e nao alimentos! isso nao sai mais da minha cabeca! alias, se nao tiver assistido esse documentario posso te mandar o link, voce vai amar!

    desde julho/13 embarquei nessa nova fase da minha vida e tenho melhorado meus habitos aos poucos. comecei a me exercitar, a comer frutas, verduras e legumes que eu “nao gostava”, e estou ate me arriscando na cozinha! hahah eu emagreci por volta de 15kgs mas estou tentando nao ficar presa apenas a balanca, apesar de ser dificil ficar longe dela haahha quem diria….

    ah, me interessei pelo exame “food detective” que sua nutri fez. voce pode me passar o contato dela? =)

    beijo e sorry a falta de acentos!

  14. Elaine 11/03/2014 às 11:24

    Não coou mais. Tomo todos dias suco de couve, pepino abacaxi ou limão, gengibre e hortelã minha dica é deixar bater bastanteeeee no liquidificador, não fica aquelas coisinhas incomodando :)

  15. Jennyfer 12/03/2014 às 10:56

    Vanessa, vc lê pensamentos, rs.
    Eu sempre coei o suco, porém ficava com aquele peso na consciência, achando que estava jogando no lixo todos os nutrientes do suco. Vc tirou uma dúvida e tanto.
    Obrigada! Bjs.

  16. FLAVIA 12/03/2014 às 16:29

    VANESSA, EU E MEU MARIDO FAZEMOS CAMINHADA E NA VOLTA TOMAMOS O SUCO VERDE, ISSO TUDO A NOITE. INFELIZMENTE AINDA NAO CONSIGO TOMAR O SUCO SEM COAR. MEU MARIDO TEM DIABETES E TOMA INSULINA, VOCÊ ACHA QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO?

    • Vanessa Musskopf 20/03/2014 às 18:45

      Oi Fla! Não posso falar tecnicamente, pois não sou nutri ou médica! Mas vocês com certeza estão criando hábitos saudáveis e isso é maravilhoso! Parabéns pelo empenho nessa jornada!
      Bjão!

  17. marina 13/03/2014 às 23:05

    Oi, conheci seu blog esta semana. Ja li várias dicas ( to indo do fim pro comeco rs) e estou amando todas. Você é uma pessoal real, digo, com uma filosofia possivel e acredito que por esta razão venho lendo o blog, aliás o primeiro nesses muitos anos de navegação na net. Parabéns e nao para de escrever não rs. Ahhh, seus dois videos sao maravilhosos. Um beijo e obrigada.

    • Vanessa Musskopf 20/03/2014 às 18:44

      Oi Marina! Obrigada pelo carinho!!!
      Bem vinda ao time Santa Dieta!! :-)
      Beijão!!

  18. Daniela 17/03/2014 às 13:25

    Vanessa, seu blog é incrível! Te juro de pés juntos!
    Depois de ANOS lutando pra ficar nas 1200 kcal e comendo barrinha de lanche, finalmente achei o que é bom pra mim. Obrigada de coração! Seu trabalho é maravilhoso. <3

  19. Lídia Cristiane Fogaça 20/03/2014 às 10:45

    Adorei a dica …..Eu sempre côo , pois, não conseguia tomá-lo…Mas tinha dúvida com relação aos nutrientes….
    Outra dúvida é ..Posso fazer 1 litro e deixá-lo na geladeira por quanto tempo ? abraços

  20. Selma 22/03/2014 às 12:03

    Só para mandar parabéns pelo blog aqui de Portugal!

    ***

  21. Sara Silva 23/03/2014 às 14:38

    Olá boa tarde, descobri a sua página ainda agora e estou adorando. Eu tenho um pequeno problema, é que sou alérgica a ananás, laranja e kiwi e existem muitos sucos que têm estes alimentos. Posso substituir por outros?
    Ainda hoje fiz um suco bem gostoso: beterraba, maçã, couve, limão, gengibre e hortelã. Ficou delicioso… Beijo

    • Vanessa Musskopf 08/04/2014 às 17:22

      Claro, Sara! Substitua por frutas/legumes que você pode consumir!! Beijão!!

  22. Sara Silva 23/03/2014 às 14:47

    Me esqueci de dizer uma coisa, eu não consigo tomar suco sem coar… já tentei imensas vezes e não consigo. O que faço é guardar aquela parte coada e comer com pão ou torra sem juntar açúcar.

  23. Rose 26/03/2014 às 13:19

    Ola meninas.por livre e espontanea pressao, hehehee, comecei no suco verde tbm,mas para desinchar mesmo,sou muito inchada ,tenho pressao alta e triglicerideo elevado,entao a nutricionista que eu vou me indicou o suco verde,eu ja estava tomando uma mistureba de sucos em jejum,so nao acrescentava oslegumes e a couve,fruta e gengibre sim,elame falou que eu poderia adicionar cha de erva doce com gengibre no lugar da agua,eu gostava muito do suco a base de leite de soja,mas por causa do sodio,tirei-o.Entao a minha pergunta é: ao congelar na forma dogelo,usa-se parao suco no dia seguinte 1 quadradinho da forma ou mais?
    Eu nao coloquei em forma de gelo e sim em pequenos potinhos.Esses potinhos eu tiro do freezer quandolevanto e coloco a metade para bater com as frutas.(mistura congelada: pepino com casca,couve,cenoura com casca)O limao eu misturo dps de tudo batido.Está correto?
    Preciso eliminar uns quilos tambem,ehehehe,espero que o suco ajude muito, juntamente com a dieta.
    Obrigada.
    Obs: Conheci o blog hoje.

  24. Uma dica simples que costumo passar é para evitar coar o sucos para aproveitar melhor as fibras, só coar quando for suco rico em proteínas após o treino, assim aumentando a biodisponibilidade.

  25. edineuza 11/04/2014 às 05:28

    Adorei,faço todos os dias espero que de resultados.

  26. Joilson felix 21/04/2014 às 19:05

    Oi, Amiga nao vi um comentário de um homem, quero ser o primeiro ou mais um, muito bom o blog estas de parabéns.

  27. Silmara 16/05/2014 às 11:25

    Valeu muito pelas dicas, amei. Bom dia.

  28. catiane 27/05/2014 às 23:55

    Que bom eu odeio tomar cha de hibisco agora posso usar nO suco

  29. angela 30/06/2014 às 14:20

    Uma pergunta que eu estou muito na duvida…Falam que o melhor horario para tomar o suco é quando acordamos, que no caso estamos em jejum. Mas eu tomo anticoncepcional, tomar os dois de manhã pode fazer mal ou não tem perigo ?

  30. graça 04/08/2014 às 20:03

    tomo sulco verde todos os dias . faço da seguinte forma, abacaxi morango couve kwi, pepino maça gemgibre linhaça e chia as vezes limao ou laranja ou hortela bato tudo no liquidificador bebo sem coar sera que poderia mim dizer oque nao combina nesse sulco eu amo beijos

  31. Vanessa Lima 26/08/2014 às 15:46

    Olá Vanessa,estou conhecendo seu blog agora e confesso que estou adorando!! Bom, estou entrando nessa faze do suco verde, e tenho feito uma mistura que tem me saciado bem o apetite e já senti diferença nas medidas. Pode me informe, se essa minha “invenção” está correta em termos de vitaminas e nutrientes? Desde já Obrigada!

    Suco ” mata a fome ” Ingredientes:

    3- Folhas de couve
    1- moeda de gengibre ou gengibre em pó (1-colher de chá)
    3- folhinhas de Hortelã
    3- rodelas grossas de berinjela
    1/2 colher de chá de canela em pó
    1- rodela generosa de abacaxi
    1- suco de c/ 2 limoes

    Bata tudo no liquidificador e emagreça!:-)

    P.S: Depois que esse suco entrou no meu cardápio, perdi peso e não senti mais compulsividade alimentar.

    Dica: Faço de manhã e bebo m copão sem coar, depois engarrafo e deixo na geladeira de onde trabalho. Tomo ele a cada 30 minutos antes de cada refeição que faço… ou seja de 3 em 3 horas.

    Espero que gostem! Bjoss…

    • Vanessa Lima 26/08/2014 às 15:54

      Olá Vanessa, entrei no seu blog hoje e confesso que estou adorando! Bom, estou entrando nessa fase do suco verde e tenho feito uma mistura que tem me saciado bem o apetite, inclusive já senti uma boa diferença nas medidas.Pode me informar, se essa minha “invenção” está correta em termos de vitaminas e nutrientes? Desde já Obrigada!

      Suco ” mata a fome ” Ingredientes:

      3- Folhas de couve
      1- moeda de gengibre ou gengibre em pó (1-colher de chá)
      3- folhinhas de Hortelã
      3- rodelas grossas de berinjela
      1/2 colher de chá de canela em pó
      1- rodela generosa de abacaxi
      1- suco de c/ 2 limoes

      Bata tudo no liquidificador e emagreça!:-)

      P.S: Depois que esse suco entrou no meu cardápio, perdi peso e não senti mais compulsividade alimentar.

      Dica: Faço de manhã e bebo m copão sem coar, depois engarrafo e deixo na geladeira de onde trabalho. Tomo ele a cada 30 minutos antes de cada refeição que faço… ou seja de 3 em 3 horas.

      Espero que gostem! Bjoss…

  32. Jairo 28/08/2014 às 16:43

    Olá, eu coo o meu suco verde em tecido voal, e gostaria de saber alguma dica de como aproveitar as fibras…estou tentando fazer biscoitos e pães, mas ainda não cheguei a uma receita boa. Alguém conhece? Obrigado

  33. Thalita 04/09/2014 às 09:44

    Olá, queridas me interessei pelo suco com, couve, gengibre, pepino japonês e uma fruta a gosto… Gostaria de saber se alguém já o conhece e se sim, gostaria de saber se posso fazer em uma quantidade maior que uma porção e armazenar na geladeira…
    Obrigada e no aguardo, se possível alguém que possa me responder via e mail thalitabranco.94@outlook.com
    Beijos

  34. Waldir 08/09/2014 às 00:15

    até quantos tipos de frutas eu posso fazer um suco??

  35. josi 21/09/2014 às 00:35

    Posso fazer o suco com abacaxi e gengibre

  36. Ana Carolina 22/09/2014 às 15:07

    Vanessa, adorei o post!!
    Queria perguntar uma coisa,o meu dilema é:
    Fazer os sucos na centrifuga ou no liquidificador?!
    Eu tenho uma centrifuga mas não uso porque fico incomodada com as fibras e o bagaço das frutas que são perdidos..
    Você poderia me falar em qual deles é melhor o suco?
    Porque a centrifuga é bem mais prática porém há uma boa perda ..
    Obrigada :D

    • Vanessa Musskopf 27/09/2014 às 21:30

      Oi Ana!!!
      Nossa ótima sugestão!! Vou começar a pesquisar já sobre isso! Mas recentemente escrevi um post sobre o que fazer com o bagaço do suco verde – para quem coa ou quem usa centrífuga! Dá uma olhada depois!!
      Bjaooo

  37. Andreia 24/09/2014 às 09:29

    Posso adoçar com pouca açucar? rs

    • Vanessa Musskopf 07/10/2014 às 12:57

      Oi Deia!
      O ideal é não adoçar! Mas se precisar use mascavo ou veja as dicas que postei hoje sobre como adoçar sem açúcar! Bjaooo

  38. Ana Paula Silva 25/09/2014 às 06:58

    Oi Vanessa estou gostando de ler suas matérias aqui e são muito proveitosas estou me inspirando muito.. Tenho uma dúvida. Para facilitar meu dia dia será que eu poderia deixar congelado cubinhos de couve, salsa, limão gengibre batidos para quando eu for fazer o suco só acrescentaria a fruta,chia água de coco seilá algo da minha preferencia? Feito assim perderia perder alguma propriedade no suco? Obrigada sucesso para nós bjos!!!!

    • Vanessa Musskopf 29/09/2014 às 12:59

      Pode fazer sim, Ana!
      Congelar é uma excelente mão na roda e não perde tanto nutrientes como muita gente pensa! Vai na fé!
      Bjao

  39. suane 28/09/2014 às 21:39

    ola gostei mt dessas dicas e vou começar a mudar os meus habitos de comer só fritura e massas pois tenho colesterol atrofia renal e artrose tbm sou hipertensa amo fritura, como diariamente mais eu to doente ja a mt tempo por isso vou começar a mudar vi um caso q a moça foi curada de fibromialgia(dores no corpo)só cm o suco verde diariamente e exercicio e caminhada é claro,eu vou tentar.

  40. Aparecido Felipe 10/10/2014 às 11:59

    Marina;faço todos os dias a seguinte receita;em uma tigela coloco um pouco de yogurt,uma colher de granola,meia colher de amendoa moida,uma colher de limão ralado.Gostaria de saber se posso acrescentar maçã batida no liquificador.Obrigado beijos.

  41. MARCIA 03/11/2014 às 13:45

    Olá boa tarde, td bem, eu já tomo suco verde todo dia de manhã em jejum sem coar:
    01 folha de couve, 01 punhado de hortelã, 01 punhado de capim limão, 01 rodela de gengibre, água, e 01 colher de mel p/ adoçar.

    Notei que devido a bastante fibras está dando muito gases e minha barriga está ficando muito inchada, de tomar o suco verde isso é normal ??? Tem alguma opção que variando fica bom ???

    Abçs …

    • Vanessa Musskopf 13/01/2015 às 13:11

      Pode ser sim, Marcia! Voce pode ter sindrome do instestino irritavel e tomar suco verde todos os dias pode nao fazer bem nesses casos… procure uma nutri e peça um auxilio! Ela pode te dar uma nova receita ou te dar dicas pra q isso nao aconteca!
      Bjaoo

  42. Lúcia 11/11/2014 às 09:14

    Adorei as dicas estava indecisa sobre congelar ou não o suco. Vlw!!

  43. Luciana 19/11/2014 às 23:21

    Olá! Fiz o suco com couve, abacaxi, gengibre, mel e chia, não me fez bem, tive diarreia. Tomei a noite antes do jantar, alguém pode me dizer o que fiz de errado

  44. Larissa 29/11/2014 às 22:22

    Olá,queria tira uma dúvida, quero tomar o detox, mais uso anticoncepcional microvilar as 21:00horas da noite, será quando a algum problema? De corta o efeito não sei…já me disseram que o gengibre corta o efeito. Poderia tirá minha dúvida? Obrigada!

  45. gloria lima 04/12/2014 às 23:41

    sou diabeatica tomo todos os enjejum o suco detox com abacaxi,couve,gengibre,hortelã,linhaça e pingos delimão to fazendo correto.

  46. Thaiamara 11/12/2014 às 09:47

    Bom dia!

    Vanessa,

    Seu blogue é sensacional!Esta de parabéns!
    Tenho uma duvida, estou na corrida para eliminar alguns kilos até o natal,e estou fazendo a dieta da proteina,e quero saber se posso tomar suco detox, tipo limão,gengibre e couve?
    Para perder peso mais rapido!

    Fico no aguardo!

    Desde já agradeço sua atenção e sua maravilhosa intençao de ajudar as pessoas!
    Bjus

  47. San 03/01/2015 às 14:02

    Olá eu faço cubos de gelo de couve pra tomar com a laranja e a berinjela, posso fazer cubos de gelo de berinjela tbm? Bjs

  48. Cristina 07/01/2015 às 22:48

    Ola Vanessa…eu vou treinar na cademia de manhã, acordo muito enjoada será que posso tomar esse suco para ir treinar? obrigada bjssss

  49. Iran 15/01/2015 às 09:39

    Vanessa

    Bom Dia

    Tenho uma duvida!!!

    Porque que quando preparo o suco de “”Abacaxi com Hortelã”” e depois congelo na Geladeira ou freezer.

    Quando vou usar novamente ele está 1/2 Cinza e nao fica verdinho como no momento da preparação?

    O que vc me orienta para ficar bem verdinho na hora de servir???

    Obrigado antecipadamente.

    Iran

  50. claudineia 20/01/2015 às 08:57

    ola tudo bem, tenho minha duvida suco detox pode colocar açucar
    meu suco fiz de couve ,limao ,cenoura ajuda emagreçer

  51. Vânia 30/01/2015 às 10:13

    Mulheeeer, amei seu blog(site).. estou começando agora com o suco verde e estou adorando. Comecei comprando o couve e fazendo diariamente, mas a couve estava estragando muito fácil então optei pelos gelinhos. Bati com um pouco de água e congelei, para cada 1 copo eu coloco 4 tubinhos de gelo com 1 limão (o suco) e água (ou água de coco), ou com abacaxi e hortelã. Não coloco muitas frutas pq acho ‘meio pesado’, sempre coloco somente uma.Adorei suas dicas.. bjs

  52. André Knap Ribeiro 03/02/2015 às 18:06

    Muito bom artigo, eu prefiro sempre tomar meu detox sem coar! Segue a receita de detox que eu mais gosto http://sucodetox.biz/receita-de-suco-detox-para-o-verao/

    Parabéns pelo site!

  53. Maria Eny Balbino de Moraes 13/02/2015 às 03:10

    Gostei muito: Vou mudar meus sucos. suco de Cenoura,Beterraba, e Limão é uma delicia! pode substituir o Limão por,Laranja ou Abacaxi. Pode colocar Abacaxi, Limão ou Laranja no suco verde? Estou com Osteoporose,obrigada pelas dicas. Maria Eny Cabeleireira.

  54. Edilanne 15/02/2015 às 15:10

    Poxa vida fins hoje o suco detox e coei, e agora?? fins errado nem, com peso na consciência… FINS assim
    2 rodela de abacaxi com casca
    1 folha de couve, gengibre, limão e agua …
    ta certo Vanessa Musskopf
    obg bjss

  55. JuH Pavan 02/03/2015 às 18:41

    Olá!
    Posso usar laranja ou abacaxi no suco, ao invés de maçã, morango, e etc.. ??
    Desde já, grata! ;)

    • Vanessa Musskopf 13/03/2015 às 15:49

      Voce pode inventar a sua receita. Nao existe regra, Ju! Faça com os ingredientes que mais gostar! bjos

  56. Carol 25/03/2015 às 19:23

    Adorei o artigo ! Não abro mão do meu suco verde todo dia de manhã !

  57. gloria noronha 19/06/2015 às 07:20

    eu todos os dias ás 7da manhã to fazendo meu suco verde com couve, 1 limão descascado e um tico de gengibre, mas eo só tomo coado…é intragável sem coar…..hehehehehe….mas os resultados já apareceram

  58. Vanias 06/07/2015 às 01:19

    Olá Vanessa. Gostaria de saber se posso bater no liquidificador os vegetais, coloca-los batidos numa forminha de gelo e depois de congelados coloca-los no suco?
    Abçs.

  59. gessyca Gonçalves 16/07/2015 às 11:32

    Olá bem ach que devo ser a unica com essa pergunta tenho afe verginha mais…..entao eu não como na vdd sempre tentei comer legumes verduras mais n vai n consigo..amo o suco detox queria saber se os sucos subistituem a verdura legumes sendi em liquido?Obrigada

  60. Bianca 14/08/2015 às 09:47

    Adorei as dicas. Tenho tomado o suco de couve com laranja e gengibre, e sempre couo, está correto?
    Aguardo